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 motos a gasoleo...porque nao?

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ogalho

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Moto : XT600E - 1998

MensagemAssunto: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 11:58 am

Boas,

Esta é uma questao que ja me veio à mente por varias vezes: " porque é que nao existem motos gasoleo ?"

Será falta de informaçao de minha parte ou elas existem? E se nao existem qual é a razao? Nao diminuia os consumos?

Talvez seja uma questao "parva", mas .....

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Actual: Yamaha XT600E 1998
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Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 12:17 pm

tb sempre me perguntei isso... nao seria viavel? A combustao é totalmente diferente, se calhar por isso o bloco do motor teria que ser muito maior?

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Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 12:20 pm

depois de pesquisar:

na holanda já se pode adquirir uma moto trail com motor diesel!

chama-se track t-800cdi e promete ser uma alternativa!

esta moto tem consumos anunciados de 2,1 litros aos 100 quilómetros, a uma velocidade de 90 km/h, e pode consumir gasóleo, bio diesel ou óleo vegetal puro! o fabricante indica ainda consumos máximos de 4,7 lts/100 km, (com óleo vegetal - que é o combustível menos eficaz - já que com gasóleo o consumo nas mesmas condições será de 4,2 lts/100 km) a uma velocidade média de 175 km/h. como tem uma capacidade de combustível de 22 litros, o que proporciona uma muito agradável autonomia que pode atingir valores superiores a 800 quilómetros!

o motor, fabricado pela daimler chrysler (o mesmo utilizado no smart fortwo diesel) debita uns “confortáveis” 67 cv, e apresenta um fantástico binário, superior a 14 kg/m, logo a partir das 1800 r.p.m, valores totalmente ajustáveis através da programação da centralina electrónica.

o quadro é fabricado em tubo de liga de aço com crómio e molibdénio que assegura uma elevada rigidez.

em vez de caixa de velocidades, a track t-800cdi apresenta uma transmissão cvt (variável e contínua) que garante uma velocidade máxima de 175 km/h e um arranque de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. a transmissão final é feita através de veio.

na frente, a track t-800cdi possui uma suspensão wp invertida com 48 mm, jante de 1.85’’ e 19 ou 21 polegadas com dois discos de 310 mm de diâmetro.
na roda traseira, de 4,25’’ pode vir instalado um aro de 17 ou 18 polegadas, e tem um disco de travão de 265 mm.

com 2450 mm de comprimento total, 1615 mm entre eixos, 199 kg de peso a seco e uma altura máxima do banco ao chão de 900 mm a track t-800cdi parece boa demais para ser verdade!

o fabricante fala ainda de um opcional especial, um dispositivo de tracção para a roda da frente através de um sistema hidráulico, ao que parece, em tudo semelhante ao desenvolvido pela öhlins para a yamaha wr 450f há alguns anos atrás, mas não adianta detalhes. outro opcional curioso é um sistema que permite a pilotos solitários desatascarem a moto da areia! um sistema de transporte de bagagens, em alumínio, também estará disponível.

250 destas motos já estão em produção e a sua apresentação mundial está agendada para fevereiro próximo, na feira de utrecht na holanda.

o p.v.p. por lá é de 17.500 euros.




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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 1:14 pm

@FISTSxOFxFURY

Belo trabalho de pesquisa...



Na minha opinião, devido ao valor da moto e ao preço a que está o Diesel em relação à Gasolina... acho que não compensa...


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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 1:31 pm

Há houve alguns modelos o exercito americano usou uma conversão de uma KLR 650 para poder usar diesel dos veículos militares

na india havia uns enfield com motor diesel

A track faliu

A razão principal é que tem a haver com as vantagens especificas desse tipo de motor

Se repararem o motor diesel tem mais vantagem quanto maior o motor e maior a cilindrada unitária do motor, ou seja gosta de cilindros "grandes" quando se começa a diminuir o tamanho o motor fica menos vantajoso

A Track foi um dos projecto mais vantajosos que apareceram porque usava um motor já desenvolvido (o do smart) e reparem que mesmo um 3 cilindros avançado com intercooler e turbo, injecção directa e muita electrónica desenvolve 67cv
Um motor a gasolina dos anos 80 refrigerado a ar e com carburadores faz facilmente mais potencia (diversion 600 tem 61cv por exemplo)

A vantagem do consumo do motor dilui-se quando a moto custa 17500€ !!!
dá para comprar uma moto a boa e uma cisterna de gasolina
ou então uma 125 ou 250 que gasta o mesmo ou pouco mais para usar no dia a dia

Depois há o tipo de utilização
O diesel usa-se mais o binário e as motas gostam mais de rotação ou seja a moto diesel perde o interesse de conduzir, o prazer de dar punho e sacar um cavalo por exemplo.

Mas a entrega de potencia também é importante repara que há muitos carros com motor a gasolina turbo e quantas motos conheces com turbo ? (muito poucas)

Há muita diferenças entre motos e carros
Tens o exemplo da Honda que fabrica carros e motos e até tem motores de 1000 cc em ambos os mercados no entanto não há uma única peça em comum entre um motor de carro de 1000 cc e um motor de moto de 1000cc

Mesmo este Track tem transmissão por variador para compensar a pouca potencia e aproveitar melhor o binário

Depois há o mercado

Repara que ainda há motos novas à venda com carburador mas nos carros há quase 20 anos que não há !

Repara que ainda há motos refrigerados a ar

Repara que os carros têm menos percentagem do motor no custo do veículo total

O que significa é que portanto o motor a gasolina no carro tambem é muito sofisticado e a diferença para o motor diesel em custo de fabrico é pequeno

Fazer um motor totalmente dedicado para uma moto significa um grande investimento que dificilmente terá rentabilidade

É bomba de alta pressao, turbo, intercooler etc tudo coisas que não servem para outros modelos e que são peças de alta tecnologia que precisam de muitos testes e tudo isto teria de ser diluído no preço de uma moto que, para aproveitar as vantagens de um motor diesel teria de ter n0 mínimo 800-1000 cc e nunca concorrerá com as desportivas portanto o mercado resume-se a turística ou maxi-trail, ora nesse mercado o comprador não quer saber se a moto gasta 2l/100 ou se gasta 5 ou 6 (quem compra uma GS1200 ou s.Tenere ou FLR 1300 )

Talvez uma maxi-scooter 500 ou 600 de 2 cilindros , mas o preço mata o projecto e aí a vantagem de consumo seria menor (um diesel gastar se calhar 2l/100 e um a gasolina uns 4 )

Penso que o futuro passará por maior efeciencia dos motores a gasolina e depois / em conjunto com a tecnologia híbrido e eventualmente a full-electric (+10-15 anos para um volume mesmo a serio ) e passará ao lado do diesel

Nuno
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Jorge

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Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 1:47 pm

@webmonstro

Quem sabe, sabe...

Era a ideia que eu tinha, mas muuuiito mais básica...




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Moto : CB750 SF Custom - XT600E Custom

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 3:04 pm

Jomatos escreveu:
@webmonstro

Quem sabe, sabe...

Era a ideia que eu tinha, mas muuuiito mais básica...





true!

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snk



Moto : Yzf R1

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 3:50 pm

como já explicaram e muito bem é algo que não é viável economicamente nem prático.

mais algumas infos

http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_motorcycle
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silver_bullet



Moto : xt660x

MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:22 pm

webmonstro escreveu:
Há houve alguns modelos o exercito americano usou uma conversão de uma KLR 650 para poder usar diesel dos veículos militares

na india havia uns enfield com motor diesel

A track faliu

A razão principal é que tem a haver com as vantagens especificas desse tipo de motor

Se repararem o motor diesel tem mais vantagem quanto maior o motor e maior a cilindrada unitária do motor, ou seja gosta de cilindros "grandes" quando se começa a diminuir o tamanho o motor fica menos vantajoso

A Track foi um dos projecto mais vantajosos que apareceram porque usava um motor já desenvolvido (o do smart) e reparem que mesmo um 3 cilindros avançado com intercooler e turbo, injecção directa e muita electrónica desenvolve 67cv
Um motor a gasolina dos anos 80 refrigerado a ar e com carburadores faz facilmente mais potencia (diversion 600 tem 61cv por exemplo)

A vantagem do consumo do motor dilui-se quando a moto custa 17500€ !!!
dá para comprar uma moto a boa e uma cisterna de gasolina
ou então uma 125 ou 250 que gasta o mesmo ou pouco mais para usar no dia a dia

Depois há o tipo de utilização
O diesel usa-se mais o binário e as motas gostam mais de rotação ou seja a moto diesel perde o interesse de conduzir, o prazer de dar punho e sacar um cavalo por exemplo.

Mas a entrega de potencia também é importante repara que há muitos carros com motor a gasolina turbo e quantas motos conheces com turbo ? (muito poucas)

Há muita diferenças entre motos e carros
Tens o exemplo da Honda que fabrica carros e motos e até tem motores de 1000 cc em ambos os mercados no entanto não há uma única peça em comum entre um motor de carro de 1000 cc e um motor de moto de 1000cc

Mesmo este Track tem transmissão por variador para compensar a pouca potencia e aproveitar melhor o binário

Depois há o mercado

Repara que ainda há motos novas à venda com carburador mas nos carros há quase 20 anos que não há !

Repara que ainda há motos refrigerados a ar

Repara que os carros têm menos percentagem do motor no custo do veículo total

O que significa é que portanto o motor a gasolina no carro tambem é muito sofisticado e a diferença para o motor diesel em custo de fabrico é pequeno

Fazer um motor totalmente dedicado para uma moto significa um grande investimento que dificilmente terá rentabilidade

É bomba de alta pressao, turbo, intercooler etc tudo coisas que não servem para outros modelos e que são peças de alta tecnologia que precisam de muitos testes e tudo isto teria de ser diluído no preço de uma moto que, para aproveitar as vantagens de um motor diesel teria de ter n0 mínimo 800-1000 cc e nunca concorrerá com as desportivas portanto o mercado resume-se a turística ou maxi-trail, ora nesse mercado o comprador não quer saber se a moto gasta 2l/100 ou se gasta 5 ou 6 (quem compra uma GS1200 ou s.Tenere ou FLR 1300 )

Talvez uma maxi-scooter 500 ou 600 de 2 cilindros , mas o preço mata o projecto e aí a vantagem de consumo seria menor (um diesel gastar se calhar 2l/100 e um a gasolina uns 4 )

Penso que o futuro passará por maior efeciencia dos motores a gasolina e depois / em conjunto com a tecnologia híbrido e eventualmente a full-electric (+10-15 anos para um volume mesmo a serio ) e passará ao lado do diesel

Nuno


Tiro o chapéu a este post!


mas meto uma acha à fogueira.... E que tal uma moto convertida a gpl??
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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:34 pm

onde metes a botija?

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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:37 pm

FISTSxOFxFURY escreveu:
onde metes a botija?

No Top Case

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Abraços  
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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:45 pm

yah, ou então uma botija de cada lado, como se fossem malas laterais ahahahah

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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:51 pm


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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:54 pm

como foi dito, top case ou mala lateral... horrendo! LOL

alem de que nao acho nada seguro

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MensagemAssunto: Re: motos a gasoleo...porque nao?   Qui Set 27, 2012 4:55 pm

Acho que só se tornaria viável se viesse logo de serie...

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Abraços  
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