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 Motor novo para a xt 350

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AutorMensagem
Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 12:12 pm

Boas

Eu da XT350cc só posso dizer maravilhas...
mas comprei a minha com 0kms e tive sempre algum cuidado
quando a vendi tinha 97 mil e sem nunca ter aberto o motor

em 97 mil levou:
Falanges de admissão,
um escape,
uma bobine do volante,
uma bateria,
a junta da embraiagem
uma bicha do conta/kms...
alguns raios na roda traseira
vários pneus, transmissões, pastilhas e uma vez calços atrás

e estava excelente quando a vendi (cheia de ruídos, mas ela sempre foi assim e nunca parou)


MAS eu vendia porque é uma mota de carter húmido
e a 600cc é de carter seco... o que para mim faz toda a diferença

quando escolhi troca-la por uma XT600E foi para fazer uma aposta a longo prazo
foi para virar uma pagina no meu mundo das motas
e foi uma aposta ganha

comparando a 350cc com a 600cc, não notei grande diferença de andamento...
mas torna-se mais fácil encontrar peças a bom preço para uma 600cc etc etc

e algumas viagens que já fiz com a 600cc
certamente não eram possíveis de fazer com o motor de cárter húmido


A 350cc tem muitas virtudes (embora a DR350 tenha aquilo que eu sempre quis a XT350 tivesse)


Assim em poucas linhas, é a minha opinião sobre a 350cc
boa mota, excelente não é de "top", mas também a 600cc está longe de ser de "top"
(mas é uma 350 mono de cárter húmido )


Com um orçamento de 1000€ comprava uma 600cc (mas tinha que ser bem procurada)
e com mais 400€ dava-lhe a qualidade que eventualmente estivesse em falta

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 12:50 pm

Concordo com o Edgar embora não vejo grande problema com o motor de carte humido, por exemplo troco o oleo à XT 350 em menos tempo do que leva a ver o nível na XT 600 !!

Tudo depende do que queres a mota, se és daqueles que quer uma mota toda certinha toda "pipi" então tens de gastar 1200-1400 por uma 3TB ou 1500-1600 para uma 4PT , como o Edgar referiu

Pois ou compras uma assim ou compras mais barato e reparas e fica nesse valor

SE por outro lado preferires uma mota só para andar consegues por menos de 1000 € ter uma 600 fiável e a andar bem

Se é para andar na maioria na estrada e viagens maiores a 600 será melhor agora se é para voltinhas pequenas e off-road não vais ganhar muito com a troca

A tua ainda trabalha ? se é só por fazer um "bater" eu andava nela até partir de vez, o estrago está feito e não perdes grande coisa.

Agora lá está se preferes reparar ou trocar o motor dificilmente arranjas por menos

O OLX está cheio de motas até 2000€ de todos os tipos e feitios

eu comprei a minha 350 por 350€ mas com a reparação está em 900€ não vejo como investimento mal empregue porque gostei de o fazer e já sabia ao que ia quando a comprei

Nota que se o teu objectivo final é ter uma mota trail do tipo da XT então o melhor é trocar ja pela 600

Se por outro lado achas que um dia queres uma mota maior e mais estradista e teres uma 2ª para voltinhas pequenas fica com a 350 e quando tiveres guito compra outra
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Jacc



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 2:51 pm

Já agora: qual é a diferença de carter humido, ou carter seco? LOL
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road_runner

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Moto : Yamaha XT 350

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 3:04 pm

Visto que quero guardar a 350 para ficar como segunda moto (quando tiver outra leva pneu cardado) vou mandar pôr o motor novo. Se alguém precisar entretanto tenho um motor para vender às peças

_________________
Pode ser na m3rd@, mas com estilo

road_runner
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 6:37 pm

Jacc escreveu:
Já agora: qual é a diferença de carter humido, ou carter seco? LOL


O cárter húmido:
óleo circula apenas no motor
e aquece mais visto que não sai de dentro do motor
normalmente estes motores trabalham com   "pequenas"   quantidades de óleo
e no cárter húmido o óleo poderá está sujeito a um desgaste maior



O cárter seco:
o óleo circula pelo motor mas é alimentado por um deposito esterno ao motor
faz um circuito fechado, mas origina a que o óleo saia do motor para arrefecer e voltar a entrar no mesmo,
normalmente estes motores têm quase o dobro (ou mais 1/3) do óleo dum motor de cárter húmido
e o óleo mantém as suas características durante mais tempo em condições difíceis



Ambos os motores têm esse deposito de óleo
no cárter húmido, é na parte inferior do motor,




e no carter seco, pode ser o quadro da mota (ex XT600E) ou um deposito à parte (ex TT600, Harley Davison, etc etc)

O carter seco da XT600E é assim:
http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/12/verificar-nivel-do-oleo.html
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Jacc



Moto : Yamaha XTZ 660 Ténéré & Yamaha TTR-250

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qua Jan 28, 2015 9:50 pm

Obrigado Edgar! Faz sentido pensar que uma mota com o cárter humido tem que trocar de oleo mais frequentemente que uma moto com o carter seco?! Ou não tem nada haver?
Digo isto porque como o oleo está sempre dentro do motor e não vai dar "uma volta" ele está sempre quente e a desgastar-se?
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Motor novo para a xt 350   Qui Jan 29, 2015 12:44 pm

Jacc escreveu:
Obrigado Edgar! Faz sentido pensar que uma mota com o cárter humido tem que trocar de oleo mais frequentemente que uma moto com o carter seco?! Ou não tem nada haver?
Digo isto porque como o oleo está sempre dentro do motor e não vai dar "uma volta" ele está sempre quente e a desgastar-se?

Pois... mas isso é discutível, e cada caso é um caso...
e os óleos evoluíram muito para melhor

no caso da XT350 ela aquece muito (em condições extremas)
e em viagens longas acontece que estala (ou começa a criar condições para estalar um dia)
a cabeça entre os furos das válvulas e o furo da vela Neutral


ABR
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