Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...
 
InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Diagnóstico das velas de ignição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 2:34 am

Boas...


Existe na net muita informação sobre como avaliar possíveis problemas num motor,
uma dessas analises pode ser feita simplesmente observando o estado da vela ou velas...

Normalmente o seu aspecto e cor, pode dizer-nos em que circunstancias o nosso motor está a trabalhar...

Agarrando nessa informação que existe pela net... fiz um pequeno resumo e criei este topico, que pode e deve ser melhorado





RESÍDUOS E IMPUREZAS


Problema

O motor falha em altas rotações.


Aspecto da vela

Com resíduos de coloração avermelhada, castanha, amarela, verde e branca na zona do isolador e nos eletrodos.


Causas

Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo(1), que não são queimados totalmente e depositam-se nas velas.
Em altas temperaturas, esses resíduos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas na faisca.
(1) motores a 2 tempos


Solução

Limpar a vela e trocar a gasolina.
Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza.
Em caso de resíduo provocado por chumbo, devemos trocar a vela.






RESÍDUOS DE CARVÃO


Problema

Dificuldade no start... O motor falha no relantim.


Aspecto da vela

Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.


Causas

1- Ignição atrasada.
2- Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.
3- Filtro de ar obstruído.
4- Deficiência de energia para ignição.
5- Uso excessivo do afogador.
6- Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.
7- Vela de ignição muito fria.


Soluções

- Causas 1 a 6 - Fazer a manutenção necessária.
- Causa 7 - Trocar a velas para a correcta (consulte o manual).


Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Pmvpires

avatar

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 2:47 am

Obrigado pela partilha Edgar

_________________
Abraços  
MAPA DO CXTP
São Julião, Portalegre
Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 2:50 am



CARBONIZADA & HÚMIDA


Problema

Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.


Aspecto da vela

A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, húmido e preto.


Causas

- Segmentos ou cilindro desgastados.
- Vedantes das válvulas
- Se o motor é de 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.


Soluções

- Substituir os segmentos ou rectificar o cilindro.
- Substituir vedantes das válvulas.
- Corrigir a proporção óleo/combustível. (motores a 2 tempos)






ENCHARCADA


Problema

Dificuldade no start, relantim irregular ou falha no motor.


Aspecto da vela

Ponta da vela encharcada com gasolina.


Causas

Motor afogado,
problemas na carburação,
humidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível,
folga dos eletrodos fora do padrão,
problemas no sistema de ignição.


Solução

Verificar e corrigir a anormalidade,
se a vela estiver boa, deve ser limpa e a folga ajustada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 3:06 am



SUB - AQUECIMENTO




Problema

O motor tem perda de desempenho em altas velocidades, ou em esforço.


Aspecto da vela

O isolador apresenta-se esbranquiçado com falhas na superfície.


Causas

1- Ponto de ignição adiantado.
2- Mistura ar/combustível muito pobre.
3- Deficiência no arrefecimento do motor.
4- Aperto insuficiente de vela.
5- Combustível com baixa octana.
6- Vela de ignição muito quente.


Soluções

- Causas 1 a 4 - Efectuar a manutenção correctiva necessaria.
- Causa 5 - Utilizar gasolina adequada.
- Causa 6 - Substituir a vela pela indicada no manual.






PORCELANA PARTIDA OU RACHADA




Problema

Falha e baixo desempenho do motor.


Aspecto da vela

A porcelana está partida ou rachada


Causas

Normalmente acontece pela expansão térmica ou choque térmico, originados por aquecimento e arrefecimento rápido.
Ou por folga inadequada.


Soluções

Evitar lavar o motor quando está muito quente.
Usar um apalpa folgas, para ajustar a vela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 3:16 am



PRÉ-IGNIÇÃO



Problema

Há uma grande perda de potência no motor.
A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.


Aspecto da vela

Eléctrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente, assim como a fusão do isolador.


Causas

1- Ignição excessivamente adiantada.
2- Deficiência no arrefecimento do motor. (auto detonação)
3- Resíduos de impurezas super-aquecidos na câmara de combustão.
4- Vela de ignição muito quente.


Soluções

- Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e verificar o sistema de arrefecimento do motor.
- Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que há na câmara de combustão.
- Causa 4 - Substituir a velas pelo tipo correto.






FIM DA VIDA ÚTIL



Problema

Dificuldade na start. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.


Aspecto da vela

Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.


Causas

A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.


Solução

Troque a vela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

avatar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Diagnóstico das velas de ignição    Sab Dez 24, 2011 3:25 am

Vela vadia com 7200 kms andados



MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES




Aspecto da vela

Com depósitos de coloração castanha, castanho claro, cinza ou cinza claro.


Causas

A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.


Solução

Devemos verificar a vela segundo as indicações do manual...


Eu pessoalmente faço mais ou menos assim:
verifico o seu estado de 3000 em 3000 e troco-a sempre que troco o óleo do motor
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://vadiodaxt.blogspot.com/
 
Diagnóstico das velas de ignição
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diagnóstico das Velas
» [DÚVIDA] - Diagnóstico geral sobre falhas e falta de força. O q fazer?
» Velas de Ignição de IRIDIUM... Até 100.000Km de durabilidade!
» cabo obd2 - porta de entrada de diagnóstico em W202
» [DICA] - Kit diagnóstico caseiro. Muito interessante.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-
Ir para: