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 Ajustar suspensão xtz1200

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fzsfalcon

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Moto : FZS600 --- XT 1200Z

MensagemAssunto: Ajustar suspensão xtz1200   Qua Set 11, 2013 9:24 pm

Boas..
Sou novo por cá  e sou um recente e feliz proprietario de uma xtz 1200  
Venho de uma FZS 600 de 1998 e achei que estava na altura de mudar de estilo..
A questão é a seguinte, como melhorar a já fantastica suspensao da mota..? Eu estou em duvida se aumento a pre-carga ou o retorno para a tornar mais firme, de resto, acho a suspensão excelente, apenas noto que a mota balança um pouco em alta velocidade mas tambem um pouco relutante em curvar..penso que devo aumentar a pre-carga traseira para a tornar mais agil.. Peso cerca de 85kg com equipamento e não sei para que peso está ajustada a afinação standard..
Na antiga mota perdi horas e horas a encontrar a afinação adequada para o meu peso e estilo de condução...
Agradecia se estiver por aíi alguem que possa dar umas dicas...tenha ou não uma xtz 1200..

Abraços a todos..

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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Qua Set 11, 2013 11:46 pm

fzsfalcon escreveu:
Boas..
Sou novo por cá  e sou um recente e feliz proprietario de uma xtz 1200  
Venho de uma FZS 600 de 1998 e achei que estava na altura de mudar de estilo..
A questão é a seguinte, como melhorar a já fantastica suspensao da mota..? Eu estou em duvida se aumento a pre-carga ou o retorno para a tornar mais firme, de resto, acho a suspensão excelente, apenas noto que a mota balança um pouco em alta velocidade mas tambem um pouco relutante em curvar..penso que devo aumentar a pre-carga traseira para a tornar mais agil.. Peso cerca de 85kg com equipamento e não sei para que peso está ajustada a afinação standard..
Na antiga mota perdi horas e horas a encontrar a afinação adequada para o meu peso e estilo de condução...
Agradecia se estiver por aíi alguem que possa dar umas dicas...tenha ou não uma xtz 1200..

Abraços a todos..
na verdade passei muito tempo até afinar as suspensões a meu gosto, é necessário conhecer todos os parâmetros e testa-los.
Primeiro rodei todas as afinações para a esquerda e contei quantos cliques tinha no seu total.
depois coloquei tudo a meio.
Normalmente uso suspensão, dura para asfalto, tendo reduzido a extensão das suspensões e na pré carga, deixei as afinações a meio, o que significa que o percurso dos amortecedores está mais tenso.
Fui andando e apontando as afinações num papel, agora já sei como afinar para cada tipo de pavimento.

Assim ela fica boa para andar em estradas de asfalto, nomeadamente via rápida, segura e com boa aderência, mas por exemplo se for para subir da camacha ao poiso, estrada esburacada e em péssimo estado, já fica um pouco dura, mas divertida e segura, pois a traseira tem tendências a derrapar para os lados, quando levada a a rotações mais altas, (salta um pedaço, mas fica divertida)  
Se for para a terra tenho de reduzir quatro ou cinco para a esquerda, aumentando a extensão dos amortecedores e reduzindo a pré carga do amortecedor de trás, que já está preparado e testado para andar com um pendura leve 70kg e eu 96kg. Gosto de suspensões duras e firmes, que se lixe o conforto em prol da segurança.  

Por acaso tive oportunidade de por a minha suspensão igual à da tua mota (quando estava em exposição no stand) contei as voltas com o Luís e apontamos num papel, conforme vinha de fábrica, ou afinada pela Yamaha, cheguei a uma má conclusão e quase fatal   está muito mole para a estrada e na via rápida, eu ia a 180kms, quando fui surpreendido numa ligeira lomba, com um forte abanar ascendente e lateral e por pouco não fui ao tapete, pensei que fosse um acaso e como faz parte do meu percurso diário, voltou a acontecer, mas já estava preparado.
Afinei e testei e agora passo a 200Kms e nada, sempre firme e segura  
Mas é necessário ter em conta que segundo a própria yamaha, as afinações podem variar ligeiramente de modelo para modelo e de pessoa para pessoa.

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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Qui Set 12, 2013 7:48 pm

Pois..eu tb antes quero a mota mais firme do que confortável..o meio termo é o ideal..mas para quem gosta de puxar e sentir segurança, tem que estar firme a mota.. neste momento tenho a pre-carga da frente com 5 linhas à mostra, no maximo de 8 e fechei um click de retorno (standard é 8 clicks de 10, ficou assim com 7 ver), ficou mais firme e mantive a compressão standard, 6 clicks de 13 possiveis. Na traseira mantive o retorno a meio, com 10 clicks e a pré-carga de 6 traços, ficou no 4º..na linha vermelha (standard) achava muito mole..pus um traço mais dura.
Falta esta chuva parar para ir testar a maquina como deve ser.. Só tenho receio de endurecer demasiado tanto a pre-carga como retorno e depois perder tração..tenho receio que por ficar muito dura, perca tração....tanto à frente, como na traseira!! Lá está..vai ter que ser por tentativa e erro,pena que devido ao trabalho não ando com muito tempo livre.. sabes bem o que é trabalhar por turnos  Mas também tem vantagens  

Já agora, dinheiro bem gasto nos farois auxiliares da PIAA k mandei por...à noite, do funchal ate ao poiso parece dia, ainda pa mais com as Osram Night braker que coloquei nos farois de origem  Excelente iluminação que tem a mota  



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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Qui Set 12, 2013 10:59 pm

fzsfalcon escreveu:
Pois..eu tb antes quero a mota mais firme do que confortável..o meio termo é o ideal..mas para quem gosta de puxar e sentir segurança, tem que estar firme a mota.. neste momento tenho a pre-carga da frente com 5 linhas à mostra, no maximo de 8 e fechei um click de retorno (standard é 8 clicks de 10, ficou assim com 7  ver), ficou mais firme e mantive a compressão standard, 6 clicks de 13 possiveis. Na traseira mantive o retorno a meio, com 10 clicks e a pré-carga de 6 traços, ficou no 4º..na linha vermelha (standard) achava muito mole..pus um traço mais dura.
Falta esta chuva parar para ir testar a maquina como deve ser.. Só tenho receio de endurecer demasiado tanto a pre-carga como retorno e depois perder tração..tenho receio que por ficar muito dura, perca tração....tanto à frente, como na traseira!! Lá está..vai ter que ser por tentativa e erro,pena que devido ao trabalho não ando com muito tempo livre.. sabes bem o que é trabalhar por turnos  Mas também tem vantagens  

Já agora, dinheiro bem gasto nos farois auxiliares da PIAA k mandei por...à noite, do funchal ate ao poiso parece dia, ainda pa mais com as Osram Night braker que coloquei nos farois de origem  Excelente iluminação que tem a mota  


Sim, nota-se na imagem, tem uma iluminação fantástica. Mas a única coisa que vou colocar é a protecção do fundo do motor, quanto ao escape, já fiz umas pesquisas e não compensa num ganho de 3Cv a mais, só pelo barulho não justifica o investimento, vou manter o original até ver.
Quanto a suspensão é como já disse, andar e testar. também tive os meus problemas, mas ainda não está perfeito porque penso ser quase impossível afinar ate ter um equilíbrio perfeito em todas as situações.

Já fizeste uma boa rampa com o (S) e o controlo de tracção no (2) ou (of)?.
Costumo fazer isto pela Encumeada fora, é dar 100 - 130kms entre curvas, é fantástico, se não te agarras bem, ficas pelo caminho. Neste caso é bom ter a suspensão dura.

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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Sex Set 13, 2013 5:21 pm


Olha que os farois extra são uma mais valia...isto quando vamos para zonas sem iluminação, tipo Poiso, Ribeiro Frio, aí sim nota-se MUITO BEM a ENORME diferença..garanto  
Para além dos farois da PIAA, também pus como extra, a armação que envolve o motor até cá em cima aos farois, pus a protecção do cárter, piscas em Led, Top Case e saco de deposito..
Quanto ao escape, também sei que só deve dar uns 3 cvs..mas gostava mesmo que ela fizesse mais barulho  

E ainda não tenho unhas c esta mota para ir a rasgar nesse tipo de estradas, tipo encumeada, etc..lol..mas vou lá chegar  
Enquanto não encontrar a afinação ideal da suspensão para mim, não vou abusar "muito"..
Em relação ao controlo de tracção, tem andado sempre no 1...e tem entrado muitas vezes em acção..lol..fica logo a piscar no painel...tenho que começar a por no 2 para ver as diferenças..tenho receio que ela fuja..lol..estou habituado a outro estilo de mota!!
Esta mota é mesmo uma besta como diz a minha mulher..lol..

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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Qui Set 19, 2013 1:00 am

fzsfalcon escreveu:

Olha que os farois extra são uma mais valia...isto quando vamos para zonas sem iluminação, tipo Poiso, Ribeiro Frio, aí sim nota-se MUITO BEM a ENORME diferença..garanto  
Para além dos farois da PIAA, também pus como extra, a armação que envolve o motor até cá em cima aos farois, pus a protecção do cárter, piscas em Led, Top Case e saco de deposito..
Quanto ao escape, também sei que só deve dar uns 3 cvs..mas gostava mesmo que ela fizesse mais barulho  

E ainda não tenho unhas c esta mota para ir a rasgar nesse tipo de estradas, tipo encumeada, etc..lol..mas vou lá chegar  
Enquanto não encontrar a afinação ideal da suspensão para mim, não vou abusar "muito"..
Em relação ao controlo de tracção, tem andado sempre no 1...e tem entrado muitas vezes em acção..lol..fica logo a piscar no painel...tenho que começar a por no 2 para ver as diferenças..tenho receio que ela fuja..lol..estou habituado a outro estilo de mota!!
Esta mota é mesmo uma besta como diz a minha mulher..lol..
Penso que hoje ficaste mais ciente das capacidades dessa moto não?
Foi uma boa subida, apesar da estrada húmida, lá fomos com gás gás

Aguardamos a próxima.



 

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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Sab Set 21, 2013 8:51 am

Nélio escreveu:

Penso que hoje ficaste mais ciente das capacidades dessa moto não?
Foi uma boa subida, apesar da estrada húmida, lá fomos com gás gás

Aguardamos a próxima.



 
GRANDE FOTO  GRANDE PASSEIO  
Só faltou a azul para o trio ficar completo  
Não me canso de dizer...GRANDE MOTA...quem a conduz não quer saber de mais nada..muito completa

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Nélio

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MensagemAssunto: Re: Ajustar suspensão xtz1200   Dom Set 22, 2013 12:23 am

Sim sem duvida, grande mota adorei desde o dia que a testei.

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