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 Óleo para motor

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AutorMensagem
angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 10:11 am

Para quem vadia de Moto serão importantes 2 coisas:

1º - não ter de andar com óleo às costas
2º - usar um óleo que se encontre nas bombas de gasolina

O óleo que eu prefiro é o Motul. A marca foi criada nos Estados Unidos em 1853 e chegou à Europa em 1932 garantindo 100% 'pure Pennsylvanian' top quality. Como o Pennzoil. Evoluiu envolvido com a competição.
Prefiro-o porque por experiência é o que me põe a caixa mais macia e eu abuso do usar caixa. Passo a vida pendurado nela.
Tem o grande inconveniente de ser difícil de encontrar fora das lojas especializadas.
A última vez que comprei Motul paguei 12,18 Euros por litro.

Quando voltei a comprar a XT600 descobri que a Yamaha tem o Yamalube e uso-o na XT. Tenho pena de não ter decorado o preço, só sei que paguei por uma mudança de óleo + filtro + 1 litro para reserva 64,30 Euros. Não sei se não mudarei para o Motul se é que o Yamalube é feito por eles. Será uma questão de preço.

Na V-Strom, mota pródiga que regressou a casa, uso o Repsol Moto Sintético 4T 10W40. Arranja-se a pontapés em qualquer posto de abastecimento Repsol que existem com fartura pela Europa fora e não só.

Costumo comprá-lo em Espanha porque fora de Portugal é tudo, sempre, mais barato. Este fim de semana ia comprar 4 Litros e pediram-me 13,5 Euros por cada Litro na Repsol da Marechal - Porto. Fui à Repsol - Pereiró e estava marcado a 14,50 Euros o Litro.

Não comprei, e disse para os meus botões que trazia de Espanha. Não ia andar muitos Km na Strom porque a XT e as outras são ciumentas
À noite lembrei-me de procurar na net. Preços entre 24,80 Euros e 28 Euros para 4 Litros. Com 8,5 Euros de portes vou gastar 33,30 Euros. Saíu-me o Litro a 8,33 Euros apesar do balúrdio dos portes.
http://lubricantes-online.com/epages/eb2659.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/eb2659/Products/RP163N54

Já agora, neste site, 4 Litros de Motul 5100 4T 10w40 custam 28 Euros (7 Euros o Litro).
http://lubricantes-online.com/epages/eb2659.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/eb2659/Products/836541N


O que há mais é Marcas de óleo e alguns com muita fama. A que preço é que costumam comprar o óleo?

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vitorcosta

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Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 1:52 pm

acabei de comprar 3L motul 5000 4T 10W40 a 6,13€ o litro os portes para lisboa são 4,50€ na motorxpro

é uma empresa, Nacional, de Beja e ao mesmo tempo estamos a ajudar o negocio do nosso companheiro de maus caminhos dono da empresa.

É 10*, barato, rápido e profissional ..... Recomendo!!!
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 5:38 pm



MotorXPro. Salta para os favoritos. 1 Euro por litro mais barato do que eu arranjaria na lubricantes-online.com.

Alguém me consegue dizer o preço do Yamalube 4T?


Abraço,

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 6:34 pm

Boas;
Ângelo, começaste logo bem com as duas primeiras frases. Se bem que uma embalagem de litro cabe sempre em qualquer lado.
Como sabes, também sou grande fan da Motul, marca com a qual sempre tive bons resultados.
No Porto tens a Altis, na Avenida da Boavista, que penso ainda serem importadores da Motul. Tenho boa impressão dessa casa.

Com o aparecimento do Yamalube, deixei de ter fornecedor de Motul uma vez que este mudou para o lubrificante da Yamaha e os bons resultados mantiveram-se. Sabendo que antigamente a Yamaha vinha do Japão com Motul e posteriormente esta apresentou a sua linha de lubrificante, só tinha que confiar neles como confio nas suas motos. E o preço é bastante acessível, ainda no outro dia comprei uma embalagem de litro Yamalube S4 20W-50 por 11€ ou algo parecido.

Repsol, nunca usei.

Motorex, também não , mas amigos de longa data em quem posso confiar mostam-se bastante satisfeitos.

Castrol, difícil de encontrar. Mas quem teve o prazer de cheirar um 2T a queimar Castrol RS nunca o esquece...
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 8:28 pm

Johnny_1056 escreveu:
ainda no outro dia comprei uma embalagem de litro Yamalube S4 20W-50 por 11€ ou algo parecido.
...
Castrol, difícil de encontrar. Mas quem teve o prazer de cheirar um 2T a queimar Castrol RS nunca o esquece...
Viva Johnny! 11 Euros são quase 5 Euros mais do que o preço na MotoXPro de que falou o vitorcosta. É muito...

Com o fabuloso cheirinho a rícino existe o Nitron da Elf:
http://www.lubricants.elf.com/lub/lubroot.nsf/VS_SWIPSA/649218A3950C9910C125719C004BE108?OpenDocument&UNI=64C534A3DBB7700BC1257199003121B8&LG=AR&

O Castrol é efectivamente difícil de encontrar. Para viajantes que não gostem de "atestar" com óleos diferentes é quase para esquecer.


Abraço,

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 8:45 pm

Boas;
Ângelo, saudades dos 2 tempos...
O óleo mais parecido com o Yamalube S4 será o Motul 5100 e encontram-se quase sempre com preços semelhantes. Apesar de estar a 8.55€ no site da MotorXPro, que é um bom preço.

Relativamente a dificuldade em encontrar determinados óleos, um mecânico daqueles com muito "couro" disse-me uma vez que estava cheio de problemas por causa do óleo: "O que o motor precisa sempre é de ter óleo, este não pde faltar. Se tiveres que meter numa emergência, mete. Assim que chegares a casa só tens que o tirar e pôr novo juntamente com um filtro."
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 9:06 pm

Eu penso o mesmo que esse Senhor e isso está correcto. Antes com óleo Fula que sem óleo, por isso é que me tento precaver.
Vou agora dar uma voltinha numa 2 tempos. Faltam 16 km para acabar a rodagem

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ACordeiro

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Moto : Xt600e -2002

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 10:24 pm



Excelente tópico.

Obrigado aos três.

Aprendi mais com estas mensagem do que em 35 anos a ler artigos sobre óleo.

Boa continuação.....

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Luis Rosado

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Moto : XTZ 660 TENERE

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Ter Jun 26, 2012 10:32 pm

Uma coisa importante, apenas sabes que olio tens na moto (ou carro) se fores tu a mudar

Para viajar, costumo levar uma garrafa de olio (daquelas de agua 0,75l com aquele bocal com tampa), por norma chega e sobra, mas é um habito que tenho desde que comecei a andar de moto.

Para viagem desde que saibas a media de consumo de olio, podes facilmente programar quanto precisas, depois é defenir na rota um ponto onde poderas comprar, ou então levar de casa.

Agora a Tenere vai começar a gastar Repsol, pois tenho facilidade de comprar, mas ultimamente tem andado com o Castrol mineral. .... aqui ha uns anos quando me preocupava mais com isso usava o Motul semi-sintetico.
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 1:50 pm

@Angelo: A aversão que tem ao Putoline é por este ter tendência a desaparecer? Será mito ou realidade?
Isto porque antes usava o motul 5100 10w50, mudei para o Putoline semi-sintético 20w50 e os consumo de óleo em vez de reduzir, aumentou
Mas a experiência de utilização de um e outro são muito diferentes e não sei se deva fazer comparações

Agora tenho de mudar o óleo, mas não sei se devo continuar com Putoline ou não, mas ainda cá tenho 1 litro.


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Leitão
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devilpark



Moto : -

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 3:51 pm

Eu não aprecio embalagens de 1l de óleo!! fica sempre mais caro que as de 5l!

Quando chegar a hora de mudar o óleo da minha super tenere, devo optar por Liqui Moly! Só estou em duvida entre o 20W50 e o 10W40
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 4:26 pm

javleitao escreveu:
@Angelo: A aversão que tem ao Putoline é por este ter tendência a desaparecer? Será mito ou realidade?
Quando o meu filho mais novo começou a correr nas cinquentinhas usava o Putoline Octane Booster (a culassa estava muito rebaixada) e também comecei a utilizar o Putoline 100% sintético para fazer a mistura. Gripei 2 motores. Como o que há mais é marcas de óleo, Putoline saltou fora do meu Menu.

Na altura dizia-se que as scooters de quem usava Putoline gripavam todas se se andasse sempre a fundo porque o Putoline recomendado para autolube era grosso demais. Não tenho experiência com Putoline para motores a 4 tempos mas a má experiência que tive com o óleo 2T para mim basta.

Se eu me chamasse javleião e tivese 1 litro de óleo em casa por abrir, ia ao sítio onde o comprei e pedia para o devolver em troca de crédito ou de alguma coisa que precisasse.

O vitorcosta falou aqui no Motul 5100 por bom preço, e este eu sei há muitos anos que é bom.


Abraço,

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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 5:39 pm

Eu nas motorizadas a 2t sempre usei putoline, e continuo a usar na macal.

Acho que vou mesmo mudar outra vez de óleo. Onde costumo comprar vendem putoline e motul, mas motul 20w50 semi-sintetico não tem. Só mineral. O mais certo deve ser mudar para motul 5100 15w50. É só misturas


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Leitão
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 7:53 pm

A Macal é mistura a 5% directamente no depósito, não é? A crise do Putoline era nas Motos com autolube.

Consegues arranjar-me uma foto bonita da tua Macal? O dono da Macal era o Ernesto Caetano, grande Amigo meu. Nas Motos tem uma carreira invejável no Motocross e no Enduro como Piloto, Organizador …o Johnny_1056 deve conhecê-lo.
Nos karts foi meu adversário e fundou comigo e mais 3 pilotos a APK - Associação Portuguesa de Pilotos de Kart…
Gostava de lhe enviar mais uma foto de uma Macal

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Óleo para motor   Qui Jun 28, 2012 8:50 pm

Boas;
Macal... Grandes bombas! Do melhor que por cá se fazia. Fez motos que nos fizeram acreditar que as marcas nacionais ainda podiam ter uma palavra a dizer, foi daquelas marcas que lutou até ao fim. Infelizmente também desapareceu. O boom das japonesas e o estigma de que por cá só se fazia sucata, acabou por deitar tudo a perder.
Lembro-me das máquinas de enduro, um verdadeiro sonho. Eram caras, mas tinham aquele refinamento artesanal que só se encontram em poucas.
Do seu dono, lembro-me das suas presenças nas provas, mas já mais como o "chefe da banda".
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