Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Vela XT660Z com 18500Kms

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruno Mourato

Moto : Yamaha XT 660 Z Ténéré

MensagemAssunto: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 1:50 pm

Este é o estado da vela de origem da minha mota. Acham que está a precisar de ser trocada ou está boa?
Ontem tapei o tudo do AIS com um parafuso e a mota deixou de fazer tantos ráteres mas ainda faz alguns (a cabeça do parafuso também não era redonda e pode deixar passar ainda algum ar). Como os ráteres são resultado de combustível não "queimado" completamente pelo motor poderá ser a vela o próximo alvo de intervenção?

O meu canal no YouTube!!!
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 2:17 pm

Boas;
Na foto não dá para ver o estado do pólo nem a cor real da vela, mas não me parece que esteja má e até está a queimar bastante bem.
A aproximar-se dos 20 000 km podes mudá-la e guardar essa para uma emergência, deve ser mais ou menos isso que está no manual de serviço da moto. Mesmo não estando muito má, com uma vela nova vai "queimar" melhor certamente.
Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 2:36 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Na foto não dá para ver o estado do pólo nem a cor real da vela, mas não me parece que esteja má e até está a queimar bastante bem.
A aproximar-se dos 20 000 km podes mudá-la e guardar essa para uma emergência, deve ser mais ou menos isso que está no manual de serviço da moto. Mesmo não estando muito má, com uma vela nova vai "queimar" melhor certamente.
Ok, obrigado pela informação.
Era o que eu estava a pensar fazer.
Vou encomendar esta:
http://www.ebay.co.uk/itm/161109247074?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649

Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 2:47 pm

Boas;
Porque é que vais meter uma vela de irídio??
E com aquilo que vais pagar de portes, és capaz de encontrar por cá velas a preços similares.
De qualquer forma, se fosse eu, continuava a usar a vela definida pelo construtor...
Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 3:09 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Porque é que vais meter uma vela de irídio??
E com aquilo que vais pagar de portes, és capaz de encontrar por cá velas a preços similares.
De qualquer forma, se fosse eu, continuava a usar a vela definida pelo construtor...
O custo com portes é de 13€.
E optei por isto:

Iridium IX® offers extreme ignitability, improved throttle response and superior anti fouling:

Fine Iridium tip ensures high durability and a consistently stable spark
Iridium alloy has an extremely high melting point, perfect for today’s high-tech, high-performance engines
Trivalent Metal Plating - superior anti-corrosion and anti-seizing properties
Outstanding acceleration, high fuel efficiency and durability
Ultimate design, technology and performance.
Longer life
Improves idling & throttle response.
Better electrode anti-oxidation
Improved ignition
Better electrode anti-erosion
Allows the use of an extremely small diameter electrode (0.6mm) without compromising the spark plug's service life
Superior anti-fouling
Lower required voltage

Um amigo meu mecânico também me disse que eram melhores e entretanto já a mandei vir  
Depois coloco aqui o feedback quando a receber daqui a uma semana.

webmonstro

Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 3:10 pm

pela cor isso está a queimar bem , mas o desgaste não se consegue ver na foto, se isso ainda tem arestas vivas  no polo central está bom , quando ficam "gastas" o polo central começa a ficar "afiado" ou em formato de bola pois é nas arestas que a faísca salta e leva com ele algum material ,  mesmo acontecendo com o outro lado o "dedo"

As velas são como os pneus trocam-se quando estão gastas, e alguns motores gastam mais que outros e claro se estiver a queimar bem duram muito mais.

Usa a de origem  a vela "normal" é mais barato e se quiseres fica com essa como suplente na mota - edit já vi que já compraste -
http://www.duasantas.web.pt
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 3:19 pm

Boas;
Brmourato, vais ver que não notas qualquer diferença e sempre ficam mais caras. Pelo preço dessa compras 3 velas "normais" e até o argumento da longevidade vai por água abaixo.
Na publicidade é tudo muito bonito, mas na prática não é bem assim.
Já basta quando se tem motos que só podem usar velas de irídio.
Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 3:23 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Brmourato, vais ver que não notas qualquer diferença e sempre ficam mais caras. Pelo preço dessa compras 3 velas "normais" e até o argumento da longevidade vai por água abaixo.
Na publicidade é tudo muito bonito, mas na prática não é bem assim.
Já basta quando se tem motos que só podem usar velas de irídio.
Agora já está, vou testar quando chegar. Também não custa nenhuma fortuna. Se tivesse de comprar 4 era outra conversa mas  como é uma mono...

Jordao

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Nov 19, 2013 11:55 pm

Depois seria interessante se puderes deixar um feedback sobre essas velas de Iridium.

Fazer uma espécie de comparação entre a vela original e esse upgrade.

Há quem refira grandes melhorias mas, tenho de reconhecer  , fico sempre meio apreensivo em relação às verdadeiras capacidades das velas de Iridium.

Fico a aguardar.  

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Qua Nov 20, 2013 8:52 am

Eh pá, não tenho grande jeito para essas "reviews" mas posso dizer se notei alguma melhoria ou não, nomeadamente nos ráteres.

Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Ter Dez 17, 2013 12:10 pm

A vela chegou finalmente na semana passada. Troquei e fiz o passeio Trilhos de Torres com ela. Review de um leigo na matéria:
-os ráteres reduziram um pouco, principalmente com o motor quente (mas se tivesse colocado uma vela nova normal talvez notasse a mesma diferença)
-não foi abaixo com tanta facilidade em baixa rotação no meio do mato como me acontecia antes
-tive a impressão que em acelerações bruscas o motor desenvolvia melhor (talvez fosse por ir com a pica toda atrás das ktm 990    )

Não posso dizer que é uma review válida e científica mas foi o que senti.
Talvez com uma vela normal nova também tivesse sentido o mesmo mas para já estou satisfeito.
Próximo investimento é comprar isto:
http://www.ebay.co.uk/itm/Oxygen-o2-sensor-eliminator-Yamaha-XT660-Z-Tenere-2008-on-/261053689663?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item3cc8032f3f
Quando desacelero no meio do mato o motor parece que "trava de repente" a mota e pelo que li ao eliminar este sensor "a coisa" fica mais suave.

Se a mota voltar a ir abaixo em baixa rotação vou experimentar afinar o TPS tal como feito aqui:
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=7&t=4246

Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Qua Dez 18, 2013 12:26 pm

Encontrei aqui um vídeo que mostra a diferença da faísca de uma vela normal para iridium:

Bruno Mourato

MensagemAssunto: Re: Vela XT660Z com 18500Kms   Sex Fev 27, 2015 12:12 pm

Ontem ao verificar a folga das válvulas tive de tirar a vela de iridium fora e este era o estado dela ao fim de cerca de 10.000km:

Afinei a distância ao polo para 0.75, limpei e voltei a colocar no sítio. Vou encher uns depósitos com gasolina de marca em vez da do intermarché e volto a verificar novamente o estado dela.

Vela XT660Z com 18500Kms
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Vela XT660Z com 18500Kms
» Dulvida Sobre vela Bandit N600 ano 99
» Dúvida XT660Z TÉNÉRÉ ABS
» Hugo - XT660Z
» 12 dicas práticas sobre o estado da vela

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum