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 Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)

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AutorMensagem
Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Ter Dez 20, 2011 1:35 am

És o maior! Obrigadão!!

160mm é o que recomenda o site da Wirth e não 155mm...

Deve estar brutal, pena eu estar coxo!
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Ter Dez 20, 2011 1:42 am

160mm é que é ??
então está nos trinques tem 160mm e sobrou quase uma litrada (quase)

Agora parece um cavalo de pau


mas parece estar boa... e depois de ter comparado com a minha...
a minha de origem parece estar morta e sem força Neutral
parece uma bola furada...

aquilo recupera com uma pinta do caraças...

se calhar... temos que dar força na mola traseira para equilibrar as coisas

mas quando tiveres bom do pé, pensamos nisso...
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Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Ter Dez 20, 2011 9:26 am

Edgar escreveu:
160mm é que é ??
então está nos trinques tem 160mm e sobrou quase uma litrada (quase)

Agora parece um cavalo de pau


mas parece estar boa... e depois de ter comparado com a minha...
a minha de origem parece estar morta e sem força Neutral
parece uma bola furada...

aquilo recupera com uma pinta do caraças...

se calhar... temos que dar força na mola traseira para equilibrar as coisas

mas quando tiveres bom do pé, pensamos nisso...

Sim aqui no link do site alemão diz:
Gabelöl-Viskosität: SAE 10
Luftkammer (mm): 160
Gabelölmenge (ccm, je Holm): 538

E eu estudo alemão desde os 4 anos de idade e sei perfeitamente que Luftkammer quer dizer Air chamber... Rolling Eyes

Não te preocupes, já começas a ter uma certa idade e umas molas moles e sem força começam a ser adaptadas a ti!


Obrigado de novo!!!
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rui braz



Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Ter Dez 20, 2011 6:24 pm

Li Tudinho ..............

Obrigado aos intervenientes




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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Qui Dez 22, 2011 4:26 am

Boas

A mota tem estado submetida em exaustivos testes on/off road

mas está fixe... e está mais alta 15mm na frente


Entretanto vimos a folga das válvulas e mais uma coisita ou outra...


Depois ponho aqui os pormenores

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sex Dez 23, 2011 3:30 am

Boas...


Então foi assim...

Começou-se por dar uma bela banhoca na menina...
e depois de estar limpinha ficou ao sol para enxugar

enquanto ela enxugava, deu-se uma varredela na garagem e preparou-se a ferramenta...




Começou-se por tirar a bobine (dois parafusos de 10mm)




e depois a vela... a buzina... e os cabos do carburador

desvia-se tudo para o lado e toca a tirar as tampas das válvulas...

mas antes disto chegamos à conclusão, que nada sai sem levar umas belas marteladas para descolar


Depois tira-se a tampa que dá acesso à cambota
desta vez fiz uma chave para esta tampa...
até parece comprada... encaixa que nem uma luva...




e fiz uma 2ª chave para a outra tampinha de ver o ponto...




Rodei a cambota no sentido inverso aos ponteiros do relogio e depois de as valvulas de admissão terem actuado, fui rodando devagar até aparecer o ponto... que é um simples "I"




e toca a medir a folga das válvulas...




encontrei 0,05 na admissão e 0,13 no escape...
nada mau para 25mil quilometros




(continua)
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António Martins



Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sex Dez 23, 2011 8:52 am

Espetáculo

Serviço de mestre, Edgar posso levar a minha para uma verificação geral e substituição dos retentores das bainhas?

Abr
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sex Dez 23, 2011 3:21 pm

@ Antonio

Eu fazia-te isso na boa...
mas não tenho ainda toda a ferramenta necessária para abrir a bainha... Neutral

já que se fazia limpa-se tudo e trocava-se o óleo... e falta-me uma chave comprida Neutral

Eu o que fiz na XT do Jarod foi só trocar as molas e o oleo


ABR
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António Martins



Moto : XTZ 660 Ténéré de 1995

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sex Dez 23, 2011 4:17 pm

Edgar escreveu:
@ Antonio

Eu fazia-te isso na boa...
mas não tenho ainda toda a ferramenta necessária para abrir a bainha... Neutral

já que se fazia limpa-se tudo e trocava-se o óleo... e falta-me uma chave comprida Neutral

Eu o que fiz na XT do Jarod foi só trocar as molas e o oleo


ABR

Ok, tava a brincar mas já ponderas-te a hipótese de fazer umas biscatadas e ganhar qualquer coisa?

É que eu tinha muito mais confiança em entregar-te a mota a ti do que a um qualquer mexânico...

Abr
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Figa5



Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sex Dez 23, 2011 9:12 pm

Edgar escreveu:
e falta-me uma chave comprida Neutral

se é esta, eu fiz esta HOME MADE














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Cláudio Figueiredo


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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sab Dez 24, 2011 1:45 am

@Figa

é essa

só não sei qual é o tamanho do sextavado

mas vou fazer uma um dia destes


OBR
ABR
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Dez 25, 2011 9:40 pm

Boas...


Como tive que tirar o deposito, a entrada de gasolina para o carburador fica um pouco exposta...

Como tal temos que improvisar algo, para tapar esse tubo... um pano ou algo que envolta o tubo...

Desta vez encontrei a tampa quase perfeita... Tampa duma caneca






Depois de ajustar as válvulas...
e foram ajustadas para 0,10 na admissão e 0,15 no escapo

O manual recomenda isto:

Folga Mínima Folga Máxima
Admissão
0,07
0,12
Folga Mínima Folga Máxima
Escapo
0,12
0,17


E toda a gente que conheço recomenda que se ajuste para o mínimo...
mas eu não vou muito nesta conversa ou teoria... Suspect Suspect

ou seja
se na admissão deve estar entre 0,07 e 0,12... seguindo o principio da maioria, ajustava para 0,08 ou mesmo 0,07

mas a verdade é que sempre que vi válvulas na XT encontrei os valores mais baixos que os recomendados
então se ajustar para o mínimo... rapidamente vai ficar abaixo da tolerância
Este é a minha ideia da coisa... mas até hoje ainda ninguém partilhou da mesma opinião que eu

Como tal ajusto exactamente para o meio da tolerância


Depois de ajustadas e verificadas 3 vezes,
rodando a cambota em todos os tempos antes de re-verificar

fui ver como estava o esticador




A mola tem 85mm e está dentro do seu tamanho ideal em repouso... Está fixólas




Milagre a junta não se partiu
acabei de poupar 2,6€




O esticador na posição que foi encontrado
menos de metade...




Entretanto começou a chegar o Pessoal do CXTP
O NÉNATÉ com uns extras para montar...
o Odama, e o Cardoso... ... ...
e o Luís com a sua Honda GoldWing 1800 que não chegou a ser fotografada... mas foi toda babada por alguns




Fechei tudo nas calmas...
O Né montou o que tinha a montar... assim como o Odama...
e fomos todos beber uma cafézada e comer uns pasteis de nata


(continua para a semana )

- ainda falta trocar o óleo... e filtro...
- vamos fazer um pequeno teste, para verificarmos o estado geral da caixa de velocidades e da bomba de óleo...
- e mais umas coisas que ainda vamos pensar no que é ao certo

Já trocamos também a vela e o Filtro de ar


ABR
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odamA



Moto : XT 660 Z Ténéré 2008

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Dez 25, 2011 9:59 pm


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ESPÍRITO TÉNÉRÉ
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YAMAHA XT 660 Z TENERE Aventuras e Experiências
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Jarod



Moto : XT600E 2002 e TT600S 1996

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Dez 25, 2011 10:04 pm

Brutal!

Obrigadão!
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Figa5



Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Seg Dez 26, 2011 12:25 am

Edgar escreveu:
@Figa

é essa

só não sei qual é o tamanho do sextavado

mas vou fazer uma um dia destes


OBR
ABR

vou ver o tamanho da porca e depois digo-te




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Cláudio Figueiredo


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Marco F.



Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Seg Dez 26, 2011 2:13 am

Voces sao do caraças ... passei pela tua casa e nao vi ninguem , como era dia de natal pensei ''nao vou chatear pois hoje é dia pra familia!!!'' ... andei a vadiar por alcochete a fazer recon de uns caminhos e voces ai todos juntos e na bricolage ...

A motorizada vai sair dai nova tasse mesmo a ver

Cumps

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Seg Dez 26, 2011 9:12 am

Marco F. escreveu:
... passei pela tua casa e nao vi ninguem , como era dia de natal pensei ''nao vou chatear pois hoje é dia pra familia!!!'' ...



Aquelas fotos foram tiradas no dia 22... acho eu

No fim de semana não esteve ninguém na garagem


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Marco F.



Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Seg Dez 26, 2011 11:17 am

Edgar escreveu:
Marco F. escreveu:

Aquelas fotos foram tiradas no dia 22... acho eu

Hehehe

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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Sab Dez 31, 2011 3:38 am

Boas...

A revisão tem estado parada


e apenas temos estado a planear os plano das festas...

Já fiz uma checklist para continuar o trabalho...

a checklist ou em Português, lista de verificação...
foi feita com base o manual do proprietário





Alem desta lista, vamos acrescentar mais algumas coisas...

Estamos a preparar uma forma de verificar a pressão do óleo...
e através da leitura da pressão, fazer um diagnostico do estado da bomba de óleo...
e com estes resultados podemos saber o estado dos carretos da caixa de velocidades
mas tudo não passa duma coisa pioneira, baseada na lógica e numa teoria que parece resultar...

Por isso neste momento estou a fazer um maquineta para poder ligar ao circuito de óleo de qualquer XT (excepto a Super Ténéré)

Toda esta teoria vai ser posta em pratica sem necessidade de abrir qualquer parte do motor...

vamos ver se resulta...

assim que tiver fotos da maquineta de verificar a pressão post aqui


ABR



Última edição por Edgar em Ter Jan 24, 2012 10:24 pm, editado 1 vez(es)
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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 1:55 am

Citação :
Estamos a preparar uma forma de verificar a pressão do óleo...
e através da leitura da pressão, fazer um diagnostico do estado da bomba de óleo...
e com estes resultados podemos saber o estado dos carretos da caixa de velocidades
mas tudo não passa duma coisa pioneira, baseada na lógica e numa teoria que parece resultar...


Boas...

Já fiz a maquineta para ver a pressão do óleo

é um simples tubo de aquário com uma rosca M5 na ponta

e fiz um 1º teste que correu lindamente...


supostamente se tivesse subido apenas 1,5 Metro já era aceitável (isto se o motor estivesse bem quente)
e tive de parar o motor visto que pelo andar da coisa subia acima dos 3 metros ou mais


Segundo dizem os entendidos na matéria, quanto mais fino o óleo mais dificuldade há em criar pressão na bomba de óleo...
(O que na minha opinião não faz muito sentido... visto que isso deve acontecer porque o óleo esta espalhado pelo motor todo... mas mesmo assim não faz grande sentido)


O óleo neste momento está frio e é uma Yamalube S4 10/40W







Falta agora fazer o mesmo teste na minha XT600E que tem 15/50W e cruzar os resultados...

Durante a troca do óleo (que deve ser no final da próxima semana) vamos fazer mais uma vez e ver se com o óleo bem quente a pressão se altera Suspect


Por agora fiquei satisfeito e parece que todo o conjunto está muito bom


ABR
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Figa5



Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 3:18 pm

ligas o tubo ao purgador do filtro do oleo certo?


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Cláudio Figueiredo


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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 3:26 pm

Figa5 escreveu:
ligas o tubo ao purgador do filtro do oleo certo?


SIM
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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 3:27 pm

muito bem feito sim sr, simples e facil de fazer



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Cláudio Figueiredo


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Edgar



Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 3:41 pm

A ideia surgiu através deste site http://www.moppedcafe.de/oel.htm#oel

Öldruck messen - gewusst wie!
Glauben ist gut, Kontrolle ist besser - dieses Motto gilt in besonderem Maße für den Öldruck. Warum? Weil ohne ausreichenden Öldruck der Motor in kürzester Zeit Schrott sein kann!
Der Öldruck soll laut Handbuch bei 1300 U/min (Leerlauf) mindestens 0,13 bar betragen.

Hintergrund: Wer schon einmal einen Motor zerlegt hat, steht häufig vor einem Dilema: die Ölpumpe in der Hand, weist diese je nach Laufleistung und allgem. Zustand des Motors (Getriebe ???) mehr oder weniger sicht- und fühlbaren Verschleiß auf wie z.B. Riefen und Kratzer an den Rotoren. Die Frage, ob man die Ölpumpe nun gegen eine neue austauscht oder die "alte" wieder einbaut ist mehr so eine "aus-dem-Bauch-Entscheidung" und hat Konsequenzen: entweder man geht auf Nummer sicher und "opfert" 150.- € für eine Neue (die Ölpumpe gibt es nur als komplette Einheit, Einzelteile gibt es nicht!) oder verwendet auf gut Glück die alte weiter...

Um einen Weg aus diesem Dilema zu finden, habe ich mir folgende, gradezu genial einfache Lösung ausgedacht:
Man nehme eine hohlgeborte Schraube (M5x30 oder besser M5x40 - zum Selbstbohren eignet sich eine Kreuzschlitzschraube als Ausgangsmaterial sehr gut, da sich das zentrieren des 2,5mm Bohreres damit einfacher gestaltet. Ein derart langes und durchgehendes Loch mitten durch eine so kleine Schraube zu bohren ist aber zugebenermaßen nicht ganz einfach...).
Anschließend werden zwei Muttern auf diesem Gewinde gegeneinander gekontert, so das ein Ende des Gewindes mit etwa 1cm übersteht (Den Schraubenkopf kann man nun absägen, der wird nicht mehr gebraucht).
Zum Messen schraubt man dieses Ende nun anstelle der Belüftungsschraube in den Ölfilterdeckel!
Auf das verbleibende Ende steckt (bzw. dreht) man nun einen passenden, etwa 2m langen transparenten Schlauch (Aha! deshalb haben wir also den Kopf abgesägt). Als Schlauch eignet sich z.B. Silikonschlauch optimal, ein Stück PVC-Schlauch (Aquarienhandel!!) geht aber genauso gut).
Man hält diesen Schlauch nun möglichst senkrecht nach oben und startet den Motor. Das Öl sollte nun mindestens ca. 1,5m hoch in den Schlauch steigen, was dann etwa einem Druck von 0,13 bar entspricht.
Nach meiner Erfahrung steigt das Öl sogar ratz-fatz über die 2m hinaus
Motor abstellen, ein paar Minuten warten, dann läuft das Öl wieder komplett in den Motor zurück.
Voila - fertig ist unsere Öldruckanzeige!


Nachfolgend einige Fotos vom Test am "lebenden Objekt" (Achim vom Rat&Tat-Team):


Der rote Kreis makiert die Mindeststeighöhe von 1,5m...



...und hier wird die Leitung angeschlossen



Wichtig: natürlich sollten möglichst keine Luftblasen im Öl stecken, die verfälschen sonst die Messung!! Ferner sollte die Messung am betriebswarmen Motor erfolgen, das Öl ist dann dünnflüssiger! Warum? Weil die ganze Sache natürlich stark abhängig ist von der Viskosität des Öls, mit dickflüssigem Öl kann die Pumpe höheren Druck aufbauen als bei dünnflüssigen (weniger "Schlupf"), daher steigt der Pegel bei kaltem Öl höher als bei heißem!

Mit Hilfe dieser Meßeinrichtung läßt sich jederzeit sehr gut der Zustand der Ölpumpe überprüfen - ein (Motor-)lebenswichtiges Bauteil! Im übrigen läßt sich mit dieser Vorrichtung auch recht elegant der Ölkreislauf entlüften (nach einem Ölwechsel z.B.) ohne Gefahr dass einem die Sauerei gleich um die Ohren spratzt...

Hintergrund: 10m Wassersäule entspricht 1bar Druck; da die Dichte von Öl mit rund 0,9g/cm³ etwa 10% "leichter" ist als die von Wasser, steigt das Öl also bei einem bestimmten Druck etwa 10% höher als Wasser - 0,13 bar entspricht daher also ca. 1,5m Öl-Steighöhe! - alles klar??)


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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Revisão Geral dos 25.000 kms (XT600E)   Dom Jan 08, 2012 3:49 pm

que peça usaste para apertar no sangrador?

bom bom era tipo um bico de sangrar as bombas travao dos carros


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Cláudio Figueiredo


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