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 Arrefecimento

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AutorMensagem
Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 12:45 pm

Jorge escreveu:

Apesar da XT não ter um radiador de óleo, o quadro despenha esse papel


webmonstro escreveu:
É refrigerado a ar .

pode ate'ter 20 radiadores de oleo e mesmo assim é refrigerado a ar !
apenas o oleo será refrigerado com a ajuda de um radiador ou depósito de oleo
mas o oleo apenas desempenha o trabalho de lubrificante embora acaba por tambem
arrefecer o motor, mas isso é como  em qualquer motor e não é desenhado para isso

Os motores refrigerados a oleo utilizam de alguma forma um circuito de oleo para arrefecer as partes internas do motor normalmente atravez de injectores que pulvarizam oleo para cima de peças ou zonas do motor arrefecendo-os (utilizando o transporte do oleo para o fazer)

por exemplo os motores com o sistema SACS da suzuki :




muito motores arrefecidos a água têm tambem uma ajudas por este tipo de sistema ( os motores turbo da peugeot por exemplo(indenor) usados nos UMM têm injectores por baixoo dos pistons )

Interessante, somos então induzidos em erro, o facto de o óleo ser arrefecido por um sistema (radiador, quadro ou outro) não quer dizer que este vá arrefecer o motor, para isso teria de ter um circuito que passa-se nas paredes do cilindro... sempre aprender!!!


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Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 1:14 pm

As motas com arrefecimento a liquido teem esse circuito no cilindro e o radiador num local onde possa apanhar muito ar para baixar a temperatura do liquido.
Por acaso quando diziam que a XT era arrefecido a oleo foi uma das coisas que estranhei ao retirar o cilindro foi que simplesmente não passa lá nada.
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 1:26 pm


Essa gafe vem no Wikipedia onde diz que a XT600 é arrefecida a óleo

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FISTSxOFxFURY

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Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 2:03 pm

XT arrefecida a Oleo? essa é nova! eheh há malucos para tudo!

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SSHAZE

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Moto : XT 600

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 2:21 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
XT arrefecida a Oleo? essa é nova! eheh há malucos para tudo!



Pelos vistos há quem o faça!
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 2:23 pm

há muitos erros no wikipedia, e mais no caso das páginas que não estão em ingles.

Neste caso obviamente que se o oleo estiver mais "frio" o motor tambem estará, mas nesse caso os motores refrigerados a água, tambem são refrigerados a oleo.

e claro que há algumas variações de tecnologias aplicadas, o sistema SACS da suzuki é o mais extremo com muitos locais de "spray" de oleo e uma segunda bomba de alto débito (e baixa pressão) para esse efeito
enquanto alguns motores apenas arrefecem o fundo dos pistons, e mesmo a nível  de motores refrigerados a agua há várias tecnologias .
Alguns motores usam uns canais de refrigeração no cilindro e cabeça , alguns como o novo boxer da BMW apenas arrefece uma pequena zona da cabeça, outros usam as camisas completamente mergulhadas no líquido

Nos primórdios da tecnologia alguns motores usavam refrigeração sem bomba, circulando a agua apenas por convecção  http://pt.wikipedia.org/wiki/Convec%C3%A7%C3%A3o

A principal vantagem da refrigeração líquida é que permite manter a temperatura mais constante ( não necessariamente mais baixa) e assim utilizarem-se misturas mais pobres ( maior eficiencia) e com tolerâncias mais apertadas, o que permite mais potencia com menor consumo


Por ouro lado a utilização de um radiador de oleo serve para manter o oleo mais frio e aumentar a durabilidade e qualidade do oleo não signifique que o motor vá trabalhar mais frio
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FISTSxOFxFURY

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Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 2:40 pm

webmonstro escreveu:
Por ouro lado a utilização de um radiador de oleo serve para manter o oleo mais frio e aumentar a durabilidade e qualidade do oleo não signifique que o motor vá trabalhar mais frio


Acho que se pode fechar o topico lol


Em relação a essa foto aí SSHAZE, isso serve para o que está descrito aqui em cima, o motor nunca arrefece devido ao óleo.

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 3:35 pm

Boas;
Não vejo o porquê de tanta polémica à volta deste assunto...
Desde sempre o óleo, além da sua função de lubrificar as peças móveis, sempre teve a função de dissipar calor.
Há obviamente motores em que se levou essa segunda função mais a sério como os famosos SACS da Suzuki.
Se não fosse por isso, porque raio se introduziram radiadores de óleo em todas as versões performantes dos "velhos" motores refrigerados a ar??
Esta é também uma das vantagens da lubrificação por carter seco.
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 3:56 pm


Não vejo onde está a polémica, vejo sim dúvidas e vontades de aprender a serem mais uma vez tratadas com desdém e a serem passados por ignorantes. Felizmente existe alguém como o webmonstro para marcar a diferença!

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:00 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Não vejo o porquê de tanta polémica à volta deste assunto...
Desde sempre o óleo, além da sua função de lubrificar as peças móveis, sempre teve a função de dissipar calor.
Há obviamente motores em que se levou essa segunda função mais a sério como os famosos SACS da Suzuki.
Se não fosse por isso, porque raio se introduziram radiadores de óleo em todas as versões performantes dos "velhos" motores refrigerados a ar??
Esta é também uma das vantagens da lubrificação por carter seco.

porque o oleo quando atinge temperaturas mais elevadas perde as suas características de lubrificação e fica mais fino, o que faz baixar a pressão do circuito (oleo mais fino baixa a resistencia à passagem e o oleo passa mais depressa) deixando menos quantidade nos locais críticos (chumaceiras p.ex).
Essas peças não podem trabalhar metal com metal , mas sim "deslizam" em cima de uma fina camada de oleo, se a pressão baixa essa camada diminui e o desgaste aumenta

Repara que num motor "normal" o oleo apenas passa por estas zonas, chumacheiras,rolamentos , segmentos,arvore de cames etc , mas uma zona crítica como por exemplo a "ponte" entre as valvulas de escape (uma das zonas de temperatura mais alta ) não tem qualquer tipo de arrefecimento a oleo.

Mas nos sistemas de refrigeração a àgua é um dos sítios principais de arrefecimento

Esta é uma das zonas que é "borrifada" pelo sistema SACS da suzuki

Atenção apenas estou a referir o SACS porque é dos sistemas mais conhecidos, mas este tipo de arrefecimento a oleo é e foi usado por muitos motores desde os aviões da 2ª grande guerra

Repara que o oleo nessa função passa apenas na parte de fora das peças há normalmente um outro circuito (embora use o mesmo oleo ) debaixo volume e alta pressão que faz o trabalho de lubrificar

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ACordeiro

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Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:20 pm

Eu já tive uma Bandit de 1999 que tinha/tem o sistema Sacs. E posso vos dizer que era óptimo, puder andar de verão com a moto e não levar escaldões nas pernas. Não era tão fresca como uma a água mas era melhor que a ar. Por ter este sistema as aletas do motor eram mais pequenas.

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:25 pm

Boas;
Webmonstro, concordo com tudo o que escreveste.
Tirando isso, o que há assim de tão estranho em tudo isso??
Em todos os motores tens que controlar a sua temperatura de funcionamento, nem que seja aumentando a capacidade de óleo no mesmo.
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:33 pm

Não tem nada de estranho, e até é mais uma questão de "português" já que em ultima análise todos são refrigerados a ar, pois é o ar que passa no radiador que arrefece o líquido que vai arrefecer as peças internas do motor.

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:38 pm

No caso actual é muito difícil conseguir manter e cumprir as novas leis antipoluição e bater a eficiencia de um motor refrigerado a água, simplesmente este sistema permite melhor controlo da temperatura

O novo motor "ECOBOOST" da ford, por exemplo usa uma bomba de agua electrica que simplesmente está desligada no arranque e que permite que o motor atinga a temperatura de funcionamento mais rapidamente
evitanto o tempo de aquecimento evita-se desperdício de energia e diminui as emissões poluentes, tal como um termostato mas com maior eficiencia


Última edição por webmonstro em Ter Jan 13, 2015 5:18 pm, editado 1 vez(es)
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Arrefecimento   Ter Jan 13, 2015 4:39 pm

Boas;
E mesmo nesses (refrigerados a líquido), o óleo continua a ter um papel importantíssimo na refrigeração.
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