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 Revisão geral e profunda de XTZ 660

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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:21 pm









Colaça pronta a aguardar montagem



Fixador de rotor home made com corrente de motorizada



Segmentos velhos vs novos



Os velhos tinham o revestimento gasto, embora na foto não se consiga ver bem.
Coloquei o 1º anel de compressão novo no cilindro para medir a folga e ainda está na tolerancia.



Após ter perdido bastante tempo na construção de ferramenta para retirar o volante magnético e de tentativas fracassadas, com esta ferramenta consegui descolá-lo literalmente da mota.
Com aquele ferro redondo soldado dá muito mais jeito para segurar o volante e apertar o parafuso central. Esse parafuso tem a ponta trabalhada para encaixar no veio do volante



Corrente de distribuição nova e velha



A velha tem apenas mais cerca de 1mm de comprimento por cada 10 elos. Medido 3mm em 30 elos.

Agora uma questão que me deixa duvidas: A guia da corrente de distribuição, onde é empurrada pelo esticador está assim:



O esticador não deveria empurrar a guia ao centro?

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Leitão
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:29 pm

   nunca vi isso ao vivo   

mas olha que na XT600E o esticador está acima do centro



http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificar-corrente-distribuicao.html
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco

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Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:44 pm

   

  

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Marco A.
Yamaha XT660X (2004)
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Dom Fev 23, 2014 9:47 pm

Edgar escreveu:
   nunca vi isso ao vivo   

mas olha que na XT600E o esticador está acima do centro



http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/04/verificar-corrente-distribuicao.html

Sim, desse ponto de vista está acima do centro, mas eu referia-me ao centro no eixo vertical.
Aquela marca redonda que aparece na foto é onde o esticador actua. Se voltar a colocar aquela guia, o esticador não vai fazer força ao centro   

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Leitão
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Seg Fev 24, 2014 9:33 pm

Guia da corrente:



Spoiler:
 

Parece que a corrente já andou fora do sítio  Suspect 
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destroyer_diaz

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Moto : YAMAHA XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:29 am

Ao substituir a corrente deves tambem substituir as guias, principalmente quando estas apresentam desgaste/danos => Substitua.

Fora de especificação => Trocar.


• Engrenagem de comando
Desgaste/danos => Substitua a corrente e a engrenagem
de comando como um conjunto (guias incluidas)  .
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webmonstro

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 11:45 am

Boas
fora essas marcas estranhas, não me parece que haja muito desgaste nesse esticador, não faço ideia se é usual o tensor estar a actuar fora do centro , vê como está o tensor e a gastar dinheiro preferia gastá-lo no tensor do que nas guias, se o tensor está cansado a corrente pode saltar fora da guia numa desaceleração brusca ou redução, nota que a guia está suportada apenas na ponta o que a deixa andar lateralmente de forma fácil, o que a segura no sítio é a própria corrente, por isso a guia tem esses "perfis" de lado a corrente apenas anda no centro e nessa zona não parece haver desgaste nenhum.

Os carretos muito menos desgaste devem ter.

pega na ponta da corrente e levanta-a lateralmente e vais ver que ela fará uma curva sobe o seu próprio peso, se fizeres o mesmo com a nova vais ver de certeza menos curvatura
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 1:23 pm


O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...   

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webmonstro

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 1:47 pm

Jorge escreveu:

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...   


não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 2:19 pm

webmonstro escreveu:
Jorge escreveu:

O estar marcado for do centro não terá haver com o facto da corrente estar maior e por isso o tensor ao estar mais saído encosta num angulo diferente ao guia...   


não me parece já que sendo maior estará na mesma esticada enquanto houver amplitude para tal no esticador , pode é andar um pouco mais no movimento lateral devido ao desgaste , mas tambem nao se vê muita marca no centro nem para o outro lado.

Dá ideia que terá andado sempre na mesma posição ?



Tens razão, olhando para esta foto que o Edgar postou dá para ver que entre o esticador estar recolhido ou estendido a diferença de ser de cagagésimos...   

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 3:30 pm

Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.
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webmonstro

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 4:35 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Quando se abre um motor, porque é que não se deixa tudo como deve ser??
Uma vez que o motor estava a funcionar, se não for para fazer isso, mais valia deixá-lo andar até partir... Rolling Eyes 

Num motor meu, esses guias e tensor não ficavam lá. Mesmo que fosse um motor igual a esse, pelo qual não nutro nenhuma admiração.

e porque não comprar uma mota nova ?

ou mandar compor numa oficina em vez de fazer em casa ?

Se fosse eu, por aquilo que se vê, e pelo preço das peças não trocava tudo apenas o que é necessário, e neste caso não penso que seja
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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 5:01 pm

Boas;
Webmonstro, acho que o tópico não trata da aquisição duma moto nova...  
Não trata da reparação dum motor??   Estarei equivocado?? 

Não me lembro de ter feito qualquer consideração sobre o trabalho ser feito em casa ou numa oficina...

Posso ter uma opinião diferente da tua?? Posso achar que o material em questão deve ser substituído??

Não afirmei que o motor não voltaria a funcionar se fosse novamente montado o material original. Mas uma vez que está todo desmontado, apenas sou da opinião que se deve montar material novo e ficar descansado...
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knight250

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Moto : Hyosung Aquila 650 efi

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 6:50 pm

Viva !
Isto cada um é que sabe de si, mas depois de tanto trabalho, com um motor aberto e com material a apresentar desgaste, acho que era boa ideia substituir tudo o que apresente desgaste. Ao fim ao cabo quando de abre um motor com alguns km em cima , nao esperamos voltar a mexer-lhe tao depressa, eu trocava essa guia e o tensor tambem.
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Revisão geral e profunda de XTZ 660   Ter Fev 25, 2014 9:26 pm

A guia tem desgaste no perfil de um lado, na parte de cima e de baixo. Vendo a marca que o tensor fez na guia tem lógica que a guia esteja "torcida".

Ao colocar outra corrente ou outro tensor, como a guia tem a cama feita no local onde o tensor faz força, a guia continuará torcida   

O tensor aparentemente está em boas condições e sem folgas. O que poderá ter perdido eficácia é a mola que não cheguei a medir, mas também se troca a qualquer altura sem grande trabalho.

Pelo sim e pelo não a guia vai ser substituída por outra usada em melhores condições.

A outra guia está em boas condições, sem marcas de desgaste nos perfis e vai voltar a ser montada.

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Leitão
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