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 linha de escape fica vermelha

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AutorMensagem
Avelino Carvalho

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Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 7:24 pm



Possivelmente o facto de ficarem incandescentes tão rapidamente déve se a serem feitas em inox. De qualquer forma as alterações ao diâmetro dos coletores podem alterar a mistura e a compressão do motor e isso sim pode causar dános....




abraços
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filipemendes



Moto : xt 600 sm & saschs v5 racing

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 7:29 pm

nao, nao ficam logo vermelhos, ficam e quentes, incandescentes e depois de andar com ela...a moto mesmo a frio os tubos sao assim meios avermelhados meios azulados, deve ser do calor que atinge
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 7:36 pm

os tubos ficarem dessa cor a frio é normal. é por serem em inox. poderás ter uma mistura muito rica que faça com que fiquem demasiado incandescentes...eu metia era uam grelha ai e punha a assar uns chouriços...isso é que era.

mas depois mete ai a informacao que o teu mecanico te deu para vermos o resultado disso

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 7:54 pm

Boas;
Filipe, é normal os colectores ficarem quentes.
Mas tu começaste por dizer que ficavam incandescentes quando circulavas com a moto... Agora parece que é só quando está parada... Afinal como é???
É normal os colectores de inox ficarem coloridos com tons azulados... Não vejo nada de estranho nisso.
E se os colectores ficam incandescentes apenas quando pões a moto a aquecer durante alguns minutos, até pode ser normal. Pode depender apenas da espessura dos colectores...

Avelino Carvalho, compressão do motor é uma coisa e pressão de gases de escape é outra completamente distinta.

Mariomcarvalho, misturas demasiado pobres é que provocam sobreaquecimento das válvulas de escape e colectores. E não o contrário como referes.
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sergio_XT24

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Moto : XT 600 E (2004)

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 8:09 pm

A "parede" dos tubos não será demasiado fina e aquece demasiado rápido?

Os colectores aquecerem é normal, mas se aquecem logo muito rápido e em andamento ficam incandescentes leva-me a pensar que os colectores não têm muita espessura Neutral
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Avelino Carvalho

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Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 8:12 pm


A taxa de compressão é sempre a mesma mesmo que tiremos o escape fora. Mas a compressão ou "contrapressão" provocada pelos gases de escape influência muito o funcionamento e a performance do motor, assim como a temperatura dos gases de escape. Não sei se os termos estão precisamente correctos....
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andrej2008
Curioso <br


MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 10:51 pm

Boa noite senhores, essa caracteristica de encandecer o coletor de escape é um defeito sim!, por mais que as paredes do coletor forem finas, não pode encandecer!, isso provavelmente é um problema na chaveta do virabrequim que segura o magneto, fazendo com que ele tenha folga no virabrequim não acompanhando totalmente o movimnto do motor e fornecendo ao CDI a posição errada do motor, PMS, fazendo com que o ponto seja muito adiantado, e por isso a temperatura alta, andar com o motor assim vai quebrar! basta abrir a tampa do motor do lado do câmbio e conferir se é isso mesmo, dê uma olhada tambem se sua moto esta sem o filtro de ar, fazendo sua mistura ficar muito pobre, espero ter ajudado, e desculpem pelo português escrito de forma diferente, sou do Brasil, abraços!
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filipemendes



Moto : xt 600 sm & saschs v5 racing

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Seg Fev 27, 2012 11:31 pm



filmei com o telemovel o que vos tenho dito, nao da para mostrar bem o incandescente pois ele ao vivo e um pouco mais forte, e como vos tinha dito, o rater com chama quando a desligo..

peço desculpa por nao saber responder as vossas perguntas mas eu nao percebo nada de mecanica..
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mariomcarvalho

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Moto : Yamaha XTZ 750

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 12:05 am

Johnny_1056 escreveu:


Mariomcarvalho, misturas demasiado pobres é que provocam sobreaquecimento das válvulas de escape e colectores. E não o contrário como referes.


obrigado pela info. pensei que fosse o contrario.

tambem nao poderá ser da qualidade do metal dos colectores? eu sempre vi colectores em inox ficarem assim, incandescentes..

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 9:51 am

Avelino Carvalho escreveu:


Possivelmente o facto de ficarem incandescentes tão rapidamente déve se a serem feitas em inox. De qualquer forma as alterações ao diâmetro dos coletores podem alterar a mistura e a compressão do motor e isso sim pode causar dános....

abraços

Boas;
Avelino Carvalho, não fui eu quem falou em compressão do motor...

Avelino Carvalho escreveu:


A taxa de compressão é sempre a mesma mesmo que tiremos o escape fora. Mas a compressão ou "contrapressão" provocada pelos gases de escape influência muito o funcionamento e a performance do motor, assim como a temperatura dos gases de escape. Não sei se os termos estão precisamente correctos....


Obviamente que a taxa de compressão não muda com a mudança de escape. Esta é a razão entre o volume do máximo admitido quando o motor está no Ponto Morto Inferior (PMI) e o volume da Câmara de Combustão quando o motor se encontra no Ponto Morto Superior (PMS).

Os gases de escape nunca são comprimidos na verdadeira acepção do termo, como acontece dentro do motor, logo nunca se pode falar de compressão. Isso é um conceito errado. Não quer dizer com isto que não se gerem diferenças de pressão dentro dum escape, aliás isso é fundamental para o bom funcionamento dum motor e sua fiabilidade.
Lembra-te que nos escapes dos motores de 2 tempos até há zonas onde o escape alarga, logo a pressão interna baixa. Claro que depois também há o famoso contra-cone que faz exactamente o contrário e aumenta a velocidade de circulação dos gases de escape.
"Contrapressão", o que é que queres dizer com isso?? Suponho que seja o que acima referi...
Contrariamente ao que muita gente pensa, o escape é um elemento tão essencial para o correcto funcionamento dum motor como um pistão ou uma válvula.

Andrej2008, tens razão no que escreves, mas não creio que seja o problema que afecta este motor.

Filipemendes, o video está um bocadinho para o escuro... Não se vê ponta de corno... De qualquer forma, parece-me que tens uma linha de escape demasiado aberta, o que como já foi referido anteriormente provoca misturas mais pobres. Consequentemente o aumento de temperatura no escape.
Aconselho-te a não andar muito tempo assim, até porque as válvulas de escape já não devem estar a vedar correctamente.
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Avelino Carvalho

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Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 10:09 am


@Os gases de escape nunca são comprimidos na verdadeira acepção do termo...


Discordo com isto....então para que servem as válvulas de escape ? também discordo quando dizes que a pressão baixa no alargamento do tubo de escape. Axo que estás a misturar conceitos....um fluido em circulação dentro de uma tubagem ganha pressão quando o diâmentro diminui pois perde velocidade. O contrário acontece, por exemplo, nas máquinas de lavar á pressão, em que devido a um estreitamento o fluido ganha velocidade o que faz com que a pressão nas paredes do tubo seja muito menor.... entretanto ja nem sei de que estava a falar !!!!


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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 10:24 am

Boas;
Avelino Carvalho, suponho que te estejas a referir às válvulas de escape dos motores de 2 tempos... Se assim for; as válvulas de escape dos motores de 2 tempos basicamente obstruem, diminuem a secção de escape, mas nunca o fecham totalmente. Logo não tens compressão. Tudo isto para que o motor funcione de modo mais regular a baixa rotação, porque em alta rotação a válvula deve estar toda aberta, nem lá devia estar.


Ahh, entrtanto lembrei-me das válvulas de escape, como as EX-UP presente nos modelos desportivos da Yamaha desde 1989... Cujo objectivo é exactamente o descrito acima para os motores de 2 tempos, tornar o funcionamento do motor mais linear em todas as rotações.
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Avelino Carvalho

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Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 10:42 am



Isto ja vai aqui um grande off-topic....


Claro que não estou a falar do mesmo tipo de cpmpressão que acontece dentro do motor até porque os gases se encontram em escoamento.... O que chamei de contrapressão é a pressão a que está sujeito o êmbolo quando as válvulas de escape estão abertas e se dá a saida dos gases de escape. Não sei se o termo está certo mas já ouvi chamar isto em algum lado ...

Sim estava a falar das válvulas tipo EX-UP. Mas vou ter de discordar outra vez. Pelo que sei este tipo de válvula "fecha" em altas rotações. Quando o motor de uma RR vai em elevadas rotações as molas das válvulas deixam de conseguir acompanhar de forma eficiente o acionamento da arvore de cames. Sendo mesmo possível atingirem pontos em que nunca chegam a fechar se. Nessa altura entra em ação a válvula de escape que se estrangula para compensar as perdas de pressão. `Parece que é por isto que as Ducatis não utilizam molas nas válvulas....


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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 10:55 am

Boas...

Estamos a falar em compressões e tal... e valores disto e daquilo...
e corremos o risco de não falar do mais importante

Que é...
a dimensão dos tubos dos colectores assim como as suas curvas têm um propósito muito importante na saúde do motor...

Aquelas curvas que os colectores fazem... não são apenas estéticas...
Servem para amortecer a saída dos gases...
quando o piston está a subir para empurrar os gases para o escape... tem que existir alguma resistência na saida dos mesmos...

É como darmos um pontapé numa bola... e darmos um pontapé em seco sem bola...
o pontapé com bola amortece a perna do jogador... e o outro não...


Ter os colectores mais directos... VAI MATAR A BIELA DO MOTOR...
dentro de 5.000 ou 10.000 kms está nas couves Neutral
mas a mota continua a trabalhar e rolar... mas começa a aparecer folgas e alguns ruídos estranhos...


ABR
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http://vadiodaxt.blogspot.com/
Avelino Carvalho

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Moto : xt 600e

MensagemAssunto: Re: linha de escape fica vermelha   Ter Fev 28, 2012 11:00 am



Está muito bem dito Edgar.
Mas ainda não percebi se o diâmetro dos coletores foi alterado ou não...(vou ler outra vez).
Isso sim pode alterar o funcionamento do motor (ou parti -lo todo).


abraços
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