Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Nova XT 700 Z

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Sex Abr 15, 2016 1:44 am

Boas

Pelo que pesquisei na net e na historia...
Fonte da coisa: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2015/11/60-anos-de-yamaha.html
a primeira Trail foi a DT-1 da Yamaha

Em 1968 um prototipo ganha vida e dá origem a um novo conceito que iria mudar o motociclismo,
era o inicio do conceito "Trail"
Até esta data para andarmos fora de estrada tínhamos as pesadas Scramberes britânicas,
ou as competição construídas especificamente para off road, por marcas como a Montesa, Greeves e Penton.
Mas se umas eram pesadas e estradistas, as outras eram caras e especificas.

a DT-1 é o principio dum conceito que podia ser usada no dia a dia, e ao mesmo tempo em competições...
uma mota barata, duradoura e para "todas" as carteiras
um conceito que renasceu de novo na XT500, e que foi morrer (em minha opinião) na XT600E.


Em 1967 a Yamaha dá um prototipo duma mota a um piloto amador (futura DT-1).
Esse piloto era o Tadan Suzuki de 22 anos que no fim de semana de folga do seu trabalho, levou a mota para correr em Koriyama.
Sem preparação, treinos e mal conhecendo a mota e muito mesmos a pista, mas com uma paixão e um otimismo do tamanho do mundo, foi lá ver do que era capaz...
Foi a surpresa das surpresas, simplesmente deu uma "ratada" naquela malta toda, onde ganhou isolado e com uma enorme vantagem do 2º.
Era a sua estreia, e alem de ganhar levou ao rubro os 80 mil espectadores nesse dia...






Uma semana depois volta a repetir o feito mas desta vez em Fuji, e por incrível que possa parecer nos dias de hoje, esse prototipo foi dado ao Tadan que a manteve sempre na sua garagem até ao fim da sua vida, e usando-a em varias corridas.








A DT-1 deu-nos a conhecer um novo mundo,
era uma maquina barata e acessível, que podia ser usada em competição por amadores ao fim de semana, ou ser usada como uma divertida mota de dia a dia...

A simples ideia de usar um quadro robusto com um motor fiável e duradouro, num conjunto leve (105kg), por incrível que pareça nenhuma marca se tinha lembrado de por em pratica...
simplesmente a DT-1 foi uma golfada de ar fresco no mercado.

A DT1 era uma Maquina fácil de compreender, fácil de conduzir, tinha inovações como o autolube
e para quem a quisesse usa-la em competição havia um kit vendido de fabrica que aumentava em 1/3 a sua potencia.

Acima de tudo era uma Maquina fiável com quem se podia contar sempre.
Se era a melhor mota de off road? ou a melhor mota em on road?
NÃO... não era! apenas combinava da melhor forma o melhor dos dois mundos,
Mas foi uma Maquina que ganhou corridas, e que no final delas podia ir para casa pelas suas rodas.

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge

avatar

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Sex Abr 15, 2016 12:33 pm


Bela pesquisa

Naquele tempo só os audazes venciam e admiro o que estes homens com equipamento rudimentar e motos inadequadas conseguiam fazer

Tive um patrão que comprou uma Yamaha dessas quando elas saíram por cá, mas o malandro nunca me deixou dar uma volta

Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Sex Abr 15, 2016 1:40 pm

Edgar escreveu:

a DT-1 é o principio dum conceito que podia ser usada no dia a dia, e ao mesmo tempo em competições...
uma mota barata, duradoura e para "todas" as carteiras
um conceito que renasceu de novo na XT500, e que foi morrer (em minha opinião) na XT600E.

... ...

pois ...
mas talvez aja por aqui um erro no que escrevi

mas talvez tal conceito tenha acabado com a ultima XT600 2KF ou com 34L
visto que eram maquinas usadas no dia a dia, e depois eram também vistas nos Bajas e no Dakar

a XT600E não consegui-o sair do dia a dia Neutral
pois é isso mesmo, uma Maquina para o dia a dia e que nunca acaba nas mãos certas...



Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jacc



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Sex Abr 15, 2016 6:26 pm

Já vou começar a juntar
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Sex Abr 15, 2016 7:11 pm

Boas;
Finalmente a Yamaha decidiu "emendar a mão" e apresentar uma trail bicilíndrica digna desse nome.
Foi preciso a Honda ter aparecido com a Africa Twin e mostrar a evidência.
Espero que saia uma moto "bem parida" e colmate as limitações que muitos encontravam na XT660Z.

Voltando à História dos Primórdios do Todo-terreno, desde que surgiram as motos que houve vontade de as levar por maus caminho, daí o aparecimento das scrambler, basicamente motos "normais" ligeiramente adaptadas ao todo-terreno. Começaram por aligeirá-las e elevar o escape e a admissão o mais alto possível.
A Rickman Metisse apresentada pelo Jorge representa o canto do cisne desse conceito, basicamente pegou-se no motor bicilíndrico mais leve e compacto que havia e enfiou-se num chassis de cromo-molibdénio feito à medida para o pretendido.
Posteriormente apareceram as grandes marcas europeias com motores de 2 tempos, muito mais leves e performantes, ficaram também famosas as versões da mesma "casa" com motor Bultaco:


http://owencollection.com/collection/bikes-from-the-60s/1965-2/1965-bultaco-metisse/

A Yamaha com a DT-1 acaba por apresentar efectivamente aquilo que o Edgar refere, uma moto para usar no dia-a-dia e capaz de brincar e até participar em eventos desportivos amadores.
Analisando a gama da Yamaha dessa época, não é muito difícil encontrar as semelhanças entre a DT, a TY e a YZ dos mesmos anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
VitorF

avatar


MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Seg Abr 18, 2016 12:17 am

É um bom motor, forte e que consegue ser poupado sem grande esforço.
Espero que a Yamaha consiga colocar nessa tão esperada trail umas suspensões de jeito, bem melhores que as da Ténéré 660, ser leve e manter a tradição de preços competitivos das séries MT. Seria sucesso garantido

_________________
Yamaha XTZ 1200
Yamaha XTZ 750
Yamaha XSR 900
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vabem.blogspot.com
MauricioQuaresma

avatar

Moto : XT 350z -Mini Ténéré

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Qua Abr 20, 2016 1:34 pm

Ha cerca de 30 minutes a yamaha aacaboud e apresentar a yamaha tracer 700, podera este ser o mesmo motor a equipar esta tenere ?
Um bicilindrico com 75 cv .



p.s o video ainda tens 10 views :)

Mauricio
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro

avatar

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Qua Abr 20, 2016 3:38 pm

O motor é o mesmo na tracer e na mt07 normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Jacc



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Qua Abr 20, 2016 8:46 pm

Bem bonita, de certo será mais um sucesso de vendas
Voltar ao Topo Ir em baixo
M4rco

avatar

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Ter Abr 26, 2016 4:27 pm


_________________
Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
Voltar ao Topo Ir em baixo
RicardoH



Moto : XT660Z

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Ter Abr 26, 2016 4:46 pm

Será o fim definitivo das big trail monocilindricas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: TÉNÉRÉ MT-07   Seg Out 31, 2016 8:58 pm

Parece que é desta... vez
a MT-07 vai doar o seu motor para a nova Ténéré

Segundo se constaa os testes e a publicidade disfarçada de espionagem já a pela net

Não sei se é bom ou mau
mas aquele motor tem que descer...
e perder aquele estúpido carter húmido que eleva todo o centro de gravidade,
e para ser Ténéré no seu verdadeiro sentido da palavra, esse carter tem de passar para o quadro...


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
webmonstro

avatar

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Seg Out 31, 2016 10:00 pm

Essas fotos já são de abril ou assim
Não deve sair para 2017 já é tarde
Quanto ao cárter no quadro as teneres 1200 tem cárter seco com o depósito de óleo junto ao motor
Não sei se haverá vontade de alterar o motor para cárter seco do para um modelo
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Gil

avatar

Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Ter Nov 01, 2016 11:58 am

Sim essa foto já é antiga Edgar


_________________
XT600E  (2001-2014)

XTZ660Ténéré  (2014)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jacc



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

MensagemAssunto: Re: Nova XT 700 Z   Ter Nov 01, 2016 12:44 pm

webmonstro escreveu:
Essas fotos já são de abril ou assim
Não deve sair para 2017 já é tarde
Quanto ao cárter no quadro as teneres 1200 tem cárter seco com o depósito de óleo junto ao motor
Não sei se haverá vontade de alterar o motor para cárter seco do para um modelo
O EICMA é só daqui a dias... Pode muito bem ser apresentada lá...
Qual é a diferença dessa história do cárter?
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Nova XT 700 Z
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Elétrica nova...
» NOVA TITAN 150
» Motos terão placas maiores. Nova lei começa a valer em 2012
» VEJAM A NOVA YAMAHA STRYKER 2011
» Com a nova Bandit 1250N a antiga vira mal negócio?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: