Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

TDM 850 Possivelmente gripada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
angelo_lopes

Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jan 11, 2012 7:53 pm

Edgar escreveu:

A malta que faz rectificações a cambotas e outras peças... tem tido uma melhoria na qualidade final dos seus trabalhos nos últimos anos... devido ao CNC
Os tornos e as fresas estão cada vez melhores, e os controlos de qualidade que se podem fazer têm tido uma grande evolução...
Sabes se a Yamaha vende bielas para esta cambota?. Se existirem as bielas, eu não hesitava, mandava-a reconstruir numa casa de confiança.

Johnny_1056

Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jan 11, 2012 8:12 pm

Boas;
Ângelo, o problema é que a YAMAHA não vende capas de biela para rectificação, só vende com medida STD.
odamA

Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jan 11, 2012 8:58 pm

Precisas de mander vir material novo de Inglaterra ?
Entao diz.

http://espiritotenere.blogspot.com
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jan 11, 2012 11:13 pm

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Ângelo, o problema é que a YAMAHA não vende capas de biela para rectificação, só vende com medida STD.
São bronzes, não são grades de roletes? Quer dizer que a cabeça da biela é aparafusada? Pensei que os cavilhóes eram metidos na prensa...

Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qui Jan 12, 2012 9:36 am

Boas;
Exactamente, Ângelo. Já ouvi rumores de que há um carro japonês ( Nissan ou Dayhatsu) que usa capas de biela (ou bronzes) que dá para adaptar, mas nunca consegui confirmar essa história. Nunca ouvi ninguém dizer: "fiz isto a um motor meu e continuo a rolar sem qualquer problema".
O meu pai quando teve um problema semelhante acabou por compar o material todo novo de origem, o motor foi reparado, fez mais 100 000km e ainda funciona.
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qui Jan 12, 2012 10:36 am

Viva

Oops. Mandei e vi mandar fazer isso dezenas de vezes quando estive na Polaris. Os motores das Motos de água eram tricilíndricos 2T. Obviamente havia entradas para o ar entrar para dentro do casco para o motor poder trabalhar, mas por essas entradas também entrava água.

Quando se ia a acelerar, a sucção na admissão da caixa de entrada de ar (não tinha filtro) era grande, e também sugava água que andasse dentro do casco a bailar. Estás a ver água dentro dos cilindros... o ar é compressível, a água é como uma pedra. As bielas ficavam num oito, partiam, e as cambotas ficavam todas torcidas. Na altura uma cambota custava mais de 1.500 Euros (na altura 300 contos). Nós vendíamos as bielas (com grades e cavilhões) e os Concessionários mandavam reconstruir as cambotas. Easy...

Abraço,

Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qui Jan 12, 2012 11:26 am

Boas;
Ângelo, o que descreves é uma situação perfeitamente normal em muitos motores, mesmo em motos "normais", daquelas que não andam na água.
A YAMAHA é que não o faz nos seus motores de 4 tempos, o que obriga geralmente a comprar uma cambota nova por preço exorbitante.
portista

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 12:25 am

E como ficou este assunto?
jfvf87

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 1:27 am

portista escreveu:

Viva

Cambota foi rectificada e foi aumentado o diâmetro das bielas, levou capas 0.50, ficou com folga de 0.03mm e o motor está à espera do kit de juntas. O fornecedor diz que provavelmente só no final do mês. Houve um atraso, primeiro a falta de verbas e depois o torneiro não conseguia cumprir com as normas com as capas 0.25 e pediu-me então as 0.50 (não percebi bem porquê) que tive de mandar vir dos EUA (sempre da marca Clevite 77) sem pressa para os portes ficarem mais em conta.
A verdade é que estou desejoso de montar estes motores mas como estas motas não são de nenhum cliente vou fazendo as coisas quando posso.

Cumprimentos
Faustino
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 3:27 am

Sorte com isso

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
angelo_lopes

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 9:00 am

jfvf87 escreveu:
portista escreveu:

Viva

Cambota foi rectificada e foi aumentado o diâmetro das bielas, levou capas 0.50, ficou com folga de 0.03mm e o motor está à espera do kit de juntas. O fornecedor diz que provavelmente só no final do mês. Houve um atraso, primeiro a falta de verbas e depois o torneiro não conseguia cumprir com as normas com as capas 0.25 e pediu-me então as 0.50 (não percebi bem porquê) que tive de mandar vir dos EUA (sempre da marca Clevite 77) sem pressa para os portes ficarem mais em conta.
A verdade é que estou desejoso de montar estes motores mas como estas motas não são de nenhum cliente vou fazendo as coisas quando posso.

portista

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 10:58 am

então sempre arranjou as capas das bielas, quando a yamaha so vendia as STD?

cumprimentos
Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Ter Jun 26, 2012 3:54 pm

Boas;
Fico contente por saber que continuas a trabalhar no assunto.
Espero que consigas resolver o problema.

Já agora, qual é a referência do material da Clevite que usaste?

Já agora dá uma vista de olhos pela culassa e substitui os vedantes de válvulas que devem estar ressequidos.

Força, continuação de bom trabalho.
jfvf87

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jun 27, 2012 2:32 am

Edgar escreveu:
Sorte com isso

ABR

Obrigado Edgar

angelo_lopes escreveu:
jfvf87 escreveu:
portista escreveu:

Viva

portista escreveu:
então sempre arranjou as capas das bielas, quando a yamaha so vendia as STD?

cumprimentos

Claro que estas capas não têm origem na Yamaha. A Honda faz o mesmo e ainda não consegui perceber porquê( pelo menos uma explicação um pouco cientifica/lógica e não de marketing)

Johnny_1056 escreveu:
Boas;
Fico contente por saber que continuas a trabalhar no assunto.
Espero que consigas resolver o problema.

Já agora, qual é a referência do material da Clevite que usaste?

Já agora dá uma vista de olhos pela culassa e substitui os vedantes de válvulas que devem estar ressequidos.

Força, continuação de bom trabalho.

Johnny espero que não leves a mal mas gastei muito tempo a seleccionar a origem das capas (desde carros, camiões, motores de barcos, motores de papa-reformas e muitos mais) para entregar assim essa informação ainda para mais não se sabe se resulta. Se ficar bom logo se vê. O que posso adiantar e que deve ajudar a quem anda nestas andanças (e penso que estou no caminho certo, pelo menos na net da informação que recolhi e pessoas entendidas confirmam que sim) é que estas capas foram escolhidas primeiro pela composição (tricamada igual ás da Yamaha), 2º pelas medidas (diâmetros, largura, espessura, entre outros), 3º que não obriguem a destemprar as bielas (através de enchimento com solda) para fazer o encaixe das capas (aquele perno que as capas têm pode ser um pouco frustrante para a procura e a identificação tem de ser visual...), também muito importante é a semelhança da carga aplicada nas capas (cavalos por cilindro, binário, entre outros) e igualmente importante o limite de rotação do motor (pelo menos igual no redline) e a classificação do óleo. Depois a marca das capas e também a marca do motor (mais ao gosto de cada um, digo eu) neste caso calhou uma marca japonesa muito conceituada em fiabilidade, pelo menos há uns anos.
Quando desmontei a cabeça esses vedantes/retentores não me pareceram maus. Não posso dizer que sou batido nisto mas já montei alguns motores(quase todos porque griparam) e acho que merece mais atenção por exemplo as folgas nas bombas de óleo que são bombardeadas de impurezas nestas situações e as outras folgas que podem ajudar a baixar a pressão de óleo até porque o kit de juntas tem esses ditos vedantes.
Prometo colocar fotos quando tiver novidades.

Já agora também é interessante falar sobre preços... vou colocar por alto em PVP já com IVA para se ter uma ideia.
O trabalho na cambota ronda os 300€ já com capas
As cavilhas dos pistons(estava mesmo a precisar) e freios penso que foram quase 40€
O kit de juntas são 140€
Total de 480€
mais líquidos, filtro...
500€ e pouco devem chegar..... Rolling Eyes mais horas de mão de obra

Cumprimentos
Faustino

Johnny_1056

MensagemAssunto: Re: TDM 850 Possivelmente gripada   Qua Jun 27, 2012 9:37 am

Boas;

Jfvf87, obrigado pela informação,
Conteúdo patrocinado