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 Honda XL 600 R `86

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Sex Maio 06, 2016 8:35 pm

Deves ter o tensor avariado
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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Sex Maio 06, 2016 10:04 pm

Deve ser isto:


A peça nº4 com a força da mola nº5 faz de alavanca sobre a guia de corrente que posicionada no pino nº10 roda e por sua vez mantem a corrente esticada.

Verifica esse jogo

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Sab Maio 07, 2016 9:39 am


Também pode se ter passado algo com o guia!?

Tira a tampa direita e vê como está!!

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Sab Maio 07, 2016 3:13 pm

mesacha escreveu:


Só agora reparei que tens os rolamentos ao contrario. O correto é assim...





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mesacha



Moto : XL600R `86

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Sab Maio 07, 2016 8:30 pm

Já tirei a tampa da embraiagem e não me pareceu haver nada de anormal no guia...
Estive a ver o tensor e meti-lhe o veio e para uma lado não roda, deve ser normal que é para o tensor não desticar. Mas se não roda, como é que deixa desticar a corrente? :/

São os meus que estão ao contrário? Faz muita diferença um ser blindado de um lado?

Curiosidade, como é que consegues tirar a tampa das válvulas sem tirar o motor?
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Dom Maio 08, 2016 8:59 am

Se o rolamento estiver ao contrario vai gripes por falta de lubrificação pois ele é Boline adi de um dos lados
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Dom Maio 08, 2016 10:03 am


Acho que não gripa nem de uma nem de outra!?

O óleo chega à cabeça pela aquela camera, entra pelo canal da came e sai pelos orificios de lubrificação. É dessa forma que tudo é lubrificado na cabeça, inclusive os rolamentos que devem ter a sua parte exposta desse lado.

A tampa é um senhor pincel de se tirar com o motor no sitio mas com paciência sai. O que eu fiz foi tirar as tampas dos afinadores, com fio manter os martelos presos à tampa e fazê-la sair pelo lado dos carburadores. Quanto ao veio do tensor, ele só roda num sentido, está correto, agora falta descobrires porque acontece isso à corrente??

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Dom Maio 08, 2016 10:10 am




O desgaste que se vê na ponta direita da came de cima aconteceu muito provavelmente por estar montado ao contrario o que o levou a gripar!!

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mesacha



Moto : XL600R `86

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 1:06 am

Tem de ficar como os teus não é?
Quando os comprar novos já os meto no sítio certo.
E tenho de por como ela tem, um blindado de um lado e o outro sem nada, certo?
Os rolamentos tem alguma característica específica e tenho de meter de origem ou posso meter igual mas da SKF?
Eu não me safei a tirar a tampa sem tirar o motor também!

O que não está fácil é mesmo o porque de a corrente saltar...

Desculpem tanto pergunta.
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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 8:15 am

Boas
Eu acho que não arriscava e colocava de origem.    
Os rolamentos SKF são compatíveis sim porem a diferença poderá ser em resistir a temperatura elevada, o material da blindagem dos de origem é próprio para alta temperatura.
O facto de terem neste caso blindagem de um lado será para garantir ali uma melhor lubrificação.
Se por um lado blindado em ambos os lados o rolamento não iria lubrificar por outro lado sem blindagem em ambos os lados não vai reter suficiente óleo no seu interior.  
Quanto á corrente, se já verificas-te tudo poderá ser que já devia ter sido trocada á muito tempo    e na realidade está muito comprida / dilatada e o jogo tensor/guias não chega para esticar.  
Nos manuais normalmente existe uma medida para se verificar isso: nº de elos da corrente terá uma medida máxima dentro das especificações (verifica-se com o paquímetro) Se passar ou estiver perto da medida troca-se a corrente.  

   
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 12:40 pm


Eu não comprei rolamentos de origem, mas se ele o diz é porque é melhor!

Caso não tenhas ainda o manual, eu usei este;

http://www.hondaxl.it/manuali.htm


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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 3:03 pm

Sim amigo @Jorge    como eu disse são compatíveis mas para alem da blindagem existe o factor folga do rolamento.
Qual é?? sei que ali naquela situação a temperatura é elevada logo o rolamento não será stok / standard.
É fácil arranjar um rolamento de qualidade, medida interna, externa, altura, blindado de um dos lados: 1rs ou 1z
Mas quando o material aquece dilata, assim um rolamento para temperatura elevada tem uma folga superior, o mais comum é designado de c3 velocidade e temperatura elevada.  
Colocava com mais facilidade um rolamento da concorrência de qualidade na cambota do que na colaça /cabeça do motor por causa da variação e temperatura extrema ali naquela zona.  

@mesacha  como já tens a corrente nova coloca ela sobre a velha e verifica o nº de elos e o comprimento .
talvez dê para perceber a causa do teu problema.

Ps. sou um granda piquinhas com algumas coisas.

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 4:10 pm


Guilherme,

Não vou discutir mecânica contigo porque essa é a tua área e não a minha

Mas é sempre bom saber, por isso apesar de ser um leigo gosto de saber como as coisas funcionam e o porquê de tal acção, por isso na minha tola percepção das coisas vejo-as da seguinte maneira; a Honda não faz rolamentos, serão feitos exclusivamente e por isso o valor é mais elevado? Sabendo que a came roda a metade da rotação da cambota porque é que a temperatura ali é mais elevada? por causa da explosão?... e que influencia tem a temperatura nos rolamentos quando comparados com a fricção dos excêntricos com as válvulas?

Pelo que consegui perceber, toda aquela zona fica imersa em óleo, pois a bomba envia-o para lá, e só quando a cabeça estiver cheia é que este consegue sair e subir até ao topo do quadro para o arrefecer e voltar de novo a ser bombado  




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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 4:43 pm

amigo Jorge, são a troca de pontos de vista que por vezes esclarecem a coisa.
Repara aqui:


A bomba de óleo para alem de colocar óleo nos pontos principais, inclusive a arvore de cames, também faz de circulador do mesmo para arrefecer.
Repara que a corrente vai desde o carter propriamente dito até ao topo da colaça. logo a colaça não está estanque
Grande parte do óleo se não a sua totalidade  vai retornar ao carter por ali e é enviado para o quadro pela bomba para arrefecer.

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Honda XL 600 R `86    Seg Maio 09, 2016 5:03 pm


Totalmente de acordo quanto aos pontos de vista amigo

Mas se não é estanque como consegue ganhar pressão ao ponto de sair pelo topo da tampa para o quadro?

Infelizmente a memória já me atraiçoa e não me recordo, mas quase de certeza que lubrificação da cabeça era isolada da transmissão, e tenho em ideia que havia quem colocasse um pouco de silicone nos rolamentos para a selar ainda mais

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