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 Yamaha XT600 3TB - ProFit

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AutorMensagem
ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Sex Jul 19, 2013 8:49 pm

Revisão com 2.8lt óleo Motul 5100 ESTER 10w50, + filtro de óleo e de ar originais...
Fiz um check up a embraiagem e foi afinada. Os discos estão todos aceitáveis, mas já muito perto do limite. Dá para mais um mês ou dois. As molas estão excelentes.

Não meti a junta porque mais tarde irei meter os discos de embraiagem novos e não vale a pena estar a estragar outra, meti silicone e dá para desenrascar.

Descobri que tenho parafusos diferentes na tampa do filtro do óleo por ter as roscas lixadas -.-
Não consigo fazer bem o aperto e quase de certeza que é dai que vem a fuga de óleo. Aperto e chega a um ponto que começa a passar-se Neutral 



 


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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Jul 30, 2013 10:53 pm

Depois de um problema com a embraiagem, que foi discutido nouto tópico... já está resolvido.
Dei uma voltinha da praxe para ver se está tudo bem... e a XT voltou a sua rotina, quilometros com fartura  

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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Sab Set 21, 2013 11:31 pm

Ora, não tenho vindo dizer nada... pois a XT andava com uma pequena fuga de óleo... que se tornou numa grande fuga. Cheguei ao ponto de sair de casa com o óleo no máximo, e chegar e nem o óleo tocava na vareta. A lateral da mota toda salpicada de óleo, os ténis todos sujos, o travão de trás um pouco contaminado e o pneu tipo manteiga.
Isto deu-se depois de eu ter feito a revisão e duas roscas que apertam o filtro de oleo já estavam "tocadas", inclusive um dos parafusos já não era o de origem e como eu sou meiguinho acabei por destruí-las  

Combinei com um grande amigo de familia, mestre em ourivesaria  

Começou por se "tentar" aproveitar o óleo...



Este foi o kit utilizado:



Umas das roscas completamente arrasada:



Começou-se por fazer um buraco para limpar e ter o diâmetro certo para enroscar o Heli-Coil





Nesta fase, fez-se uma rosca com medida especial, própria para o heli-coil...



Uma feita:



Aqui o heli-coil a ser colocado:



Retirar o excesso do heli-coil, para que tudo fique com uma superfície perfeita



Um concluido:



Ficaram assim:



Junta nova:



Por terem saltado umas limalhas, optei por colocar óleo novo e substituir novamente o filtro, desta vez utilizei um 15w50 semi.sintectico da Putoline. Já fui dar uma volta e não gostei do funcionamento da caixa de velocidades com este óleo.

Não podia deixar de mima-la



Fomos ver o Por do Sol



Dá gosto ter estas opurtunidades:



Por hoje foi isto, resta-me dar uma revisão no carburador e afinar as valvulas. Mas preciso de tempo

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Moutinho

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Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Sab Set 21, 2013 11:48 pm

Uma reparação de mestre   

Para muita gente isso era motivo para vender a mota e fazer o tipico discurso: "A mota está cheia de fugas, tem montes de problemas, aquilo não tem reparação, ou é uma reparação muito cara, vou vende-la, e nunca mais na vida quero este tipo de mota, que só dá chatices. Com o dinheiro da reparação e mais algum vou buscar uma mota nova".

Tenho apreciado este tópico desde o inicio, e pela idade que mencionas no teu avatar não tenho duvida que és um "moço" de referência.  

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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Sab Nov 09, 2013 12:29 pm

Cá estou eu de novo, a XT tem andado diariamente...
Mas novamente estou com problemas  

Desta vez, a XT deixou de querer pegar.

Os relés atracam todos e o starter está a funcionar.
Chega corrente á vela portanto todo o sistema de ignição está bom!
Mas estou suspeito do sistema de carga...
A bateria levou nova e nem 1 ano tem... mas para tirar as duvidas meti a bateria ligada a um optimizador para ter a certeza.
Entretanto reparei que, com o médio acesso a luz não tinha a mesma intensidade... então calculei que fosse o rectificador de corrente. Fui buscar um a funcionar de uma 4PT e melhorou. A mota ficou com outra resposta a luz estava boa... mas durou 1 ou 2 dias. Voltou ao mesmo!  

Só consigo pensar no Gerador/Estator que foi á vida Rolling Eyes 
Quando tento meter a mota a trabalhar oiço um barulho (metálico/eléctrico) vindo da zona do gerador, e já reparei que quando isto acontece salta uma ou outra faisca nos polos (+) e (-) na bateria.

Fiz uma breve pesquisa no foruns brasileiros e os camaradas dizem que por vezes a XT com cerca de 60mil/70mil tem deste problemas no "estator". A minha vai a caminho dos 62mil km.

Como posso testar o estator? Andei a ler o manual técnico mas não percebi que medições são feitas no teste!!

 

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webmonstro

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Sab Nov 09, 2013 4:59 pm

Tens de arranjar um multimetro e medes os fios que indicam no manual e comparas os valores. O estator medes. Em ohm. , a bateria Mendes em volts
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Nov 12, 2013 4:50 pm

ricardo30portela escreveu:

Só consigo pensar no Gerador/Estator que foi á vida Rolling Eyes 
Quando tento meter a mota a trabalhar oiço um barulho (metálico/eléctrico) vindo da zona do gerador, e já reparei que quando isto acontece salta uma ou outra faisca nos polos (+) e (-) na bateria.
Aperta os polos...
tens um mau contacto nessa zona... limpa e aperta...
e dá mais alguma carga na bateria

ERA o que eu fazia   


esse barulho metálico é normal... ou é normal quando a bateria está nas couves
a rotação não tem vivacidade suficiente e a engrenagem salta...
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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Nov 12, 2013 7:33 pm

Ora bem, tudo o que diz respeito á parte eléctrica de carga da mota foi testado!
O rectificador antigo estava de facto estragado... e pode ter sido a causa destes segundos sintomas, que foi "descarregar-me" a bateria (ou até mesmo estragá-la). O rectificador ao ter ido "á vida" deixou passar toda uma tensão exagerada para a bateria.
Fiz os testes á bateria, ele tem a tensão normal em repouso e em carga, e está a receber boa carga.

A única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha foi: o teste ao Estator/Bobines, que é feito numa ficha com 3 terminais, na qual deveria dar um valor entre 0.52Ω a 0.78Ω (ohms) e está a dar-me valores de 1Ω - 1.1Ω (ohms), será algum aviso que as bobines estão "cansadas"?


Tal como o Edgar disse, as faiscas vinham de não ter os bornes bem apertados!  
O barulho metálico pode muito bem ser o que refere.

De momento ainda estou a tirar as duvidas, de ontem para hoje a bateria já tem capacidade para rodar o motor sem problemas, andei uns 50km.
Vamos lá ver se a bateria se aguenta, depois de uma semana a levar aquela tensão toda "sem" rectificador.







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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Nov 12, 2013 8:49 pm


Se precisares de um retificador eu tenho dois para venda por 35€ (cada)...  

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miguels

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Moto : Honda CB600F1 Hornet

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Nov 12, 2013 8:53 pm

Por curiosidade quanto ficam uns discos de embraiagem novos?
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webmonstro

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Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Nov 12, 2013 10:49 pm

ricardo30portela escreveu:
Ora bem, tudo o que diz respeito á parte eléctrica de carga da mota foi testado!
O rectificador antigo estava de facto estragado... e pode ter sido a causa destes segundos sintomas, que foi "descarregar-me" a bateria (ou até mesmo estragá-la). O rectificador ao ter ido "á vida" deixou passar toda uma tensão exagerada para a bateria.
Fiz os testes á bateria, ele tem a tensão normal em repouso e em carga, e está a receber boa carga.

A única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha foi: o teste ao Estator/Bobines, que é feito numa ficha com 3 terminais, na qual deveria dar um valor entre 0.52Ω a 0.78Ω (ohms) e está a dar-me valores de 1Ω - 1.1Ω (ohms), será algum aviso que as bobines estão "cansadas"?


Tal como o Edgar disse, as faiscas vinham de não ter os bornes bem apertados!  
O barulho metálico pode muito bem ser o que refere.

De momento ainda estou a tirar as duvidas, de ontem para hoje a bateria já tem capacidade para rodar o motor sem problemas, andei uns 50km.
Vamos lá ver se a bateria se aguenta, depois de uma semana a levar aquela tensão toda "sem" rectificador.


Boas isso dos valores por vezes variam pois esses valores são muito baixos e qq mal contacto por vezes faz aumentar ou baixar muito o valor medido, tipicamente se a bobine partiu a resistência será infinito.

Testa assim ligas com a posição multímetro em volts DC com a mota desligada nos bornes de bateria, põe a mota a trabalhar e deves ver ao fim de uns segundos cerca de 2 voltes a mais do que tinhas com a mota desligada. se sim está tudo bom

Eu fiz este teste na mota de um amigo que tinha o regulador queimado e deu 11.5 desligado a trabalhar começou nos 13 e rapidamente foi para os 17 , 18 19 , ele teve de por bateria nova tambem pois queimou-o

os valores idiais estão no manual , mas deve estar nos 13,4-14.2
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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Qua Nov 13, 2013 11:23 am

Jorge.
Consegui um usado de uma 4PT aqui perto e baratinho... 30€   obrigado

miguels
No ebay, só os discos da marca EBC, com envio ficam em cerca de 65€.
Mas como convém meter discos + molas e a junta da tampa da embraiagem. Com cerca de 90€ fazes a festa.  

webmonstro
Eu fiz também esse teste e deu muito perto dos 14V.
Hoje de manhã ela pegou sem problemas, chego à conclusão que o rectificador estragou-se, e a bateria ficou sem carga. Como  andei pouco nos dias seguintes a ter trocado o rectificador, não deu tempo para carregar a bateria.
Agora parece-me que tudo está encaminhado...
Mas mesmo assim ando com os cabos de bateria atrás

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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Qua Nov 13, 2013 1:29 pm

ricardo30portela escreveu:
Jorge.
Consegui um usado de uma 4PT aqui perto e baratinho... 30€   obrigado
Bom preço sim senhor...  

Os meus, um é novo o outro tem 3 meses de uso...  

 
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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Seg Nov 18, 2013 10:57 pm

Viva, confirma-se que o rectificador deixou a bateria descarregar e andava com ela descarregada. Por vezes queria dar ao START e não havia corrente suficiente!

Foto do "novo" rectificador da 4PT com os seus 2 parafusos XPTO que não enferrujam!





Entretanto tenho andado de volta do brinquedo cá de casa... Trata-se de um Corsa GT com outro motor e  alterado, retirei a cabeça para meter a junta nova (apodreceu). Irá levar uns toques de um mestre no assunto, uns veios excêntricos com mais ângulo, mais lift e maior cruzamento de válvulas.  



Meti a minha XT á venda (1500€), quero uma 4PT ou se conseguir gostava de adquirir uma Honda Hornet 600, sempre fiquei com o bicho de ter uma Honda e saber se realmente são tão boas como dizem.
A XT tem dado alguns sorrisos mas alguns desgostos também. A ver vamos!


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ricardo30portela

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Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Yamaha XT600 3TB - ProFit   Ter Ago 05, 2014 1:07 pm

Depois de um tempo afastado aqui do forum...
Venho informar que a minha XT foi vendida em Junho.

De momento estou a ponderar a compra de outra mota... como é obvio o bichinho não vai embora.
Se alguem quiser uma bicicleta Mérida 96 HFS 1000D... estou a vender a minha... baratita.   

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