Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Revisão geral e profunda de XTZ 660

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:21 pm

Colaça pronta a aguardar montagem

Fixador de rotor home made com corrente de motorizada

Segmentos velhos vs novos

Os velhos tinham o revestimento gasto, embora na foto não se consiga ver bem.
Coloquei o 1º anel de compressão novo no cilindro para medir a folga e ainda está na tolerancia.

Após ter perdido bastante tempo na construção de ferramenta para retirar o volante magnético e de tentativas fracassadas, com esta ferramenta consegui descolá-lo literalmente da mota.
Com aquele ferro redondo soldado dá muito mais jeito para segurar o volante e apertar o parafuso central. Esse parafuso tem a ponta trabalhada para encaixar no veio do volante

Corrente de distribuição nova e velha

A velha tem apenas mais cerca de 1mm de comprimento por cada 10 elos. Medido 3mm em 30 elos.

Agora uma questão que me deixa duvidas: A guia da corrente de distribuição, onde é empurrada pelo esticador está assim:

O esticador não deveria empurrar a guia ao centro?

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:29 pm

nunca vi isso ao vivo   

mas olha que na XT600E o esticador está acima do centro

http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificar-corrente-distribuicao.html
http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:44 pm

javleitao

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:47 pm

Edgar escreveu:
   nunca vi isso ao vivo   

mas olha que na XT600E o esticador está acima do centro

http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificar-corrente-distribuicao.html

Sim, desse ponto de vista está acima do centro, mas eu referia-me ao centro no eixo vertical.
Aquela marca redonda que aparece na foto é onde o esticador actua. Se voltar a colocar aquela guia, o esticador não vai fazer força ao centro   

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Seg Fev 24, 2014 9:33 pm

Guia da corrente:

Spoiler:

Parece que a corrente já andou fora do sítio  Suspect 
destroyer_diaz

Moto : YAMAHA XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:29 am

Ao substituir a corrente deves tambem substituir as guias, principalmente quando estas apresentam desgaste/danos => Substitua.

Fora de especificação => Trocar.

• Engrenagem de comando
Desgaste/danos => Substitua a corrente e a engrenagem
de comando como um conjunto (guias incluidas)  .
webmonstro

Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:45 am

Boas
fora essas marcas estranhas, não me parece que haja muito desgaste nesse esticador, não faço ideia se é usual o tensor estar a actuar fora do centro , vê como está o tensor e a gastar dinheiro preferia gastá-lo no tensor do que nas guias, se o tensor está cansado a corrente pode saltar fora da guia numa desaceleração brusca ou redução, nota que a guia está suportada apenas na ponta o que a deixa andar lateralmente de forma fácil, o que a segura no sítio é a própria corrente, por isso a guia tem esses "perfis" de lado a corrente apenas anda no centro e nessa zona não parece haver desgaste nenhum.

Os carretos muito menos desgaste devem ter.

pega na ponta da corrente e levanta-a lateralmente e vais ver que ela fará uma curva sobe o seu próprio peso, se fizeres o mesmo com a nova vais ver de certeza menos curvatura
http://www.duasantas.web.pt
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 1:23 pm

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...   

webmonstro

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 1:47 pm

Jorge escreveu:

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...   

não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 2:19 pm

webmonstro escreveu:
Jorge escreveu:

não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?

Tens razão, olhando para esta foto que o Edgar postou dá para ver que entre o esticador estar recolhido ou estendido a diferença de ser de cagagésimos...   

Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 3:30 pm

Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 4:35 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.

e porque não comprar uma mota nova ?

ou mandar compor numa oficina em vez de fazer em casa ?

Se fosse eu, por aquilo que se vê, e pelo preço das peças não trocava tudo apenas o que é necessário, e neste caso não penso que seja
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 5:01 pm

Boas;
Webmonstro, acho que o tópico não trata da aquisição duma moto nova...  
Não trata da reparação dum motor??   Estarei equivocado?? 

Não me lembro de ter feito qualquer consideração sobre o trabalho ser feito em casa ou numa oficina...

Posso ter uma opinião diferente da tua?? Posso achar que o material em questão deve ser substituído??

Não afirmei que o motor não voltaria a funcionar se fosse novamente montado o material original. Mas uma vez que está todo desmontado, apenas sou da opinião que se deve montar material novo e ficar descansado...
knight250

Moto : Hyosung Aquila 650 efi

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 6:50 pm

Viva !
Isto cada um é que sabe de si, mas depois de tanto trabalho, com um motor aberto e com material a apresentar desgaste, acho que era boa ideia substituir tudo o que apresente desgaste. Ao fim ao cabo quando de abre um motor com alguns km em cima , nao esperamos voltar a mexer-lhe tao depressa, eu trocava essa guia e o tensor tambem.
javleitao

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:26 pm

A guia tem desgaste no perfil de um lado, na parte de cima e de baixo. Vendo a marca que o tensor fez na guia tem lógica que a guia esteja "torcida".

Ao colocar outra corrente ou outro tensor, como a guia tem a cama feita no local onde o tensor faz força, a guia continuará torcida   

O tensor aparentemente está em boas condições e sem folgas. O que poderá ter perdido eficácia é a mola que não cheguei a medir, mas também se troca a qualquer altura sem grande trabalho.

Pelo sim e pelo não a guia vai ser substituída por outra usada em melhores condições.

A outra guia está em boas condições, sem marcas de desgaste nos perfis e vai voltar a ser montada.

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:35 pm

Boas
Johnny , o que eu quis dizer é que se dinheiro não fosse problema trocava-se tudo, mas, mas penso que não seja intenção do André gastar assim tanto.

Tens a tua opinião mas na minha não acho que se deva trocar só por trocar nem só porque está aberto.

Isto é uma máquina com peças móveis e por isso terá desgaste e esse desgaste terá que ser analisado peça a peça

não vejo razão para trocar os dois patins, apenas o que tem desgaste "torto"
convem sim analisar o tensor esse sim pode ser responsável por a corrente ter saltado fora e andado a gastar fora do sítio certo

ACordeiro

Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:38 pm

Grande trabalho.    
Não percebo nada disso, mas estou com os que acham que se deve substituir tudo por novo. Claro que cada um é que sabe o tamanho da sua carteira.  

P.S. Mas com uma grande mota branca na garagem eu ponha tudo velho.

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:47 pm

@Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:49 pm

javleitao escreveu:
@Webmonstro: Lembras-te da conversa que tivemos no almoço de natal? Não estará isto relacionado?

Épa isto do PDI não me deixa lembrar o que comi ontem ....

Salvo erro queixavas-te de uns ratés ?
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 10:51 pm

Boas;
Webmonstro, não fiz qualquer referência a questões monetárias ou de custos de material porque acho que isso não me diz respeito. O que não quer dizer que estas não devam ser consideradas por cada um quando se predispõe a fazer certas coisas. Parto do princípio básico que ninguém gosta de atirar dinheiro à rua e tenta tomar as decisões mais sensatas possíveis.

Quando se abre um motor, espera-se o melhor, mas deve-se estar preparado para o pior.
Acredito que o Javleitão não estivesse propriamente à espera disso. Ou se calhar até estava...  Tendo em conta os motivos que o levaram a tomar a decisão de abrir o motor.
De acordo com as fotos, essa distribuição já andou a chocalhar e a corrente a chicotear, o que me leva também a acreditar que o tensor já tenha visto melhores dias. Esse guia deixou de assentar correctamente e está irremediavelmente estragado. Se for montado, mais cedo ou mais tarde vai dar m#rda. O tensor ainda pode ter curso disponível, mas não acredito que a mola ainda mantenha a sua melhor forma.

Tendo em conta o investimento já executado e o tempo já gasto, não vejo motivo para ser um tensor e guia a hipotecarem a saúde do motor que tudo leva a crer que fique pronto para mais uns tempos valentes.

É normal que apareçam uns ratéres, o motor começa a deixar de estar a ponto, o excessivo alongamento da corrente provoca desfase na distribuição.
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:06 pm

Presumo que não tenhas visto o ponto da arvore de cames ANTES de tirar a corrente antiga ?

para o alongamento fazer algum efeito tem de haver diferença de para aí meio dente , ou seja é impossível colocares o ponto mesmo certo , num dente está muito adiantado e na seguinte está muito recuado.

Mas quando montares tudo logo vês como fica, mas se for o caso o tensor deve ser visto pois a corrente sofre muito mais com o tensor com pouca força na mola, vê se tem desgaste nos dentes

Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:44 pm

javleitao escreveu:
Guia da corrente:

Spoiler:

Parece que a corrente já andou fora do sítio  Suspect 

Boas

apenas li as coisas na diagonal
e gostava de poder ajudar com certezas... mas não sei   

Estas peças de origem custam as duas por volta dos 100€

Uma coisa posso afirmar...
o tensor é eterno e só a mola interna é que pode ser alvo de necessitar de ser trocada
MAS nem sei se a mola se vende em separado...
Eu tenho controlado a mola da minha XT600E
e desde que ande por volta dos 85 mm está boa, ou o tensor está bom.
MAS ISTO É VALORES PARA A 600cc de 4 valvulas

http://vadiodaxt.blogspot.com/
javleitao

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 12:47 am

webmonstro escreveu:
javleitao escreveu:

Não, falámos sobre ela de vez em quando ao relantie apagar-se, como se falhasse a compressão e tendo uma vez ou outra feito um barulho estranho quando se apagava.
Eu até lhe subi um pouco o relantie por causa disso.

@Johnny: Quando decidi definitivamente abrir o motor (andava a pensar nisso já há 10mil km's) sabia que tinha despesas certas e outras que eventualmente fossem necessárias. Não estava à espera de ver uma guia que andava "torcida" mas sabia que poderiam aparecer surpresas. Por acaso até tinha em observação umas guias para esta mota que estavam em leilão e que me poderiam ser necessárias, mas como achei que não deveriam ser necessárias deixei-as escapar.
Não pretendo fazer uma revisão "a rigor", pois se o pretendesse tinha feito uma rectificação do cilindro, mandar a colaça também para a rectificadora, abrir o motor completamente etc etc. Quero apenas fazer mais uns bons km's!

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 9:35 am

javleitao escreveu:
webmonstro escreveu:
javleitao escreveu:

Não, falámos sobre ela de vez em quando ao relantie apagar-se, como se falhasse a compressão e tendo uma vez ou outra feito um barulho estranho quando se apagava.
Eu até lhe subi um pouco o relantie por causa disso.

É bem capaz de ter origem nisto, tu mediste a corrente e em 30 elos mediste 3mm a mais ora a corrente tem quantos elos se der mais 3 mm de um dos lados(quando instalado) será certamente suficiente para provocar uma alteração do timming e pode provocar isso

Ainda assim verifica bem o tensor pois pode o barulho ser da corrente a saltar por pouca tensão
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Qua Fev 26, 2014 9:42 am

Boas;
Webmonstro, há muitos casos em que podes "brincar" com o ponto do motor.

Edgar, só conheço casos em que os tensores se vendem completos... Não conheço nenhum caso em que vendam só a mola...

Javleitão, se o "baixo motor" está em condições, não vejo nenhuma razão para abrir cárteres...
Rectificar o cilindro? Depende da ovalização do mesmo.
Rectificar a culassa? Como? Para quê? Tinha empeno?

Revisão geral e profunda de XTZ 660
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Revisão geral e profunda de XTZ 660
» Revisão Geral - XR 250 Tornado 05/06
» Revisão Geral por R$1000,00 vale a pena?
» REVISÃO GERAL XT600E - 3tb 1996 - 54000km - JAN 2012
» Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: