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 A rosca , XT600

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AutorMensagem
Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 02, 2015 11:32 pm

Já tenho o banco forrado :P
Agora não sei se será da minha cabeça ou se é mesmo a realidade,sinto que desde que meti o pneu radial 130/80 em vez do convencional 120/90 a mota está mais lenta.
Poderá ser verdade ou é só da minha cabeça ?
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Gil

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Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 03, 2015 10:16 am

Mike MPC escreveu:
Já tenho o banco forrado :P
Agora não sei se será da minha cabeça ou se é mesmo a realidade,sinto que desde que meti o pneu radial 130/80 em vez do convencional 120/90 a mota está mais lenta.
Poderá ser verdade ou é só da minha cabeça ?

é da tua cabeça

_________________
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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 03, 2015 3:06 pm

Boas  
Não sei se será preceptivel, mas que na teoria existe diferença existe!  
Passemos ás contas...
A marca /80 ou /90 corresponde ao perfil em percentagem á largura do pneu.  
Logo, 130/80 tem (130 * .8) 10.4 cm em altura de perfil.
     120/90 tem (120 * .9) 10.8 cm. Agora façamos as contas...
Jante 17" (17 * 2.54) 43.18 cm somamos mais duas alturas de perfil + 10.4 + 10.4
total do diâmetro da roda (130/80): 63.98 cm.  No (120/90): 64.78.
Agora multiplicamos o diâmetro da roda por 3.1416 e achamos quanto andamos numa volta completa.
Roda 130/80 andamos (639.8 mm * 3.1416) 2009.99956 mm ou seja 2 metros e quase 1 centímetro 2.009 metros
Roda 120/90 andamos (647.8 mm * 3.1416) 2035.12848 mm ou seja 2 metros e 3 centímetros e meio 2.035 metros
Assim, a 100km por hora a roda 130/80 vai a 829.6 rpm e a 120/90 vai a 819.0 rpm.
Quando vais no velocímetro (calibrado para a roda 120/90) a 100 km/h com a roda 130/80 na verdade vais a aproximadamente 98.722 km/h
Se é isto que notas-te... hehehe    
Não liguem a minha teoria que não passa disto mesmo    porque existem outros factores que desconheço e se os pneus forem de origem Chinoca, até /80 ou / 90  
de perfil pode significar qualquer outra coisa    dependendo do chinoca que os está a fabricar.

Aprofundei as contas porque também noto diferença no andamento mas isto quando troco de pneus em fim de vida.  
Noto que anda mais, e sim tem mais diâmetro quando o pneu é novo.
Abraços  

 
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Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 03, 2015 8:50 pm

eu tinha um metzeler enduro 120/90 e agora tenho um michelin anakee 130/80, também já em fim de vida e reparei hoje também que já trago a roda muito em baixo.
Poderá ser disso também...............
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Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 2:23 pm

Acham que serve para a xt ? tenho é que fazer o tubo para ligar ao colector

http://www.custojusto.pt/evora/pecas-motas/leovince-l-x3-17280250

ele faz-me o minimo de 125€
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Nuno_Dias

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MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 5:02 pm

Mike MPC escreveu:
Acham que serve para a xt ? tenho é que fazer o tubo para ligar ao colector

http://www.custojusto.pt/evora/pecas-motas/leovince-l-x3-17280250

ele faz-me o minimo de 125€

Provavelmente dá p adaptar sim. Já o preço não faço ideia se está em conta ou não. Eu para essa mota não gastava tanto por uma ponteira. Eu claro!

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 7:41 pm

A Transalp na pratica só tem 300cc
ou 325cc se for 650cc

ou seja só explode um cilindro de cada vez
como tal não é um escape para um 600cc monocilindrica
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Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 10:33 pm

Eu tenho mesmo que mudar de ponteira,a minha de origem já não está de origem e noto ali qualquer coisa.
Mas prefiro uma sem ser de origem do que gastar numa original,mas também não quero nada que me possa provocar danos na mota.Já vi as leovince,arrow e tive também a olhar para uma yoshimura de um africa twin.mas tem o mesmo problema da transalp que é ser de 2 cilindros
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tunante

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Moto : xt 600 E 98

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 10:51 pm

amigo mike, não será melhor comprares um de origem usado em bom estado???? digo isto porque já são muitos a dizer que não tarda chegam as inspeções ás motos....e depois.....
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Mike MPC



Moto : Yamaha XT

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qua Set 09, 2015 11:04 pm

Mas os escapes x3 da leovince e os arrow Paris Dakar teem homologação certo ?
Acho que é mais fácil encontrar um escape em bom estado que não seja de origem,além de que depois da para abrir e reparar mais facilmente,acho eu................
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Nuno_Dias

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MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 10, 2015 9:02 am

Edgar escreveu:
A Transalp na pratica só tem 300cc
ou 325cc se for 650cc

ou seja só explode um cilindro de cada vez
como tal não é um escape para um 600cc monocilindrica

Isso é mesmo assim??? Não tinha nada ideia disso. Sempre achei que um escape para uma determinada mota teria que se ter em atenção apenas a cilindrada e não o numero de cilindros.
Uma coisa é certa, a mim as ponteiras (as que eu já vi), por dentro não são muito diferentes umas das outras. Pelo menos as "universais". Rolling Eyes

E também tenho na minha ideia, que para uma XT600 quase todas as ponteiras "universais" que se forem para motos acima de 600...servem perfeitamente.

Mas de facto não tenho conhecimentos técnicos para corrobar esta minha ideia.

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Nuno_Dias

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MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 10, 2015 9:12 am

Está um post no clube xt no Facebook de alguém a vender muitas peças de uma XT inclusivé a ponteira original.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 10, 2015 10:11 am

Mike MPC escreveu:
Mas os escapes x3 da leovince e os arrow Paris Dakar teem homologação certo ?
Acho que é mais fácil encontrar um escape em bom estado que não seja de origem,além de que depois da para abrir e reparar mais facilmente,acho eu................



Mas essa homologação vem com um numero de serie (ou algo que a identifica)
e depois no certificado vêm o modelo da mota e com o tal numero de serie

ou seja o numero da XTZ750 não é o mesmo do da XT600E por exemplo

Nuno_Dias escreveu:
Edgar escreveu:
A Transalp na pratica só tem 300cc
ou 325cc se for 650cc

ou seja só explode um cilindro de cada vez
como tal não é um escape para um 600cc monocilindrica

Isso é mesmo assim??? Não tinha nada ideia disso. Sempre achei que um escape para uma determinada mota teria que se ter em atenção apenas a cilindrada e não o numero de cilindros.  
Uma coisa é certa, a mim as ponteiras (as que eu já vi), por dentro não são muito diferentes umas das outras. Pelo menos as "universais". Rolling Eyes

E também tenho na minha ideia, que para uma XT600 quase todas as ponteiras "universais" que se forem para motos acima de 600...servem perfeitamente.

Mas de facto não tenho conhecimentos técnicos para corrobar esta minha ideia.


Pois também não tenho a certeza
mas como silenciador funciona sempre bem (com mais ou menos ronco)


mas teoricamente como só explode um cilindro de cada vez
se esquecermos o som que faz, e tivermos em atenção á retenção dos gases
o valor deve ser diferente de ponteira para ponteira

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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 10, 2015 10:36 am

O tamanho do escape é de acordo com a pressão que o motor faz , e portanto dependente não só da cilindrada mas tambem do numero de cilindros

Se fosse apenas pela cilindrada unitária então uma 1000 de 4 cilindros teria um escape do tamanho de uma mono de 250 cc e uma 600 de 4 cilindros um escape do tamanho de uma 150cc

O que acontece é que uma vez fora do cilindro os gases "abrandam" muito o que faz com que as ondas de choque das explosões juntam-se dentro do colector aumentando a pressão, a 10000 rpm um tetracilindro faz 20000 explosões por minuto (333.3 explosões por segundo !)


Voltando ao tópico como a maioria dos escapes da concorrência são mais "abertos" que o de origem, portanto julgo que esse escape dá perfeitamente para a XT mas é questão de perguntar ao vendedor qual o número do modelo específico em questão e depois consultar o site da leovince a ver se realmente será recomendado para monos de 600cc

só por ter estado numa transalpe não quer dizer que seja específico "para" a transalpe
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Magneto

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Moto : Chaço...SZ-30/hp

MensagemAssunto: Re: A rosca , XT600   Qui Set 10, 2015 11:12 am

Boas  
Para a tt 600 parece que é perfeito  Rolling Eyes

http://www.leovince.com/en/catalog-yamaha/terminale_racing_enduro_tte_600_1994_2002/7754

Mas não vi a homologação... para a xt...  

http://www.leovince.com/files/F19358/CO-5123.pdf

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