Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
monky

Moto : XTZ 660 Tenere

MensagemAssunto: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Seg Jul 13, 2015 8:03 pm

Boas pessoal,

Talvez n seja o mais oportuno abrir mais um tópico sobre problemas eléctricos, caso me possam remeter para algum agradeço.

Fiquei msm chateado com o sucedido nestas duas últimas semana, a toura deixou-me a pé duas vezes.

Começou por, em andamento, acendeu a luz do motor amarela e parei. Assim que tento arrancar queria arrancar e nada, começava a fazer um barulho num ralé junto ao banco e mais nada só isto, liguei cabos qd cheguei a casa e pegou que nem um mimo, com o "aparelhometro" para ver a corrente, a bateria n estava a carregar.

Foi para a oficina e problema detectado e resolvido, rectificador de corrente, novo da yamaha. Paguei caro mas disseram-me que da marca tinha garantia.

Hoje a chegar a casa, viagem de cerca de 8km, vi a luz amarela novamente acesa. Parei a mota e vi que a luz começou a piscar 5 vezes lento e 5 vezes rapido, tento por a mota a trabalhar e está como da última vez, tento por a trabalhar e só dá o barulho no ralé e ela n pega.

SOCORRO...

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Seg Jul 13, 2015 8:17 pm

É problema comum nos modelos de 2008 isso é problema de cablagem e ficha que encaixa no regulador , isso devia ser substituído em garantia pela Yamaha
http://www.duasantas.web.pt
monky

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Seg Jul 13, 2015 8:30 pm

E agora nada a fazer? O mecanico onde deixei a moto disse-me que ia enviar o nº da mota para a yamaha e aquela n foi chamada.

Mas assim sendo vou formalizar a reclamação na yamaha o quanto antes, amanha ja vai novamente p o mec. a ver o que se passa.
Não sei mt bem, mas a sair do bolso ainda deve ser uma reparação cara

so o rectificador da marca custou 170eur, mas tb se n for mais vou a andar a queimar retificadores de 15 em 15 dias até a yamaha se decidir a fazer a intervenção. Tou msm fulo c isto, ficar sem mota e mt mau.

obgd pela dica webmonstro grd abco

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Seg Jul 13, 2015 8:41 pm

Nesses casos a instalação toda é trocada embora no fundo sejam apenas 3 ou 4 fios que dão problemas

Penso que uma instalação electrica toda anda pelos 900 euros ou coisa assim
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Seg Jul 13, 2015 8:46 pm

Ora bolas

eles sabem muito bem que existe um lote de Teneres com esse problema
e que de pouco ou nada vale trocar retificadores  Neutral
http://vadiodaxt.blogspot.com/
monky

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 8:34 am

Boas pessoal, desde já quero agradecer as vossas respostas, vou mantendo o pessoal informado em relação a isto.

Vou expor a situação na yamaha e entretanto vou tentar resolver o problema para ter mota para o verão.

Alguém me sabe dizer, ou conhece alguém que saiba, quais são os cabos que dão buraco???

Isto pk falei c um amigo que é electricista auto e disse que me resolvia o problema fácil se conseguisse saber quais os cabos...são os que ligam ao rectificador??? Alguma dica para eu conseguir descobrir???

Peço encarecidamente a vossa ajuda pois sei que aqui o ppl tem muito conhecimento sobre estes modelos...

mt obgd e cumps a todos

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 9:25 am

Aqui algumas fotos do mesmo problema

http://advrider.com/index.php?threads/xtz-660-2010-tenere-rectifier-problem-strikes-again.604502/

Como podes ver a ficha tem 5 fios
3 brancos (que vêm do estator , é indiferente a ordem deles )
1 vermelho quem vem do positivo da bateria +
1 preto que é massa (bateria -)

Se fosse comigo soldava os fios directos no regulador e isolava tudo com silicone

Segundo os relatos o problema começa na ficha mas a secção dos fios não é tambem muito robusta

Pode-se sempre por fiação em paralelo

Não sei se existe mais alguma ficha pelo caminho mas analisando o esquema elecrico deve dar para perceber

Não sei se existem diodos mas analisando o esquema elecrico deve dar para perceber

O melhor é instalar um voltímetro para perceber quando há falha de carga

edit:

Afinal de acordo com isto, existe outro ligados junto depósito de travão de tras (dos fios que vão para o estator)
3 fios brancos

http://www.xt660.com/showthread.php?t=18601

vale a pena ver e eventualmente eliminar
monky

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 10:14 am

grande webmonstro, mt obgd pela dica.

agr na hora de almoço vou monta-la no reboque e vai p o mecânico, vou-lhe passar essas dicas para ele por a instalação em condições.

A ver vamos se desta fica resolvido.

Agr de manha ja liguei para a yamaha e disseram-me que pelo nº de quadro a minha toura não foi chamada para trocar cablagem, mas msm assim vou la reclamar...n perco nada.

cumps.

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 1:46 pm

[img][/img]

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 10:51 pm

bem pessoal, vim agora da oficina e cada vez mais confuso...n entendo

Afinal o rectificador não está queimado, estive com o mecanico e ligamos cabos e a mota pegou, medição de corrente voltagem como manda a lei...mota a trabalhar algum tempo ao relanti e depois de estar quente medimos novamente a voltagem e esta caiu uns bons volts e não carrega a bateria.
Perguntei-lhe pelo rectificador velho, ainda n tinha ido p o ecoponto, montamos o velho (supostamente queimado) e aconteceu exactamente a mesma coisa...mota fria voltagem top, mota a trabalhar algum tempo, uma volta curta fica a trabalhar mais uns minutos nova medição e novamente voltagem mt fraquinha e não carrega bateria...cum caneco afinal de contas o que é que se pode estar a passar???

No sábado fui fazer uns 300km pelo douro pela n108 com a patroa e carga, nem um sintoma de anomalia, ontem a fazer os 7kms pa vir pa casa do trabalho e fico a pé!

Amanhã com mais tempo vai ser analisada como deve ser, disse-me que podia ser mt coisa, desde uma massa mal feita até ás bobines ou simplesmente um cabo marado...n sei o que me espera, mas tou tanto assustado como triste, ficar sem mota e pensar que tem 4000km ja a dar buraco.

Por coincidência, viu-me a sair com a mota na hora de almoço, soube q um colega de trabalho já teve uma e disse-me maravilhas da mota, várias vezes em marrocos e mts km feitos e nem um problema so a manut. normal...tanque de guerra.

resta-me esperar e

cumps.

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 10:58 pm

É a ficha
FullThrottle

Moto : TDM

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 11:00 pm

Se o rectificador velho está bom deviam colocar o velho e devolver-te o dinheiro que pagaste pelo novo.

170 paus ainda é muito guito para desperdiçar sem teres culpa nenhuma.
monky

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Ter Jul 14, 2015 11:43 pm

webmonstro espero bem, se assim for fico bem mais tranquilo amh vou ligar pa lá pq ja tou a desesperar c isto...tanto terreno pa lavrar e a toura no SPA

FullThrottle a ver vamos, pq nem uma semana passou eu creio que consigo. A oficina é bem reputada por entre o ppl que conheço aqui pela zona, a oficina é a SBK em Sj madeira.
Aí se me apanho com o guito...ja dá para investir em material...c sorte é uma boa ajuda p uns escapes mais melódicos

espero que tenha um desfecho rápido e barato...

cumps pessoal

Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Qua Jul 15, 2015 8:20 am

monky escreveu:
bem pessoal, vim agora da oficina e cada vez mais confuso...n entendo

Afinal o rectificador não está queimado, estive com o mecanico e ligamos cabos e a mota pegou, medição de corrente voltagem como manda a lei...mota a trabalhar algum tempo ao relanti e depois de estar quente medimos novamente a voltagem e esta caiu uns bons volts e não carrega a bateria.
Perguntei-lhe pelo rectificador velho, ainda n tinha ido p o ecoponto, montamos o velho (supostamente queimado) e aconteceu exactamente a mesma coisa...mota fria voltagem top, mota a trabalhar algum tempo, uma volta curta fica a trabalhar mais uns minutos nova medição e novamente voltagem mt fraquinha e não carrega bateria...cum caneco afinal de contas o que é que se pode estar a passar???

No sábado fui fazer uns 300km pelo douro pela n108 com a patroa e carga, nem um sintoma de anomalia, ontem a fazer os 7kms pa vir pa casa do trabalho e fico a pé!

Amanhã com mais tempo vai ser analisada como deve ser, disse-me que podia ser mt coisa, desde uma massa mal feita até ás bobines ou simplesmente um cabo marado...n sei o que me espera, mas tou tanto assustado como triste, ficar sem mota e pensar que tem 4000km ja a dar buraco.

Por coincidência, viu-me a sair com a mota na hora de almoço, soube q um colega de trabalho já teve uma e disse-me maravilhas da mota, várias vezes em marrocos e mts km feitos e nem um problema so a manut. normal...tanque de guerra.

resta-me esperar e

cumps.

Era para ter contado a minha experiência antes mas como disseste que tinha sido o retificador mantive-me calado...
Ora bem a minha Té também já sofreu do mesmo problema que a tua...Fiquei a pé e tive de a levar de reboque para a speedcity. 2h de mão de obra e 40€ depois resolveram o problema de um pino que não fazia bom contacto na ficha do retificador e não carregava a bateria. Até hoje nunca voltou a acontecer.
Podes ler tudo aqui:
http://www.clubextportugal.com/t7760-oxford-hotgrips-e-bateria-com-4-anos

O meu canal no YouTube!!!
monky

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   Sab Jul 18, 2015 4:03 pm

[img][/img]

Boas pessoal agr sim creio q está de OK.

Bateria nova pinos apertados e retificador o retificador novo q felizmente não queimou.

Obgd pelas vossas dicas e conselhos, a ver vamos como se porta agr mas após as medições de corrente c o material novo tudo ok, a ver vamos.

Cumps a todos

MensagemAssunto: Re: 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008   

2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 2 Rectificadores queimados em 500km xt660z ten. 2008
» Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008
» Lista dos 10 carros que se destacaram no Brasil em 2008 - GazetaOnline
» Ranking Fenabrave-Dezembro 2008 - KA em 5º lugar a frente do Celta
» Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS