Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 A minha primeira inspeccao a moto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
MauricioQuaresma

avatar

Moto : XT 350z -Mini Ténéré

MensagemAssunto: A minha primeira inspeccao a moto    Qui Jan 05, 2017 5:27 pm

Ola a todos.
Resolvi abrir este topico para relatar em primeira mao sobre o que e fazer uma inspeccao a moto.
Na catalunha, a inspeccao (abreviada como ITV) e obrigatoria para os motociclos e e valida durante dois anos.
Os motociclos sao obrigados a passar a itv,a partir do 4 ano de matricula. O custo são 21 € .

Preparar a ITV :  

- Revisei toda a documentacao. Seguro em dia (e necessario apresentar prova de seguro em ordem)
- Revisei fluidos, numero de chassis, estado das carenagens, estado dos pneus , luzes, e bozina.
- Limpei a moto a fundo (primeira vez   ) e parafinei.

No centro de inspeccao :  

- Entrega da documentacao, comprovar o seguro , e pagar. Nada de especial :)

VISUAL

Entrada dentro da linha :  



- O inspector faz uma rapida avaliacao da moto, e do seu sistema electrico. Se algo, nao esta correcto nesta primeira fase a moto leva uma falha grave, e apenas pode circular da ITV para o mecaninco . Se tiveres i azar de tentar circular com uma moto sem ITV, ou com uma itv falhada, incorres em crime rodoviario.

Aqui a minha diversion 900s, levou uma falha leve. Faltavam um par de reflectores redondos laterais que vao no amortecedor da frente.  

Quando a moto passa a esta rapida inspeccao visual, entras na linha para comecar a "verdadeira" inspecao.

QUADRO E PNEUS

- Aqui o inspector verificou o numero de chassis, e numero de motor. Vericou tambem fugas de oleo e os estado do quadro e subquadro.
- Depois vericou as rodas, tanto o seu estado como se esta regulamentado para o indice de velocidade e carga .
Uma vez mais, qualquer falha e uma falha grave e a inspecao termina ali

LUZES E CARENADO




Depois de a moto passar este controle voltamos as luzes.
- Nesta fase, o inspector pediu-me que ligasse a moto, e as luzes foram testadas com uma maquina para ver o seu alinhamento. Em cada fase o inspector avalia tambem a instrumentacao. ou seja, as luzes do "tablier" tem que estar todas em ordem.
Depois das luzes, todos os plasticos/carenados sao inspeccionados. Um plastico partido, roto, ou que possa cortar, e motivo para falhar.

MOTOR ESCAPE E RUIDOS

A moto e posta a 5000 RPM e o ruido, e gases testados. Os testes sao realizados independementemn.


TRAVOES E COMPORTAMENTO



O inspector pede permissao para subir a moto e efectuar os proximos testes .

- As suspensoes da frente e traseira sao testadas numa maquina. Depois de sair desta maquina, sao observadas as suspensoes para verificar se ha perdidas de oleo.  
- Os travoes tanto delanteiro como traseiro sao postos as prova num frenometro.




A moto sai da linha e e posto o selo no amortecedor da frente. No meu caso, valida ate 2019 .  




Conclusao :  

Passar a ITV nao custa nada , e doi menos do que se escreve
E uma revisao que te vai permitir saber o verdadeiro estado da tua moto, por 20 € !
Desde que a moto esteja 100% original, e em boas condicoes de circulacao  nao havera problemas para passar.


Assim sendo, fica aqui o resumo da minha primeira ITV a moto.

Mauricio
Voltar ao Topo Ir em baixo
Quaresma

avatar

Moto : XT 660 R

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Qui Jan 05, 2017 11:41 pm

Eu sei que vou ser crucificado por isto mas acho bem que se façam inspeções a motos e a tudo o que circula nas estradas....

A ver quando chegam cá.



_________________
 Tudo sabe melhor dentro duma VW kombi!
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiago.a



Moto : Bicicleta

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 9:17 am

Quaresma concordo contigo!

Deviam ser realizadas inspeções a TODOS os veículos que circulam na via pública.
Voltar ao Topo Ir em baixo
M4rco

avatar

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 1:15 pm

Concordo com vocês, desde que haja algum fundamento excepto sacar mais dinheiro !!!

Que responsabilidade tem um centro de inspecções caso haja um acidente pouco após a inspecção devido a falha mecânica do veículo ???
- Nenhuma !!!

A responsabilidade é do dono, logo para que servem as inspecções ???
" Maior segurança nas estradas ???"
- Já temos os radares escondidos e não só !!!


_________________
Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
Voltar ao Topo Ir em baixo
tiago.a



Moto : Bicicleta

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 3:43 pm

Os radares escondidos acho que só servem para causar mais acidentes.

Já me aconteceu ir a circular acima do limite e como, quando assim é, vou atento aos raids e viadutos e isso tudo, vi o radar e meti o pé ao travão para não ser flashado.

Por sorte nunca tive problemas pois das vezes que vinham outras viaturas atrás de mim tinham distancia de segurança e nem reclamaram por se terem apercebido do radar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Quaresma

avatar

Moto : XT 660 R

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 6:14 pm

Para mim as inspecções servem para me alertar que alguma coisa não está bem com os meus carros

Actualmente tenho 3 carros cá em casa, um de 1972, um de 1979 e um de 1981 e são viaturas que requerem uma vigilância permanente para me sentir seguro a andar neles e no IPO até agradeço que me chamem a atenção de pontos mais fracos.

Mas isto sou eu, sei que a maior parte da malta até paga para passarem mesmo com falhas





_________________
 Tudo sabe melhor dentro duma VW kombi!
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro

avatar

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 6:47 pm

M4rco escreveu:
Concordo com vocês, desde que haja algum fundamento excepto sacar mais dinheiro !!!

Que responsabilidade tem um centro de inspecções caso haja um acidente pouco após a inspecção devido a falha mecânica do veículo ???
- Nenhuma !!!

A responsabilidade é do dono, logo para que servem as inspecções ???
" Maior segurança nas estradas ???"
- Já temos os radares escondidos e não só !!!

Não é por uma questão de responsabilidade mas sim para evitar situações perigosas de andarem na estrada

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: A minha primeira inspeccao a moto    Sex Jan 06, 2017 6:49 pm

OBRIGADO pela partilha
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
 
A minha primeira inspeccao a moto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Minha primeira viagem com a Bandida! SP - Balneário Camboriú
» Minha primeira YBR! foi pro pátio...
» Minha Primeira grande viagem de Moto (29/12/2010)
» A minha primeira mota...
» A minha primeira Mota - (ajuda na escolha)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: