Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Atrelados e questões legais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Moutinho

Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 10:32 pm

Leitão, só vi agora a tua mensagem, isso dos 300 kg e mais de x kg, sei que existe qualquer coisa, mas é apenas para diferenciar o tipo de atrelados, mas a categoria B permite até aos 750 kg. Mas normalmente os das motas nunca chegam a tanto peso, e o averbamento do peso rebocavel também não chega a tanto, é normalmente atrelados para tanto peso o fabricante já começa a instalar travao, etc etc

Para andar com as motoretas, qualquer coisa homolgada, com matrícula de carro, livrete de acordo com os pesos, extensão de seguro, está dentro da lei. Ah e ganchos de reboque que passem as medidas da viatura não podem estar instalados sem ser usados.

Eu só para resumir, detesto atrelados, mas os vários motivos que me fazem desistir de tal equipamento é o seguinte :

Tenho que averbar o peso rebocavel no meu carro
Comprar gancho de reboque homologado, e extraivel quando não necessário, com respectiva tomada.
Atrelado homologado
Espaço para guardar o cangalho

Material usado 1000€ não chegam, material novo, mal vi o preço de um gancho novo para o meu carro desisti logo, e usado nunca consegui encontrar. 

Tudo o que for barato normalmente nunca é homologado, se não é homologado, para mim não existe.

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
sergio miguel

Moto : yamaha xt 660 z tenere

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 10:33 pm

Á ter atenção ao peso bruto do conjunto do veículo e atrelado se for superior a 3500 kg é necessário a categoria B+E

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 10:42 pm

sergio miguel escreveu:
Á ter atenção ao peso bruto do conjunto do veículo e atrelado se for superior a 3500 kg é necessário a categoria B+E
Não directamente, é preciso que o livrete do carro permita chegar com o peso rebocavel a esse extremo. Ter a categoria B+E mas com um carro que não pode levar peso rebocavel, não adianta ter essa categoria.

O meu pai tem um UMM que trazia gancho de reboque, foi a vistoria ficou assinalado que não podia amdar com ele, averbei o peso rebocavel e já podia andar com o gancho, como p gancho não passava as medidas do carro pode lá andar todo o ano. 

Ou seja carro que não tem peso rebocavel, nem o gancho pode ter, mesmo que não exceda as medidas do carro, e se tivermos carta de camião, tractor ou outra cangalhada qualquer, não vai adiantar nada, o carro nem o gancho pode ter quanto mais um atrelado de meio kg!!!

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari

Última edição por Moutinho em Ter Nov 03, 2015 10:47 pm, editado 1 vez(es)
sergio miguel

Moto : yamaha xt 660 z tenere

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 10:47 pm

Moutinho escreveu:
sergio miguel escreveu:
Não directamente, é preciso que o livrete do carro permita chegar com o peso rebocavel a esse extremo. Ter a categoria B+E mas com um carro que não pode levar peso rebocavel, não adianta ter essa categoria.

Sim concordo... á veículos que não tem no Livrete o Peso rebocavél, á Modelos iguais de veículos uns trazem o peso rebocavel outros não, não sei porque as carectristicas são iguais, para mim é um erro do imt

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 10:53 pm

sergio miguel escreveu:
Moutinho escreveu:
sergio miguel escreveu:

Sim concordo... á veículos que não tem no Livrete o Peso rebocavél, á Modelos iguais de veículos uns trazem o peso rebocavel outros não, não sei porque as carectristicas são iguais, para mim é um erro do imt
É uma cjique espertice dos fabricantes, se tivermos os dois o mesmo carro, e se um de nós pedir um averbamento de pneus ou peso rebocavel, porque só é dado a quem pede. Para quem precisar ter que pedir e pagar 50 ou 100€ por uma declaração e para depois o IMT pedir mais € pelo averbamento.

Excepto a UMM que pedindo uma declaração dessas eles passam logo um documento com 17 medidas de pneus diferentes e peso rebocavel de borla, nem o selo da carta se paga. 

Moutinho

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Ter Nov 03, 2015 11:08 pm

Com a curiosidade até fui ver o livrete do meu carro (um Laguna) o peso rebocavel sem travao é de 650 kg, e com travao é de 1500. 
O reboque de 750 kg não pode ser instalado no meu carro, aquilo que parece não é, na teoria pode levar 750 na realidade já fui limitado nos 650, posso meter um reboque de 750 kg com travão, vejam como 100 kg pode fazer tanta diferença, até 650 kg posso usar um reboque, mais que isso já tem que ser outro, mais que 750 kg já tem que ter carta B+E, mas só até 1500 porque o peso bruto do carro são 2000 kg, o que dá os tais 3500 kg.

Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 8:53 am

Tá encontrada a solução

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 9:02 am

Boas

subentende-se que quando se fala de atrelados:
é tanto para caravanas, roulotes, atrelados de caixa sem caixa, ou querer transportar um kart , etc etc

Recentemente montei uma bola caseira no Citroen AX
e estou a estudar a forma de legalizar (aldrabar) as coisas
para não terem ponta por onde pegar

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Moutinho

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 9:12 am

Jorge escreveu:

Tá encontrada a solução

Também é necessária uma licença, só que nunca foi dada muita importância a isso porque não existe muitos exageros, mas num caso como esse podia dar confusão.

A melhor solução é mesmo dar uso à mota 

ET600

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 9:12 am

Moutinho escreveu:

O meu pai tem um UMM que trazia gancho de reboque, foi a vistoria ficou assinalado que não podia amdar com ele, averbei o peso rebocavel e já podia andar com gancho, como p gancho não passava as medidas do carro pode lá andar todo o ano. 

Entao vamos ver se esclarecemos esta dúvida... (minha)...

Como é que chegamos a estas medidas??? Question

Segundo uma norma europeia qq sistema que seja fixado ao chaci da viatura e desde que não ultrapasse 30cm do seu comprimento não excede as medidas da viatura, logo (penso eu) pode andar sempre com o gancho...

Nenhum dos meus sistemas de reboque excede os tais 30cm...mas quando vou à inspecção dizem sempre que tenho que o tirar... Já lá coloquei a questão de o porquê e onde estava explanada na legislação a base para essa exigência, mas por duas vezes ninguém me soube esclarecer...

ET600
Paulo Neto

Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 9:38 am

nao sei nada desta questão... mas tambem nao faço intenções de ter atrelado enquanto nao mudar de casa.

agora uma coisa eu tenho uma opinião... a bola se não está em uso devia ser retirada. quem pense o contrário, tem de esperar pelo dia que der com uma canela num ferro desses que muda logo de ideias. foi o que me aconteceu uma vez... a passar entre 2 carros f#di a canela toda.

mas julgo que agora as bolas de reboque estão mais juntas ao parachoques.

Abraços
Paulo Neto                      
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 10:18 am

ET600 escreveu:
Moutinho escreveu:

O meu pai tem um UMM que trazia gancho de reboque, foi a vistoria ficou assinalado que não podia amdar com ele, averbei o peso rebocavel e já podia andar com gancho, como p gancho não passava as medidas do carro pode lá andar todo o ano. 

Entao vamos ver se esclarecemos esta dúvida... (minha)...

Como é que chegamos a estas medidas??? Question

Segundo uma norma europeia qq sistema que seja fixado ao chaci da viatura e desde que não ultrapasse 30cm do seu comprimento não excede as medidas da viatura, logo (penso eu) pode andar sempre com o gancho...

Nenhum dos meus sistemas de reboque excede os tais 30cm...mas quando vou à inspecção dizem sempre que tenho que o tirar... Já lá coloquei a questão de o porquê e onde estava explanada na legislação a base para essa exigência, mas por duas vezes ninguém me soube esclarecer...

Existem situações que embora não sejam passíveis de multa na estrada não são legais na inspecção, não faz sentido mas é assim , e penso que este seja o caso

Não tenho a certeza mas acho que o objectivo de o retirar seja assegurar que aquando de um embate que o parachoques cumpra a sua função e esse será o motivo mas provavelmente não existe coordenação com a legislação que é imposta pelos agentes na estrada
http://www.duasantas.web.pt
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 11:32 am

Felizmente ainda não dei uma canelada, mas já fiquei com as calças cagadas de massa

Moutinho, para já só posso dar uso à moto nas imediações. Sem transporte nada feito!!

Ainda ninguém soube dizer se é ou não legal usar um sistema deste cá

Se for, então é por esse que vou optar. O problema da roda ir a rolar não se aplica a mim, arranjo outra para esse efeito... até porque é aconselhável tirar a corrente não vá ela soltar-se ou outra coisa do regenero!
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 12:36 pm

@Jorge

isso é muito usado nos EUA, muito mas muito usado
e muito pratico também...
mas lá as leis são muito diferentes

em contra partida temos algo parecido na Europa que parece ser legal

http://vadiodaxt.blogspot.com/
Quaresma

Moto : XT 660 R

MensagemAssunto: Re: Atrelados e questões legais    Qua Nov 04, 2015 5:36 pm

Boas

Essa fotos da mota em cima do carro fez-me lembrar uma vez que levei a minha XT a passear!

Quem tem uma Volkswagen pão de forma de cabine dupla não precisa de atrelado!

é só encostar numa barreira

Atrelados e questões legais
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Estacionamento em Tarifa para carros e atrelados
» Fotos legais sobre Motos, Motores e Curiosidades
» Novo Ka com roda 17
» Desabafando pelo povo Brasileiro
» Alguem sabe que filme é este.??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum