Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

[Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
samurai19

Moto : XT600E XER

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 9:11 pm

Edgar escreveu:

e se fores mexer no pinhão para menos acabas com a protecção que existe de a corrente ser guiada nessa zona...
e se o dia a corrente saltar pode ter consequências

por isso teria que ser na cremalheira
fica mais fácil de conduzir e sem necessidade de utilizar tanto a caixa...
Bem visto, vou tomar atenção a isso, não faço ideia de preços, no Kart era bastante barato e dava para ter varias combinações. Calculo que nas motas não seja assim tão fácil...$$$ querendo manter a qualidade das de origem.

Edgar escreveu:
mas quem se queixa duma 660cc das novas, é porque nunca andou numa 600cc que bate com uma facilidade dos diabos... e temos que andar sempre a corrigir a mudança...
na 660 com injecção isso está muito mais facilitado e melhorado... onde eu com uma 600cc tenho que por 1ª na 660cc faço em 2ª
e na 1200cc faço em 3ª
Pois, além da injecção que compensa em baixas, o binário tb é maior, mas a resposta do acelerador nas de carburador deve ser mais rápida.
Por isso é que acho que com esta alteração deve ficar um espectáculo. E acho que a Yamaha só não mete isso de origem, pq tem de competir com as GS em vel. Max. a nível comercial

Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 9:21 pm

Continuo sem perceber nada de cálculos e até tentei usar aquele programa mas tá quieto...

... mas o que fizeram na minha foi aumentar o pinhão em 1 dente e a cremalheira em 2, e assim a corrente não bate em nada, e como disse, a moto está excelente!

Quanto ao tamanho da corrente necessária, amanhã conto os elos.
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 9:25 pm

Um conselho de um ....

Deixa tudo de origem.... depois de te habituares vais ver que já não vais pensar da mesma maneira....

Ps. Se algum dia nos encontrar-mos deixo-te dar uma volta na minha 600 e depois logo vês a diferença....

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 9:28 pm

hugobruno escreveu:
se fosse a ti comprava uns LEO VINCE ,pelo que ja li a mota fica mais solta em baixas
ricasbeiro escreveu:
Eu digo.......mete uns leo vince....
acho que depois me vais entender...
A ideia que tenho é que os escapes de rendimento apenas melhoram ligeiramente em altas e talvez um nadinha em velocidade de ponta. Alem de fazerem mto mais barulho. Eu qdo saio do prédio as 6 da matina, levo a Mota até ao fim da rua pela mão antes de a ligar para nao acordar o pessoal, com 1 escape desses tinha de ir ate ao fim da terriola, lol

hugobruno escreveu:
concluindo,o torque ou binario ou força,nao altera com essa mudança,o motor continua com a mesma força e potencia
Sim, o ideal é sempre ter um motor com mais binário, se bem que qto maior for o binario, mais porrada leva a transmissão. Mas acho que aumentando ligeiramente a relação da transmissão a Mota vai ficar mais agradável de se conduzir ( Para quem não se importar de perder em velocidade máxima, claro ).

hugobruno

Moto : xt660z

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 9:44 pm

os LEO VINCE nao sao muito barulhentos com o silenciador

se pudesse trocava de escape,ainda há pouco estavam uns leo vince usados á venda no forum,eu é que nao posso,as prioridades sao outras,passeios e viagens entre outras,porque senao eram meus

samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Qui Mar 07, 2013 10:29 pm

Jorge. escreveu:

Continuo sem perceber nada de cálculos e até tentei usar aquele programa mas tá quieto...

... mas o que fizeram na minha foi aumentar o pinhão em 1 dente e a cremalheira em 2, e assim a corrente não bate em nada, e como disse, a moto está excelente!

Quanto ao tamanho da corrente necessária, amanhã conto os elos.

Os cálculos são muito simples, depois de os fazeres a 1a vez, nunca mais te esqueces, se quiseres na próxima cafezada fazemos isso com papel e caneta e vais ver que é giro :)
Basicamente é usar a formula do perímetro do circulo e 2 ou 3 proporções. Com a formula do perímetro ficas a saber para aquela medida de pneus, qual a distancia percorrida por uma volta completa da roda em milímetros, depois sabes que cada volta completa do pneu é igual a uma volta completa da cremalheira.
Com o motor é igual, se descontares as relacoes da caixa, para que cada volta do motor equivale a uma volta do pinhão. Relacionando o número de dentes de um e outro consegues saber a distancia percorrida para determinada rotação em milimetros por minuto, fazes a conversão para km/h e tens a velocidade.
Mas como tens caixa de velocidades, cada volta do motor nao corresponde a uma volta do pinhao, logo tambem tens de ter em conta as relacoes de caixa da mesma forma que a relação da transmissão.
Por isso é que para a mesma rotação do motor tens velocidades diferentes conforme a mudança que usas.

Depois é só ir mudando o número de dentes de um e outro e ver as diferenças de velocidade para a mesma rotação e mesma relacao de caixa.
Amanha no trabalho, se tiver tempo logo faço uma folha de calculo e meto aqui o link para quem quiser ver as formulas E mto simples, olhando para as contas, vais ver ...

Quanto à relação da tua transmissão é estranha, pq ao aumentares um dente no pinhao, estas a alongar a transmissão ou seja a ganhar velocidade Max à custa de força, e ao aumentares os dentes da cremalheira estas a fazer o que eu quero, a encurtar, ou seja diminuir a vel. Max para ganhares em força, a tua de origem tb tem uma relação de 15/45 ?

Eu nos karts fazia isso qdo precisava de um cremalheira de por exemplo 22 dentes, mas nao tinham, então comprava uma com mais 2 ou 3 dentes e compensava com um pinhao com mais 1 dente. A corrente era sempre a mesma, bastava chegar o motor à frente ou atras, nas motas é o contrario, o motor tá fixo e regula-se com a roda de trás, mas tens mto menos margem de manobra, dai ter perguntado se precisava de mudar a corrente para uma maior...
BTW: 1 dente no pinhao de ataque equivale sempre a mais do que um dente na cremalheira, nesse site que pus no 1o post consegues ver isso bem...
Ja vou fazer com os dados da tua Mota (se os encontrar na net) para saberes o que alterou

samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sex Mar 08, 2013 9:01 am

Tabela porreira com várias combinações de relações de transmissão:

http://www.wemoto.com/info/sprocket_gear_ratios/

samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sex Mar 08, 2013 9:14 am

Jorge. escreveu:

Na tua fizeram o contrario do que eu quero, com a combinação 16/47 mudaram a relação de 3.00 para 2.94, ou seja, ficaste com as mudanças mais longas e perdeste um nadinha de força.
Ganhas um pouco em consumos e na teoria ganhas um pouco de vel. Máxima (Aqui concordo com o Edgar e tb com o que diz no link do post anterior, como a vel. Max depende da potência do motor, normalmente fica a mesma, porque a relação original ja foi estudada a pensar nisso)
A transmissão dura-te um pouco mais tempo, porque leva menos porrada do motor e para a mesma rotação a corrente faz menos voltas logo, os dentes e elos duram mais tempo :)

Se eu tivesse essa combinação mudava o pinhao para o de 15 dentes e mantinha a cremalheira de 47 para ficar com a relacao 3.13.

Jorge

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sex Mar 08, 2013 10:28 am

Boas Hugo,

Não sei onde está o erro, mas na prática o que eu sinto na minha moto é o oposto do que tu dizes. Originalmente a minha é tambem de 15/45 e atualmente está com 16/47, e com esta relação a moto tem força, rapidamente trocas de mudança e a rotação anda lá em cima... num flash estás a 80/100 km.

A tabela da Wemoto e mais simples de perceber e realmente a relação que tenho é de 2.94 em vez de 3.00 que vem de origem, mas na prática não sei em que é que isso se traduz... mas pelo que disseste, deveria de ser o oposto do que sinto...

Já contei os elos da corrente e são 112 em vez dos 110 originais...
samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sex Mar 08, 2013 3:10 pm

Jorge. escreveu:
Boas Hugo,

Não sei onde está o erro, mas na prática o que eu sinto na minha moto é o oposto do que tu dizes. Originalmente a minha é tambem de 15/45 e atualmente está com 16/47, e com esta relação a moto tem força, rapidamente trocas de mudança e a rotação anda lá em cima... num flash estás a 80/100 km.

Ja conduziste a tua, ou alguma como a tua com a relação original ? Vai na volta, se gostas assim então de origem ficavas
Agora a serio a diferença de 2.94 para 3.00 é tão pequena que nem deverias notar nada tu tens é um granda motao e nao é a relação da transmissão que é melhor do que a de origem

Jorge. escreveu:
A tabela da Wemoto e mais simples de perceber e realmente a relação que tenho é de 2.94 em vez de 3.00 que vem de origem, mas na prática não sei em que é que isso se traduz... mas pelo que disseste, deveria de ser o oposto do que sinto...
Sim, mas esta tabela só dá mesmo a relação, o da outra pagina dá um dado que eu acho muito útil, que é os intervalo onde as mudanças trabalham.
A ver se me largam um bocadinho aqui no trabalho para eu ter tempo de fazer a simulação para a tua e a comparação entre as relações 15/45, 16/47 e 15/47. BTW, a Navarra é de que ano ?

Jorge. escreveu:
Que pachorra :( obrigadão...

Pois... Para trocar a cremalheira para uma igual à tua, tb devo ter de mudar a corrente para uma maior :( Se bem que esse link que pus no 1o post ate me diz que com esta alteração a afinação da roda traseira é 5.8mm para a frente
Ja andei a ver precos do material da Sunstar (li algures um post do Edgar a dizer que é mto bom) e nao é nada caro, da para ter umas 2 ou 3 combinações para experimentar. Os unicos problemas sao mesmo: O erro do velocímetro e conta-km e o preco da corrente. Tenho de ver o preco da tal peca que o webmostro fala que corrige o erro

Para terem ideia dos preços, em principio irei mandar vir este material:
Yamaha XT 660 Z Tenere (12) SunStar Sprocket Front Less 1 Tooth @ € 21.68
Yamaha XT 660 Z Tenere (12) SunStar Sprocket Rear - Steel - Plus 1 Tooth @ € 30.48
Yamaha XT 660 Z Tenere (12) SunStar Sprocket Rear - Steel - Plus 2 Teeth @ € 35.16

Jorge

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sex Mar 08, 2013 5:10 pm

samurai19 escreveu:

Ja conduziste a tua, ou alguma como a tua com a relação original ? Vai na volta, se gostas assim então de origem ficavas

Sim, conduzi a do Kleber... mas tambem é verdade que a dele na altura estava com uma relação ligeiramente mais longa...

samurai19 escreveu:

tu tens é um granda motao e nao é a relação da transmissão que é melhor do que a de origem

samurai19 escreveu:

...a Navarra é de que ano ?

1993

samurai19 escreveu:
Jorge. escreveu:
Que pachorra :( obrigadão...

Infelizmente, tempo é o que não me falta...

samurai19 escreveu:

Os unicos problemas sao mesmo: O erro do velocímetro e conta-km e o preco da corrente. Tenho de ver o preco da tal peca que o webmostro fala que corrige o erro

Que diferença faz o erro, quantos não andam sem, e quantos ao transformarem em SM tambem o têm... desde que saibas a quanto equivale... e depois pode ser que conta a menos e daqui a uns anos tens a moto com poucos kms...

samurai19 escreveu:

Para terem ideia dos preços, em principio irei mandar vir este material:
Yamaha XT 660 Z Tenere (12) SunStar Sprocket Rear - Steel - Plus 1 Tooth @ € 30.48
Yamaha XT 660 Z Tenere (12) SunStar Sprocket Rear - Steel - Plus 2 Teeth @ € 35.16

Não sei se é caro ou não...

Abr
samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sab Mar 09, 2013 8:55 am

Enviei-te as Tabelas e os Gráficos por PM para a tua Mota com as relações Nº Dentes do Pinhão de Ataque/Cremalheira:
Origem: 15/45 A Uso: 16/47 Sugestão: 15/47

Jorge. escreveu:
samurai19 escreveu:

Sim, conduzi a do Kleber... mas tambem é verdade que a dele na altura estava com uma relação ligeiramente mais longa...
Qdo eu montar o meu pinhao de 14, posso-te emprestar o de 15 para se quiseres experimentar a combinação 15/47 quem é ligeiramente mais curta do que a de origem, a versão custom nas PM que te enviei (nao sei é se o da minha dá na tua). Nao devo ficar é com o de 14 definitivamente por causa do que o Edgar explicou.

Jorge. escreveu:
samurai19 escreveu:
Os unicos problemas sao mesmo: O erro do velocímetro e conta-km e o preco da corrente. Tenho de ver o preco da tal peca que o webmostro fala que corrige o erro
Que diferença faz o erro, quantos não andam sem, e quantos ao transformarem em SM tambem o têm... desde que saibas a quanto equivale... e depois pode ser que conta a menos e daqui a uns anos tens a moto com poucos kms...
Acho que a tua está contar menos, mas a minha vai contar mais. Tipo na tua qdo marcar 150, deves ir a +/- a 155. Na minha o contrario. Mas sim, na tua por cada 100km que andes com ela, só te vai registar uns 97/98 :)
EDIT: O tramado é que se a tua Mota estiver com essa relação à 20.000 km na realidade tem mais uns 5.000 km do que o que marca

Jorge

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sab Mar 09, 2013 10:29 am

Boas Hugo,

Obrigado pelos gráficos que me envias-te...

Gostava de experimentar o que sugeres com o pinhão de 15, mas para o fazer teria de encurtar a corrente que se encontra quase na afinação máxima. Neutral

O meu velocimetro não dá erro porque não é ligado à caixa como o teu, mas sim à roda da frente (moto algo antiga ), e dessa forma só se altera quando se coloca uma roda de outro diâmetro...

Na minha opinião e baseada no que disse o Edgar, não reduzia o pinhão porque se por causa disso a corrente passar a roçar, em poucos km já vai ver os seus danos, optava antes por aumentar a cramalheira... mas isto é tudo na teoria que na prática não entendo nada como já o disse...

Abr
samurai19

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sab Mar 09, 2013 1:56 pm

Jorge. escreveu:
Gostava de experimentar o que sugeres com o pinhão de 15, mas para o fazer teria de encurtar a corrente que se encontra quase na afinação máxima. Neutral
Pode ser que não, segundo esta tabela, a diferença na afinação é afastar apenas 3,68mm

Jorge. escreveu:
O meu velocimetro não dá erro porque não é ligado à caixa como o teu, mas sim à roda da frente (moto algo antiga ), e dessa forma só se altera quando se coloca uma roda de outro diâmetro...
Pois é :) Não sabia... Então podes "brincar" à vontade ...

Jorge. escreveu:
Na minha opinião e baseada no que disse o Edgar, não reduzia o pinhão porque se por causa disso a corrente passar a roçar, em poucos km já vai ver os seus danos, optava antes por aumentar a cramalheira... mas isto é tudo na teoria que na prática não entendo nada como já o disse...
Pois, também concordo com isso, por isso estou a pensar fazer o seguinte:
Na teoria, um pinhão com Menos 1 dente, corresponde a uma cremalheira cerca de mais 2,5 dentes, por isso, ao encomendar estas 3 peças:
samurai19 escreveu:
Posso testar com o pinhão de 14 dentes, sem mudar a corrente e se gostar do comportamente, volto a por o de 15 e troco a cremalheira pela de 46 ou 47 e meto uma corrente nova de 111 ou 112 elos e a tal peça que corrige o erro do Velocimetro;)
Assim não gasto já cento e tal Euros na corrente e depois vai na volta ainda decido que prefiro a relação de origem
(Por isso é que estava a dizer no post anterior que o pinhão de 14 não é para ficar definitivo )

Jorge

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   Sab Mar 09, 2013 2:19 pm

Hugo, não existem correntes com um numero de elos impar, por isso ou 110 ou 112...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)   

[Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Transmissão] Relação XT660Z (08 - ...)
» Relação de transmissão
» Kit Transmissão XT660Z
» CALCULO RELAÇÃO TRANSMISSÃO
» Relação do Kit de Transmissão TA 650

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: