Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Yamaha TT 600 R

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
jri92



Moto : Yamaha tt 600 R

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Dom Maio 11, 2014 11:31 pm

[quote="Johnny_1056"]Boas;
A foto que tenho no avatar foi sacada da net, mas é duma moto igual à que tenho em casa e foi a minha "escola", de 1976. Infelizmente não está a funcionar por diversos problemas eléctricos e falta de tempo para lhe começar a mexer decentemente.

Infelizmente nunca tive oportunidade de conduzir a dt175, esta só cá veio parar a casa porque os amigos do alheio vandalizaram a parte eléctrica ao tentarem leva-la.    
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Dom Maio 11, 2014 11:56 pm

Boas;
Jri92, aconselho-te vivamente a tentares trazer essa máquina ao activo. A condução duma moto destas é verdadeiramente deslumbrante; pode não ter a ciclística mais moderna, mas a leveza e maneabilidade fazem dela algo assombroso, uma experiência muito próxima da de andar com uma moto de trial. Pensa seriamente nisso!!  

As saudades que tenho de andar com a minha...  
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pedro BC




MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 10:36 am

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
A foto que tenho no avatar foi sacada da net, mas é duma moto igual à que tenho em casa e foi a minha "escola", de 1976. Infelizmente não está a funcionar por diversos problemas eléctricos e falta de tempo para lhe começar a mexer decentemente.

Quanto às rodas das TT 600, a primeira versão da Belgarda (TT600S e E) não tem sinoblocos, as segunda versão já aparece com sinoblocos (TT600R e RE). Mas ambas vinham com aros de alumínio.

Segundo me recordo dos meus bom tempos de feliz proprietário de uma mota designada por escalheiro (TT600) e que até tinha uns vagos conhecimentos da sua (imortál) história, a questão dos sino-blocos varia em função do modelo da TT600.

Assim o modelo mais TT. a yamaha TT600R, não vinha com esses sino-blocos.

Aliás a grande diferença entre as R Vs S/E

As TT - R São motos claramente mais viradas para o TT, mais altas, com um horroroso arranque por kick, amortecedor traseiro Ohlins e frente forquilhas Paiolli, roda traseira sem sino-blocos, que exige constante vigilância da folga da corrente, ou os carretos da caixa vão à vida.

Mais tarde (creio que em 2004) as TTR vieram corrigidas, passaram a ser designadas por TT 600 RE, e transformaram-se numa das melhores overlanders de sempre, com bons amortecedores, arranque eléctrico, sino-blocos e mantendo o super fiável bloco mono cilíndrico, de 4 válvulas  de 595 cc.

Durante algum tempo a TT600E foi a minha moto de eleição para todas as aventuras por TT e até à sua venda nunca, mas nunca lhe encontrei qualquer ponto de critica. Na minha modestíssima opinião, as TT600 E são provavelmente as melhores overlanders económicas que existem no mercado.


Já agora algumas características destas míticas motorizadas:

" />

_________________
:-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 11:58 am

Boas;
PedroBC, a tua TTE tinha sinoblocos? Tenho uma S (similar à tua, mas apenas com kick) que não tem...

Quer a TT(S / E) e a TT(R / RE) vinham com amortecedor Ohlins, a grande diferença é que a as primeiras vinham com uma Kayaba invertida (proveniente dos excedentes das YZ250) e a segunda aparece com a tal Paioli convencional (quanto a mim, pior que a Kayaba). Não consigo achar a segunda versão (TT-R) da Belgarda mais "endureira", apenas diferente e mais italiana, inclusivamente no pior sentido... Mesmo na primeira versão nota-se bastante bem que não foi feita no Japão.

Em ambos os modelos houve versões apenas de kick. As versões "eléctricas" (as que têm "E" na designação) apareceram logo após o primeiro ano de cada um dos modelos. Pelo menos tenho essa ideia...  
Voltar ao Topo Ir em baixo
jri92



Moto : Yamaha tt 600 R

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 3:23 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Jri92, aconselho-te vivamente a tentares trazer essa máquina ao activo. A condução duma moto destas é verdadeiramente deslumbrante; pode não ter a ciclística mais moderna, mas a leveza e maneabilidade fazem dela algo assombroso, uma experiência muito próxima da de andar com uma moto de trial. Pensa seriamente nisso!!  

As saudades que tenho de andar com a minha...  

Felizmento já tive contacto com umas motas bastante semelhantes.
Uma Dt250, uma dt125 lc se não estou em erro que já vem com a válvula milagrosa "ypvs" e uma kawa k-f11.   

Infelizmente apenas a Dt250 faz parte da família as outras são de amigos.

Vontade não me falta de trazer a mota de volta as estradas, falta é €€, tempo e alguns conhecimentos. 
Voltar ao Topo Ir em baixo
jri92



Moto : Yamaha tt 600 R

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 3:34 pm

Então mas isso dos sino-blocos tem alguma implicação na montagem, ou seja, eu as que arranjei têm sino-blocos, já as que tenho montadas não, vou ter que fazer alguma modificação ou é só fazer o "mount and play"?
Peço desculpa pela a pergunta mas como referi, sou um bocado nabo quanto a mecânica. [/quote]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pedro BC




MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 3:49 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
PedroBC, a tua TTE tinha sinoblocos? Tenho uma S (similar à tua, mas apenas com kick) que não tem...

Quer a TT(S / E) e a TT(R / RE) vinham com amortecedor Ohlins, a grande diferença é que a as primeiras vinham com uma Kayaba invertida (proveniente dos excedentes das YZ250) e a segunda aparece com a tal Paioli convencional (quanto a mim, pior que a Kayaba). Não consigo achar a segunda versão (TT-R) da Belgarda mais "endureira", apenas diferente e mais italiana, inclusivamente no pior sentido... Mesmo na primeira versão nota-se bastante bem que não foi feita no Japão.

Em ambos os modelos houve versões apenas de kick. As versões "eléctricas" (as que têm "E" na designação) apareceram logo após o primeiro ano de cada um dos modelos. Pelo menos tenho essa ideia...  

Tinha sino-blocos, arranque eléctrico e um amortecedor de trás que era uma miséria, que mais tarde troquei por um ohlins comprado no eBay.

_________________
:-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 4:36 pm

Boas;
Jri92, não sei se haverá alguma diferença nos "espaçadores", mas mesmo que haja, não deve haver grande dificuldade em aplicar a roda com sinoblocos... 

PedroBC, de que te queixavas no Ohlins original? Qual foi o que compraste posteriormente no ebay?
Até à data, a minha está com configuração supermotard, bem sei que são exigências completamente distintas, mas afinei-o decentemente a meu gosto e estou bastante contente com o seu comportamento.  
Voltar ao Topo Ir em baixo
ET600



Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Seg Maio 12, 2014 9:54 pm

jri92 escreveu:
Então mas isso dos sino-blocos tem alguma implicação na montagem, ou seja, eu as que arranjei têm sino-blocos, já as que tenho montadas não, vou ter que fazer alguma modificação ou é só fazer o "mount and play"?
Peço desculpa pela a pergunta mas como referi, sou um bocado nabo quanto a mecânica. 
[/quote]

Para as instalares só necessitas do prato da cremalheira e dos espacadores...

Na minha humilde opinião a aplicação dos sinoblocos não se tratou de uma correcção, mas antes de uma alteração para uma mota mais estradista... tal e qual como as restante alterações a nivel de suspensões...

A minha era uma TT 600 S de kick (1996) quanto a mim a mota tem uma construção brutal, muito apta para o off-road... de notar bastantes diferenças para a sua substituta, tal como suspensões, caixa filtro do ar, rolamentos laterais da escora, entre outras...

Quanto ao comer carretos da caixa de velocidades... se a mota for maioritariamente utilizada para o que foi construída (terra, areia e lama) duvido muito que isso aconteça.
As cabras não têm sinoblocos...


_________________
 

ET600
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Ter Maio 13, 2014 9:43 am

ET600 escreveu:

...
Quanto ao comer carretos da caixa de velocidades... se a mota for maioritariamente utilizada para o que foi construída (terra, areia e lama) duvido muito que isso aconteça.  
As cabras não têm sinoblocos...

Boas;
Também sempre achei essa teoria um pouco "forçada"...  
Há obviamente mais algumas vibrações que não são absorvidas, mas por si só não pode justificar que se desfaçam caixas de velocidades.
Quanto a mim, há comportamentos muito mais danosos para as caixas que a falta de sinoblocos tais como: rodar com o motor a muito baixa rotação, ou conduções mais violentas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Pedro BC




MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Ter Maio 13, 2014 4:05 pm

Johnny_1056 escreveu:

PedroBC, de que te queixavas no Ohlins original? Qual foi o que compraste posteriormente no ebay?
Até à data, a minha está com configuração supermotard, bem sei que são exigências completamente distintas, mas afinei-o decentemente a meu gosto e estou bastante contente com o seu comportamento.  

Qual Ohlins? a minha TT600E tinha um amortecedor de origem que era tudo menos Ohlins. Comprei posteriormente no ebay o amortecedor de origem da TTR, esse sim Ohlins, mas que até até me deu alguma dor de cabeça, uma vez que a moto ficou descompensada, parecia um escorrega tal a diferença de altura entre a traseira e a frente, com do meu mecânico que até é meio artista em suspensões lá se consegui corrigir a coisa, depois teve que levar foi um grande calço no descanso :-)

_________________
:-)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Ter Maio 13, 2014 5:06 pm

Pedro BC escreveu:

Qual Ohlins? a minha TT600E tinha um amortecedor de origem que era tudo menos Ohlins.
...

Boas;
Compraste a tua moto nova?  
É que nunca vi nenhuma TT Belgarda que não tivesse vindo com Ohlins...  
Voltar ao Topo Ir em baixo
ET600



Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Qua Maio 14, 2014 12:12 am

Johnny_1056 escreveu:
Pedro BC escreveu:

Qual Ohlins? a minha TT600E tinha um amortecedor de origem que era tudo menos Ohlins.
...

Boas;
Compraste a tua moto nova?  
É que nunca vi nenhuma TT Belgarda que não tivesse vindo com Ohlins...  

Eu também não... a minha tinha um ohlins.

_________________
 

ET600
Voltar ao Topo Ir em baixo
jri92



Moto : Yamaha tt 600 R

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Qui Maio 15, 2014 12:20 am

Uma pequena foto-reportagem da voltinha que dei com o tractor no sabádo.

Apesar do vendaval e do micro-clima da serra de sintra, não resisti em levar a menina a passear um bocado.  

No monte de manique.


image hosting 20mb

No cimo da serra (challet da condessa, se não estou em erro)


image hosting 15mb

A fazer pose, encostada a arvore...   


screenshot tool

Aqui já na entrada para a pedra amarela.


windows print screen

E para terminar, antes de começar as "curvas do pisão"


image host


photo uploading websites

Aproveito também para mostrar o trabalho que está a ser feito nas jantes que comprei.
Mima-las para voltarem ao activo contentes e bonitas...  


free upload pictures


Boas curvas 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ricardo Cardim



Moto : Xt 600 E 2002

MensagemAssunto: Re: Yamaha TT 600 R   Sab Maio 17, 2014 1:11 am

Temos de combinar um passeio.
Moro perto

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Yamaha TT 600 R
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil
» [Novidade] Yamaha Stryker - 2011
» VEJAM A NOVA YAMAHA STRYKER 2011
» [Protótipo] Yamaha FZ1 Abarth
» [Notícia] Yamaha confirma produção da Worldcrosser em 2012

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: