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 Revisão Anual duma XT600E

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AutorMensagem
Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 12:08 am

Vou meter na lista de compras para a Páscoa!

És uma ganda homem se não sobrar nenhuma peça com tanta coisa que tás a desmontar!
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Pedro P.



Moto : XT600e

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 12:39 pm



Para mim estes tópicos são uma mais valia.

Posso limpar o TCI com WD40 ?



OBR
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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 3:04 pm

Edgar escreveu:
...
...


Esta dica usei eu recentemente para lubrificar os cabos da TDM...

... Isto sim, é uma revisão a sério ... mas tambem não é de admirar por quem a está a fazer...



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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 7:53 pm

Fernando Brito escreveu:

Parece meio errado mudarem o TCI para a traseira (que será o local onde mais sujidade se acumula), mas eles lá saberam...

Com o TCI atrás ficou com o filtro a respirar melhor...
mas o TCI está bem protegido... desde que tenha o bacalhau e plásticos de origem...

o Bacalhau protege o TCI





e depois o resto dos plásticos fazem o resto...
mas quando leva o banco... fica realmente protegido...




Para contra certos meninos não há protecção possível




Pedro P. escreveu:


Para mim estes tópicos são uma mais valia.

Posso limpar o TCI com WD40 ?



OBR

sim... sim...
com WD40 que eu amoleço o maior... mas os contactos eléctricos uso spray para contactos...


ABR
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 8:21 pm



Nº 7 Travão Traseiro

(Verifique o funcionamento, o nível de óleo e se existe fugas de óleo)


Foi a vez do travão traseiro...
tinha muita areia junto das pastilhas... mas todas as guias (duas) foles (dois) estavam impecáveis
talvez se a Mota andasse num dia de chuva, teria limpado toda a areia que encontrei...

Não havia grande coisa para fazer neste item...
mas limpei tudo, lubrifiquei e montei...

Troquei o óleo DOT4... e com tinha as mãos gordurosas e encardidas não tirei fotos...

Mas para ajudar a enriquecer este topico... fica aqui um link sobre a troca de Pastilhas numa XT600

http://vadiodaxt.blogspot.pt/2011/06/diy-travao-de-tras.html


Numa XT660Z Ténéré ou XT660R/X é igualmente fácil

Trás - http://youtu.be/-_HhcjJmQMU
Frente - http://youtu.be/LdgrCoW4N8w
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 9:00 pm


Nº 8 Tubos de travão

(Verifique se apresentam fendas ou danos)



Tudo OK


Nº 9 Rodas

(Verifique se estão empenadas, o aperto dos raios e se apresentam danos)
(Aperte os raios, caso necessário)


Aqui deparamos-nos com um pequeno problema...
a jante da frete tem uma moça Neutral

neste local está mais baixa uns 3 mm
mas não afectou o outro lado e nem os raios... (menos mal) e a reparação está ao nosso alcance
mas temos que fazer um pequeno molde em madeira e retirar o pneu
Vai ficar para outra altura... pois temos que fazer o tal molde




De resto... não temos empenos ou outros problemas alem desta situação

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Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 9:02 pm

Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco...
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 10:59 pm

Jarod escreveu:
Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco...

OK... já nem me lembrava disso...
mas vamos facilmente tira-la... assim que tivermos oportunidade
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 11:24 pm

Nº 10 Pneus

(Verifique a profundidade do piso e se possuem danos / Substitua, caso necessário)
(Verifique a pressão do ar / corrija se necessário)



Os pneus são relativamente novos...
mas o piso mínimo aconselhado pelo fabricante é de 1,6 mm




A pressão correcta para as rodas varia com a utilização e com a carga que a mota leva (c/ s/ pendura, etc etc)...

Normalmente a pressão da rodas devem ser vistas semanalmente... e digo isto porque com 1,5 kg de pressão, facilmente a mota vai perdendo ar...

Eu uso na minha XT600E 2 kg na roda de trás... e com esta pressão posso estar 1 mês ou mais sem me preocupar...
mas na roda da frente como uso 1,5 kg tenho que verificar com muita regularidade (semanalmente)




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Fernando Brito



Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 12:24 am

Caro Edgar,

no seguimento da moça da jante que vi, achas possível fazer alguma coisa aqui ??
Parece menos do que realmente é...

Se a "tua" jante tem 3mm de diferença, a minha deve ter uns 12 ou 13 mm...



_________________
Fernando Brito | XT 600E | 80.200 kms
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 5:07 pm

Sim... dá para tirar...

mas temos que tirar o pneu e agarrar num barrote e desbasta-lo com o raio da jante...
e depois bater-lhe com um maço até ir ao sitio
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 11:18 pm

Nº 11 Rolamentos das rodas

(Verifique se os rolamentos possuem folga ou danos)


Foi revisto recentemente durante a ultima troca de pneus...
além de inspeccionados, levaram massa consistente junto dos retentores para ajudar na lubrificação e entrada de agua...
os retentores estavam impecáveis...

Nº 12 Braço oscilante

(Verifique o funcionamento e se possui folga excessiva)


também foi revisto durante a recente troca de pneus...


Nº 13 fica para o fim


Nº 14 Rolamentos da direcção

(Verifique a folga dos rolamentos e se existe rigidez na direcção / lubrifique de 20 em 20 mil kms)



Está sem folgas... e não vale a pena complicar... e passamos à frente...
em certas modelos de mota, eu levaria isto a serio... mas não é o caso da XT600E


Nº 15 fica para o fim
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 12:30 am

Nº 16 Descanso lateral

(Verifique o funcionamento e lubrifique)



Este item é deveras importante... e normalmente eu verifico sempre o descaso quando lubrifico a corrente

Há situações em que o descanso se parte pela soldadura
mas tudo tem uma razão de ser... e apenas acontece a algumas motas

Por exemplo, na minha XT600E que normalmente anda muitas vezes carregada com malas e estacionada de maneiras bastante inclinada nunca aconteceu...
O tubo do descanso tem uma parede de 2 mm que é mais do que suficiente para a sua função (aguentar com o peso da Mota e com a soldadura)

Em Dezembro ultimo o descanso desta XT600E partiu-se :




e foi reparado por um Amigo
(não vou dizer o nome... que o gajo muito ocupado...)




Ver o descanso partir-se, poderá ser catastrófico... e lixar o orçamento de qualquer...
(basta imaginar ver a Mota cair num estacionamento de Motas com o efeito dominó )
Então mais vale prevenir... e com 30 segundos avaliamos o seu estado

- Basta ver se ainda temos as duas molas...
- se esta a recolher bem...
- e se apresenta alguma fissura


Por norma o descanso começa por partir-se sempre no mesmo local... começa com uma pequena estala-dela que vai crescendo, até que parte de vez....

O local onde ele começa a partir-se esta assinalado a branco nesta foto




na realidade esta zona do meu descanso está pintada de branco
pintar uma soldadura de branco ajuda a identificar um fissura, ou o aparecimento duma fissura...
o método é simples... basta limpar o branco com um pano, e se estiver estalado vê-se uma linha preta


PS: para quem nunca olhou para o descanso com atenção...
é normal encontrar uma folga grande na fixação do mesmo
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 1:10 am

Nº 17 Interruptor do descanso

(Verifique o funcionamento)



Sempre que esqueço dele em baixo e engato a 1ª ... descubro que ainda funciona


Nº 18 Forquilha dianteira

(Verifique o funcionamento e se existem fugas de oleo)



Basicamente comecei por levantar os foles e procurar por uma fuga de oleo...
Estava tudo seco e surpreendentemente limpo de pó
Estava tudo OK e sem qualquer marca ou arranham na zona que recolhe...
se tivessem marcas ou riscos poderia ofender os retentores e originar uma fuga de óleo... mas não é o caso...
de resto o funcionamento está normal




Nº 19 Amortecedor de choques

(Verifique o funcionamento e se o amortecedor apresenta fugas de óleo)


está 100%

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Pedro P.



Moto : XT600e

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 3:35 pm

[quote]Sempre que esqueço dele em baixo e engato a 1ª ... descubro que ainda funciona

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 6:37 pm

Nº 20 Braço oscilante e bielas do amortecedor

(Verifique o funcionamento)
(ablicar massa de lubrificação de dissulfide molibdénio)


O funcionamento está porreiro... e sem nada que diga o contrario...

quanto à lubrificação ficou por fazer... a única massa que tenho é NLGI2

e tenho que procurar por algo parecido com isto: http://wikipedia.qwika.com/en2pt/Molybdenum_disulfide
ou talvez o Molykote seja igualmente bom


Nº 21 Carburador

(Verifique o funcionamento do motor de arranque / afogador)
(ajuste o ralenti)



Sobre o carburador não é necessário fazer nada... normalmente nunca é...

Verifiquei o estado das falanges, e encontram-se como novas...

Subi ligeiramente o ralenti... o método usado para ajustar o ralentim,
pode ser visto aqui : http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/05/ajuste-do-relantim.html


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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 7:10 pm

Nº 22 Oleo do Motor

(Substitua)


Nº 23 Filtro de Oleo

(Substitua de 20 em 20 mil km)



Sobre o item 22 e 23 pode ser falado tudo junto...

O óleo escolhido foi Motul 5100 15W50

Escolhemos este óleo, porque é um bom óleo, e sendo semi-sintetico danos mais garantias de fazer a sua função por mais tempo e em condições duras...
A viscosidade foi escolhida tendo como base o manual da Mota...
Muita gente utiliza o 10W40 pensando estar a usar um óleo porreiro (pois é o que 98% das oficinas recomendam)
mas digo-vos que isso vai contra o manual do fabricante...

O manual diz isto:
(as cores verde e vermelho, foram acrescentadas por mim)



Na realidade, a embraiagem gosta do 10W40, e a caixa de velocidades do 20W50...
usar um óleo fino numa caixa de velocidades dum carro é condena-la à destruição
ora bem... na XT600E "não é tanto ao mar nem tanto à terra"
mas para não andarmos com com analizes... basta ler o manual do proprietário e seguir a dica que lá vem

seguimos essa dica e compramos 15W50 na MotorXpro do Lança
http://www.motorxpro.com/pt/produtos/motul/lubrificantes_de_motor/motor_4t/5100_4t_15w50.html
8,55€ por litro é super em conta
e o atendimento da MotorXpro é 5 estrelas e sou um exigente cliente que tenho comprado lá montes de coisas, sempre satisfeito com o resultado...
até pneus TW41 ou TW42 que ele não tem no catalogo on line já me arranjou a preços imbatíveis


O filtro de óleo compramos na Yamaha (de origem)
existem filtros da concorrência mais baratos... mas de qualidade questionável...
e preferimos a qualidade dos made in Japan dos de origem


(continua)
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 12:00 am

Voltado ao assunto...

Antes de aquecermos o motor... aliviamos todos os parafusos...
para facilitar a desaperto dos mesmos depois de estar o motor quente...


aquecemos o motor durante 15 minutos

e tiramos o óleo...
por norma eu tiro óleo do motor para um recipiente, e o óleo do quadro para outro recipiente...

saio do motor 1,1L
e do quadro 1,36L
ou seja, a Mota tinha: 1,1 + 1,36 + 0,5(*) = 2,96L
(*) 0,5L de oleo que fica sempre dentro da mota e não é possível ser trocado...

Faltava 0,34L para ter o nível no máximo...
como o entre o mínimo e o máximo vão cerca de 0,4L ... ela encontrava-se dentro de nível


Alguns devem estar a pensar: "mas caganda confusão de contas por causa de tirar o óleo"





Mas passando à frente... o manual diz que o filtro pode ser trocado de 20 em 20 mil kms
mas nós resolvemos trocar o filtro com 4 mil porque somos uns mãos largas
(e também porque não sou eu que pago)

Fizemos uma autopsia ao filtro... e não encontramos limalhas ou qualquer outro desgosto




Fizemos uma tentativa de tirar o filtro do quadro
mas não passou disso... duma tentativa falhada, por falta duma chave 26 em condições Neutral
Há que saber desistir na altura certa... e concentrar energias a adquirir a ferramenta certa




Como tirei a pequena protecção do cárter... descobri uma bela amolgadela




mas dessa amolgadela, apenas ficou esta foto...
com o martelo e pedaço de madeira rapidamente anulamos a amolgadela


Adicionamos 2 litros de óleo novo...
demos ao starter... e depois de trabalhar uns 40 segundos, tempo necessário para purgar o circuito no pequeno parafuso da tampa do filtro de oleo... paramos o motor e adicionamos mais 0,7L

Usamos 2,7L para fazer a troca... e assim garantimos que o nível vai ficar a 3/4 da vareta

Para percebermos melhor como ver o nível de óleo da XT600E,
podemos consultar este tópico: http://vadiodaxt.blogspot.pt/2012/12/verificar-nivel-do-oleo.html



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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 12:14 am

Nº 24 Interruptores dos travões

(Verifique o funcionamento)


Estão OK

Nº 25 Peças móveis e cabos

(Lubrifique)


Lubrificamos o cabo da embraiagem (pode ver num dos post anteriores)
Lubrificamos o descanso, a bicha do conta rotações...

Falta lubrificar os roletes guia da corrente e outras pequenas coisas como as peseiras etc...
mas só vou fazer estes itens em falta depois de lavar novamente a Mota e depois de dar uma pequena volta com ela...

Nº 26 Luzes, sinais e interruptores

(Verifique o funcionamento / ajuste o farol dianteiro)


esta tudo OK...
e apenas falta verificar o farol dianteiro, que parece estar um pouco alto...





__________________________________________

esta faltar:
- verificar a corrente
- procurar por algum parafuso desapertado
- ver os roletes guia
- e verificar se o farol esta na altura correcta...
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krieg



Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 9:58 am

Então e a situação do filtro do quadro vai ficar por observar

_________________
Perder-se também é caminho.

Mundo CXTP
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 3:44 pm

krieg escreveu:
Então e a situação do filtro do quadro vai ficar por observar

nem sei...
porque agora só se pode mexer na próxima troca de oleo

eu na minha XT nunca tirei esse filtro...
mas nesta XT como uma vez partiram-se 3 discos da embraiagem, gostava de ver se existe bocadinhos de férodo no filtro

é só por isso que foi lá tentar tirar aquilo
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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 3:57 pm

Edgar escreveu:
...
Fizemos uma tentativa de tirar o filtro do quadro
mas não passou disso... duma tentativa falhada, por falta duma chave 26 em condições Neutral
Há que saber desistir na altura certa... e concentrar energias a adquirir a ferramenta certa


Eu tive de comprar uma para o fazer, e se quiser empresto-te na boa...

Edgar escreveu:
...
Como tirei a pequena protecção do cárter... descobri uma bela amolgadela




mas dessa amolgadela, apenas ficou esta foto...
com o martelo e pedaço de madeira rapidamente anulamos a amolgadela

Curiosamente a minha proteção estava igual e com umas maretadas fico impec.



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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 5:52 pm

Jorge. escreveu:


Eu tive de comprar uma para o fazer, e se quiser empresto-te na boa...

OBR...
mas agora vai ter que fazer mais uns bons quilómetros até ser necessário novamente
mas haverá outras oportunidades


Agora vou dedicar-me à minha Menina
e não vou tirar esse filtro de rede... não é necessário...
já comecei por montar-lhe um pneu novo atrás


ABR
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sergio_XT24



Moto : XT 600 E (2004)

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Dom Jan 20, 2013 10:52 pm

Excelente trabalho!
Vou tirar daqui pontos para a próxima revisão aprofundada da minha menina
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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Seg Jan 21, 2013 12:25 pm


Edgar
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Revisão Anual duma XT600E
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