Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Restauro Yamaha Xt - 2kf

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Morgado

Moto : XT 600 2Kf

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Seg Jun 24, 2013 2:00 am

Obrigado pessoal:Cheers:

Edgar, na fotografia não dá para ver, mas os carretos têm pequenas marcas de uso. No entanto, parecem-me bastante normais pelo que não vou substituir nenhum.

Abraço
webmonstro

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Seg Jun 24, 2013 9:38 am

Boas 
uma vez tive que tirar um rolamento da moto4 recorrendo ao metodo que dissseste de cortar e não é fácil !

Aquilo é aço rijo como cornos e não dá jeito nenhum para colocar nada que não seja a serra !

Aconselho vivamente a comprares uma folha de serra nova e de boa qualidade pois senão nem lhe risca !

boa sorte !
http://www.duasantas.web.pt
Morgado

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Ter Jul 09, 2013 1:51 am

Boas pessoal,
passou algum tempo e fiz uns pequenos upgrades na 2KF. No entanto, após ter visto o trabalho espetacular que o camarada ET600 fez na sua montada   , admito que até me dá alguma vergonha mostrar os arranjitos que vou fazendo na minha   

Mas pronto, após a ultima atualização, levei a cabeça a uma retificadora para verificarem se precisava de alguma retificação. Como me disseram que estava tudo bem, pedi para me despolirem o cilindro e trouxe o material para casa. Enquanto as peças da Yamaha não chegavam, comecei por desmontar, limpar e rodar as válvulas (na imagem uma válvula depois de ser só limpa)

Em seguida, decapar na medida do possível a cabeça

Pintura com tinta de alta temperatura (aqui à saída da "estufa")  

Extração do rolamento do amortecedor. Tentei com a técnica da folha de serra de ferro, mas acabei por desistir (o Webmontro tinha razão...aquilo é mesmo duro como c#rn#s    ) No entretanto lembrei-me de uma técnica alternativa que partilho aqui por poder eventualmente dar jeito a alguém. A ferramenta utilizada foi... uma simples lima para as correntes de motoserra!! Não demorou nem 10 minutos a estar cá fora!!  

Como no entretanto chegaram as peças   aproveitei para mudar os retentores e montar as válvulas...

Pormenor da chave de válvulas original Yamaha   

Fim-de-semana à porta...calor a convidar para usar a mota   e ... vai de mais umas bricolages...

Mudança do veio estragado (generosamente dispensado pelo membro ET600   ). No entanto, como estava concentrado em não fazer   fui tirando fotografias do processo para o caso de me surgir alguma dúvida depois e esqueci-me de tirar no final com o veio já montado   Por isso hoje só coloco a foto dos carretos fora. No entanto, ficou tudo montadinho e com ar de estar a funcionar bem  

Pormenor da quantidade de lixo que se encontrava no filtro do carter  

Mais uma gazada e no fim-de-semana ainda deu para dar um tratamento ao quadro e algumas peças   

Bom... e é isto! O estado atual:

1) Falta mudar o retentor do contrapeso da cambota (não sei se é este o nome correto) pois não consegui tirar o rolamento;
2) Pintar a parte inferior do motor;
3) Fechar o motor;
4) Trocar os rolamentos do braço oscilante;
5) Montar a mota.

Quanto aos rolamentos, vou levar a uma casa especializada. Mas precisava de uma ajuda dos mestres aqui do forum...pois estou com algum medo de escolher mal a massa de juntas e o motor ficar novamente a bazar pela junta central. Assim sendo, se tiverem opiniões/sugestões agradeço  

O ET600 falou-me de uma massa da WURTH mas esqueci-me de perguntar onde comprar e se tem algum nome específico  

Bom, por agora é tudo. Mais desenvolvimentos para breve (espero eu )

Cumprimentos e obrigado pela ajuda e apoio dos elementos do forum, com uma menção especial ao ET600
ET600

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Ter Jul 09, 2013 6:55 am

Viva Morgado...

Essa 2KF vai ficar uma maravilha...  Mais uma para acrescentar à minha lista... com a tua já conheço 5 exemplares a nível nacional.

A silicone que usei é da Wurth (existe uma que é usada pela renault que dizem ser ainda melhor, mas não sei a marca), costumo comprar na mesma casa onde compro artigos para as motas, mas numa casa de acessórios para carro também deves arranjar...

Continuação de um bom trabalho... 

Abraço

ET600
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Ter Jul 09, 2013 4:36 pm

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Ter Jul 09, 2013 4:52 pm

Boas;
O gajo que anteriormente mexeu nesse motor merecia que lhe cortassem as unhas com uma tesoura de podar... Verifica a zona da árvore de cames, não me surpreendia que existissem problemas nessa zona... 
ACordeiro

Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Ter Jul 09, 2013 6:08 pm

Parabéns pelo trabalho e pela paciência. 

Cada um faz como sabe. Mas quando não se sabe o suficiente o melhor é não fazer. E à muita gente que ainda não percebeu isso. Boa sorte com o resto do projeto. E que volte rapidamente ao ativo.

P.S. Gostei da estufa para assar, quer dizer pintar. Foi a 180º ou a 220º??? 

Moto : 2KF e cangalhos

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Jul 10, 2013 12:59 am

Viva Daniel,

Esse filtro estava uma lastima... Daí o meu conselho para colocares pouca silicone...

Abraço

ET600
Flat_Out

Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qua Jul 10, 2013 7:46 am

Mais um restauro, confesso que não percebo nada de mecânica apesar de me desenrrascar na bricolage, mas adoro estes tópicos!

Força com esses trabalhos  

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qui Jul 11, 2013 3:00 am

Boas,
obrigado a todos pelo apoio.

Johnny_1056 escreveu:

Boas;
O gajo que anteriormente mexeu nesse motor merecia que lhe cortassem as unhas com uma tesoura de podar... Verifica a zona da árvore de cames, não me surpreendia que existissem problemas nessa zona...

É verdade Johnny que o motor já deve ter passado pelas mãos de um "mechanico" pouco cuidadoso. No entanto, é de prever que este lixo seja o resultado de 24 anos de uso, pelo que não sei se houve um grande culpado ou um acumular de vários descuidos. Não obstante, como o lixo encontrado era na sua grande maioria silicone e o filtro não chegou a entupir completamente, não se verificam danos ao nível do cabeçote.  

Aliás, uma das primeiras coisas que eu verifiquei quando comprei a mota foi a pressão da bomba de óleo (gato escaldado...) e o caudal estava bom. Quando desmontei o motor, comecei por verificar o cabeçote, que não apresenta problemas de maior ao nível de desgaste da cames. Não retirei os martelos porque não me parece que apresentem folgas nos veios nem grande desgaste. A única coisa que verifiquei foi alguma carbonização no cimo da câmara de combustão e nas válvulas, mas isso resolveu-se com uma limpeza. As próprias guias das válvulas pareceram-me bastante justas e os retentores foram mudados... porque sim!  

Estes motores são mesmo bastante resistentes e, não fosse o facto de a corrente de comando das válvulas estar já nas couves... diria que me parece que o motor não rodou exageradamente para os 24 anitos que já tem.

ACordeiro escreveu:
Parabéns pelo trabalho e pela paciência.

Cada um faz como sabe. Mas quando não se sabe o suficiente o melhor é não fazer. E à muita gente que ainda não percebeu isso. Boa sorte com o resto do projeto. E que volte rapidamente ao ativo.

P.S. Gostei da estufa para assar, quer dizer pintar. Foi a 180º ou a 220º???

A "estufa" funcionou de acordo com a especificação da tinta - 45 minutos a 160º (um pouco menos de temperatura do que a que tem estado cá em casa por estes dias)     

ET600 escreveu:
Viva Daniel,

Esse filtro estava uma lastima... Daí o meu conselho para colocares pouca silicone...

Abraço

Sempre bons conselhos...que faço conta de cumprir  

Flat_Out escreveu:

Mais um restauro, confesso que não percebo nada de mecânica apesar de me desenrrascar na bricolage, mas adoro estes tópicos!

Força com esses trabalhos  

Obrigado Flat_Out   Na verdade eu também não percebo grande coisa, mas com um pouco de gosto e paciência ... tudo se faz  

Cumprimentos
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Qui Jul 11, 2013 10:11 am

Boas;
Morgado, esse "estrume" que estava na rede não se deve a 24 anos de utilização, devem-se ao animal que mexeu nesse motor. Um motor apenas deve levar um pequeno "filme" de silicone entre as peças que "encostam" sem juntas intermédias como as duas metades do cárter. Para o restante há juntas... Com tanto silicone até podes ter pressão na bomba de óleo, o que não consegues garantir é que este chegue a todos os pontos com a pressão correcta porque os canais de lubrificação podem estar entupidos.
Verifica bem a culassa e restantes elementos, tudo bem que este motor é bastante, mas não há milagres e se faltar óleo ou este for de má qualidade, os efeitos fazem-se notar. Substituir vedantes de válvula é daquelas coisas que nem vale a pena discutir, é demasiado básico e elementar quanto se desarma a culassa. Não custa nada fazê-lo e garante-se que fica tudo a funcionar correctamente sem consumos excessivos de óleo.

Força, traz de volta essa máquina que é a 2KF, ela merece. 
Morgado

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jul 13, 2013 12:10 am

Boas Johnny,

o que eu queria dizer é que não tenho forma de saber se a culpa de todo o lixo encontrado no filtro se deve à ultima pessoa que mexeu no motor ou à má utilização durante anos. É verdade que à exceção da junta central e da junta da tampa das válvulas, para as restantes uniões existem juntas específicas ou o-rings. No entanto, todos sabemos que a tendência de muitos donos é colocar silicone de alta temperatura em tudo o que é sítio, como por exemplo no esticador da corrente de comando ou nas tampas de afinação das válvulas. Não estou com isto a justificar a valente p#rc#ia que a última pessoa que mexeu no motor fez, apenas estou a dizer que a culpa talvez não seja exclusivamente dele (até porque a presença de silicone preta e vermelha indicia mais do que um assassino).  

Seja como for, parece-me que felizmente não houve danos significativos. A vantagem de fazermos nós mesmo o trabalho (mesmo quando somos meros amadores) é não termos a pressão do tempo e por isso podermos dispensar a atenção necessária a verificar todos os pequenos pormenores. Nesse sentido, já verifiquei tudo o que estava ao meu alcance e ... não encontrei entupimentos ou desgastes exagerados! Claro que se não tivesse procedido à limpeza do filtro, provavelmente eles iriam surgir em breve.

Abraço
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Restauro Yamaha Xt - 2kf   Sab Jul 13, 2013 3:54 am

Pois...
parece que isso é mesmo o resultado de alguém que quis poupar dinheiro em juntas Neutral 

Mas o oleo que vai por locais mais melindrosos passa ainda pelo outro filtro  

ABR  
http://vadiodaxt.blogspot.com/

Restauro Yamaha Xt - 2kf
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Restauro Yamaha Xt - 2kf
» Restauro Yamaha DT 180 (Brasil)
» O meu primeiro restauro de raíz - Casal Fundador K168
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil