Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 IUC Motociclos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
portista




MensagemAssunto: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 9:48 am

Viva !
Vinha deixar-vos aqui uma questão: alguém sabe se há alguma lei que mude os anos de escalão de taxação de IUC? Isto é, ha cerca de tres anos que os motociclos pagam selo de 1992 a 1996 e de 1997 em diante, alguém sabe se estes anos estão previstos mudar? É que se os anos vão passando não faz grande sentido isto se manter.. Além do mais não faz grande sentido uma mota 800 por exemplo de 97 estar a pagar tanto como uma r1 ou assim de 2013...

Cumprimentos
Voltar ao Topo Ir em baixo
angelo_lopes



Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 10:50 am

Há já muitos anos que os escalões "Posterior a 1996" e "Entre 1992 e 1996" se mantém. O Estado precisa de dinheiro. Taxar uma Moto com 16 anos (1997) com o mesmo valor de uma moto de 2013 não faz sentido. Como ninguém escolhe onde nasce, é comer e calar. Bufa-se, mas paga-se na mesma    

_________________
NO RISK NO FUN
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.angelolopes.com
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 11:53 am

O verdadeiro problema não é com o valor mas o modo como é cobrado

O Imposto de circulação não tem nada, é antes um imposto de propriedade, pois é cobrado pelas finanças e não pelo controlo em estrada, mesmo que a moto esteja parada tem que se pagar enquanto estiver em nosso nome.

O Imposto devia ser igual para todos os veículos do mesmo tipo pois a idade não tem nada a haver.
Se é para circular tanto circula uma moto com 40 anos como uma moto nova

Mas pronto como o estado precisa de dinheiro .... é o que temos

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Rikardo



Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 4:11 pm

E quanto mais velha mais devia pagar pois polui mais e está sujeito a deixar cair peças danificando o alcatrão , mas como disse o Web e bem isto não é circulação é propriedade ainda acreche que com a idade por vezes o valor se mantem ou as vezes ainda é superior ao valor da compra em nova dai paga-se e bem o Estado Portugues considera as motas veiculos de luxo.
Quem não se lembra de aqui ha uns bons anos a tentativa de um imposto de luxo pelo uso de capacete eu participei numa marcha lenta de leiria para Lisboa foi divertido .
Viva Portugal , Viva os Prtugueses e Pu.............A que Pa...............iu os nossos GOVERNANTES.
  

_________________
Homem que é Homem não chupa o mel Come a Abelha
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 4:36 pm

Isto cria tambem uma grande injustiça pois motos de um ano para o outro pagam mais ou menos conforme o ano.

Nunca percebi a lógica disto de pagar mais ou menos conforme ano/cilindrada etc não faz qq sentido

Para mim isto fazia sentido dividido por escalões :

Motociclos
-Até 125 cc isento (ou valor muito baixo para incentivar o uso em cidades - afinal a lei das 125 foi criado para esse objectivo )
-Acima dessa cilindrada devia pagar um valor igual para todos independente do ano/cc's
-Automóveis um valor igual para todos
-Pesados outro valor igual para todos

Assim era simples e justo, mas teria de ser efectivamente um imposto de circulação e não de propriedade

Se as autoridades têm de controlar na estrada as inspecções e seguro então também deviam controlar a existência do selo.


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: IUC Motociclos   Qua Jul 17, 2013 7:12 pm

Realmente justiça é coisa que não há neste modelo de escalões.
A XTZ paga 55€ e a KDX 200 (2 tempos) que até é mais nova um ano paga 5€. E se não tivesse documentos? Não pagava nada!!!
Se falar-mos em impacto ambiental então a XTZ é bem mais amiga do ambiente, mas paga 10 vezes mais!!!
É o país onde vivemos  
Mas ainda podemos andar por maus caminhos  

_________________
Leitão
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
IUC Motociclos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 2º Salão de Automóveis e Motociclos Clássicos
» IPO Motociclos aprovada hoje
» MOTOCICLOS + VIA VERDE = -30% NO PREÇO DAS PORTAGENS
» Carta de ligeiros “B” dá direito a conduzir motociclos até 250 cm3
» Tirar carta de motociclos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: