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 Ver o estado dos Sinoblocos

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AutorMensagem
Cardoso




MensagemAssunto: Ver o estado dos Sinoblocos   Seg Jan 30, 2012 8:40 pm

Boas,

Estava eu sem nada que fazer, a minha moto tem cerca de 15000 kms, e nunca vi como estavam os sinoblocos, e já que estava com a mão na massa, tentei fazer tudo com a ferramenta que tenho na moto, isto para o caso de alguma eventualidade, e consegui.


As chaves que a moto traz, para tirar a roda traseira.


Já com a roda tirada, e como podem ver os sinoblocos, estão quase como novos, quase sem nenhum desgaste, como podem ver nas imagens.



Fiquei contente com o estado dos sinoblocos, em principio só os mudo quando trocar de pneu, quer dizer que ainda posso rolar descansado sem gastar guita.

Acabei por fazer uma inspecção á folga do braço oscilante, ao braço oscilante em si, como podem ver tem um pouco de ferrugem que acabou por sair quase toda com um pouco de wd40 e limpar com um pano.




Vi também como esta o pinhão, e o desgaste não é quase nenhum, o que é normal para uma moto com 15000 kms.


Limpei o braço oscilante, assim como todas as peças que estão próximas da corrente, porque estavam cheias de óleo
da corrente misturado com areia, e estava uma grande papa.




Já que estava com a roda tirada tinha feito dois desmontas de duas chaves de bocas, e tentei tirar o pneu, isto porque comprei uma câmara de ar reforçada, por 13 euros, e normalmente estas costumam ser um pouco mais caras, mas o vendedor disse me para levar a reforçada porque era a que a moto trazia de origem e eu fui verificar, o que é mentira traz uma normal.


Foi a primeira vez que aquele pneu foi descolado da jante, e levei mesmo muito tempo para o descolar, até tirei o disco da jante porque estava com medo de o empenar, mas finalmente ao fim de um bom bocado lembrei me de meter um pouco de wd40 e com jeitinho este descolou. Acabei por aprender uma lição, e nunca mais ando sem wd40 na moto, fui logo comprar um, porque o que usei não era meu.



Voltei a montar tudo, lubrifiquei todos os rolamentos medi a folga da corrente, e com tudo limpinho fui dar uma voltinha para ver se esta tudo bem.




ABR


Última edição por Cardoso em Seg Jan 30, 2012 10:12 pm, editado 2 vez(es)
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rui braz



Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Seg Jan 30, 2012 9:09 pm

Cardoso, não sei se é do meu pc mas tentei 3 vezes e não vejo as fotos


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Pmvpires



Moto : XT600E 3tb. Black. (2009-2014) / XT660R (2014-)

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Seg Jan 30, 2012 9:16 pm

rui braz escreveu:
Cardoso, não sei se é do meu pc mas tentei 3 vezes e não vejo as fotos



+1

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Abraços  
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Cardoso




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Seg Jan 30, 2012 10:13 pm

Boas,
Acho que já resolvi o problema das fotos.

Cumps
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Pmvpires



Moto : XT600E 3tb. Black. (2009-2014) / XT660R (2014-)

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Seg Jan 30, 2012 10:28 pm

Belo trabalhinho

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Figa5



Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 12:04 am


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Cláudio Figueiredo


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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 12:58 am


Ganda Pinta Amigo


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Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 10:25 am

Boas;
Admiro quem tem paciência para desmontar e montar só porque sim...
Actualmente tenho tão pouco tempo livre que aquele que posso dedicar às motos, que seja para andar nelas. Não quer dizer que negligencie a sua manutenção, mas não desmonto coisas só por desmontar...

Os "sinoblocos" ou "cepos" de cremalheira podem duram uma vida, tudo depende do tratamento que se dá à moto, quem lhe dá um uso descontraído até se pode esquecer que existem, quem gosta de fazer uns arranques mais "puxados", umas cavaladas e afins, pode ter que os mudar logo quando muda o kit de transmissão.

Não confio no WD40 para montar pneus...

Desmontar um pneu para montar uma câmara reforçada. só se tivesse havido um furo ou se estivesse programada uma volta mais hardcore por todo-terreno, o que não me parece o caso, visto que continuas com um pneu "de estrada".
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 11:08 am

Johnny_1056 escreveu:

Os "sinoblocos" ou "cepos" de cremalheira podem duram uma vida,

sim é verdade...
mas na XT660R e na XT660Z de 2008 em diante chegam a durar 8 ou 10 mil kms...

na XT660X... não sei mas deve ser igual...

e alias a Yamaha recomenda a troca dos sinoblocos sempre que se troca os pneus... eles devem saber a qualidade ou falta dela dos sinoblocos...


A minha XT600E ainda tem os de origem e estão porreiros com quase 58mil



Isto de trocar a câmara de ar, por vezes não é encher chouriços...
serve para a malta conhecer as coisas... e se um dia tiver um furo na estrada... pode resolver as coisas com alguma experiência pratica...
a única forma de ganhar experiência é arregaçar as mangas...
O pessoal que foi ao 1º XT Friends em Cebolais... ficaram lá porque não conseguiam trocar uma câmara de ar...
e como era Domingo, tiveram que esperar pela 2ª feira...

Ora com um Cardoso por perto... isso não acontecia...

hoje temos muito boa gente no CXTP que repara furos na berma... ainda no outro dia o Rui furou a Ténéré num passeio de Domingo e trocou a câmara de ar na berma... a malta esperou um bocado e depois seguimos com o passeio...
e assim deixamos de estar dependentes da assistência em viagem, ou de ter a viagem ou o passeio estragado e terminado...


e para conhecermos a mecânica da mota... só desmontando e montando se chega lá...


ABR
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lpc007




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 3:17 pm

Espectaculo!

Gostava de ter esse conhecimento e à vontade nessa área!

A moto ficou impecavel.

LPC
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odamA



Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 4:56 pm




...já troquei os meus varias vezes
...já uso como suplentes (tenho sempre um jogo extra)

...tambem ja os troquei, inverti-os, coloquei um pouco de camara de ar (nao durou muito)
...existe por ai quem os tenha "feito", uma peça de borracha ........
...so nao gastam tanto se andar só em auto-estrada e ás 5 mil rotações.
...quanto mais usares o travao traseiro e a caixa em reduções, esticar a 1ª

Mas eu costumo empurrar a cremalheira e quando ela "mexe"......troco o kit de 20 000 em 20 000 km, pneus e camara de ar, tem sido de 10 em 10 mil, os que me duraram mais foram estes ultimos, (já tenho novos), ........feitas as contas ja vão 6 , 8 com os extras.

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ESPÍRITO TÉNÉRÉ
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YAMAHA XT 660 Z TENERE Aventuras e Experiências
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Cardoso




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 7:02 pm

Boas,

Pois é pessoal, eu fiz o que fiz porquê tinha tempo para o fazer , porque a moto estava toda cagada, e para a limpar, e para aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos de mecânica, isto porque até agora nunca precisei de ir a uma oficina, apenas a 1ª revisão que é gratis.

A ideia de ir ver os sinoblocos surgiu porque estava eu um dia a ler o manual de proprietário, e tal como diz o "Edgar" lá aconselham a trocá-los cada vez que se muda o pneu traseiro e então fui ver como eles estavam.

A ideia de ver se conseguia tirar o pneu e substituir a camara de ar, foi porque, no outro dia fui dar uma volta até cascais (ver um amigo meu, infelizmente ao hospital), ia com a maria e sem me aperceber passei por cima de uma peça de loiça a minha sorte foi que a roda apanhou de lado e a peça saltou e partiu se ao lado, e fiquei um pouco assustado porque podia ter furado o pneu,tinha o kit de remendos e nem sabia se o conseguia desmontar.

E assim foi já que tinha a roda fora, arregacei as mangas e assim já estou preparado, porque podia-me acontecer numa viagem, e estragava-me a viagem, e tinha de chamar a assistência.

Abr
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Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 7:20 pm

Boas;
Acho muito bem que se saiba resolver um problema à beira da estrada quando ele surge.
Talvez tenha ficado surpreendido com essa operação sem motivo aparente, porque para mim reparar um furo é algo relativamente fácil de fazer. Apesar de continuar a achar que é um valente pincel e prefiro não ter que o fazer.

Quanto aos "sinoblocos" estou surpreendido com a sua duração, nunca pensei que um monocilíndrico 660cm³ os danificasse tanto. Foi coisa que nunca mudei em moto minha, apesar de achar que já estavam a precisar, mas tudo isso após várias dezenas de milhar de km's...
Quanto muito aceito que se devam mudar quando se muda o kit de transmissão.
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Cardoso




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 7:49 pm

Pois é mas, nestas novas monocilindricas de 660 cm3,no que tenho conhecimento, o modelo 660R e 660Z é mesmo o que a Yamaha recomenda é mudar os sinoblocos quando se troca o pneu, isto não quer dizer que não haja excepções, porque isto também depende muito da utilização que dás a moto.

No que toca ao reparar um furo, para mim não era muito fácil a um tempo atrás, para já porque não andava preparado com ferramenta nenhuma nem o kit de remendos, e se fosse ai à beira da estrada ainda era mais difícil porque não tenho descanso central e tenho de deitar o moto, e simplesmente, não sabia como descolar o pneu e usar os desmontas.
O que não é nada de anormal, porque aqui à tempo ia na Vasco da gama, e estava um senhor parado na berma e fora do carro com as mãos no ar a pedir ajuda, e tive de lhe mudar o pneu do carro, porque o senhor nem o macaco sabia usar.
E também digo uma coisa, eu pertenço a um moto-clube, e costumo sair com algum pessoal que tem moto e a maior parte deles nem sequer andam com o spray anti-furo, e para ai 80% não sabe tirar um pneu ou montar um taco,no caso dos pneus tubeless.

ABRCS
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 7:59 pm

@Johnny

pois é...
aquilo nem sei se é do motor... se é da qualidade dos sinoblocos...

e talvez a borracha seja mais macia para proteger a carretos da caixa...
mas isto sou eu a especular

Cardoso escreveu:
... ...
E também digo uma coisa, eu pertenço a um moto-clube, e costumo sair com algum pessoal que tem moto e a maior parte deles nem sequer andam com o spray anti-furo, e para ai 80% não sabe tirar um pneu ou montar um taco,no caso dos pneus tubeless.

Eu quando lá for... vou-me chibar todo

mas é verdade... e alguns nem sabem para que lado se aperta um parafuso

ABR


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Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 8:16 pm

Boas;
Pois... Há coisas que eu não entendo... Para mim gostar de motos sempre incluiu saber tratar minimamente delas e saber efectuar algumas operações triviais.
Admito que ultimamente ando um bocado "burguês" e acabo por mandar fazer certas coisas por falta de tempo, mas sempre que posso gosto de ser eu a fazer certas coisas e a estar presente durante a manutenção da minha moto.
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odamA



Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 8:25 pm

...ópa, eu tambem aprendi a desmontar sozinho.......mas quando se está junto de quem sabe é sempre melhor.

Os sinoblocos nao duram nada hoje em dia, comparando com outras trail´s que tive.

E a montagens desta roda traseira não é facil, ....e só por causa desta conversa vou por novos na minha que ja está a abanar.




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ESPÍRITO TÉNÉRÉ
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Cardoso




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 8:45 pm

Boas;
Pois é mas é mesmo assim, nem todas as pessoas podem se desenrascar a fazer um pouco de tudo, a minha profissão não tem nada mas nada a ver com mecânica, e eu sempre gostei de aprender um pouco de tudo, e desenrasco me a fazer um pouco de tudo, eu acredito que daqui a uns anos(se não me roubarem) se a minha mota tiver algum problema que seja preciso abrir o motor eu sou o primeiro a meter o motor numa bancada e a abri-lo, o que vem depois é que já não sei.
Mas é assim nós às vezes pagamos, e só fazem é cagada, ainda aqui à pouco tempo um amigo meu com uma R6, na revisão dos 50000Kms, o mecânico de um concessionário da yamaha disse lhe que era melhor mudar o tensor da corrente de distribuição, e ele disse-lhe para avançar com o trabalho. Passado uns dias chegou ele ao pé de mim e eu olhei para a moto e do lado do tensor estava toda babada de óleo,quando aceleravas acima das 5000 rpms perdia óleo pela junta do tensor, já tinha o óleo no nível mínimo.

Conclusão: Pagou ele uma pipa da massa por uma revisão e se eu não visse ao fim de mais uns kms gripava o motor, e lixava lhe a moto, com um arranjo de o valor de quase outra moto.
Pagamos nós tanto só para fazerem cagada.


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Johnny_1056



Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 8:54 pm

Boas;
Pois é, lá voltamos à "vaca fria" dos mecânicos... Bem sei que há de tudo, mas a decisão de deixar a moto numa determinada oficina para sempre pelo seu proprietário.
Também não estou ligado à mecânica, mas há coisas que gosto de fazer ou de saber como se faz e acima de tudo ter garantias de que fica bem feito.
Essa história do tensor deve estar mal contada, não acredito que se tenha perdido mais de 0.5l de óleo apenas por essa babadela...Ou esse motor já consome óleo ou algo se passa...
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odamA



Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Ter Jan 31, 2012 9:15 pm

Sinoblocos



...julgo que hoje em dia as borrachas em geral nao duram muito tempo, tambem ajuda na manutenção, mas por vezes sai caro.

Pela minha experiê..........pelo desgaste /uso que tenho dado na minha moto, 5mil duram na boa, mais de 10 mil , ou na troca do pneu ou do kit....


Mas guardem numa caixinha que eles nao se gastam todos por igual e se só andarem pouco, podem "aproveitar"........!?!?


....mais vezes mudares mais poupas o kit, a corrente é por oleo.


....tambem abana mais se os rolamentos de roda, estiverem prontos a ser substituidos, gastos.


....devem de custar 30 euros.



E sobre o outro tipo de tracção, trail´s com "veio", o desgaste começa aos 50 mil, nao sei pois ainda nao o fiz em nenhuma.





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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Qua Fev 01, 2012 12:35 am

Falando dessa R6

o homem fez a revisão dos 50 mil e pagou 600€ no Montijo
tá bem que trocou o pneu de trás...

mas também trocaram o esticador da corrente de distribuição... ou andaram lá a escarafunchar...

e a mota esta toda babada de óleo e até espichava pela junta do tensor

isto foi tudo no prazo de dias após a revisão


mas brevemente temos noticias desse fenómeno

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Cardoso




MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Qua Fev 01, 2012 2:22 am

Boas,

Pois não sei o que se passou depois disso, mas que via-se a moto a pingar óleo pela junta via-se,a falta de tanto óleo também pode ser por a mota também consumir algum,por que tanto quanto sei ele é uma pessoa que leva a mota à revisão e depois disso não verifica niveis nem nada, ao fim de um numero de kms leva outra vez á revisão,não sei quanto tempo ou quantos kms andou ele assim, só sei que ele foi levar a moto á oficina e ainda não estive com o rapaz depois disso, quando tiver dou noticias.

Cumps
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ricardo30portela



Moto : XT600E 3TB

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Sab Dez 22, 2012 3:42 pm

Hoje durante uma volta OffRoad, a meio do caminho um barulho vindo da transmissão desperta a minha atenção, possivelmente da corrente muito gasta. Não quis arriscar e regressei à base.
Com mais calma, analisei e reparei que tinha o pinhão novamente desapertado e a cremalheira com folga. Para não comentar a folga da corrente...

Deixo aqui umas fotos para me darem as certezas do(s) problema(s):

Aspecto geral, tensor na posição 5.5



Folga da corrente



Dentes da cremalheira



Sinoblocos, o par da esquerda estava partido









Sinoblocos virados ao contrário



Medir a folga



Sensivelmente 2mm



Agora pergunto, para além da cremalheira e corrente muito mal tratadas, qual é prognostico dos sinoblocos, é normal aquela folga de 2mm, visivelmete o que acham, será preciso os 4pares novos?





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webmonstro



Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Sab Dez 22, 2012 6:51 pm

os parafusos da cremalheira e do pinhão apenas se desapertam se não tiverem as chapas que se dobram e fixam as porcas
pelas imagens, pelo menos atrás falta te as chapas ou estão partidas, à frente deve ser o mesmo, atenção que se a porca doo pinhão se desapertar muito pode moer a rosca da ponta do veio !

Quanto à corrente e cremalheira isso já era ..... está muito alem do que devia e já arriscas à corrente saltar

portanto mandas vir as chapas de fixação uma corrente cremalheira e pinhão e em relação aos sinoblocos estão optimos se quiseres corta um pouco de camara de ar e faz um enchimento entre os sinoblocos, ou então anda assim que isso ainda dá para muito mais
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Ver o estado dos Sinoblocos   Sab Dez 22, 2012 7:06 pm

Boas

2 mm não é insignificativo
até uns 5 mm nem merece ser chamado de folga
(opinião pessoal)

mas essa corrente já era Neutral

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