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 Kit Dynojet: Sim ou Não?

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AutorMensagem
Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 2:06 am

Boas

O que determina a entrada de gasolina numa XT600E é a entrada de ar
a agulha do segundo carburador abre mais ou menos consultante o ar que passa

ou seja e por outras palavras:
O acelerador apenas abre a borboleta dos carburadores e a agua do primeiro carburador...
o segundo carburador é autónomo e mete mais ou menos gasolina consoante a entrada de ar...

@Gustavo
em outras motas
na maioria das monocilindricas a 4 tempos
(como a DR que conheces bem) é um sistema completamente diferente...


ABR
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MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 10:56 am

Edgar escreveu:
Boas

O que determina a entrada de gasolina numa XT600E é a entrada de ar
a agulha do segundo carburador abre mais ou menos consultante o ar que passa

ou seja e por outras palavras:
O acelerador apenas abre a borboleta dos carburadores e a agua do primeiro carburador...
o segundo carburador é autónomo e mete mais ou menos gasolina consoante a entrada de ar...

@Gustavo
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ABR

Edgar, se assim fosse, TODAS as XT600E gastariam o mesmo, mas na realidade o que não faltam são conversas sobre "a minha gasta mais/menos que a tua".

Isto aplica-se a XT, DR, XR, LC, XTZ, XLR, etc.....
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 11:52 am

Edgar escreveu:
Boas

O que determina a entrada de gasolina numa XT600E é a entrada de ar
a agulha do segundo carburador abre mais ou menos consultante o ar que passa

ou seja e por outras palavras:
O acelerador apenas abre a borboleta dos carburadores e a agua do primeiro carburador...
o segundo carburador é autónomo e mete mais ou menos gasolina consoante a entrada de ar...

@Gustavo
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ABR

A abertura do 2º carburador não é totalmente autonomo pois existe a borboleta qe é comandada pelo acelerador o que faz o diafragma a vácuo é tentar adequar a abertura conforme a "carga" do motor que é determinada pelo vácuo existente na admissão e assim suavizar a acção do acelerador, por essa razão este tipo de carburador (de depressão) são utilizados normamente em motos de estrada enquanto motos de TT e cilindradas unitárias menores utilizam carburadores de guilhotina mecânica normal
No caso do YDIS é usado um carburador guilhotina para melhorar a resposta em baixas e usado o secundário a vácuo para suavizar a resposta nomeadamente na transição

Por exemplo na Suzuki DR 350 a versão S e SE usam carburador de depressão enquanto a ver~so R tem carburador de guilhotina

Nuno
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 2:06 pm

Quando escrevi "agua" queria dizer "agulha"

@Nuno
A XT600 e a 350 e 660 têm o sistema YDIS mas com borboleta
até diz YDIS no próprio carburador
...e sim! claro! que quando não aceleramos a borboleta está apenas 7mm aberta
mas está sempre aberta

mas se formos a meio punho numa XT com K&N e outra pessoa noutra XT igual sem K&N
tudo em circunstancias iguais... a que tem K&N vai mais quentinha...

Aqui não há volta a dar... é o "ABC" simples facil de compreender (mais ar = mais gasolina)
e venha quem vier... que não pode ir contra esse facto...
no YDIS quanto mais livre for a entrada do filtro de ar mais gasolina e mais temperatura há no cilindro



@Gustavo
não percebo onde queres chegar
o que eu dizia... é que umas motas têm carburação por depressão (YDIS)
um K&N faz aumentar o consumo e aumentar a temperatura do cilindro...
mas se não é assim... então não é


ABR
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 2:41 pm

Vamos lá ver
o carburador mistura ar com gasolina
o ar é regulado pelas borboletas e/ou gulhotina
a gasolina é regulado pelos giglers (que são fixos) e pela agulha que varia a mistura (em medios -altos ) regimes
na abertura total apenas o ggler de máxima regula
a Porporção da mistura é que intressa
se tiver demasiado Rica, engasga-se e afoga-se o motor
se tiver demasiado pobre falha e perde força e aquece mais

portanto se colocar um filtro de ar mais aberto, linha de escape menos restritivo a mistura ficara mais pobre
logo terá de se coloca um gigler mais aberto e/ou alterar a agulha

Isto é verdade para TODOS os motores seja uma motoserra ou uma Supertenere
seja qual for o carburador todos funcionam assim

nuno
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 2:57 pm

webmonstro escreveu:
e pela agulha que varia a mistura (em medios -altos )

o que abre a agulha do segundo carburador ????
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MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 4:23 pm

Edgar, o Nuno acabou de mencionar o mesmo de forma inequivoca.

Talvez seja melhor re-leres tudo com atenção, especialmente na parte dos exemplos. Rolling Eyes

O carburador seja Yamaha (YDIS), Suzuki, Honda, KTM, BMW, Mikuni, Keihin, Dellorto, etc... etc... funciona sob um principio: Misturar gasolina (combustivel) com oxigenio (comburente) numa proporção especifica. Essa proporção, e reforço: proporção, é determinada pelos componentes do carburador: Agulha, jets e atomizador (ha mais elementos, mas estes são os essenciais), são elementos fisicos com uma capacidade limitada.

Se entrar mais oxigenio que o carburador tem capacidade para enviar combustivel, a mistura fica pobre. Qual é a duvida nisto?

Pega na tua XT, tira-lhe o filtro de ar e liga o motor. Provavelmente vai pegar, mas quando acelerares, a carburação vai começar a falhar. Porquê? A resposta é: Demasiado ar a entrar e impossibilidade do carburador compensar com mais gasolina.

Quando queres ligar o motor de manhã, o que fazes? Puxas o choke (esganar/sufocar), vulgarmente conhecido por "abrir o ar". Na verdade está a *fechar* o ar para a concentração de ar diminuir para tornar a mistura mais rica e facilitar o arranque, a rotação até fica mais elevada. Depois voltas a colocar a patilha do choke na posição normal e a rotação desce para um ralentim normal. Se deixares "o ar puxado" começas a sentir o motor com um funcionamento irregular, porque a mistura está demasiado rica.

No teu exemplo, duas XT lado a lado, iguais, excepto no filtro de ar, uma com K&N e outra com filtro OEM. Em circunstancias iguais, a que tem o filtro K&N vai mais quente. Mas não é pelo motivo que tu indicas "+ar = +gasolina".

A que tem o filtro K&N vai com uma mistura mais pobre, e a mistura mais pobre causa uma detonação mais seca, o tempo de ignição é mais baixo, a combustão é mais rápida e há menos absorção de calor, sendo esse calor transmitido ao cilindro, cabeça, valvulas, etc... daí a tal XT com filtro K&N ir mais quente, mas não vai chegar tão longe quanto a outra com filtro OEM, a menos que se altere o carburador para enviar mais gasolina na proporção certa da maior quantidade de ar a entrar. Para isso servem os kits Dynojet, e similares. Isto chama-se: Rejetting.

E a agulha serve para a dispersão do combustivel que vem do atomizador. A agulha sobe juntamente com o embolo por diferença de pressão (aumento da sucção do motor) quando a borboleta começa a abrir e a diferença de pressão consegue vencer a resistencia fisica de mola que está dentro do embolo de qualquer carburador de borboleta. Como o Nuno mencionou, os carburadores de guilhotina (flatslide) abrem por acção mecanica do punho acelerador, pois o cabo em vez de rodar a borboleta, abre a guilhotina directamente e a acção de entrada de ar e mistura de combustivel é imediata em vez de ser por diferença de pressão.

Onde quero chegar!? Quando se utiliza um K&N, filtro XPTO mais aberto, ou escape mais aberto, *É Necessário* ajustar a carburação pois a médio/longo prazo isso terá efeitos na durabilidade do motor. Melhor do que saber que um filtro mais aberto aumenta a temperatura de funcionamento, é saber correctamente o que causa isso e quais as medidas correctivas e respectivos efeitos.
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 5:17 pm

Já agora
Em relação ao filtro K&N pessoalmente não gosto deles para TT, apenas para estrada
isto porque a construção dos K&N é de Gase de Algodão com oleo, e por este motivo tem orificios
muito abertos (flui mais AR mas deixa passar algum lixo ) e há vários relatos de Motos TT terem problema
com a passagem de lixo por eles em condiçoes de muito Pó
Na motos TT usa-se Esponja alguns duplos com oleo (o oleo é que apanha o lixo a esponja só segura o oleo)
que filtram melhor são lavaveis e lubrificáveis a um preço mais baixo (petroleo e oleo 2tempos) do que o kit da K&N

Nuno
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Dom Ago 05, 2012 5:34 pm

gustavo.ramos escreveu:

Se entrar mais oxigenio que o carburador tem capacidade para enviar combustivel, a mistura fica pobre. Qual é a duvida nisto?

Nenhuma... mas não é disto que se fala...


Olha a coisa por este ponto de vista:
se foresmos a meio punho ou as 4500 rpm (numa XT) vamos a uma velocidade de cruzeiro
vai entrar mais ar e os carburadores tem espaço de manobra para compensar com mais gasolina...
mas o que determina a entrada de gasolina é as agulhas (com tudo o resto)

ora bem... pudemos fazer consumos de 4,5 até pouco mais de 6,5L
se vamos com uma rotação para para um consumo de 5L ainda existe capacidade dos giglers para mais 1,5L ou mais






voltando ao assunto anterior...
e sem andar em red lines... pensem em velocidades de cruzeiro

vamos a uma velocidade de cruzeiro !!
o que determina a posição da agulha do 2ª carburador ??
O que abre a agulha do 2º carburador ??? será que é a entrada de ar !! Rolling Eyes será???


eu pensava que essa agulha era aberta pelo volume de ar que entra...
será que estou errado ??


parece-me uma pergunta com apenas duas respostas... é ... ou não é... Rolling Eyes


ABR

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Tó M



Moto : xt600e e yz250

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Seg Ago 06, 2012 5:32 pm

Edgar concordo contigo a 100%... Mas s abrir as golas ao máximo aí sim já vamos ter pouca gasolina para o ar que entra e em alta rotação até manda rater por ficar o piston seco e isso está-vá a passar-s comigo... E os giglers de origem têm capacida para mais de 6.5l porque eu se tirar os silenciadores as meus escapes(caseiros) eu só consigo fazer 240km com um depósito e com rodas super motar que Marca 20km/h a mais aos 100km/h acho que ainda passa bastante dos 6.5l...Abraço
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gustavo.ramos




MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Seg Ago 06, 2012 8:17 pm

Tó M escreveu:
Mas s abrir as golas ao máximo aí sim já vamos ter pouca gasolina para o ar que entra e em alta rotação até manda rater por ficar o piston seco e isso está-vá a passar-s comigo...

Chama-se a isso mistura pobre, mais ar a passar que aquele que o carburador tem capacidade para mandar mais gasolina, e em consequencia o motor aquece mais. Deve-se ajustar a mistura com um jet de maior dimensão para debitar mais gasolina consoante o regime.

A menos que anos de investigação de centenas de fabricantes automoveis estejam errados......... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

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ricasbeiro

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Moto : XTZ, moto só para homens

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Ter Ago 07, 2012 7:24 pm

Boas

Apos ter reparado o carburador pela primeira vez colocquei o conta kilometros a zero depois de o encher , ainda levava mais gasolina mas como tava farto de andar a abanar a moto nao enchi como se costuma dizer até a boca.
A condução nao foi nada cuidada, como ainda ando com a tesao do mijo é sempre as aceleradelas sem jeito nenhum.

Com esta conversa toda desde que meti gasolina ate me pedir reserva fez a modica quantia de 375km


que têm a dizer a este respeito??!??!

_________________
Abraço

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Ter Ago 07, 2012 7:33 pm

Boas;
Ricasbeiro, tenho-te a dizer que a tua Super Ténéré está a gastar menos que um isqueiro...
Não se pode pedir menos que isso, está muito bom.
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motorato




MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Seg Jun 03, 2013 1:21 am

Boas pessoal, ando com uns problemas na minha xt
a mota esteve parada alguns meses porque fui operado e a cerca de 1 mes voltei a dar umas voltinhas com ela, nos primeiros dias tudo bem. 2ou3 idas ao cabo da roca e tudo normal
Na semana passada experimentei trocar a ponteira leo vince por uma yoshimura e nao sei se será dai o problema, o que duvido um pouco, mas e so para completar a historia
O que se passa e que por vezes a mota simplesmente morre, as vezes ainda volta a vida em andamento, outras vezes so ao parar e esperar uns segundos. parece me ser falta de gasolina (mas com deposito cheio lol)
mas o estranho e que nem sempre acontece
ja troquei a vela, tinha uma de iridium com 3 anos e pus uma de platina
estou a pensar abrir o carburador para limpar

o que acham?

tambem convem afinar a mota para este escape? o leo vince e "estrangulado" e este nao
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tiagomp91

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Moto : XT660X 2006

MensagemAssunto: Re: Kit Dynojet: Sim ou Não?   Ter Jun 04, 2013 3:51 pm

Se antes não aconteceu, trocaste o escape e começou a acontecer é porque é algo relacionado com o escape...
Esse yoshimura é especifico para a XT?
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