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 Oleo xt 350

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AutorMensagem
jsfilipe



Moto : XT 350

MensagemAssunto: Oleo xt 350   Seg Maio 07, 2012 9:01 pm

Boas pessoal

É a primeira vez que vou mudar o oleo a minha xt 350 mas como nunca fiz tal procedimento não sei como o fazer. Como eu utilizo muito a minha xt para o mato o oleo é uma das coisas que tenho de andar sempre em cima por causa do desgaste que provoca a sua falta. Se alguem me puder dar umas luzes de como é que se faz ficaria muito agradecido.


Obrigado desde já pela vossa ajuda
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Seg Maio 07, 2012 9:27 pm

jsfilipe escreveu:
Boas pessoal

É a primeira vez que vou mudar o oleo a minha xt 350 mas como nunca fiz tal procedimento não sei como o fazer. Como eu utilizo muito a minha xt para o mato o oleo é uma das coisas que tenho de andar sempre em cima por causa do desgaste que provoca a sua falta. Se alguem me puder dar umas luzes de como é que se faz ficaria muito agradecido.


Obrigado desde já pela vossa ajuda
Boas
Bem é bastante simples retiras o bujão por baixo (um enorme porca 21mm salvo erro) e basicamente aquilo salta e caga tudo, pois tem uma mola por dentro e um pré filtro e um o-ring, limpas tudo incluindo o pré-filtro e repões.
Depois retiras a tampa que está de lado e que tem 3 parafusos (retira 1º o parafuso de baixo para escorrer o oleo ) e depois retiras o filtro e este também pode ser limpo (petroleo e ar comprimido é optimo) repões e colocas, acho que é 1,7l de oleo 10-30 ou 10-40 algo para moto serve bem -eu gosto de castrol- depois desapertas o parafuso do tubo que vem do filtro para a cabeça e pões a mota a trabalhar e se sair oleo é porque a bomba está a trablahar bem e podes apertar novamente o parafuso.
Fetio
Já agora o filtro de ar tambem e´ lavável

Nuno

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 12:37 am

Boas...

Nunca fiz assim


Tive a minha durante 97mil kms e fiz sempre assim...
não quero dizer que é o mais correcto... simplesmente fiz sempre doutra forma...
alias... fiz sempre como indica no manual do proprietário da XT350


Retira-se a protecção do cárter...
Desaperta-se com o motor frio 3 coisas...
mas apenas desapertamos e voltamos a ajustar levemente... isto porque com os parafusos quentes é mais difícil...
as 3 coisas são:
- 3 parafusos sextavados interiores 5mm do filtro de oleo
- o parafuso do bujão (17mm)
- e o mais difícil e chato a tampa do filtro da bomba de oleo com uma chave 19mm

volta-se a encostar tudo...

Aquece-se bem o motor...

Tira-se o Bujão que está por baixo do pinhão de ataque, e deve sair 1,1 ou 1,2 Litros

depois tira-se o filtro de óleo... e saí mais 0,1L

e por fim o filtro que fica mesmo por baixo do cárter... com uma chave 19mm
este filtro é de rede (como o outro) mas tem uma mola e um pequeno imãn... limpa-se o imãn e limpa-se ou sopra-se o filtro



Tens na realidade um total de 3 orings para inspeccionar (2 do filtro lateral) e (1 do filtro de baixo)
quando montares os orings deves besunta-los com óleo... para facilitar a desmontagem da próxima vez

Os filtros eu limpava-os com um pequeno imãn... uma dica que aprendi com o meu Pai
os filtros são de inox... e as limalhas que vão parar ao filtro são todas de ferro


Depois de montares tudo... e atenção que os filtros são eternos... é limpar e montar novamente...
os orings é que têm uma duração de 40 a 50 mil (já com a minha XT600, foi assim)

metes 1,3L de óleo no máximo dos máximos (eu metia sempre 1,1L e depois repunha)
(mas deves confirmar no manual, que a ultima vez que fiz isto foi à mais de 7 anos)

e metes a mota a trabalhar e fazes isto:




e pronto... tudo bem apertado e está novo...
mas olha que é preferível ficar mal apertado e depois reapertarmos... que moer alguma rosca


Nunca usei óleo abaixo dos 15W ... usei sempre 15/50W ou 20/50W
abaixo disto é mau quando temos o motor quente...
e nem em países como a Alemanha se usa óleo abaixo dos 15W numa XT arrefecida a ar

muita gente usa 10/40W nas XT600E... que na minha opinião é um erro (opinião pessoal)...



Para ver o nível... deves esperar 5 minutos e ter a mota totalmente na vertical, sem estar no descanso
baixas o pedal de travão e o óleo deve estar entre o máximo e o mínimo
acima do máximo é mau para o motor...



Deves trocar a vela... (0,7 ~ 0,8 de folga)
o filtro de ar eu lavava com detergente da loiça e depois dava uma passagem com agua e sabão...
enxugava o gajo e embebia-o em óleo do motor... e depois ia espremendo o filtro até encontrar o setting certo de óleo
se fica-se com o relantim certo... estava fixolas...


Mas pode haver outras formas de fazer a coisa Suspect Suspect



Bom trabalho
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jsfilipe



Moto : XT 350

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 2:34 pm

Boas Pessoal

Desde já obrigado pela dicas. Agora só algumas duvidas lol

Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo?
Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.

Obrigado aos 2 pelas informações
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 3:08 pm

jsfilipe escreveu:
Boas Pessoal

Desde já obrigado pela dicas. Agora só algumas duvidas lol

Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo?
Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.

Obrigado aos 2 pelas informações

tens este :
http://www.carlsalter.com/pdfs/Yamaha_XT350.pdf

acho que o edgar está-se referir ao pré filtro que está por baixo

O truque do iman funciona bem mas não com limalhas de alumínio e outro lixo


nuno
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 3:28 pm

jsfilipe escreveu:

Edgar, quando falas da tampa do filtro da bomba do oleo estás a falar da tapa que esta do lado direito do motor, certo?
Se me pudesses arranjar o manual onde tu vias ficava-te muito grato.

O filtro que está do lado direito... é o filtro de óleo propriamente dito

Este:

e o parafuso que está dentro do circulo... é o sagrador que aparece no video que eu postei...


O outro filtro... ou pré-filtro... ou filtro da bomba de óleo...
ou filtro do cárter... ou do deposito de óleo no cárter...
sei lá podemos chama-lo de tantas maneiras...
é este que fica mesmo ao meio do motor em baixo...




Eu não tenho o manual... pois dei-o juntamente com a mota...
e na altura nem PC tinha


mas vou tentar encontrar alguma coisa documentada para te mostrar

EDIT
Entretanto foi postada uma mensagem nova
@Web...
não é esse manual... esse é para as peças...
o manual do proprietário ou de serviço é que é


@Webmonstro
Spoiler:
 


ABR
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 3:46 pm


eu sei que tenho o manual de serviço mas acho que não está nest computador
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 3:48 pm

Encontrei qualquer coisa

Isto é a bíblia da troca de óleo da XT350










e no manual que eu tinha em Português...
terminava dizendo para verificar a bomba de óleo e sangrar o circuito assim...




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Moto : XT 350

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Ter Maio 08, 2012 11:25 pm


Muito obrigado aos 2

Era mesmo disso que eu andava a procura. Vou tratar disto este fim de semana, depois digo como e que correu.

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jsfilipe



Moto : XT 350

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Sex Maio 11, 2012 10:30 pm

Boas pessoal

Já tratei da dita troca de oleo mas aconteceu o seguinte. Fiz tudo como vocês me tinham dito. Aqueci a mota, retirei a protecção do carter retirei o parafuso por baixo do pinhão de ataque, abri a tampa do filtro de oleo, limpei tudo, voltei a montar e por fim sangrei o circuito. Mas quando fui verificar o nível do oleo na janela o nivel nem sequer aparecia.. Será normal a mota levar mais do que 1,1 litros de oleo?? e que so consigo ver o oleo se inclinar a mota para o lado da janela..

Desde já obrigado pela ajuda

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Sab Maio 12, 2012 3:02 am

A XT350 leva 1,3Litros de oleo

e 1,4L com a troca do filtro

e tem que estar nivelada para se ver o nível...

deves acrescentar mais um pouco de óleo até teres nível no óculo...

mas o máximo que se põem é 1,4L

Vê as indicações que vêem dentro do rectângulo azul

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jsfilipe



Moto : XT 350

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Seg Maio 14, 2012 9:55 pm

Boas pessoal

Já adicionei mais oleo e realmente já tenho o nivel como manda a sapatilha. Obrigado pela ajuda



Abraço
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nunoafonso



Moto : YAMAHA XT 350

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Qua Maio 16, 2012 9:15 pm

boas so uma pergunta como e que se muda o oleo da caixa da xt 350
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Paulo Neto

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Moto : KLE 500

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Qua Maio 16, 2012 9:23 pm

boas Nuno, porque vieste a este topico????


_________________

Abraços
Paulo Neto                      
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webmonstro

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Moto : XT 350, DR 350 ES, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Oleo xt 350   Qua Maio 16, 2012 10:36 pm

nunoafonso escreveu:
boas so uma pergunta como e que se muda o oleo da caixa da xt 350
Com a excepção de alguns modelo BMW,Harley, e praticamente todos os modelos de moto a 4 tempos
utilizam o mesmo oleo para a caixa e motor assim como as XTs

A XTZ1200 não sei

Embora recentemente alguns modelos como a Honda CRF por exemplo têm oleo de caixa separado
é possivelmente uma tendência que no futuro todas as motos passem a ser assim.

Ambos os sistemas têm vantagens e desvantagens com caixa separada é mais complexo, mais vedantes
mas o oleo do motor não recebe os contaminantes da embriagem, oleo commun significa que o oleo de caixa
é trocada mais vezes e é uma construção mais simples

Nuno
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