Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

xt660x dá solavancos, porquê?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Gonçalo

Moto : CBR 600 RR

MensagemAssunto: xt660x dá solavancos, porquê?   Ter Jan 31, 2012 11:59 pm

Boas, não sei onde postar este topico.

Na minah xt660x sinto que as vezes vou com o punho normalmente e a mota parece dar uns solavancos, pelo que reparei é mais em baixas rotacoes, no entanto e estranho, a minha antiga(wr125) nunca fez assim nada destas coisas.

Será pelos escapes? farão alguma diferença?
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 2:25 am

Penso que levas um mudança a cima...
ou vais numa rotação muito baixa...

se for isso que eu disse... esse soluços (mais conhecido por "deixar o motor bater") lixa a caixa de velocidades...
ou seja dá cabo dos carretos da mudança que levares engatada na altura em que ela faz isso...

a mota tem muita força (é 660cc) e quando isso acontece ou deixamos isso acontecer... é autenticas marteladas na caixa corrente de transmissão e sinoblocos da roda... tudo sofre...

a 125cc tem menos força e as marteladas são menores e pouco se sente o tal "bater do motor"

um bom oleo minimiza as consequências disso na caixa... mas devemos evitar todo o tipo de soluços...

mete uma a baixo... dá mais umas 500rpm ou mesmo 1000 rpm ao motor e evita isso...

Acho que é isto que deve estar a acontecer...
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Paciente

Moto : XT660X

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 10:42 am

A minha so suluça na situação que o Edgar falou, mas soluça pouco que baixas rotaçoes é quando esta parada...

angelo_lopes

Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 10:53 am

Edgar escreveu:

>snip>

a 125cc tem menos força e as marteladas são menores e pouco se sente o tal "bater do motor"
O Mestre tem toda a razão. Desce 1 ou até 2 velocidades. Os motores monocilíndricos a 4 tempos de grande cilindrada (big bore) precisam de rotação. Na WR125 não fazia porque é um motor a 2 tempos e os motores a 2 tempos não têm válvulas. Se tiverem é de escape mas nem são comandadas por uma árvore de cames nem estão lá para o mesmo efeito...

Abraço

Moutinho

Moto : TT600S - BWS

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 11:21 am

Boas Pessoal,

Desculpem meter conversa... Mas Gonças29 é só para não te sentires unico nesta questão

Engraçado que a 1ª vez que peguei na minha XT, também fiquei com esta sensação que o Gonças29 falou.
Vim de uma GS 500E que é bicilindrica, e com a rotação em baixo, pouco ou nada tremia quando enrolava punho.
No inicio estava com receio de algum problema de embraiagem ou má afinação do carburador!
Por acaso comecei a fazer a condução que se comentou aqui (meter uma velocidade a baixo para subir rotação) mas ainda não conheço bem os regimes do motor, e custa-me subir assim a rotação quando até estou a fazer uma condução vagarosa. Mas ainda bem que existe o CXTP, tiram-se muitas duvidas

Yamaha BW's Pantera cor-de-rosa | Yamaha TT 600S Branca Ferrari | Ex-Yamaha XT 600E Vermelha Ferrari
Gonçalo

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 11:55 am

angelo_lopes escreveu:
Edgar escreveu:

>snip>

O Mestre tem toda a razão. Desce 1 ou até 2 velocidades. Os motores monocilíndricos a 4 tempos de grande cilindrada (big bore) precisam de rotação. Na WR125 não fazia porque é um motor a 2 tempos e os motores a 2 tempos não têm válvulas. Se tiverem é de escape mas nem são comandadas por uma árvore de cames nem estão lá para o mesmo efeito...

Abraço

Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes
Gonçalo

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 11:58 am

Eu geralmente ando em rotacoes baixas para poupar um pouco na "gasosa"

E sim geralmente é em mudança altas vs velocidade baixa, era como fazia na wr125, mas pronto ja percebi que ela trabalha melhor em altas e se deve evitar as baixas.

E não sabia que lixava a mota toda :s

Muito obrigado, a ver se o pessoal da margem sul um dia combina um coffee
Gonçalo

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 12:00 pm

Ah e ja agora esquecime, quando isso acontece às vezes carrego um pouco na embraiagem e ela costuma deixar de fazer, mas pelo que sei isso faz patinar um pouco a embraiagem certo? que nao e muito fiavel
Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 12:02 pm

Boas;
De acordo com o que descreves, o problema é efectivamente teu, deixas o motor funcionar a muito baixa rotação!! A solução é andares com o motor com mais rotação nem que signifique andares com uma mudança abaixo.
Será que é assim tão difícil perceber como funciona um motor?????
Gonçalo

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 12:07 pm

Dificil não é, mas achei estranho pois na minha antiga conduzia duma maneira e passei para esta, não sabia que tal iria acontecer nem que rebentava a mota toda
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 12:26 pm

Johnny_1056 escreveu:
Será que é assim tão difícil perceber como funciona um motor?????
É difícil Johnny_1056, porque não somos todos iguais, não temos todos a mesma sensibilidade.

Um exemplo: há gajos que pegam num pincel e pintam um quadro que eu até me passo, e eu nem uma parede branca sei pintar.

Gostava de ver um artista destes a desmontar um carburador, coisa que tu fazes de olhos vendados.

Outros há que pegam num spray e fazem um graffiti que me põe a bater mal. Eu pintei o quadro da XT600 a spray e vais ver o nojo que ficou.

E por falar em graffiti, num raide que fiz fotografei aí na Guarda um graffiti que dava um quadro para pôr na parede. Vou digitalizá-lo e pô-lo nas imagens do dia...

Estamos entendidos Question

Abraço,

Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 1:08 pm

Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!!
Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança???
Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta.
Jarod

Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 1:44 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Ângelo, só não compreendo como é que alguém consegue conduzir sem perceber minimamente para que serve uma caixa de velocidades!!!
Será que quando andam de automóvel e começam uma subida deixam o carro "morrer" quase até parar e só a seguir é que reduzem de mudança???
Um motor qualquer que seja tem que funcionar sempre numa rotação que permita um funcionamento suave e capacidade de resposta.

Johnny_1056 ninguém nasce ensinado e o senso comum para ti será diferente do meu senso comum e do do Gonças...

Até acho normal a pergunta, tendo em conta a mota de que ele veio...
http://www.toquedacucar.pt
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 2:30 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Ninguém nasce ensinado. Por exemplo tu não tratarás um dente e aqui o Jarod faz disso hobby.

O problema nasce na aprendizagem. Eu vejo todos os dias na minha rua carros de aprendizagem de condução, os alunos NÃO SABEM pôr as mãos no volante, e os instrutores não lhes sabem ensinar.

Eu já vi vários tópicos noutros Fóruns com perguntas do género: "Com que travão é que se deve travar numa mota?" Achas que os instrutores de condução sabem ensinar isso aos aprendizes? Já nem falo de aprendizes a quem se quer ensinar e não há maneira de aprenderem também por falta de sensibilidade.

A minha (nossa?) obrigação é ensinar aqui, neste Clube, o que sei, e aprender aquilo que não sei ou sei errado. Para mim é gratificante e é isto que nos une.

Abraçço grande,

António Martins

Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   Qua Fev 01, 2012 2:36 pm

Gonças29 escreveu:

Desculpa corrigirte mas as WR125 são a 4 tempos, são a nova versao das DTR125 mas a 4 tempos, mais economicas e menos poluentes

E muitooooo menos potentes...

Abr
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: xt660x dá solavancos, porquê?   

xt660x dá solavancos, porquê?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Carenagens XT660X
» Malas Deposito para a Xt660X
» Substituir as bainhas da XT660X
» Pneu da frente xt660x (opiniões)
» Diferenças versoes da xt660x

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-