Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 motos a gasoleo...porque nao?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 5:00 pm

O unico problema de um sistema GPL numa moto seria fabricar um depósito que ao mesmo tempo tivesse a possibilidade de conter uma quantidade muito grande de gas e ao mesmo tempo não fosse muito volumoso e pesado

Os depósitos nos carro são muito grossos por causa da pressão/segurança, e só podem ser enchidos a 80% devido ao aquecimento e como o motor vai consumir mais litros de gás (o gás é em estado liquido dentro do depósito) a autonomia seria muito reduzida

imagina uma moto como a XT 600 E que tem um depósito de 15 litros de gasolina, e assumindo que se usava em apenas GPL (sem ser bi-fuel como os carros portanto) um depósito com o mesmo feitio para gpl levava +/- 10litros de gás (80%) como o motor consome mais, em vez de 5.5-6 ltr/100 passava a gastar 7.5-8ltr /100 o que dava uns 100 km de autonomia e uns 20 de reserva

isso com mais peso e decremento de uns 10% de potencia (GPL Aspirado) e 5% injectado (mas para ser injectado já teria de ter tambem um 2º depósito a gasolina (teria de ser bi-fuel)


O GPL tem muitas vantagens sobre a gasolina mas a questão económica se deve em grande parte a ser menos taxado do que a gasolina

Nuno
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
Flat_Out



Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 5:12 pm

Aqui uns vídeos







Nota: A Kawasaki foi desenvolvida a pedido do exército americano devido a ser mais fácil ter diesel que gasolina em alguns locais do mundo.

_________________
Flat_Out @ clubeXTportugal
Voltar ao Topo Ir em baixo
mariomcarvalho



Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 8:11 pm

creio que o futuro das motos está é nas electricas e nao em diesel's ou gpl. ja correm com uma moto no isle de man tt totalmente electrica.



ou ate fora de estrada como a zero-x



isto ja sem falar das electricas que ja se vendem no mercado. o mal disto esta ainda nas baterias que tem pouca autonomia e o custo de producao destes veiculos electricos ser ainda muito caro.

_________________


Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
Voltar ao Topo Ir em baixo
ogalho



Moto : XT600E - 1998

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 8:33 pm

webmonstro escreveu:
Há houve alguns modelos o exercito americano usou uma conversão de uma KLR 650 para poder usar diesel dos veículos militares

na india havia uns enfield com motor diesel

A track faliu

A razão principal é que tem a haver com as vantagens especificas desse tipo de motor

Se repararem o motor diesel tem mais vantagem quanto maior o motor e maior a cilindrada unitária do motor, ou seja gosta de cilindros "grandes" quando se começa a diminuir o tamanho o motor fica menos vantajoso

A Track foi um dos projecto mais vantajosos que apareceram porque usava um motor já desenvolvido (o do smart) e reparem que mesmo um 3 cilindros avançado com intercooler e turbo, injecção directa e muita electrónica desenvolve 67cv
Um motor a gasolina dos anos 80 refrigerado a ar e com carburadores faz facilmente mais potencia (diversion 600 tem 61cv por exemplo)

A vantagem do consumo do motor dilui-se quando a moto custa 17500€ !!!
dá para comprar uma moto a boa e uma cisterna de gasolina
ou então uma 125 ou 250 que gasta o mesmo ou pouco mais para usar no dia a dia

Depois há o tipo de utilização
O diesel usa-se mais o binário e as motas gostam mais de rotação ou seja a moto diesel perde o interesse de conduzir, o prazer de dar punho e sacar um cavalo por exemplo.

Mas a entrega de potencia também é importante repara que há muitos carros com motor a gasolina turbo e quantas motos conheces com turbo ? (muito poucas)

Há muita diferenças entre motos e carros
Tens o exemplo da Honda que fabrica carros e motos e até tem motores de 1000 cc em ambos os mercados no entanto não há uma única peça em comum entre um motor de carro de 1000 cc e um motor de moto de 1000cc

Mesmo este Track tem transmissão por variador para compensar a pouca potencia e aproveitar melhor o binário

Depois há o mercado

Repara que ainda há motos novas à venda com carburador mas nos carros há quase 20 anos que não há !

Repara que ainda há motos refrigerados a ar

Repara que os carros têm menos percentagem do motor no custo do veículo total

O que significa é que portanto o motor a gasolina no carro tambem é muito sofisticado e a diferença para o motor diesel em custo de fabrico é pequeno

Fazer um motor totalmente dedicado para uma moto significa um grande investimento que dificilmente terá rentabilidade

É bomba de alta pressao, turbo, intercooler etc tudo coisas que não servem para outros modelos e que são peças de alta tecnologia que precisam de muitos testes e tudo isto teria de ser diluído no preço de uma moto que, para aproveitar as vantagens de um motor diesel teria de ter n0 mínimo 800-1000 cc e nunca concorrerá com as desportivas portanto o mercado resume-se a turística ou maxi-trail, ora nesse mercado o comprador não quer saber se a moto gasta 2l/100 ou se gasta 5 ou 6 (quem compra uma GS1200 ou s.Tenere ou FLR 1300 )

Talvez uma maxi-scooter 500 ou 600 de 2 cilindros , mas o preço mata o projecto e aí a vantagem de consumo seria menor (um diesel gastar se calhar 2l/100 e um a gasolina uns 4 )

Penso que o futuro passará por maior efeciencia dos motores a gasolina e depois / em conjunto com a tecnologia híbrido e eventualmente a full-electric (+10-15 anos para um volume mesmo a serio ) e passará ao lado do diesel

Nuno

wow!! Fiquei esclarecido

_________________
-------------------------------------------------------------------------
Actual: Yamaha XT600E 1998
2010 a 2012: Honda CB500 1996
2006 e actual: SiS Sachs V5 Lotus Special 1989

Blog d'ogalho
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.ninhodigital.com/blog/
Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 9:38 pm

Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???

Não existem projectos para motos Question



Voltar ao Topo Ir em baixo
javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:12 pm

Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???

Não existem projectos para motos Question




Há pois, E até tem DIY com video em Português






@Nuno, a explicação está fantabulosa


_________________
Leitão
Voltar ao Topo Ir em baixo
Flat_Out



Moto : Yamaha XT660Z

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:18 pm

Eu aposto no Hidrogénio e nas Híbridas!!!

100% eléctrico só se resolverem a demora das recargas... imaginem o que seria numa viagem esperar horas por um reabastecimento para poder seguir viagem... Inviável!

_________________
Flat_Out @ clubeXTportugal
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:29 pm

O hidrogénio não é um combustível mas sim uma forma de guardar a energia

ou seja a quantidade de energia necessária para produzir o hidrogénio é mais ou menos o mesmo que ela produz

não se pode abrir um buraco no chão e sai de lá hidrogénio como é o caso do petróleo ou gás natural, tem de ser

produzido de alguma fonte (da água ou do ar)

A questão do futuro da mobilidade é sempre um tema interessante

pessoalmente penso que o eléctrico está no futuro mas mais longe do que se pensa
Essencialmente falta resolver o tempo de recarga

tem algum futuro como um nicho de mercado em termos de percurso curtos mas da forma que existe agora com 2 ou 3 vezes o tempo de recarga em relação ao tempo de utilização não vai ter hipótese de concorrer com motores a gasolina quando a gasolina continua a custar (antes dos impostos ) a 40 -50 centimos por litro

Nuno



Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
knight250



Moto : Hyosung Aquila 650 efi

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:34 pm

javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???

Não existem projectos para motos Question




Há pois, E até tem DIY com video em Português






@Nuno, a explicação está fantabulosa




ao menos viram a marca da mota???

em relaçao ao hidrogenio, tanto quanto sei, é que para o produzir é preciso uma grande quantidade de energia(eletrica), quantidade essa que uma mota ou um carro nao consegue produzir, ou seja ia gastar mais eletricidade ...
mas tambem nao tenho a certeza...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:35 pm

@javleitao

Fiquei

Quando falei no Hidrogênio, pensava em motores electricos... desconhecia este processo do video... incrivel

Vou seguir outros do genero...
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:39 pm

javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???

Não existem projectos para motos Question




Há pois, E até tem DIY com video em Português






@Nuno, a explicação está fantabulosa



Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar

A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física

Nuno


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
javleitao



Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:50 pm

webmonstro escreveu:
javleitao escreveu:
Jomatos escreveu:
Começou-se no Gasóleo, depois foi o GPL e as baterias... e então o Hidrogênio ???

Não existem projectos para motos Question




Há pois, E até tem DIY com video em Português






@Nuno, a explicação está fantabulosa



Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar

A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física

Nuno



Pois é a mota fica a trabalhar ao relantin
Mas quando ele mete os tubos na admissão com a mão direita a esquerda puxa uma qualquer coisa junto do punho esquerdo que parece estar sincronizado com a rotação


_________________
Leitão
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:50 pm

webmonstro escreveu:



Essa do video está boa eu gostei de ver quando o tipo tira os tubos e mesmo assim a moto continua a trabalhar

A explicação do tipo a dizer que o alternador produz electricidade que é usado para produzir o hidrogénio que faz andar o motor que produz electricidade para produzir hidrogénio é uma impossibilidade física

Nuno



Tambem reparei nisso mas pensei tratar-se de gases acomulados... afinal e a treta do mito do motor auto alimentado... Rolling Eyes

Voltar ao Topo Ir em baixo
knight250



Moto : Hyosung Aquila 650 efi

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:51 pm

Pronto ca esta a soluçao


metade eletrica ...metade queima calorias
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge



Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 10:55 pm

knight250 escreveu:
Pronto ca esta a soluçao


metade eletrica ...metade queima calorias

Ganda bolina...

Gostei da engenhoca, um misto de moto e bike

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
motos a gasoleo...porque nao?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» motos a gasoleo...porque nao?
» Placa dianteira em motos: questão de tempo!!
» Prevenção de Lesões Ortopédicas em motos customs.
» Motos terão placas maiores. Nova lei começa a valer em 2012
» Carlos Rosa e Elisio foram ao Pinhão!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFF TOPIC-
Ir para: