Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Inspeções obrigatorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ricasbeiro

Moto: XTZ, moto só para homens

Localidade: Cebolais de Cima - Castelo Branco

MensagemAssunto: Inspeções obrigatorias   Qua Ago 18, 2010 12:00 am

Boas noites

Tenho um familiar que é inspector dos centros de inspeções (IPO) a nivel nacional e hoje em conversa a hora de jantar perguntei como estavam as inspeções obrigatorias para as nossas motos, ele disse que a lei ta aprovada e ja vou comecar este ano ainda as inspeçoes para as motos. Os principais pontos que vao implicar são o nivel sonoro e as rodas, foram dois pontos que ele referiu.

Cumps
Ricardo Ribeiro
Marco F.

Moto: KLR 650 Tengai

Localidade: Sarilhos Grandes

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qua Ago 18, 2010 12:09 am

Deixa la entao comprar uma buzina nova e de preferencia de ar e sacar o silenciador e deixar a minha ''bi-mono'' a escape livre ... tenho de a enfeitar toda para ir protestar Rolling Eyes

Cumps (nivel sonoro e medidas dos pneus .... da para perceber que a segurança activa é uma prioridade :lol: )

Moto: XT12 - Man Edition

Localidade: Sintra

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qua Ago 18, 2010 12:24 am

Mais uma palhaçada...

Até 250cc a 2T mais velhinhas então...
Vai dar uma carga de trabalhos para os donos das velhinhas até 250cc a 2T :P

Edgar

Moto: XT600Edition p/ Vadios

Localidade: Moita do Ribatejo

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qua Ago 18, 2010 1:16 am

Fica aqui um exemplo do que aconteceu nos Açores...
Visto que lá puseram esse chupa dinheiro a trabalhar :evil:

http://www.motoazores.com/index.php/2008/03/18/inspeccao-tecnica-periodica/

Na Inglaterra é obrigatório, mas já chegaram a conclusão que é inútil tais inspecções...
http://vadiodaxt.blogspot.com/
DDiniz

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 20, 2010 10:08 am

Neste país qdo se cria a ilusão que conseguem ganhar mais cobres seja co o q for... faz-se tudo!!

Uma palhaçada autêntica!!!

Já são as IPO aos automóveis uma autêntica palhaçada, então para as motas vai tudo cair no ridiculo!!!

Este país é só ideias de merda!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
kes_oner

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 20, 2010 6:14 pm

o que é pena nas IPO em portugal é conseguir-se fintar o "sistema"... porque de resto estou inteiramente de acordo com reforço nas inspecções e nas motas entao....
O problema é sermos um país de 3º mundo e não o conseguirmos admitir... tirando isso... estamos mal habituados.

E eu até vou ter que levar com isso nas antigas cá de casa Rolling Eyes
Edgar

Moto: XT600Edition p/ Vadios

Localidade: Moita do Ribatejo

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sab Ago 21, 2010 1:07 am

Boas

Eu não concordo com as inspecções para as Motas
nos carros, camiões, autocarros, e coisas destas, acho que é, ou devia ser visto como uma mais valia... mas não nas motas...

Se usarem as Inspecções para andarem a medir ruído do escape, pneus, travões, piscas, espelhos, e coisas deste tipo...
É um absurdo, e uma forma clara de irem ao bolso dos motociclistas...

Ruído do escape - pode e deve ser fiscalizado pelas autoridades...
se antigamente no tempo das Zundapps era possivel... agora não é porque ??

pneus, piscas, espelhos, luzes, etc - Se fazem o rastreio nas operações stop, aos carros tunig etc... porque não fazem as motas ??
antigamente passavam multas a quem não tinha espelho ou luzes, ou reflectores nas rodas das motorizadas... ou aquelas fitas reflectoras nos capacetes... (bolas ninguém me diga que não era assim... porque era... eu sou desse tempo... e não foi a muito...)

travões - não há forma de testar os travões duma mota em cima de rolos... simplesmente não há...
eu posso por lá a minha XT sem pastilhas, ferro com ferro,
e quando travar tenho poder de travagem mais que suficiente para tirar a mota de cima dos rolos...
e se for uma R1 com 8 pistons ou mais para travar, e a pesar menos que uma xt, com uns discos enormes :lol: basta um cheirinho, mesmo sem pastilhas... :lol: :lol:

As inspecções nas motas é para encher o cu a uns quantos e prejudicar milhares...
porque é mais uma factura para pagar...
perder um dia de trabalho para ir tratar disso...
Acabar com o negocio de peças que não são de origem...
E para quê ?? fazer uma coisa que a lei Portuguesa e as Autoridades Portuguesas podem e devem fazer...

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sab Ago 21, 2010 3:32 am

Edgar, estatistica.

As autoridades podem, mas quais as probabilidades de apanharem todos? Eu ande de mota há anos e a unica vez que parei foi porque estava com uma tosga do caneco e como o meu colega que ia na frente foi mandado parar eu resolvi esperar por ele. Nada bate a estupidez natural... :lol!:

Por sorte andavam à cata de motas roubadas e só viram o numero do quadro e motor e nem o capacete tirei. Se tirasse entrava o policia em coma só com o bafo :drunken:

Se for obrigatório, tens que ir e pronto. A informática encarrega-se do resto caso não compareças.
DDiniz

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qui Ago 26, 2010 4:46 pm

Edgar é mm como tu dizes!

Só que cá pensa-se primeiro nos eventuais lucros, só depois na lógica da coisa...

Para mim o mesmo se passa nas Inspecções dos automóveis!

Então nos jipes é ridículo!! E sei bem do que falo pq todos os anos tenho chatices... eu e mtos amigos meus!

Os testes que fazem nos centros não se podem comparar com o andamento normal...

Mas pronto... há mta gente a ganhar com isto, e enqto assim for, nada a fazer
:evil: :evil: :evil: :evil:
webmonstro

Moto: XT 350 ,XT600E (4PT), Blaster 200

Localidade: Seixo da Beira - Oliveira do Hospital

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qui Ago 26, 2010 6:18 pm

Boas
Eu pesoalmente concordo embora seja mais uma despesa a acrescentar pelo menos acho que tira algumas bestas da estrada daqueles que só fazem barulho com escapes abertos e pneus carecas.

Por outro lado acho que muitas motas vão para o lixo pois um escape de origem é um balurdio em muitas motas e a maioria da motas mais pequenas não vão poder passar sem isso e não valem o valor de um escape novo ou pneus novos e espelhos e piscas etc.

O que o governo devia era arranjar forma fácil e rápida de as empresas nacionais fabricarem espelhos, piscas, escapes e outros acessórios homologados !

Assim acabavam-se com a importação da bosta do material chines ( por exemplo em piscas) e ao mesmo tempo dava um empurrão à industria nacional que bem precisa.
Facilmente se compraria um produto nacional que embora mais caro que um produto chines sempre dava trabalho cá em portugal.

Acho tambem que há muita gente a andar sem seguro e sem pagar o imposto de circulação (eu por exemplo) se fizessem controlo destas situações e ainda se o carro/mota estivesse em nome do condutor acho que o estado ganhava mais e tinha uma maior garantia de que estaria tudo em condições

Não vejo porque é tão difícil perceber que se cruzarem os dados das matriculas com os devedores de imposto com os tomadores do seguro e com os registos o carro/mota teria de ter tudo em ordem para poder ser inspecionado e sem inspecção não podia ter seguro.

Assim acabavam-se com as situações dos propriatários que vendem veículos e depois não são transferidos para os novos donos, e o governo podia ter ainda uma visão mais exacta do real parque automóvel e não de uns quantos milhares de matriculas que não circulam e outras situações.

http://www.duasantas.web.pt
Fortuna

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Qui Ago 26, 2010 11:50 pm

O seguro não sei... Mas se houver um FDP que me acerte sem seguro acho que a cara de alguem tambem ira ter um acidente...

Quanto ao IUC não sei se é boa ideia não comprar. Estando a coisa totalmente informatizada, não tens desculpa quando o alarme apitar no site das finanças. Garanto que vai chegar a esse ponto.

A unica maneira de um veiculo não ser sujeito ao IUC, seja por empresa ou conta própria é estando na alfandega, dado como abatido ou roubado e com documento da queixa na policia. Tecnicamente nem é o veiculo e sim a matricula a ele associada.
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 27, 2010 9:27 am

romknight escreveu:
O seguro não sei... Mas se houver um FDP que me acerte sem seguro acho que a cara de alguem tambem ira ter um acidente...

Quanto ao IUC não sei se é boa ideia não comprar. Estando a coisa totalmente informatizada, não tens desculpa quando o alarme apitar no site das finanças. Garanto que vai chegar a esse ponto.

A unica maneira de um veiculo não ser sujeito ao IUC, seja por empresa ou conta própria é estando na alfandega, dado como abatido ou roubado e com documento da queixa na policia. Tecnicamente nem é o veiculo e sim a matricula a ele associada.

Sim ter o seguro foi umas das razões que me levou a trocar a kx 250 que tinha (sem matricula) e comprar a moto 4 nunca tive problemas no mato, mas não gostava da ideia de andar sem seguro.
Quanto ao IUC, bem isto foi por acaso, no ano passado esqueci-me de o pagar, mesmo e recebi o irs e tudo como normal, e a GNR não pode multar (não há selo nem documento oficial, és tu que imprimes em casa se quiseres) e portanto é a mesma coisa que andar na rua sem pagar o irs, a GNR não sabe e não pode saber.
Até porque é um imposto de circulação, e se eu naõ circulo com a mota naõ tenho de o pagar certo ? Mas como não controlam na estrada, tambem não podem provar que circulo com o veículo não é?

Não recomendo a ninguem não pagar as suas obrigações, mas posso dizer que ano passado paguei só do carro e da XJ, este ano "ganhei" 50 € de imposto da XJ e tb não paguei da moto4 dem da XT nem do umm e o Opel que é em novembro tambem não vou pagar.

Se virerem atras de mim eu depois digo-vos alguma coisa.

Mas até agora nada

Nuno

Jarod

Moto: XT600E 2002

Localidade: Baixa da Banheira

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 27, 2010 10:51 am

Só se perde em não pagar o IUC...

Quando lá voltares depois pagas com multa! E é alta...

Distrai-me 15 dias do prazo e inchei logo com 15€ de multa a mais do valor normal...
webmonstro

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 27, 2010 11:15 am

Jarodboy escreveu:
Só se perde em não pagar o IUC...

Quando lá voltares depois pagas com multa! E é alta...

Distrai-me 15 dias do prazo e inchei logo com 15€ de multa a mais do valor normal...

Isso foi porque não pagaste por internet, por internet não se paga a multa !!!
(fiz isso uma vez ou duas e nunca paguei multa)

Noutro veículo não paguei e já paguei no ano seguinte e não aparece nenhuma multa do ano anterior, aliás nem o valor do ano anterior paguei ! não houve retenção do irs nem qualquer outra coima.

Acredita se houvesse eu saberia pois tenho uma série de veículos em que não pago há alguns anos e nunca veio a multa.
Até pode vir um dia, mas o mais certo é que até agora nunca chegou.

Aliás se notares sempre foi assim mesmo no tempo do "selo" nunca pagavas multas de não pagar o selo de anos anteriores. Apenas eras multado na estrada, como agora não fiscalizam na estrada(nem podem), não há consequencia de não pagar.
O legislador portugues deve andar de autocarro....
Nuno

Jarod

Moto: XT600E 2002

Localidade: Baixa da Banheira

MensagemAssunto: Re: Inspeções obrigatorias   Sex Ago 27, 2010 12:17 pm

Acredita que eles sabem... Não querendo teimar nem desanimar-te, mas eles vão buscar esse dinheiro, no matter what... Se precisares de pedir alguma declaração em como não deves nada às finanças...pimba! Tens lá essas dividas...

Tambem já me tinham falado nisso de pagar pela internet mas não gosto de ficar entalado como meia duzia de €€ quando mais altas cenas se levantam...

Cada um é livre de fazer o que entender, eu não estou nem vou estar ligado ao Estado...

Inspeções obrigatorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Inspeções obrigatorias
» Inspeçao veicular
» Inspeção Veícular
» Inspeção veicular
» SL 280 - 1971 e Inspeção Veicular

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Geral :: OFF TOPIC-