Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Indicador de Mudanças DIGI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Mike MPC

Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sex Out 24, 2014 11:49 pm

Não consigo ver a foto
Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sex Out 24, 2014 11:53 pm

Já consegui ver.Sim é mesmo isso,Mas pelo sim pelo não certifica-te que isso é apenas um fio e que não é o positivo.Tens um multímetro ou medidor de corrente ? Assim tiras as duvidas.
Se não tiveres vais aos chinocas,compras um barato que dá sempre jeito
Roberto100

Moto : Super Tenere worldcrosser

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sex Out 24, 2014 11:59 pm

Pois o problema é ver se é positivo porque não percebo muito de multímetro, e ate tenho um. Mas em principio deve ser só um fio que passa onde eu meti o traço a vermelho. Logo ai deve ser o tal negativo.

Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sab Out 25, 2014 12:22 am

Sim é quase de certeza isso que disses-te

Já expliquei isso noutro tópico vou colar aqui

Fica o link se quiseres perceber melhor,mas abaixo está escrito a parte importante

http://www.clubextportugal.com/t7495-sem-piscas-e-luz-de-stop

"Tens que meter o multímetro em DCV ( direct corrent volt ) corrente directa e indirecta ( ou continua e descontinua ) como queiram  ,onde está a letra V com os traços em cima e em baixo e na escala 20 para ser mais preciso,pois tens que ter ai 12V,o V com o ~ por cima é para corrente alterna que tens em casa,tens em amperes (intensidade ),assim não vais ler nada,isso serve para veres o consumo.E também estás a medir de forma errada,a corrente tem que ser medida entre o pólo negativo e o positivo,também não vais medir nada assim,tens que por o fio preto no borne negativo da bateria ou encostar ao quadro da mota numa zona que não tenha tinta ou onde esteja um parafuso enroscado e o vermelho num dos lados do fusível e depois experimentas no outro,ambos os lado do fusível têm o pólo positivo,num deles é a corrente que vem da bateria no outro é a que segue para diante,mas que só segue depois de lá teres o fusível,que nada mais nada menos é do que um condutor com secção suficiente para aguentar apenas a intensidade para que está calibrado.É mais ou menos isso."

Podes experimentar o multímetro logo na bateria para teres a certeza que estas a fazer bem,vermelho no + e o preto no -

Isso vai dar 13v e qualquer coisa ou 12v e qualquer coisa,depende do chinês que está no multímetro
Isto no digital se for analógica cuidado que o ponteiro vai andar ao contrário.

se não der nada troca os fios no multímetro,alguns lêem á mesma mas dão valores negativos,o que não é grave é preciso é dar,depois encostas o preto do multímetro no 8 e o vermelho no + da bateria,se der corrente tudo bem.Se não der encostas o vermelho do multímetro no 8 e o preto do multímetro no - da bateria,se der assim tudo mal.Mas não acredito nesta ultima hipótese. Tenho muito a mania de usar o multímetro e é a única forma que tenho de saber isso,pois não tenho mais ferramenta nenhuma para corrente continua porque não é a minha especialidade.
Roberto100

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sab Out 25, 2014 12:37 am

Obrigado desde já pela explicação. Vou fazer isso que me estas a dizer.

Agora estava a ver no manual e encontrei este esquema(alterações a vermelho fui eu):

O "A" em principio é o Positivo e o "B" o Negativo certo? Então se for assim o que tenho assinalado na imagem anterior com o traço deve ser o positivo penso eu.
Mas Segunda quando for para casa eu vou ver na mota e fazer o que me disseste.

Obrigado por tudo, depois dou noticias Abraço

Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sab Out 25, 2014 7:16 am

Tanto o B como o A são o negativo.Quando puder já explico
Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Sab Out 25, 2014 8:00 pm

Onde está o simbolo da massa - numa instalação de corrente alterna e por vezes também em continua temos as letras GND (ground ou terra )

Para existir um circuito eléctrico temos que ter um gerador e um receptor.A corrente desloca-se pelos condutores.

Na mota temos a nossa bateria o gerador e a lâmpada de neutro receptor.

Para a luz acender temos que fazer chegar lá ambos os pólos (+ e - ).

Nas motas o negativo é ligado ao quadro,portanto sempre que ligues um dos pólos da lâmpada ao + e o outro ao quadro ( - ) a luz tem que acender.

Se não existir um interruptor a luz estará sempre ligado,o interruptor tem esse nome porque significa interrupção ou seja interrompe a passagem da corrente.

Como não queremos ter a luz de neutro sempre acesa foi criado um interruptor que liga quando o motor está em ponto morto e desliga quando não está.

Concluindo a lâmpada recebe o + que vem da bateria,passa pelo fusível que protege a instalação de excessos de consumo ( normalmente provocados por curto-circuito ) o - tem que vir de algum lado para ela acender,ora esse - vai ao interruptor e quando ele é accionado passa através dele e chega á lâmpada et voilà..................fez-se luz  

É basicamente isto.

Corrija-me se estiver errado,não quero enganar ninguém,pelo menos de propósito  
peço desculpa se está confuso mas não consigo explicar de outra maneira

PS. - o símbolo da lâmpada deveria ser um circulo e não um rectângulo a menos que esse seja um novo símbolo que desconheço
Nélio

Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Dom Out 26, 2014 12:45 am

Boas, é interessante esse indicador de mudanças, depois de montado informa sobre resultado e como o fizeste (se for possível)
Ainda ponho um igual

- Canal YouTube
- Facebook
Yamaha XT1200Z & TT600R
https://sites.google.com/site/academiadecombatedamadeira/
Roberto100

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Dom Out 26, 2014 9:36 pm

Mike percebes mesmo da matéria...:) o que é preciso agora é eu meter isso em pratica para montar o contador o que não sei se vai ser fácil, mas quando tiver tempo tenho que ver se faço a montagem do contador. Depois digo como foi...

Obrigado mais uma vez.

Mike MPC

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Dom Out 26, 2014 10:28 pm

Nao tem nada que saber.fazes exactamente como disses-te.Apenas te fiz a explicaçao para que tu e os restantes companheiros percebam o porquê de ser assim.lanço aqui a ideia de criar um topico para ensinar a malta a ler o multimetro e os esquemas.atençao que posso cometer erros,nao sou electricista auto nem mecanico
Roberto100

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Dom Out 26, 2014 11:12 pm

É bom saber que gostas de ajudar...
Quando montar o contador dou novidades, haver como me corre

Abraço
Roberto100

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   Qui Out 30, 2014 6:59 pm

Boas consegui hoje montar o tal indicador de mudanças, a instalação foi algo complicado para mim mas consegui. O problema é que só consigo coordenar as mudanças com o indicador até á 3ª mudança a partir daí o indicador fica descontrolado não sei porque, agora será do indicador que não está bom? se alguém lhe aconteceu o mesmo que me diga...

Algumas fotos:

Indicador de Mudanças Instalado:

Conector Neutral light

Neutral Light

ECU

Se quiserem saber alguma coisa é só dizer.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças DIGI   

Indicador de Mudanças DIGI
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Indicador de Mudanças DIGI
» Indicador de mudança
» Indicador de mudança engrenada
» Ka-minhão de mudança...
» Indicador de gasolina Willtec (problema)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: