Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Identificação de quadros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ramone

Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

MensagemAssunto: Identificação de quadros   Qui Set 15, 2016 6:06 pm

Boa tarde amigos XTistas.
Mesmo sendo membro do Fórum, não possuo atualmente uma XT ou outra Yamaha mas sim uma Suzuki DR 350 SE de 1996.
Lembrei-me de vos expor um problema que pode ter implicações legais.
Na minha mota a identificação do n.º de quadro encontra-se numa chapa rebitada na coluna de direção, lateralmente, a qual, devido à fricção dos cabos que ali passam, se encontra desgastada e parcialmente ilegível.
Já expus o assunto à MOTEO (atual representante Suzuki e antiga Veículos Casal) que para já apenas me disseram "...que não possuem chapas de identificação para venda..." o que é de pasmar, pois bem me parece que se trata de um defeito de fabrico (então não viram, ao porem ali a chapa, que aquilo com o uso os cabos iriam desgastá-la e torna-la ilegível !?).
Gostava de vos perguntar a alguns possuidores de DRs e não só, se as motos (XTs e outras) são todas assim e se também têm as chapas ilegíveis e/ou deem as vossas opiniões sobre este assunto.
Abraços XTistas e trailistas !
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Qui Set 15, 2016 6:52 pm

Boas

Normalmente existe essa chapa
mas em algures existe uma gravação directa no próprio quadro
http://vadiodaxt.blogspot.com/
AndreRibeiro

Moto : Yamaha XT1200Z Super Ténéré

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Qui Set 15, 2016 8:21 pm

Boas
Se for como os carros e nos camiões existe sempre uma chapa de construtor onde consta o numero de quadro o peso bruto e o peso por eixo e existe o numero de quadro gravado a frio numa peça que normalmente seja insubstituível.
Mas atenção isto é nos automóveis nas motos não tenho a certeza se funciona assim também.
E atenção a isso porque isso é um dos componentes de identificação. penso que autoridade pode levantar alguns problemas por isso.
Para resolver isso a melhor solução será mesmo ir ao representante da marca em portugal e pedir uma segunda via da chapa de construtor/identificação.

Cumprimentos

Yamaha DT 125X
Yamaha BWs  
Yamaha WR 250F  

Yamaha XT1200Z Super Ténéré

Magneto

Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Qui Set 15, 2016 9:06 pm

Boas
Também tenho por aqui uma Dr 350.
Igualmente também tem os números da dita chapa raspados e pouco visíveis.
Porem, existe a cravação no quadro mesmo oposto a essa chapa no mesmo tubo.  
Na minha pelo excelente tratamento do quadro feito pelo antigo proprietário, inicialmente pensei que não tinha lá nada mas como o manual    apontava para aquele local...
Toca de raspar a tinta... e com cuidado lá estava o dito numero.  
Depois fiz tipo um retângulo e pintei a branco para proteger os números   mas não consegui a primeira, pois com facilidade tapava os números novamente.  

Procura que está lá.

Ramone

Moto : Suzuki DR 350; Yamaha TW 125

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Sex Set 16, 2016 10:22 am

Bom dia;
O representante (atualmente Moteo, antiga Veículos Casal), para já, respondeu-me por e-mail conforme trecho que reproduzo: "...Em relação ao assunto que nos apresenta, venho informar que não existem chapas de fabricante para venda."
Espantoso, não !? é que a mim bem me parece ser um defeito ou falha de construção ou de acabamento, digamos assim, pois então os engenheiros ao fazerem aquilo, não viram logo que os cabos, ao longo do tempo, iriam desgastar a chapa !? possivelmente nem ligaram pois o desgaste não é imediato, leva anos de uso para tornar os n.ºs ilegíveis.

No entanto, como diz o GGTUGA se existe também o n.º em baixo relevo cravado no quadro então isso já muda tudo, pois assim já se pode dizer à autoridade que o que conta é o n.º cravado.

Vou procurar esse n.º pois não encontrei até agora. Obrigado pela info companheiro GGTUGA. Depois dou notícias !
Magneto

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Sex Set 16, 2016 11:04 am

Sim é isso.  

Devo lembrar também que por vezes o pessoal ao restaurar as motas manda lacar ou pintar o quadro, e por sua vez manda decapar o mesmo.
Já aconteceu a muitos que por descuido ou ignorância de quem faz o trabalho de decapagem que o numero simplesmente desaparece!  Suspect
Não é difícil acontecer. Basta apontar a granalha para o sitio do numero e já era...

Para evitar tal incomodo na altura de mandar o quadro para a decapagem, coloca-se uma chapa 2 ou mais mm por cima do nº com uns pingos de solda e depois retira-se sendo esse local tratado ou lixado a mão.

Fica o reparo  e espero que não te tenha acontecido a ti.

Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Sab Set 17, 2016 2:54 pm

É caso para dizer; se a culpa não foi da granalha, é porque foi da canalha

Magneto

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros   Dom Set 18, 2016 4:36 pm

Boas  
Tirei umas fotos á magana...

Dá para veres o sitio onde procurar.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Identificação de quadros