Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Alguém do Fórum pode me auxiliar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Seg Maio 04, 2015 7:33 pm

Boa tarde pessoal, primeiramente gostaria de agradecer a todos participantes e aos idealizadores deste Fórum, sem dúvida descobri uma excelente fonte de informação sobre a minha moto. Bem, achei este Fórum quando estava procurando na NET por alguma solução para o seguinte problema: minha Super Tenere 750 (ano: 1996) não segura o líquido de arrefecimento de forma alguma, já levei ao mecânico, ele garante que consertou, passasse uns dias,  vou ver o depósito do líquido de arrefecimento e para minha surpresa e do meu mecânico o depósito está vazio, sem uma gota sequer. Já não sei mais o que fazer, alguém já passou por esse problema?
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Seg Maio 04, 2015 8:21 pm

So pode ser problema de junta de cabeça
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
João Quinteiro



Moto : XTZ 660 Tenere (Odete Costa #SMURFINA), XR400R (velhinha).

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Seg Maio 04, 2015 11:49 pm

Boa noite..

Só poderá ser junta de cabeça, ou fuga no circuito (um tubo roto/furado, ou mal encaixado).

Experimente pedir outra opinião, a outro mecânico.
Se está pouco confortável com mecânica, é o melhor a fazer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 8:13 am

Bem-vindo

há um tubo nesses motores que costuma dar chatices
TUBO nº22 deste desenho por vezes tem fuga

mas não acredito muito nisso
se não for agua no oleo (em que o óleo já parecia tipo café com leite),
virava as atenções para o termostato...

e pedia uma segunda opinião (isso era garantido que o fazia)


_________________

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 1:50 pm

Bom dia Pessoal, com certeza as dicas e opiniões de vocês me ajudaram bastante e elucidaram minhas dúvidas. Desde já, agradeço a todos!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 2:15 pm

Estou pensando em ficar rodando com a minha moto com o depósito do liquido de arrefecimento seco, até, pelo menos, o fim deste ano (2015), pois iria deixar pra fazer esse serviço (trocar a junta de cabeça) quando fosse fazer a revisão dela e a troca de óleo e filtro. Minha moto, nunca apresentou problemas de super aquecimento, mesmo fazendo viagens longas com ela neste estado, o ventilador dela sempre dispara e o termômetro nunca chegou no vermelho. O que vocês acham? Devo fazer logo esse conserto ou dá para adiar? Neutral
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 2:33 pm

Boas;
Uma das coisas que podes verificar e que ainda ninguém aqui referiu é a tampa do radiador. Verifica se está a funcionar correctamente.

Quanto à tua última pergunta, não deves arriscar e continuar a usar a moto sem saberes qual é efectivamente a fonte do problema. Arriscas-te a causar danos consideráveis.
Voltar ao Topo Ir em baixo
jamorim



Moto : xt600

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 4:23 pm

tenta colocar liquido do radiador colorido e de preferencia aquele meio flurescente, é mais fácil de detectar fugas .
já verificaste na vareta do óleo se o óleo tem água misturada? se tiver, o óleo fica com uma cor castanha clara... aí é a junta da cabeça que está queimada.
Verifica tb se o fumo do escapamento tem água....basta colocar a mão á frente do escape e dar uma aceleradela...se a mão ficar húmida ou molhada tb é a junta da cabeça...
Depois verifica se a tampa do radiador veda, basta com a mota quente, colocares água com detergente com um pincel á volta da tampa (com ela colocada) se fizer bolhas tem fuga. Verifica tb se as tubagens se têm fuga, já me aconteceu um dos tubos ter um corte minimo, longitudinal, em que não saía água, mas quando o sistema de refrigeração aquecia ganhava pressão e mandava o vapor de água cá para fora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
pedrof



Moto : Transalp 600

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 5:17 pm

Jonatas,

Se te aparece água no óleo, já te indicaram o problema.
Se não te aparece água no óleo:
a) verifica se o tubo que vai do radiador ao vaso de expansão e o de descarga do vaso de expansão estão correctamente ligados e se o que vai do radiador ao vaso não tem qualquer corte.

b) Coloca, como o jamorim sugere, um liquido de arrefecimento colorido que seja fácil detectar uma fuga, e vê onde aparece.

c) Coloca a mota a trabalhar, sem andar (num local onde em caso de pingos seja fácil verificares de onde estão a cair) até chegar à temperatura de acionar o ventilador. Deixa trabalhar até desligar o ventilador e pára o motor.

d) Vê agora onde cai liquido de arrefecimento.

Deixo o esquema para verificares as ligações dos tubos ao vaso de expansão.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
PedroF

A vida é uma Moto. Não tem marcha atrás!
Voltar ao Topo Ir em baixo
João Arsénio



Moto : XT660Z

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 8:04 pm

Boa tarde.

A minha XT660Z teve exactamente o mesmo problema. Com o passar dos kms ficava sem água no reservatório e não havia vestígios de fuga em nenhuma parte do circuito, não pingava para o chão, não aparecia no óleo nem saia pelo escape. Na oficina onde faço as revisões (Suzuki João Santos) colocaram o sistema em carga e descobriu-se que era a junta da tampa da bomba de água que não vedava e a água evaporava-se (a fuga era tão pequena que nem pingava) por ai com o passar do tempo. Trocou-se a junta e problema resolvido. Espero que ajude.

Cumprimentos,
João Arsénio
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 8:22 pm

Pois é...
lendo o que por aqui se escreveu
eu apostava já na tampa do radiador

WD40 na mola da tampa e por fim um pouco de óleo fino
metia liquido no vaso de expansão e pronto
talvez resulta-se e trata-se dum trabalho de minutos

se não olhava para o termostato

_________________

Blog : Vadio da XT . blogspot. com[Você precisa estar
registrado e conectado para ver esta imagem.]

XT 600 Edventure
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 9:29 pm

Bom pessoal, ao ler as duas primeiras respostas a minha indagação, fui pesquisar na NET sobre "junta de cabeça" e o que eu encontrei foram muitas características que apresentam os mesmos problemas da minha moto. Mas, agora, que estou lendo todos essas outras  postagens, já fiquei na dúvida novamente!
Vou tentar resumir o meu problema: possuo esta minha moto a 1 ano e 6 meses, sou SIMPLESMENTE louco por Super Tenere 750cc   e não troco, por moto alguma (esta é minha singela opinião), porém eu GOSTO mesmo é de pilotar e não sei quase nada de mecânica (confesso que sou um zero à esquerda Neutral ). Então, quando comprei esta moto fui diretamente pra uma oficina e fiz a revisão geral dela, nesta hora, foi constatada que o depósito de arrefecimento estava vazio, imediatamente o mecânico lavou, colocou o aditivo, fez uns testes e pronto a moto estava OK! Utilizei a moto durante uns 8 meses e resolvi, sem ter nenhum motivo de problemas mecânicos, fazer a revisão e a troca de óleo, visto que não uso a minha moto para o dia a dia (ou seja, o óleo não estava muito gasto, pelo menos, acredito). Quando chego na oficina e vejo o depósito de líquido, novamente vazio, foi aí que comecei a me preocupar, e fiquei monitorando esse fato, quando a trouxe para casa. Todos os dias, dava uma volta pelo bairro, desligava a moto, e no outro dia, olhava o depósito. Uma diferença que percebi foi que ela começou a apresentar um vazamento muito pequeno de óleo, assim que chegou da oficina, coisa que NUNCA acontecerá, perguntei ao mecânico que respondeu que era LUBRIFICAÇÃO, fato este que hoje que tenho certeza que ele estava enganado, pois até hoje vaza esta mesma quantidade de óleo, mesmo a moto passando por várias lavagens e chuvas. No quinto dia, quando estacionei a moto, em casa, ela começou a vazar uma quantidade grande, praticamente tudo, do líquido de arrefecimento, fiquei muito preocupado e levei a moto na mesma oficina. Resumindo, depois de algumas idas e vindas, com a moto apresentando o mesmo problema (saía com a moto e líquido normal da oficina, passava uns dois dias, apresentava o mesmo vazamento, quando desligava a moto). Dessa última vez, o mecânico garantiu que tinha consertado o problema, realmente não vazou mais, porém VOLTOU a ficar seco!
Na internet, verifiquei algumas dicas e até vídeos no youtube e vi uma característica COMUM a que a minha moto apresenta: o depósito que estava bastante limpo e seco, eu acrescentei somente água, quando olhei um dia depois ele estava seco e muito sujo. Esse é um indício de que o óleo está se misturando com o líquido de arrefecimento, ou seja, junta de cabeça. O que vocês acham? Uma coisa é certa: não vou levá-la ao mesmo mecânico!
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Ter Maio 05, 2015 10:15 pm

Só há 3 hipótese, ou o líquido sai e cai para o chão por alguma fuga ou esta sendo queimada no cilindro o que indica que será junta, ou esta se misturando com o oleo
se o oleo esta de cor diferente, castanho claro ou creme então é esta última razão mas se estiver normal e se não aparece no chão então será junta
Se for deixada avançar então a cabeça ganha desgaste e vai ficar danificada, pois a agua corroo o alumínio da cabeça
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
ggtuga



Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Qua Maio 06, 2015 12:10 am

Boas  
Existe testes específicos parar detectar essa fuga.  
Diria mesmo 2 testes e basta.
1º teste de compressão dos cilindros, se houver rutura na junta o resultado será falta de compressão .  Rolling Eyes
2º teste de estanquicidade do sistema de arrefecimento, mais propriamente o radiador, tubos e os demais orifícios onde existe agua.  Neutral
O aparelho injeta pressão de ar regulado no radiador, normalmente por uma espécie de tampa onde existe também 1 manómetro de pressão.
Este manómetro registra o valores em bar (por exemplo 800 mBar) passado 30minutos verifica-se como está a pressão. Se se mantiver o sistema está bom se cair existe fuga algures.
Nota que se a fuga for grande o manómetro cai de imediato.
Uma oficina a serio tem como fazer estes testes.  

Já me aconteceu um "ninho" de radiador com uma pequeníssima fuga, com a deslocação de ar e calor do mesmo a pequena fuga evaporava de imediato sendo dificil detectar a mesma.

Procura uma boa oficina que eles dão com a coisa de imediato.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Qua Maio 06, 2015 10:31 pm

Bem Vindo



Acho que já todos responderam á tua questão.Agora é só ires por partes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Figa5



Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Dom Jul 05, 2015 12:58 am

Bem vindo


_________________
Cláudio Figueiredo


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Suzuky RV 50    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha TT125R [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha  XT600E
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha   XT350[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha XT660Z 3YF [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha XT660Z 4MY [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] EX-Yamaha YZ426F [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Yamaha TT600RE  [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]   [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Dom Jul 05, 2015 10:10 pm

Vlw
Voltar ao Topo Ir em baixo
M4rco



Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Sex Jul 17, 2015 12:25 pm

Olá Jonatas.

Bem vindo ao CXTP !!!


_________________
Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jonatas



Moto : Super Tenere 750

MensagemAssunto: Re: Alguém do Fórum pode me auxiliar?   Sex Jul 17, 2015 12:57 pm

Obg, amigo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Alguém do Fórum pode me auxiliar?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Alguém do Fórum pode me auxiliar?
» Instação de um rele auxiliar no farol
» [SOLUÇÃO] - Meu som pode queimar por causa da amperagem da bateria? - Resolvido!
» Suspensão auxiliar (ar)
» Petrobrás pode subir gasolina se petróleo mantiver alta

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Bem-Vindo à Família XT :: Bem-Vindo e Apresente-se-
Ir para: