Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

barulho da direção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Canavilhas

Moto : XT 600 E

MensagemAssunto: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 12:55 pm

Boas tardes. Sempre que passo por um buraco na estrada a direção bate e vem ruido do parafuso que tem na parte de cima . A reparação será cara ? Fiz uma revisão recente mas só afinaram . Ficou melhor mas gradualmente está a voltar ao mesmo. Podem dar-me umas dicas? Obrigado.
ET600

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 1:01 pm

Viva,

Devem ser os rolamentos da caixa... ou só aperto...

ET600
Canavilhas

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 5:26 pm

Obg.a reparação será cara ou é coisa simples? Abraço.
ET600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 6:25 pm

Boas,

Isso é simples se so for necessário apertar, caso seja necessário substituir é complicado tirar as mesas dos rolamentos (estão metidas no quadro) mas não é assim muito caro.

Quantos km tem a mota?

ET600
Canavilhas

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 8:12 pm

Tem 43000 mas na minha mao 1000 por isso não sei se alguma vez já tenham mexido na peça.
ET600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 8:20 pm

Alivia o parafuso superior e dá 1/4 de volta na porca de aperto.
Volta a apertar e vai dar uma volta para experimentar... a direcção não deve ficar mt dura...

Não te esqueças de aliviar antes os parafusos da mesa superior que seguram as bainhas...

ET600
Canavilhas

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Ter Jul 29, 2014 8:31 pm

Ok. Obrigado pela ajuda
Pior não vai ficar de certeza.
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 2:38 pm

O ET600 já disse quase tudo...  

... mas se poderes coloco a roda da frente no ar colocando a moto em cima de uma caixa ou outra coisas qualquer (eu costumo usar uma daquelas velhas de refrigerantes) coloco-a entra a roda e o carter e ergue a frente e puxa a moto para cima da caixa, assim permite testar após o aperto se a direção não ficou apertada de mais bem como também te permite "sentir" se existe folga, basta colocares-te em frente à roda e em movimentos vai-e-vem puxares as bainhas para ti, enquanto sentires que existe folga vai apertando a porca de direção e testando se ao move-la não fica demasiado "pesada"...  

Canavilhas

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 4:05 pm

Obrigado pelas vossas dicas.Acho quw a unica vez que mexi na direccao ainda andava de dt mx 50 ... abraço.
ET600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 4:24 pm

Jorge escreveu:

O ET600 já disse quase tudo...  

... mas se poderes coloco a roda da frente no ar colocando a moto em cima de uma caixa ou outra coisas qualquer (eu costumo usar uma daquelas velhas de refrigerantes) coloco-a entra a roda e o carter e ergue a frente e puxa a moto para cima da caixa, assim permite testar após o aperto se a direção não ficou apertada de mais bem como também te permite "sentir" se existe folga, basta colocares-te em frente à roda e em movimentos vai-e-vem puxares as bainhas para ti, enquanto sentires que existe folga vai apertando a porca de direção e testando se ao move-la não fica demasiado "pesada"...  

Também pode ser...   
Mas não vejo necessidade ou utilidade... com a roda no ar como consegues sentir que tem folga???  Question 

ET600
Jorge

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 5:41 pm

ET600 escreveu:

... com a roda no ar como consegues sentir que tem folga???  Question 

Isto parece-me uma pergunta com rasteira...   

Eu só assim sei "sentir" se tem folga, pouco entendo do assunto mas foi assim que aprendi...   

ET600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 6:46 pm

Jorge escreveu:
ET600 escreveu:

... com a roda no ar como consegues sentir que tem folga???  Question 

Isto parece-me uma pergunta com rasteira...   

Eu só assim sei "sentir" se tem folga, pouco entendo do assunto mas foi assim que aprendi...   

Calma Jorge...

Não existe qualquer rasteira na minha pergunta... Até porque desconhecia o método que apresentas.  

Estou sempre a aprender...  mas vou continuar a utilizar o meu apenas por ser menos trabalhoso e para mim eficaz.    

ET600
pedrof

Moto : Transalp 600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 6:58 pm

Isto anda tudo a precisar de férias...

Então tentando explicar...

Os rolamentos da direção são cónicos.Em cima é dificil de verificar a folga. Quando levantamos a roda toda a suspensão fica "pendurada" no rolamento superior, como vamos abanar na suspensão esta vai funcionar como alavanca multiplicando a folga. Quanto mais em baixo agarrarmos menos força necessitamos de fazer e maior é o deslocamento (abanar). Vaio-se retirando a folga, quando deixar de abanar está sem folga. SE a direção ficou presa é porque se se apertou demasiado. Baste desapertar um pouco. Se por outro lado quando se tira a folga se sentem resaltos, os rolamentos já tem marcas (sulcos dos rolos) e é melhor substituir.

É indiferente desapertar os parafusos de fixação das varas dos amortecedores da mesa superior ou inferior, desde que sejam desapertados na mesma mesa. Eu pessoalmente prefiro desapertar da inferior.

A vida é uma Moto. Não tem marcha atrás!
Jorge

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 7:27 pm

Se alguém anda a precisar de ferias não sou eu...   

Só que sabendo o conhecimento que esse menino tem fiquei   , mas afinal ele não sabia    

Agora o sô Pedro, é que vai lá vai...    

ET600

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   Qua Jul 30, 2014 9:24 pm

pedrof escreveu:
Isto anda tudo a precisar de férias...

Então tentando explicar...

Os rolamentos da direção são cónicos.Em cima é dificil de verificar a folga. Quando levantamos a roda toda a suspensão fica "pendurada" no rolamento superior, como vamos abanar na suspensão esta vai funcionar como alavanca multiplicando a folga. Quanto mais em baixo agarrarmos menos força necessitamos de fazer e maior é o deslocamento (abanar). Vaio-se retirando a folga, quando deixar de abanar está sem folga. SE a direção ficou presa é porque se se apertou demasiado. Baste desapertar um pouco. Se por outro lado quando se tira a folga se sentem resaltos, os rolamentos já tem marcas (sulcos dos rolos) e é melhor substituir.

É indiferente desapertar os parafusos de fixação das varas dos amortecedores da mesa superior ou inferior, desde que sejam desapertados na mesma mesa. Eu pessoalmente prefiro desapertar da inferior.

Já vou de FÉRIAS esta semana...     

Como disse não necessito de levantar a roda para fazer esta operação, mas compreendi a explicação   

@Jorge

Como já tinha dito desconhecia este método,  nunca o fiz nem nunca vi fazer... Aprendi de outra forma com velhinhos que não olham para manuais...  
São apenas maneiras de trabalhar... 

Estamos cá para aprender uns com os outros... 

Obrigado.

ET600
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: barulho da direção   

barulho da direção
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Barulho na direção
» Barulho na direção elétrica (Tiida 2008 SL Manual)
» Barulho na boma da direçao hidraulica da mercedes C 320 2001
» Barulho (TOC) na direção ao esterçar parado
» Barulho na direção com apenas 1300km rodados.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: XT em Geral-
Ir para: