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 Como travar??

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Duncan

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Moto : XT 350 e FZ6s

MensagemAssunto: Como travar??   Sab Set 07, 2013 8:18 pm

Boas,

Num primeiro olhar deve ser uma coisa simplas... carregar na manete ou no pedal direito!  Mas a travagem tem muito que se lhe diga...

Venho aqui saber as vossas opiniões, principalmente quanto ao uso do travão de trás ou da frente em conjunto (% que utilizam em média) ou separados!

A travagem também depende da mota que temos, na Diversion quanto queria parar mesmo tinha de utilizar o da frente, o de trás e o motor!!   
Com a FZ6 normalmente o travão da frente chega e sobra! É o que habitualmente dizem ser o responsável por parar a mota!!

E em curva?
Deve-se travar tudo antes da curva? Caso seja necessário reduzir velocidade já em curva deve-se travar com o da frente, de trás ou inclina-la mais um bocado?!  

Todas as opiniões são bem vindas   

 

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XT 350 1988 e FZ6s 2004

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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Sab Set 07, 2013 9:53 pm

Trava assim trava assado, eu travo como me sinto mais seguro  

Depende muito da mota, das suspensões, da carga que se leva, das unhas, etc...
Não há duvidas que a eficiência de travagem está maioritariamente na roda da frente.
Agora o resto, os entendidos que digam sua justiça.

Eu pessoalmente gasto mais pastilhas de travão atrás do que à frente, há quem faça o contrário.
Gosto de travar com o de trás. A mota não afunda tanto à frente. Então se tiver carregada e com pendura ainda mais, também porque tem muito mais peso na roda de trás o que ajuda a travagem e o afundamento da suspensão da frente e o alivio da suspensão de trás é enorme.

Travar numa curva? Acho que às vezes o melhor é esquecer os travões e devorar a curva. Mas também depende da curva, a largura, o espaço para corrigir a trajectória, se é a subir, a descer, o piso....

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Leitão
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Pmvpires

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Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Sab Set 07, 2013 10:40 pm

Eu a travar depende.... Se levar pendura travo mais com o de traz... se for só a baixa velocidade e com piso bom só o da frente... se for a mais velocidade ou em piso mais irregular uso os dois e o motor...

Ps. A mim ensinaram-me que se deve sempre os dois travões e o motor....


Em curva travar sempre antes e manter uma aceleração certa durante a curva...

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Abraços  
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Nélio

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Moto : XT1200Z & CRF250L

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Dom Set 08, 2013 1:05 am

Este tópico é pertinente para todos nós, é sempre bom saber sobre outras opiniões e conhecimentos.

Mas por regra travo sempre ao entrar na curva, (se necessário a fundo) tentando sempre distribuir a travarem em 50%  traz/frente, até ter uma velocidade segura para curvar, mas se não for suficiente, abuso sempre mais do travão da frente. Depois dou a curva em aclaração e se necessário, também faço uma redução de velocidade antes da curva, acompanhando a travagem.

Se for em descida, o método de travagem é o mesmo, mas por regra, acompanhado com redução de caixa, a aceleração depende da inclinação da via e do ângulo da curva etc: mas sempre sob compressão ou aceleração (se der).

Em ambos os casos, após 80% a 90% da curva efectuada e a mota controlada, é dar gás gás e, galgar terreno até há próxima curva.

Não gosto de travar durante as curvas,    só em ultimo caso. Ex: se a velocidade de entrada for excessiva por erro da aproximação, ou mau calculo do ângulo da curva (ou em caso de obstáculos repentinos).

Se encontrar água... ou qualquer gordura, evito sempre travar, deixando a mota deslizar suavemente acompanhada de uma redução "passagem de caixa" ou então travando suavemente com o travão de trás e muito, muito suavemente com o travão da frente - evitando sempre o bloqueio das rodas, sobretudo a da frente, pois se derrapa... pode  

Travo sempre desta forma, interdependente do pavimento, na minha opinião a velocidade é que tem de ser adequada as condições do pavimento e climatéricas.

Concordo quando se diz que o travão da frente é que para a mota, mas em casos extremos, se a roda da frente derrapa, já era.  

Mas... gosto de fazer umas brincadeiras e fugir a esta norma (por diversão) travar com a roda de trás, deixando-a derrapar (com controle) sentir a roda a fugir para os lados.

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Dom Set 08, 2013 9:39 am


Modestia à parte, tentar explicar como travo na moto seria como tentar explicar o que é necessário fazer para caminhar a pé, quais os músculos necessário e em que situações... até poderia tentar mas ia ficar sempre algo por dizer!  

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Duncan

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Moto : XT 350 e FZ6s

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Dom Set 08, 2013 1:49 pm



Ora acho que está aqui um bom exemplo...

Como já foi dito, a travagem depende bastante do tipo de mota que se tem, e o kit de unhas também ajuda bastante!!   

Eu por norma se for uma travagem "tranquila" diria que uso aí 80% travão da frente e 20% do travão de trás, ou muitas vezes somente travão da frente como já referi, isto com peso seco e em alcatrão claro!
Com umas trail e em todo terreno travão muito com o da frente não deve ser muito aconselhável!!  

Ao aproximar de uma curva mais fechada travo normalmente com os dois, usando sempre mais o da frente e evito travar durante a curva! Quando aperta um bocado mais a ideia será deitar um bocado mais a mota porque penso que segundo as leis da física se travar com o de trás ela endireita e mais facil sair em frente... se travar com o da frente pode derrapar a roda e lá vamos ao chão!!
Não quer dizer que um cheirinho no travão as vezes também não ajude...

O importante é não ir ao soalho e que cada um se "desenrasque" da forma que lhe der mais jeito e tiver mais prática  


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Guerra

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MensagemAssunto: Re: Como travar??   Sex Out 17, 2014 7:43 pm

Como toda a gente já mais ou menos concordou, o travão da frente é que faz o serviço (mesmo em terra, o travão da frente é que vos pára a moto, o de trás abranda e dá controlo)

Mas segue-se uma dica muito simples e que para mim funciona muito bem:
Seja qual for o vosso travão ou % trás-frente favorita, comecem sempre por travar atrás primeiro.

O travar é uma luta por tracção, logo quanto mais tracção tiverem mais podem travar. Se começarem a travar atrás primeiro (uns décimos de segundo antes do da frente) dão tempo à moto para "carregar" as suspensões fazendo com que a roda da frente aumente estupidamente de tracção, logo, é mais seguro travar na frente...e quanto mais travam mais podem travar porque a tracção continua a aumentar (ha limites claro  Rolling Eyes ).

O mal é quando na terra ou no molhado ou na tinta branca da estrada a malta se assusta por algum motivo e dá uma gatilhada forte na frente e vai logo ao milho sem sequer abrandar 1 km/h.


Quanto a travar em curva:
Não se deve mas acontece.
Não se deve porque quando curvamos estamos a usar tracção, e quando travamos também, logo a tracção "divide-se" para duas funções diferentes e corremos o risco escorregar.

Quando entro numa curva e vejo que vou depressa de mais, endireito a moto o mais possível e travo o mais que posso e depois volto a deitá-la para tornar a "entrar na curva".

Quando isso é impossível, tento travar (com moderação e num esquema quase de 50-50) tudo o que posso antes do apex da curva (onde ha mais probabilidade dela escorregar), alivio o travão no apex e depois...pá, depois ou se deu a curva ou correu pessimamente mal  

No limite, travo a direito cos 5 olhos bem cravados na faixa contrária e se não vier ninguém, deixo-me seguir de frente a travar. Prefiro negociar uma ida à valeta do outro lado da estrada do que arriscar a curva e mandar um espalho a 80 (ou seja o que fôr).

Boas curvas!  

PS: Tudo isto varia de moto para moto e de pneu para pneu.
Ha motos e pneus que nos permitem confiar mais na frente ou mais na traseira e devemos usar isso para nossa vantagem. Se sei que a minha moto tem a mania de rabear nas travagens atrás, se calhar usar o travão de trás em curva fica logo fora de questão... ou chego o corpo para trás para compensar isso, etc... mas já estou a complicar se calhar uma pergunta simples

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Moto : Aquela máquina XT 600 1999

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Seg Maio 18, 2015 11:12 pm

boas ,eu acho que a técnica da travagem é muito importante e consoante o estado do piso deve ser aplicada mas sempre fazendo mais força no travão tras evitando que derrape mas mesmo que isso aconteça conseguimos facilmente equilibrar inclinando o corpo para um ou outro lado enquanto que se travarmos á frente e caso a roda derrape consoante o piso claro mas se for areia e alcatrão é queda pela certa nem dá tempo para nada,o melhor é evitar travar de emergencia ou seja andar devagar em zonas onde o ambiente rodoviario é intenso.
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Ter Maio 19, 2015 12:19 am

Boas

sou da opinião
que pouco nos vale a tecnica se não tivermos travões ou pneus

por isso para travar bem
- começo por garantir ter os pneus adequados
- e velocidade vs tipo de terreno e tal
- pressão dos pneus adequada
- pastilhas em bom estado
- oleo de travões com menos de 2 anos

Depois vem o curso da suspensão na frente e a dureza (ou não) da mesma
Eu reduzi a almofada de ar da minha suspensão em 1 cm
não perdi no conforto, mas ganhei uns "pózinhos" na travagem
ou seja, não afocinha tanto, e não tenho que usar o travão de trás com muita força...

Um aparte, uma vez experimentei durante uns dias uma XT600E com molas progressivas,
e digo, era um ataque aos meus pulsos, quando cruzava as lombas e coisas assim
o conforto era pouco e sentia-se a estrada...
Mas numa vez que tive de travar de emergência antes duma passadeira de piões, comparada com a minha XT600E com molas de origem, pareceu-me uma mota completamente diferente e melhor a travar


De resto, o ideal talvez seja pensar-mos como uma XT1200Z
ela distribui a travagem e doseia a força necessária  

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Moto : Aquela máquina XT 600 1999

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Ter Maio 19, 2015 10:53 pm

boas ,pois devem ter sistema que não deixa as rodas derrapar á coisa de um ano ou mais talvez a bosch empresa onde trabalho lancou um sistema novo travagem para motas mas nunca me dei ao trabalho de saber como funcionava penso que foi de uma fabrica de abrantes que isso foi lançado ou talvez esteja fazer confusão,mas as pastilhas enfluenciam muito tambem pois quando vou em cima da hora embora faça poucos km travo muitas vezes e sinto que quando o disco aquece as pastilhas os travoes quase não obdecem é preciso ter atenção a isso tambem.travando muitas vezes seguidas podemos ter problemas devido ao aquecimento de todo sistema mas principalmente do disco e pastilhas podem não obdecer .ou entao ir muito embalado e depois começar a travar lentamente e travar a fundo quando se quer parar mesmo nota-se que os travoes não obdecem acho que é devido á temperatura.as motas com dois discos de travagem á frente é que devem obdecer bem a uma travagem de emergencia.
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brunomaceiras

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Moto : Yamaha XT600

MensagemAssunto: Re: Como travar??   Sab Out 03, 2015 4:13 pm

Boas, li agora várias opiniões de travagem.
Eu normalmente e visto que ando sempre em estrada travo mais com o travão da frente!
Eu diria que uso em 70% o travão da frente e 30% o de trás, no entanto isto é relativo, varia de pessoa para pessoa, varia da maneira como a pessoa se sente mais confortável.

Acho importante para que tenhamos uma melhor travagem nas nossas meninas:
  • Óleo dos travões em boas condições;

  • Pressão dos pneus correta

  • Pneus adequados ao piso e condições

  • Pastilhas dos travões em boas condições


Mas claro varia muito de pessoa para pessoa,
Abraço
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