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 Revisão Anual duma XT600E

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AutorMensagem
Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 12:08 am

Vou meter na lista de compras para a Páscoa!

És uma ganda homem se não sobrar nenhuma peça com tanta coisa que tás a desmontar!
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Pedro P.



Moto : XT600e

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 12:39 pm



Para mim estes tópicos são uma mais valia.

Posso limpar o TCI com WD40 ?



OBR
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Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 3:04 pm

Edgar escreveu:
...
...


Esta dica usei eu recentemente para lubrificar os cabos da TDM...

... Isto sim, é uma revisão a sério ... mas tambem não é de admirar por quem a está a fazer...



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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 7:53 pm

Fernando Brito escreveu:

Parece meio errado mudarem o TCI para a traseira (que será o local onde mais sujidade se acumula), mas eles lá saberam...

Com o TCI atrás ficou com o filtro a respirar melhor...
mas o TCI está bem protegido... desde que tenha o bacalhau e plásticos de origem...

o Bacalhau protege o TCI





e depois o resto dos plásticos fazem o resto...
mas quando leva o banco... fica realmente protegido...




Para contra certos meninos não há protecção possível




Pedro P. escreveu:


Para mim estes tópicos são uma mais valia.

Posso limpar o TCI com WD40 ?



OBR

sim... sim...
com WD40 que eu amoleço o maior... mas os contactos eléctricos uso spray para contactos...


ABR
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 8:21 pm



Nº 7 Travão Traseiro

(Verifique o funcionamento, o nível de óleo e se existe fugas de óleo)


Foi a vez do travão traseiro...
tinha muita areia junto das pastilhas... mas todas as guias (duas) foles (dois) estavam impecáveis
talvez se a Mota andasse num dia de chuva, teria limpado toda a areia que encontrei...

Não havia grande coisa para fazer neste item...
mas limpei tudo, lubrifiquei e montei...

Troquei o óleo DOT4... e com tinha as mãos gordurosas e encardidas não tirei fotos...

Mas para ajudar a enriquecer este topico... fica aqui um link sobre a troca de Pastilhas numa XT600

http://vadiodaxt.blogspot.pt/2011/06/diy-travao-de-tras.html


Numa XT660Z Ténéré ou XT660R/X é igualmente fácil

Trás - http://youtu.be/-_HhcjJmQMU
Frente - http://youtu.be/LdgrCoW4N8w
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 9:00 pm


Nº 8 Tubos de travão

(Verifique se apresentam fendas ou danos)



Tudo OK


Nº 9 Rodas

(Verifique se estão empenadas, o aperto dos raios e se apresentam danos)
(Aperte os raios, caso necessário)


Aqui deparamos-nos com um pequeno problema...
a jante da frete tem uma moça Neutral

neste local está mais baixa uns 3 mm
mas não afectou o outro lado e nem os raios... (menos mal) e a reparação está ao nosso alcance
mas temos que fazer um pequeno molde em madeira e retirar o pneu
Vai ficar para outra altura... pois temos que fazer o tal molde




De resto... não temos empenos ou outros problemas alem desta situação

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Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 9:02 pm

Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco...
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 10:59 pm

Jarod escreveu:
Essa mossa já tinha sido detectada... Foi feita algures nas zonas de Castelo Branco...

OK... já nem me lembrava disso...
mas vamos facilmente tira-la... assim que tivermos oportunidade
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Qui Jan 17, 2013 11:24 pm

Nº 10 Pneus

(Verifique a profundidade do piso e se possuem danos / Substitua, caso necessário)
(Verifique a pressão do ar / corrija se necessário)



Os pneus são relativamente novos...
mas o piso mínimo aconselhado pelo fabricante é de 1,6 mm




A pressão correcta para as rodas varia com a utilização e com a carga que a mota leva (c/ s/ pendura, etc etc)...

Normalmente a pressão da rodas devem ser vistas semanalmente... e digo isto porque com 1,5 kg de pressão, facilmente a mota vai perdendo ar...

Eu uso na minha XT600E 2 kg na roda de trás... e com esta pressão posso estar 1 mês ou mais sem me preocupar...
mas na roda da frente como uso 1,5 kg tenho que verificar com muita regularidade (semanalmente)




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Fernando Brito



Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 12:24 am

Caro Edgar,

no seguimento da moça da jante que vi, achas possível fazer alguma coisa aqui ??
Parece menos do que realmente é...

Se a "tua" jante tem 3mm de diferença, a minha deve ter uns 12 ou 13 mm...



_________________
Fernando Brito | XT 600E | 80.200 kms
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 5:07 pm

Sim... dá para tirar...

mas temos que tirar o pneu e agarrar num barrote e desbasta-lo com o raio da jante...
e depois bater-lhe com um maço até ir ao sitio
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sex Jan 18, 2013 11:18 pm

Nº 11 Rolamentos das rodas

(Verifique se os rolamentos possuem folga ou danos)


Foi revisto recentemente durante a ultima troca de pneus...
além de inspeccionados, levaram massa consistente junto dos retentores para ajudar na lubrificação e entrada de agua...
os retentores estavam impecáveis...

Nº 12 Braço oscilante

(Verifique o funcionamento e se possui folga excessiva)


também foi revisto durante a recente troca de pneus...


Nº 13 fica para o fim


Nº 14 Rolamentos da direcção

(Verifique a folga dos rolamentos e se existe rigidez na direcção / lubrifique de 20 em 20 mil kms)



Está sem folgas... e não vale a pena complicar... e passamos à frente...
em certas modelos de mota, eu levaria isto a serio... mas não é o caso da XT600E


Nº 15 fica para o fim
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 12:30 am

Nº 16 Descanso lateral

(Verifique o funcionamento e lubrifique)



Este item é deveras importante... e normalmente eu verifico sempre o descaso quando lubrifico a corrente

Há situações em que o descanso se parte pela soldadura
mas tudo tem uma razão de ser... e apenas acontece a algumas motas

Por exemplo, na minha XT600E que normalmente anda muitas vezes carregada com malas e estacionada de maneiras bastante inclinada nunca aconteceu...
O tubo do descanso tem uma parede de 2 mm que é mais do que suficiente para a sua função (aguentar com o peso da Mota e com a soldadura)

Em Dezembro ultimo o descanso desta XT600E partiu-se :




e foi reparado por um Amigo
(não vou dizer o nome... que o gajo muito ocupado...)




Ver o descanso partir-se, poderá ser catastrófico... e lixar o orçamento de qualquer...
(basta imaginar ver a Mota cair num estacionamento de Motas com o efeito dominó )
Então mais vale prevenir... e com 30 segundos avaliamos o seu estado

- Basta ver se ainda temos as duas molas...
- se esta a recolher bem...
- e se apresenta alguma fissura


Por norma o descanso começa por partir-se sempre no mesmo local... começa com uma pequena estala-dela que vai crescendo, até que parte de vez....

O local onde ele começa a partir-se esta assinalado a branco nesta foto




na realidade esta zona do meu descanso está pintada de branco
pintar uma soldadura de branco ajuda a identificar um fissura, ou o aparecimento duma fissura...
o método é simples... basta limpar o branco com um pano, e se estiver estalado vê-se uma linha preta


PS: para quem nunca olhou para o descanso com atenção...
é normal encontrar uma folga grande na fixação do mesmo
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 1:10 am

Nº 17 Interruptor do descanso

(Verifique o funcionamento)



Sempre que esqueço dele em baixo e engato a 1ª ... descubro que ainda funciona


Nº 18 Forquilha dianteira

(Verifique o funcionamento e se existem fugas de oleo)



Basicamente comecei por levantar os foles e procurar por uma fuga de oleo...
Estava tudo seco e surpreendentemente limpo de pó
Estava tudo OK e sem qualquer marca ou arranham na zona que recolhe...
se tivessem marcas ou riscos poderia ofender os retentores e originar uma fuga de óleo... mas não é o caso...
de resto o funcionamento está normal




Nº 19 Amortecedor de choques

(Verifique o funcionamento e se o amortecedor apresenta fugas de óleo)


está 100%

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Pedro P.



Moto : XT600e

MensagemAssunto: Re: Revisão Anual duma XT600E   Sab Jan 19, 2013 3:35 pm

[quote]Sempre que esqueço dele em baixo e engato a 1ª ... descubro que ainda funciona

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