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 Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660

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AutorMensagem
bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Dom Dez 02, 2012 9:44 pm

Ora boas. Fiz recentemente uma revisão à minha Téréré de 94. Esta incluiu a mudança dos gomos amortecedores da transmissão que estão dentro do cubo traseiro já que estavam desfeitos. Como este material não havia em stock, foi-me indicado na Motor "8-1" que os da XT serviam bem, apesar das referências serem diferentes. Podem verificar na foto o seguinte: Esquerda = Téréré, DIreita = XT.

São bem diferentes, na realidade.... Os da XT, a meu ver, até serão melhores já que a parte que é mais solicitada (na transmissão de binário) será a mais larga, ao contrário dos originais em que é a mais estreita. Não consigo falar sobre a forma original dos da XTZ mas parecem-me ligeiramente mais arredondados na base....mas também pode ser do desgaste. A montagem dá-se com um bocadinho de pressão e fica justo e sem folgas.

Sem problema.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Seg Dez 03, 2012 12:04 am

Boas

Eu tenho os meus na XT600E com quase 70 mil e ainda estão OK
segundo parece os da XT660 X/R/Z ganham folga em poucos kms


ABR
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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Seg Dez 03, 2012 9:38 am

Sim....os meus originais não estavam excessivamente desgastados mas já havia folga e as ligações de borracha estava partidas. Vou fazer uns kms assim e depois ver se continua justo ou que folga ganharam.... Edgar, não tens por aí perdida uma foto do interior do cubo da XT não? Gostava de ver as diferenças, se as houver...
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Seg Dez 03, 2012 5:43 pm

Essa união entre sino-blocos parte-se com muita facilidade e não devemos dar-lhe importância...
porque essa união não faz falta... apenas serve para facilitar a montagem


Estas fotos são da minha XT600E
cubo e sino-blocos








zona da cremalheira




Da Ténéré 660 de 2008 com sino-blocos novos






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Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 12:02 am

Pois..... O cubo tem a mesma forma que a minha Téréré...tal com a Té nova. A única diferença é mesmo nos gomos. Se reparares, a foto que coloquei dos meus originais tem o gomo mais estreito à esquerda, ao contrário da XT e da nova Té.

Fiz bem eu fazer esta mod.

Obrigado! :)
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Fernando Brito

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Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 12:04 am

Vocês descobrem peças o arco da velha !
Acho que a minha 3TB não tem disso...Pelo menos nunca os vi...

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 12:13 am

Fernando Brito escreveu:
Vocês descobrem peças o arco da velha !
Acho que a minha 3TB não tem disso...Pelo menos nunca os vi...

Claro que tem

é são iguaizinhos aos da minha

ABR
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Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 12:14 am

ahahahah tá dentro do cubo. Chamam-lhe "silent blocks" mas é na realidade um amortecedor de transmissão. Faz o mesmo efeito que as polias vulcanizadas nos motores dos carros.... Serve para suavizar a transmissão de binário da cremalheira para roda e reduz o impacto na transmissão.

Se não notas nada de estranho na mota, provavelmente é porque estão bons. Pelo que o Edgar diz, na XT fazem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito km.
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Fernando Brito

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Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 10:30 pm

Epá...claro que sei o que são as pecinhas e para o que servem

O que queria dizer é que nunca as vi na vida....pois não tive necessidade disso ! Não noto, nem nunca notei nada de anormal no cubo traseiro !

Aliás...desapertando o eixo da roda traseira a roda nem mexe...Para afinar a folga da corrente é uma luta com o martelo e os esticadores !!
Já mandei pontapes no pneu de trás para a frente e a m3rda da roda nao mexe.

PS: Eu sei que tenho de desapertar a suporte do travão traseiro + parafusinhos nas extremidades

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Fernando Brito

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Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Ter Dez 04, 2012 10:35 pm

Já agora (Edgar e Bruno)....desculpa o off.

Imaginem a mota no cavalete (roda traseira no ar).
Embraiam e metem 1ª....(não largam a embraiagem)

É suposto a roda traseira andar que nem uma desalmada ?

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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Qua Dez 05, 2012 9:19 am

Fernando Brito escreveu:
Epá...claro que sei o que são as pecinhas e para o que servem

O que queria dizer é que nunca as vi na vida....pois não tive necessidade disso ! Não noto, nem nunca notei nada de anormal no cubo traseiro !

Aliás...desapertando o eixo da roda traseira a roda nem mexe...Para afinar a folga da corrente é uma luta com o martelo e os esticadores !!
Já mandei pontapes no pneu de trás para a frente e a m3rda da roda nao mexe.

PS: Eu sei que tenho de desapertar a suporte do travão traseiro + parafusinhos nas extremidades

? Não precisas de desapertar nada do travão atrás amigo, o "bracket" da maxila fixa ao eixo e numa corrediça do braço...mexe com a roda, é tranquilo. Quanto aos pontapés na roda....isso é estranho, pode haver falta de massa. Não devia tar tão preso....regra geral, uma pancadinha nos pernos dos esticadores mexe o conjunto pa frente e apertar a porca puxa bem a roda para trás sem grandes prisões. Devias tirar o conjunto de trás e lubrificar tudo convenientemente. Se quiseres, um dia destes trazes um bisnaga de massa e passas lá na minha "oficina" que eu trato-te disso....

Aliás, é um pretexto fixe para um cafézinho. Convences o Martins a vir e faz-se isso no cavelete num instantinho tb...


Última edição por bmbelo em Qua Dez 05, 2012 11:53 am, editado 1 vez(es)
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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Qua Dez 05, 2012 9:42 am

Fernando Brito escreveu:
Já agora (Edgar e Bruno)....desculpa o off.

Imaginem a mota no cavalete (roda traseira no ar).
Embraiam e metem 1ª....(não largam a embraiagem)

É suposto a roda traseira andar que nem uma desalmada ?

? Não....tens de ver a afinação/folga da embraiagem que isso não está a "embraiar" tudo, creio.... Não sentes picar na caixa quando trocas de relação, ou sentes o pedal a oferecer muita resistência à troca?
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krieg

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Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Qua Dez 05, 2012 11:31 am

bmbelo escreveu:
Fernando Brito escreveu:
Epá...claro que sei o que são as pecinhas e para o que servem

O que queria dizer é que nunca as vi na vida....pois não tive necessidade disso ! Não noto, nem nunca notei nada de anormal no cubo traseiro !

Aliás...desapertando o eixo da roda traseira a roda nem mexe...Para afinar a folga da corrente é uma luta com o martelo e os esticadores !!
Já mandei pontapes no pneu de trás para a frente e a m3rda da roda nao mexe.

PS: Eu sei que tenho de desapertar a suporte do travão traseiro + parafusinhos nas extremidades

? Não precisas de desapertar nada do travão atrás amigo, o "bracket" da maxila fixa ao eixo e numa corrediça do braço...mexe com a roda, é tranquilo. Quanto aos pontapés na roda....isso é estranho, pode haver falta de massa. Não devia tar tão preso....regra geral, uma pancadinha nos pernos dos esticadores mexe o conjunto pa frente e apertar a porca puxa bem a roda para trás sem grandes prisões. Devias tirar o conjunto de trás e lubrificar tudo convenientemente. Se quiseres, um dia destes trazes um bisnaga de massa e passas lá na minha "oficina" que eu trato-te disso....

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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Qua Dez 05, 2012 1:23 pm

bmbelo escreveu:
Fernando Brito escreveu:
Epá...claro que sei o que são as pecinhas e para o que servem

O que queria dizer é que nunca as vi na vida....pois não tive necessidade disso ! Não noto, nem nunca notei nada de anormal no cubo traseiro !

Aliás...desapertando o eixo da roda traseira a roda nem mexe...Para afinar a folga da corrente é uma luta com o martelo e os esticadores !!
Já mandei pontapes no pneu de trás para a frente e a m3rda da roda nao mexe.

PS: Eu sei que tenho de desapertar a suporte do travão traseiro + parafusinhos nas extremidades

? Não precisas de desapertar nada do travão atrás amigo, o "bracket" da maxila fixa ao eixo e numa corrediça do braço...mexe com a roda, é tranquilo. Quanto aos pontapés na roda....isso é estranho, pode haver falta de massa. Não devia tar tão preso....regra geral, uma pancadinha nos pernos dos esticadores mexe o conjunto pa frente e apertar a porca puxa bem a roda para trás sem grandes prisões. Devias tirar o conjunto de trás e lubrificar tudo convenientemente. Se quiseres, um dia destes trazes um bisnaga de massa e passas lá na minha "oficina" que eu trato-te disso....

Aliás, é um pretexto fixe para um cafézinho. Convences o Martins a vir e faz-se isso no cavelete num instantinho tb...

Isso é na XTZ660! Na XT600 é diferente, é preciso desapertar o parafuso que segura a maxila para a roda deslizar para trás.
Eu para conseguir mudar o esticador de posição empurro a roda para o outro lado na parte de trás e ganha logo espaço. Do outro lado a mesma coisa. Depois no final é preciso empurrar a roda para a frente para ficar encostada ao esticador.


_________________
Leitão
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bmbelo



Moto : Suzuki GSX 750 Inazuma

MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   Qua Dez 05, 2012 1:34 pm

AH!

Não conheço as particularidades da XT, peço desculpa. Assumi que, sendo o braço oscilante igual, o resto seria chapa 5.

My bad.
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MensagemAssunto: Re: Amortecedor de Transmissão - XTE 600 vs XTZ 660   

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