Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Rolamento daCambota gripou...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
-SICKs-

avatar

Moto : XT600SM_______ Luís Martins

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sex Jul 20, 2012 4:12 pm

Poix é verdade mas o vendedor ficou de me dar algum dinheiro para a ajuda menos mal, podia ter desaparecido e eu ainda ficqva mais a arder...
Para a semana já tenho mota em principio. Se quiserem podem fechar este tópico
Obrigado a todos

_________________
InAqUaOpTiMi
Voltar ao Topo Ir em baixo
Moutinho

avatar

Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sex Jul 20, 2012 4:15 pm

Não feches o tópico, há sempre qualquer coisa para perguntar no futuro, mas que não sejas comentas o resultado final da reparação da mota.

Ainda bem que o individo se chegou à frente com qualquer coisa, já não é mau.

Boa sorte com a reparação.

_________________
Mota bonita não anda, mota que anda não consegue ser bonita... 

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
Voltar ao Topo Ir em baixo
-SICKs-

avatar

Moto : XT600SM_______ Luís Martins

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sex Jul 20, 2012 4:18 pm

Poix menos mal

_________________
InAqUaOpTiMi
Voltar ao Topo Ir em baixo
mariomcarvalho

avatar

Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sex Jul 20, 2012 6:40 pm

ainda bem. as vezes mais vale tentar resolver as coisas a bem antes de lançar os cães. pede uma factura da reparação para poderes ter a garantia dessa obra. só não entendo com umas juntas, uns rolamentos que se compram por 20€ se tanto, tem quase um custo de 600€. já vi reparações dessas no meu mecanico e não chegaram a metade do valor.

_________________


Fotos de passeios em:
http://picasaweb.google.com/mariomcarvalho

Jogos Paintball:
www.facebook.com/jogospaintball
Voltar ao Topo Ir em baixo
webmonstro

avatar

Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sab Jul 21, 2012 11:18 am

mariomcarvalho escreveu:
ainda bem. as vezes mais vale tentar resolver as coisas a bem antes de lançar os cães. pede uma factura da reparação para poderes ter a garantia dessa obra. só não entendo com umas juntas, uns rolamentos que se compram por 20€ se tanto, tem quase um custo de 600€. já vi reparações dessas no meu mecanico e não chegaram a metade do valor.

é para a garantia
assim se correr mal não ficam a arder !
Aqui o essencial é mesmo limpar tudo bem e evitar que as limalhas façam estragos
mas como nunca se sabe (nem a origem do problema ) ele chutam o valor para cima para ficarem com uma margem

Nuno
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.duasantas.web.pt
gustavo.ramos




MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Sab Ago 04, 2012 5:13 pm

Edgar escreveu:

talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota

quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)


Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Dom Ago 05, 2012 2:52 am

gustavo.ramos escreveu:
Edgar escreveu:

talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota

quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)


Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f.

Boas...

imagina andares sem colectores...
não vai haver amortecimento no ponto morto superior do piston durante a saída dos gases...
e mata um motor criando folgas na biela... ou seja no rolamento de roletes da biela...
e outras coisas vão levar por tabela... como o cavilhão do piston

se tirarmos metade desse amortecimento ou alterarmos esse amortecimento vamos pelo mesmo caminho...


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
gustavo.ramos




MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Dom Ago 05, 2012 10:50 am

Edgar escreveu:
gustavo.ramos escreveu:
Edgar escreveu:

talvez seja o rolamento da biela que fixa na cambota

quando se mete escapos de "rendimento" (esses que andam para aí de goelas abertas... lixa esse rolamento)


Explica lá isso melhor do escape de rendimento e efeitos sobre determinado rolamento p/f.

Boas...

imagina andares sem colectores...
não vai haver amortecimento no ponto morto superior do piston durante a saída dos gases...
e mata um motor criando folgas na biela... ou seja no rolamento de roletes da biela...
e outras coisas vão levar por tabela... como o cavilhão do piston

se tirarmos metade desse amortecimento ou alterarmos esse amortecimento vamos pelo mesmo caminho...


ABR

Andar sem colectores faz com que não haja pressão de escape, mau para a mistura e faz com que as valvulas de escape aqueçam com os gases a sair e arrefeçam demasiado rapido com o ar ambiente. Com estes choques termicos, aquecer e arrefecer faz com que o material dilate e comprima sucessivamente originando empenos nas valvulas.

Andar com um escape aberto, que não é o mesmo que andar sem colectores efectivamente vai afectar o motor, mas é mais ao nivel da mistura ficar descompensada (pobre por falta de pressao) se não se ajustar a carburação resultando em aquecimento.

Danificares o rolamento da biela e cavilhão do pistão é causado por lubrificação e arrefecimento deficiente, ou mais grave Hydrolock, que consiste na entrada de água para a camara de combustão e dado os liquidos terem a caracteristica de serem incompressiveis, é como ter uma pedra a obstruir o caminho do pistao na fase ascendente e o resultado é este, ou pior:



Se queres mencionar a falta de amortecimento, um pistao+biela+cambota estão sujeitos a pressões tremendas originadas pela detonação na camara de combustão, ciclos de aceleração, ciclos de travagem com o motor/reduções que fisicamente vão dar um dia dificil a qualquer rolamento de um motor impecavel e pior ainda que não esteja correctamente lubrificado.

Tudo leva por tabela, até mesmo deixar a mota na garagem parada......
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Dom Ago 05, 2012 2:51 pm

gustavo.ramos escreveu:
Se queres mencionar a falta de amortecimento, um pistao+biela+cambota estão sujeitos a pressões tremendas originadas pela detonação na camara de combustão, ciclos de aceleração, ciclos de travagem com o motor/reduções que fisicamente vão dar um dia dificil a qualquer rolamento de um motor impecavel e pior ainda que não esteja correctamente lubrificado.

e sem o tal amortecimento na saída dos gases
ainda agrava mais... essas coisas normais

e passa dum desgaste normal para um desgaste anormal



mais o desgaste anormal duns é o desgaste normal de outros

tenho um motor com 64mil todo de origem
tudo lá dentro e por fora esta de origem...
ainda só abrir bujons e a tampa do filtro de ar e óleo...
e quando quero fazer uma voltinha de 3000 kms em 4 dias... ponho spray na corrente vejo a pressão dos pneus e vou-me embora

a minha Menina tem tido o desgaste normal
com uma vida activa


ABR
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
gustavo.ramos




MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Dom Ago 05, 2012 5:34 pm

Edgar escreveu:

não vai haver amortecimento no ponto morto superior do piston durante a saída dos gases...
e mata um motor criando folgas na biela... ou seja no rolamento de roletes da biela...
e outras coisas vão levar por tabela... como o cavilhão do piston

se tirarmos metade desse amortecimento ou alterarmos esse amortecimento vamos pelo mesmo caminho...


ABR

Edgar escreveu:
gustavo.ramos escreveu:
Se queres mencionar a falta de amortecimento, um pistao+biela+cambota estão sujeitos a pressões tremendas originadas pela detonação na camara de combustão, ciclos de aceleração, ciclos de travagem com o motor/reduções que fisicamente vão dar um dia dificil a qualquer rolamento de um motor impecavel e pior ainda que não esteja correctamente lubrificado.

e sem o tal amortecimento na saída dos gases
ainda agrava mais... essas coisas normais


Edgar, consegues fundamentar essa teoria de amortecimento que mencionas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Dom Ago 05, 2012 5:58 pm

Não...

mas sei de XT´s que ganharam folga na biela devido a andarem com escapos feitos apenas para fazer barulho...
quem diz biela diz esse rolamento e o cavilhão ou pino (como se chama)
em aceleração não fazem barulho... mas em desaceleração parecem uma caixa de pregos


também já ouvi essa conversa vinda de mecânicos...
o deles foi um senhor que é pai do conhecido piloto Rubem Faria
e salvo erro esse senhor participa no Trail Aventura... mas não me recorda o seu nome...


tudo junto... e sabendo que todas as motas por alguma razão têm o seu escapo especifico...
e que o escapo duma normalmente não dá para as outras e vice versa... leva-me a acreditar nessa historia vinda de alguns mecânicos é verdadeira e faz todo o sentido...

mas não é nada fundamentado


ABR

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
jfvf87




MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Qua Ago 08, 2012 1:14 pm

Edgar na minha humilde opinião qualquer motor com rolamentos de esferas, com corrente de distribuição, válvulas activadas por martelos, mono ou bicilindricos vai parecer uma fábrica de pregos Rolling Eyes mesmo com poucos mil.
Não sou engenheiro ou piloto mas custa-me a aceitar que exista um impacto significativo nas bielas por falta de elementos de escape (até que alguém dê uma explicação um pouco mais cientifica).
Se acredito que exista quebra de rendimento por falta de retorno de parte dos gases? Sim acredito, quase indeclinável a "olho nu" num motor 4T .
Acho muito mais significativo o relantin demasiado baixo causar essas folgas como cria na caixa da embraiagem, corrente de distribuição, entre outros, especialmente neste tipo de motore. Também há pessoal que circula com o motor a um regime excessivamente baixo quase a dar solavancos com intenção de poupar combustível, ou numa subida com uma mudança alta e a insistir mesmo com o motor com dificuldades, depois gasolinas de má qualidade/velhas, pre-detonações, óleos fracos, acelarações/reduções bruscas, etc.

-SICKs- escreveu:

[/URL]

Era interessante saber a causa. A minha posta de pescada vai para falta de lubrificação seja qual for a razão, revisão mal efectuada, filtro de óleo incorrecto, óleo demasiado fino, motor com baixa pressão de óleo, nível óleo muito baixo (não sei se esse rolamento trabalha imerso no óleo), algum entupimento, etc, etc...

Quanto ao preço só se pode especular porque não vem nada descrito mas os detritos podem viajar bastante e afectar outros componentes, como outros rolamentos. Não é desaconselhado neste tipo de trabalhos mudar tudo o que é rolamentos +/- 100€ . O kit de juntas soma outros 100 € ...Se fosse um motor de corrida em que não se pode fechar os olhos a pequenos pormenores os 600 euros seriam uma pechincha mas como calculo que seja só para voltar a andar acho um bom preço contando claro com as horas de trabalho e a garantia.
Fora de um concessionário para um trabalho minimamente aceitável deve-se conseguir por 350 euros se não houver mais surpresas.

Atenção ao/s núcleo/s dessa bomba de óleo.

Cumprimentos
Faustino
Voltar ao Topo Ir em baixo
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Qua Ago 08, 2012 2:20 pm

Boas;
Na minha opinião, o problema apresentado neste tópico deve-se a falhas na lubrificação. Se foi por falta de óleo ou por óleo de má qualidade ou por problemas no circuito de óleo ou por utilização extrema do motor não sei; mas para mim, esta é a razão.
Andar com escapes demasiado abertos provoca problemas, mas até chegar a este ponto havia muita coisa que tinha partido antes. E mesmo num motor de 4 tempos, um escape tem muita influência no seu funcionamento.

Um motor ou se repara decentemente ou não se repara. E não há reparações com custos milagrosos. Infelizmente, as "chanatices" são comuns...

Gustavo.ramos, a biela que apresentaste está com piada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
DiogoTé

avatar

Moto : Avó Té on steroids

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Qua Ago 08, 2012 2:21 pm

Só uma questão: Se a porca da biela se desapertar um pouco (sabe-se que isto acontece quando se dá acelerador muito rápidamente ao relantim e ouve-se um som metálico vindo do motor, como se algo estivesse a bater), e andar assim durante algum tempo, não pode também originar isto?

Desculpem a ignorancia.

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.obomvadio.blogspot.com
Johnny_1056

avatar

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Rolamento daCambota gripou...   Qua Ago 08, 2012 2:44 pm

Boas;
É muito raro desapertar-se uma biela, só se já houve uma reparação m#rdosa no motor. E se isso acontecer: Parabéns, acabaste de ganhar um motor novo!!!
Quando o motor está ao ralenti e se acelera de forma brusca, isso vai causar uma aceleração brusca no motor. O pistão é empurrado com mais força e obviamente vai transmitir esforços maiores aos restantes omponentes a que está ligado.
Andar com o motor a bater, nunca é benéfico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rolamento daCambota gripou...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Rolamento de Roda - Manutenção e Dicas
» Tensor da Correia - Rolamento da Polia - C180.
» Troca do rolamento da direção hidraulica do Classe A
» PROBLEMA ROLAMENTO TRASEIRO 4X2
» Rolamento RODA DIANTEIRA / BARULHO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: