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 Revisão geral e profunda de XTZ 660

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AutorMensagem
javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 1:22 pm

Johnny_1056 escreveu:
...
Javleitão, se o "baixo motor" está em condições, não vejo nenhuma razão para abrir cárteres...
Rectificar o cilindro? Depende da ovalização do mesmo.
Rectificar a culassa? Como? Para quê? Tinha empeno?

O "baixo motor" aparenta estar em condições, mas quem me garante que não haja lá surpresas? Já tive essa surpresa numa 50cc em que reparei em cima mas pouco depois "rebentou" em baixo. Se fosse para ficar "como novo" a minha opinião é que teria de o abrir.

Referia-me à colaça pela zona de vedação das válvulas, os ângulos não devem estar todos a 100% e para ficar como novo...
Cilindro/pistão idem, não estão novos...

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Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 2:30 pm

Boas;
Javleitão, no estado em que tens o motor actualmente, só apanhas surpresas se quiseres... Ainda para mais sendo tu o utilizador regular da moto...
Desde que não tenhas folgas exageradas no conjunto cambota/biela e não se tenha passado nada de extraordinário na caixa de velocidades, não vejo motivo para grandes preocupações. Mas isso só tu sabes o que andaste a fazer, cada um sabe das suas. Nas minhas sei bem os tratos que lhes inflijo e como tenho que lidar com elas para as manter a funcionar.

No caso da 50cm³ então nem vale a pena andar com filmes... É tudo tão simples...
Tenho em casa uma DT50Lc com o piston de origem e já conta com 40 000km!! Sei bem que o motor já teve melhores dias, achas que quando o abrir me vou cingir a enfiar-lhe um piston novo de rectificação e deixar tudo o resto??
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 9:15 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Javleitão, no estado em que tens o motor actualmente, só apanhas surpresas se quiseres... Ainda para mais sendo tu o utilizador regular da moto...
Desde que não tenhas folgas exageradas no conjunto cambota/biela e não se tenha passado nada de extraordinário na caixa de velocidades, não vejo motivo para grandes preocupações. Mas isso só tu sabes o que andaste a fazer, cada um sabe das suas. Nas minhas sei bem os tratos que lhes inflijo e como tenho que lidar com elas para as manter a funcionar.

No caso da 50cm³ então nem vale a pena andar com filmes... É tudo tão simples...
Tenho em casa uma DT50Lc com o piston de origem e já conta com 40 000km!! Sei bem que o motor já teve melhores dias, achas que quando o abrir me vou cingir a enfiar-lhe um piston novo de rectificação e deixar tudo o resto??

Não creio que o "baixo motor" tenha problemas, pelo menos não tenho motivos para isso. Mas essa 50cc que falei também não tinha!

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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 02, 2014 12:19 pm

Ontem foi dia de fechar o motor   

A guia da corrente foi substituída por outra em melhor estado e com a marca do tensor mais superficial e "certa".

Ainda voltei a montar a corrente velha para ver o ponto do motor e não dava ponto Neutral 
Ficava assim:



Mudei um dente e fica assim:



Acertando em cima, não bate certo em baixo:



Fui para montar a corrente nova mas ela não entrava porque eu não separei a engrenagem da arvore de cames. A corrente velha entrava e saía  bem, mas a nova não.
Voltei a montar a corrente velha para desapertar os parafusos que separam a engrenagem e depois já consegui colocar a corrente nova.
E com a corrente nova o motor já dava o ponto certo:



Com a corrente velha acabada de montar o tensor ficava com 3 posições até ao fim.
Com a nova ficou na 4ª posição a contar do ínicio.

Com a corrente nova nota-se a olho nú que a distribuição ficou mais justa e possivelmente com melhores condições de trabalho!

Entretanto já ajustei a folgas das válvulas e tive de desapertar os pernos das válvulas todas porque estavam todos a fazer força nas válvulas. É sinal que as válvulas acentaram todas alguma coisa  

Estou curioso para dar ao start   Mas ainda quero fazer algumas coisas na moto antes de montar os carburadores, escape, radiador, etc

  

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ACordeiro



Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 02, 2014 3:38 pm

Que espetáculo.   
Grande trabalho tem feito. Não percebo nada de pontos do motor, mas parece-me muito bem.
Boa continuação e já encomendei mais      

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ET600



Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 02, 2014 3:46 pm

Já falta pouco...   

Que tal a guia?

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ET600
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 02, 2014 7:48 pm

ET600 escreveu:
Que tal a guia?

Melhor que a que lá estava! Tinha muito melhores condições para ser empurrada direita pelo tensor   

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webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 02, 2014 8:25 pm

Quase de certeza que vai desaparecer o problema do relantim
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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Seg Mar 03, 2014 11:02 am


Valeu a pena o trabalho que deu estares a colocar a velha para vermos a diferença...   

Vai ficar como novo...   

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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Seg Mar 03, 2014 10:16 pm

ACordeiro escreveu:
Que espetáculo.   
Grande trabalho tem feito. Não percebo nada de pontos do motor, mas parece-me muito bem.
Boa continuação e já encomendei mais      

Eu também nunca tinha mexido no "ponto" de um motor. Os de 2 tempos são bem mais simples   

Jorge escreveu:

Valeu a pena o trabalho que deu estares a colocar a velha para vermos a diferença...   

Vai ficar como novo...   


Eu queria ver as diferenças entre uma corrente nova e uma corrente velha. Assim era fácil meter e tirar a corrente velha. A nova é que dá mais trabalho a colocar!
Ainda bem que o tensor estava só com mais 2 posições para avançar. Se tivesse 3 eu provavelmente não lhe iria mexer, mas depois do que vi acho que vale a pena gastar mais 50 euros na corrente e na junta.

Não é para ficar novo, é para se aguentar velho   

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Mar 04, 2014 3:42 am

Excelente   

OBR pela partilha   
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Mar 04, 2014 1:28 pm

Filtro de óleo do quadro:



É provável que tivesse mais resíduos, mas como tinha retirado o óleo do quadro por aspiração e o tubo de aspiração foi até àquela zona, pode ter aspirado e o que lá havia   

Apoio do motor com o perno que segura a proteção de cárter com a rosca moída:



Depois de ter lhe soldado um parafuso:




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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Mar 04, 2014 6:06 pm


Fizeste bem em ter trocado, foram 50€ a mais mas que vão fazer uma grande diferença...   

Tá quase...   

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Mar 04, 2014 11:15 pm

Boas

esse filtro é tramado para desapertar

um dia destes tenho que ver como está o meu   


   
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Mar 05, 2014 6:53 am

Edgar escreveu:
Boas

esse filtro é tramado para desapertar

um dia destes tenho que ver como está o meu   


   

Segurando uma chave de estrias (24mm) com uma mão e umas pancadinhas com um taco de madeira na chave com a outra mão até saiu bem   
O problema é que tem pouca altura para a chave fazer força e tem de se usar usar uma chave que faça força nas quinas todas e não ir lá com chaves de bocas ou chave inglesa   

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fmdamiao



Moto : XT 600 3TB SM

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Mar 05, 2014 6:37 pm

Também está difícil de tirar esse filtro aqui....  Suspect 
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Sab Mar 08, 2014 9:58 pm

Suspensão traseira substituída.

Há o mito de que a XTZ660 de dois faróis veio com suspensões mais estradistas que o modelo anterior.

Já troquei a suspensão da frente e por oportunidade comprei de uma 3YF. Não vi diferença!
Agora é a vez da traseira, e cá está uma de 3YF, também não vejo diferença.
Mas a ser verdade que as suspensões são diferentes, a minha tem suspensões da 3YF   


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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 7:36 pm

Bomba de gasolina: Tirei as tampas mas a membrana parecia estar colada ao corpo. Tentei tirá-la mas aquilo começa a rasgar e como não tenho membrana para lá o melhor é estar quieto e voltar a montar tudo Neutral 



Como tenho os carburadores de fora e nunca tinha visto o filtro de entrada de gasolina, abri a cuba e fui ver como estava:



Vou para voltar a montar a cuba e o o-ringue cresceu   



Não consigo montá-lo!
Apenas o limpei com óleo de 2 tempos que era para ele ficar no sítio certo ao montar a cuba.
Este o-ringue é da yamaha e foi substituído por mim à cerca de 2 anos e meio.
O material de origem é aquele que vem com a mota nova e não aquele que se vai comprar à marca. Minha opinião!

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M4rco



Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 8:25 pm

 

  

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Marco A.
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 9:00 pm

javleitao escreveu:
... ....
Não consigo montá-lo!
Apenas o limpei com óleo de 2 tempos que era para ele ficar no sítio certo ao montar a cuba.
Este o-ringue é da yamaha e foi substituído por mim à cerca de 2 anos e meio.
O material de origem é aquele que vem com a mota nova e não aquele que se vai comprar à marca. Minha opinião!

Pois...
mas neste caso deve ter sido ofendido pelo oleo

eu tenho um fole da pinça de travão da frente que depois de entrar em contacto com o spray da corrente também cresceu de tamanho  Neutral 
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webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 9:45 pm

como o limpaste ? pegaste nele e passaste com um pano ou papel com oleo ?? é que ao passar acabas por esticar o oring e ele já não encolhe , já me aconteceu o mesmo
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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 9:46 pm

Edgar escreveu:
javleitao escreveu:
... ....
Não consigo montá-lo!
Apenas o limpei com óleo de 2 tempos que era para ele ficar no sítio certo ao montar a cuba.
Este o-ringue é da yamaha e foi substituído por mim à cerca de 2 anos e meio.
O material de origem é aquele que vem com a mota nova e não aquele que se vai comprar à marca. Minha opinião!

Pois...
mas neste caso deve ter sido ofendido pelo oleo

eu tenho um fole da pinça de travão da frente que depois de entrar em contacto com o spray da corrente também cresceu de tamanho  Neutral 

Ao retirar a cuba ele saltou logo para fora quando normalmente fica na ranhura da cuba, nem liguei, ele devia já estar "alargado" lá dentro, mas como a cuba estava montada ele estava no sítio dele a fazer o seu trabalho   

Acredito mais na gasolina que esteve em contacto com ele durante 2 anos e meio que 1 minuto em contacto com óleo   

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javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 9:49 pm

webmonstro escreveu:
como o limpaste ? pegaste nele e passaste com um pano ou papel com oleo ?? é que ao passar acabas por esticar o oring e ele já não encolhe , já me aconteceu o mesmo

Sim passei um pedaço de papel embebido em óleo

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 10:10 pm

javleitao escreveu:
webmonstro escreveu:
como o limpaste ? pegaste nele e passaste com um pano ou papel com oleo ?? é que ao passar acabas por esticar o oring e ele já não encolhe , já me aconteceu o mesmo

Sim passei um pedaço de papel embebido em óleo

vivendo e aprendendo, amigo ...
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MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Mar 09, 2014 11:52 pm

não se pode passar óleo num oring???
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