Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

linha de escape fica vermelha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 11:44 am

Boas;
Efectivamente este tópico já está a tomar um caminho completamente fora do que o motivou.
E continuamos com muitas perguntas por responder por parte de quem o originou. Comecei por colocar logo algumas no meu primeiro post e às quais ainda não vi resposta.
Talvez este seja um dos motivos pelos quais este tópico levou este caminho. O outro, acho que é a quantidade de "imprecisões" aqui referidas.
Os foruns são excelentes locais para partilha de informação e conhecimento, mas também são responsáveis por uma data de asneiras. E só neste tópico vão aparecendo algumas...

Chegado a este ponto, acho que se pode dizer que todos os intervenientes consideram o escape fundamental para o correcto funcionamento do motor.
Além das consequências ao nível da cambota e biela, acho que se estão a esquecer de algo tão importante ou mais que é o assentamento das válvulas nas suas sedes. Ao ter um escape demasiado livre, as válvulas têm um assentamnto mais violento, o que acaba por as danificar e consequentemente estas deixam de cumprir satisfatoriamente a sua função que é vedar.

Avelino Carvalho, acho que precisas de rever algumas noções de mecânica e funcionamento de motores...
As válvulas de escape tipo EX-UP, estão totalmente abertas a alta rotação, tal como se lá não estivessem. E não o contrário como referes. Servem apenas de restritor a baixa rotação para o motor ter alguma pressão de escape e consequentemente um funcionamento mais linear. Nada tem a ver com o fecho das válvulas de escape que estão no cilindro a alta rotação, nem com o fenómeno que é conhecido como "flutuação de válvulas" e ressonância das molas das válvulas. A "flutuação" é basicamente motivada pela ressonância das molas que faz com que estas não fechem no tempo pretendido. Isto são fenómenos que acontecem basicamente em sobre-regime de rotação.

As Ducati são outro "filme", têm comando desmodromico. Ou seja um sistema completamente necânico para abertura e fecho da válvula, sem existênca da comum mola presente nos sistemas convencionais. Daí que aguentem regimes superiores aos verificados nos sistemas convencionais. Há sempre garantia de que quando o pistão chega ao PMS as válvulas estão efectivamente fechadas.

Peço desculpa pelo prolongamento da "conversa". Acho que acima de tudo convem clarificar ideias e evitar fornecer informações erradas.
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 11:58 am

Nem mais

e assim vamos aprendendo

mas esta parte eu quero citar...
não é que o resto esteja menos ou mais certo... não é isso...
Esta eu passo a vida a escrever... e tenho-me esquecido das válvulas

Citação :
Chegado a este ponto, acho que se pode dizer que todos os intervenientes consideram o escape fundamental para o correcto funcionamento do motor.
Além das consequências ao nível da cambota e biela, acho que se estão a esquecer de algo tão importante ou mais que é o assentamento das válvulas nas suas sedes. Ao ter um escape demasiado livre, as válvulas têm um assentamnto mais violento, o que acaba por as danificar e consequentemente estas deixam de cumprir satisfatoriamente a sua função que é vedar.

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Avelino Carvalho

Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 12:04 pm

@Johnny_1056

Estava enganado quanto ao funcionamento das EX-UP. Pensei que elas serviam efetivamente para resolver a flutuação das válvulas. Obrigado pela correcção...

abraço
filipemendes

Moto : xt 600 sm & saschs v5 racing

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 12:17 pm

boas..
fui agora a 2 mecanicos diferentes e fiquei na mesma, um diz que acha normal porque diz que ai e tal o material e em inox e fica assim, fui a outra oficina e o mecanico ja ficou um pouco desconfiado, disseme que como ia pedir umas peças a yamaha vai aproveitar para falar com o mecanico e expor o caso...

mas aconteceu.me outra pior que acabei por descobrir a pouco, tenho a mota torcida, as rodas nao estao alinhadas, por isso é que eu achava a mota muito estranha a curvar, fugia.me, ao principio ate pensei que era dos pneus estarem mesmos carequinhas mas nao, antes fosse.. estou fodido
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 12:29 pm

Boas;
Avelino, de nada. Estás à vontade. Já agora, dá uma vista de olhos por colectores racing para YZF-R1 e vês que não há nenhuma marca que os faça com válvula de escape. Porque basicamente estão preocupados com performance em rotações mais elevadas.
Entretanto esqueci-me de referir que as válvulas de escape tipo que EX-UP que a Yamaha usa desde a década de 80 agora é comum na maioria das desportivas japonesas, não só porque os motores estão cada vez mais "pontudos", mas também porque ajudam a passar a limitações ambientais cada vez mais apertadas para homologação.

Filipemendes, calma!! Pelos vistos compraste uma moto bastante "usada", mas pode ser que se arranje solução para alguns dos problemas.
Começa por ver se a roda de trás está devidamente alinhada com o basculante, podes ver as marcações usadas para esticar a corrente. Depois vê as mesas de direcção e o alinhamento da roda da frente com o chassis.
Pode ser que se resolva com uns ajustes e não seja tão preocupante como um chassis empenado.

Pneus carecas também ajudam a que a moto tenha um comportamento muito errante e semelhante a estar desalinhada.
filipemendes

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 1:33 pm

esta mesmo empenada, visto de tras, a roda frente esta muito para o lado direito,, reparei quando estava sentado em cima dela pois com a moto direita a suspensao esta mais encostada ao plasticos do lado direito o que deixa uma folga do lado esquerdo de para ai 2cm, quando chega ca baixo a roda a diferença e bem maior..
o mecanico ja me disse que so mesmo desempenando, nem quis saber o preço para n m assustar mais
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 3:02 pm

Boas;
Filipemendes, não sei se compraste a moto há muito tempo. Mas caso a tenhas comprado há pouco tempo vai falar com quem te a vendeu e tenta recuperar o dinheiro. Isso não é moto com que se ande na estrada.
Avelino Carvalho

Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 5:51 pm

Concordo. Há pequenos pormenores a que devemos estar atentos ao comprar moto. Na minha primeira também não liguei a nada disso e depois tinha as juntas do motor todas rotas.
Foi uma das primeiras coisas que vi quando comprei a xt600. Isso e alterações (não gosto!).

Tenta resolver da melhor forma

Abraço
krieg

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 5:56 pm

Filipe, com umas fotos ajudava....

Mundo CXTP
Edgar

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:13 pm

Isso tem os cubos das rodas de origem??

a mota não está à SM ??

filipemendes

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:16 pm

esta,, nao sao raiadas, e de jante de 3braços
Edgar

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:24 pm

filipemendes escreveu:
esta,, nao sao raiadas, e de jante de 3braços

então não deve de haver empeno nenhum

Arrisco dizer que na volta... o engenheiro que pôs as jantes na tua mota para a corrente ficar alinhada desviou a roda de trás

a engenharia SM a todo o custo tem dessas coisas

estão se a cagar se está bem ou não... o que conta é o aspecto e o extrilho que faz...

mas ATENÇÃO
Digo isto com o devido respeito pelas alterações bem feitas
e muitas delas já legalizadas no livrete
filipemendes

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:37 pm

nao tem nada a ver com as rodas, o empeno começa logo ca em cima na forqueta

normalmente numa xt a forqueta ou suspensao lol ca em cima fica dentro das carnagens ou seja, os plasticos laterais que estao fixus no deposito, e se tu te sentares na tua xt e colocares a direçao direita tem que ficar o mesmo espaço entre os plasticos e a forqueta tanto de um lado como do outro e na minha nao esta assim, na minha quase re rossa no lado direito o que deixa uma folga no lado esquerdo que nao pode ser normal, agora se ca em cima esta assim imagina la em baixo na roda.. ja estive a ver com o mecanico
Edgar

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:51 pm

filipemendes escreveu:
nao tem nada a ver com as rodas, o empeno começa logo ca em cima na forqueta

normalmente numa xt a forqueta ou suspensao lol ca em cima fica dentro das carnagens ou seja, os plasticos laterais que estao fixus no deposito, e se tu te sentares na tua xt e colocares a direçao direita tem que ficar o mesmo espaço entre os plasticos e a forqueta tanto de um lado como do outro e na minha nao esta assim, na minha quase re rossa no lado direito o que deixa uma folga no lado esquerdo que nao pode ser normal, agora se ca em cima esta assim imagina la em baixo na roda.. ja estive a ver com o mecanico

Isso não me tá a cheirar bem Suspect Suspect

eu estou a responder por instinto Suspect

isso deverás não me tá a cheirar nada bem...

Esse gajo na volta está a procurar forma de ganhar uns trocos...

mais uma vez algo me diz nas entrelinhas que isso vai acontecer...

Para ver se uma mota está empenada ou não... não é através do deposito ou plásticos

Agarramos na mota e andamos com ela a direito num piso de terra
e o rasto da roda de trás tem que coincidir com o da frente
tão simples como isso...
se não houver um piso de terra, pode ser com uma linha de referencia
ou com os pneus molhados e o chão seco

se fizer dois rastos sempre paralelos um ao outro... esta empenado...

se o mecânico não fez isso... está a tentar preparar-te para te enrolar bem enroladinho em €€€
trabalhinho facil e bem pago... mete o deposito no sitio e tu pagas um balúrdio dum falso desempeno

Tira o deposito e volta a por é só um parafuso com uma chave 10mm
+ 2 parafusos do banco...

filipemendes

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 7:58 pm

acredita que nao e nada disso, se eu tivesse duvidas ainda era naquela, mas fonix, estabem vizivel e nao e presiso muita coisa para ver este empeno, com a mota direita sem estar no descanso metome a trans dela com uns metros de distancia e vejo
e pela logica o que e que devia acontecer? era nao conseguires ver o pneu da frente. pk? pk estaria alinhado com o d tras, mas n e isso que acontece, ele esta uns bons sentimetros para o lado direito
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   

linha de escape fica vermelha
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» linha de escape fica vermelha
» Linha de escape
» Vitara 1.9Td SW - upgrade - linha de escape directa
» linha de escape para 1.9TD
» 190E - A história (texto traduzido)