Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Rio Tejo com Gasoline

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Rio Tejo com Gasoline   Qua Abr 30, 2014 12:39 pm




PORQUÊ O NOME «GASOLINE»?

Gasoline- Associação Cultural e Desportiva

Há cerca de um ano, um grupo de amigos resolveu divulgar um segredo que mantinha guardado há quase uma década: a possibilidade de fazer surf no Barreiro, em pleno rio Tejo.

"No início queríamos divulgar porque era um sonho surfar no rio. Queríamos imortalizar o que fazíamos, porque se os barcos desaparecem daqui ou deixam de andar a esta velocidade, a onda deixa de existir. Isto é uma coisa única no mundo", disse à Lusa Ricardo Carrajola, um dos elementos do grupo.

Depois de ser partilhado o segredo, o grupo decidiu criar a Associação Gasoline, nome com que baptizou a onda do Tejo, e o próximo passo é a criação de uma escola de surf no Barreiro, que deve começar a funcionar já no início do verão.

"A associação foi criada para dinamizar desportos como o skate e o surf. A escola de surf não é para arrancar como as outras, com o objectivo de ganhar dinheiro, mas para proporcionar a crianças e jovens que não tenham possibilidade de ir para uma praia, a hipótese de se iniciarem no surf connosco aqui no rio", explicou.

Ricardo Carrajola referiu que a associação, que já recuperou uma rampa de skate no Barreiro, vai fazer protocolos com instituições do concelho para proporcionar às crianças desfavorecidas o acesso à modalidade.

"A ideia é começar com 'workshops' de surf já este ano. A escola tem que arrancar no período de férias escolares, porque a onda só funciona durante a semana e tem um horário específico, pois depende dos barcos", lembrou.

A substituição dos antigos cacilheiros pelos catamarãs, mais potentes e mais rápidos, há cerca de 10 anos, foi o motivo que possibilitou o surf no Barreiro.

"O melhor horário para o surf é entre as 07:00 e as 09:20, durante a semana, pois é a hora de ponta dos barcos. Aqui temos a particularidade de o surf ser a hora marcada. Olhamos a tabela das marés e o horário dos barcos e sabemos que está sempre ali e é sempre igual", referiu.

O surfista barreirense disse ainda que a possibilidade de surfar em pleno rio tem suscitado o interesse de pessoas de vários pontos do mundo.

"Isto que temos no Barreiro é uma coisa única, não há em mais lado nenhum. Muitos entram em contacto comigo para saber como é que isto funciona. Já aqui estiveram uns franceses que vieram à procura desta onda", contou.

Lusa/ SOL
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Rio Tejo com Gasoline   Dom Out 26, 2014 12:43 am

A troica anda a tentar dar cabo da Gasoline
é o gasóleo mais caro
é o numero de barcos a diminuir
é as pessoas em vez de ir trabalhar e irem dentro do barco, ficam em casa desempregadas...

mas mesmo assim é um fenómeno único  

http://vimeo.com/48562980

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Jorge

avatar

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Rio Tejo com Gasoline   Dom Out 26, 2014 9:15 am

Edgar escreveu:
...
mas mesmo assim é um fenómeno único  

Eu diria que é simplesmente incrível, e para quem não o conhece pode até ser aterrador... para mim foi.

Andava eu a testar o meu barquinho e leva a mulher e o filho comigo e ao entrar naquela zona reparei que as praias estavam cheias de gente mas havia ali uma área sem ninguém e como não queria incomodar a malta que se banhava atraquei o barco e estendemos as toalhas nesta bela parte da praia...



Estamos apanhar sol neste belo local à uns 10min quando oiço o apito e passando um pouco começo a ouvir malta a gritar alertar-me para a onda que aí vinha na minha direção... bem, foi a mandar toalhas e tudo que estava estendido na areia para um ponto mais alto da praia e correr para ir segurar o barco de alguma forma no momento que a onda chegou à praia. Que experiencia

A seguir meti tudo dentro do barco e ala dali para fora que a experiencia com o Gasoline deixou-nos a todos sem fala por algum tempo.


Mas fazê-la de pé em cima de uma prancha deve ser uma experiencia fantástica!

Voltar ao Topo Ir em baixo
jottadcarvalho

avatar

Moto : TT 600 E

MensagemAssunto: Re: Rio Tejo com Gasoline   Dom Out 26, 2014 10:16 pm

Esse rapazinho da foto é meu amigo de infância.
Parece que lhe dá muito bem no surf e já conseguiu levar o McNamara ao Barreiro(!!!) para experimentar a onda do catamaran.




Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rio Tejo com Gasoline
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Visita às Aldeias Avieiras do Tejo
» marca de motores a gasolina da china...
» VADIO do Tejo
» Montaria Mista Malpica do Tejo - ZCT
» 1ª Maratona Rota dos Olivais - Malpica do Tejo - 1 Novembro 2014

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: