Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ... |
|
| | Quem comprar motos novas que se cuide... | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
mariomcarvalho

Moto: Yamaha XTZ 750 Mensagens: 670 Data de inscrição: 23/02/2011 Idade: 38
Localidade: S. Domingos Rana
 | Assunto: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 4:40 am | |
| Muitos dos motociclos de mais baixa cilindrada, até agora isentos de Imposto Sobre Veículos (ISV), vão passar a pagar 60 euros de imposto caso a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) venha a ser aprovada.
De acordo com a proposta de Orçamento, os motociclos cujo escalão de cilindrada se situa entre 120 e 250 centímetros cúbicos (cc), muitos deles actualmente isentos de tributação, passam a pagar 60 euros de ISV já no início do próximo ano.
Actualmente, apenas os motociclos com cilindrada igual ou superior a 180 cc é que pagam ISV e mesmo assim, os que têm uma cilindrada entre 180 cc e até 750 cc, pagam um imposto equivalente a apenas 53,84 euros.
Agora, caso a proposta do Governo não seja alterada, a partir de 1 de Janeiro de 2012, as motos com cilindrada superior a 120 cc vão passar a pagar um mínimo de 60 euros de ISV. Mas esta não é a única alteração que o Governo quer introduzir nesta matéria e se a proposta de Orçamento vier a ser aprovada sem alterações, o agravamento dos impostos sobre as motas será generalizado e afectará todos os escalões de cilindrada.
«Trata-se de um aumento brutal deste imposto, na medida em que em alguns casos ¿ como os escalões intermédios ¿ nota-se um aumento muito pesado quando comparado com a taxa máxima», salienta a manager de impostos indirectos da PricewaterhouseCoopers (PwC), Manuela Silveira.
Já o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro, afirmou, por seu turno, que «num momento em que o objectivo é ter receita, vai acontecer o contrário porque haverá uma retracção nas vendas, o que prejudica, não só o sector, como o Governo».
Lembre-se que o filão mais reduzido dos motociclos, desde 55 cc a 125 cc, viu as suas vendas dispararem nos últimos dois anos, após a entrada em vigor, em 14 de agosto de 2009, da lei 78/09 que permitia aos detentores de carta da categoria B (automóveis) conduzirem estes veículos com dispensa da carta de motociclos.
Os dados mais recentes facultados pela ACAP mostram que entre Janeiro e Setembro deste ano, o número de vendas de veículos até 125 cc fixou-se em 11.502 motociclos, um aumento de 8,9% face a igual período do ano anterior (10.565).
No total das várias categorias existentes, esta fileira representa hoje 72,9% do total das vendas verificadas até Setembro deste ano, segundo a ACAP, que admite uma inversão na trajectória das vendas.
Ora, caso a alteração à legislação avance, a partir de 01 de Janeiro os motociclos de cilindrada de 180 cc até 250 cc passam também a pagar 60 euros de ISV o que representa um aumento de 12% face ao valor actual (53,8 euros), de acordo com os cálculos feitos pela PwC facultados à Lusa.
Ao escalão seguinte, até 350 cc, será cobrado um ISV de 75 euros, mais 39% face ao valor actual (53,8 euros) e, até 500cc, o valor a cobrar terá um aumento de 86%, passando de 53,8 euros para 100 euros.
O maior peso vai incidir sobre os motociclos de cilindrada equivalente a 750 cc e superiores que pagarão mais 89%, ou seja, deixam de pagar os 105,57 euros e passam a pagar 200 euros, segundo os cálculos da PwC que têm por base uma comparação entre as tabelas em vigor e as futuras tabelas do código.
Aqui ja agora a tabela de IUC para 2012:
Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos
Cilindrada Posterior a 1996 Entre 1992 e 1996 De 120 até 250 5,37€ 0€ Mais de 250 até 350 7,59€ 5,37€ Mais de 350 até 500 18,34€ 10,85€ Mais de 500 até 750 55,12€ 32,46€ Mais de 750 110,24€ 54,07€
|
|  | | Pmvpires

Moto: A original... XT600E 3tb... A Black... Mensagens: 4023 Data de inscrição: 20/04/2010 Idade: 36
Localidade: Fortios - Portalegre
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 5:11 pm | |
| Cambada de |
|  | | Marco F.

Moto: KLR 650 Tengai Mensagens: 2826 Data de inscrição: 02/04/2010 Idade: 30
Localidade: Sarilhos Grandes
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 6:28 pm | |
| Meus caros amigos , nao vejo o vosso espanto relativamente a esta proposta , ja fizeram o mesmo quando perceberam que a malta estava a ir ao estrangeiro comprar carros para legalizar cá , tambem nos preços do gasoleo quando perceberam que se andava a vender mais veiculos com este tipo de motorizaçao e nas pickup's quando perceberam que passavam por veiculos TT e estavam isentos pois eram considerados veiculos comerciais . A historia repetese mais uma vez portanto nada mudou , apenas o tempo Restanos ficar recostados no nosso lugar neste barco que se chama Portugal e aguentar a coisa ... um amigo disseme recentemente , o sol continua a nascer e a por , portanto com mais ou menos advercidades ca estarei para o ver !!! Cumps _________________ Looking for .........
|
|  | | José Araujo

Moto: Yamaha XT1200Z Super Ténéré Mensagens: 124 Data de inscrição: 26/07/2011 Idade: 27
Localidade: Braga
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 6:38 pm | |
| Pois é Marco, mas o dinheiro não dá pra tudo infelizmente! Eu nao posso pagar 200 € de carro e mais 200€ da mota! isto assim começa a ficar serio, o q significa que vou ter de mais tarde ou mais cedo fazer escolhas, assim como outras pessoas! Ou opto por ter uma mota, ou opto por ter um tecto e comida na mesa!
Enfim, vivam os impostos neste País burocratico, onde os ricos são os que tem mais e pagam menos!
Não sei onde isto vai parar, principalmente quando o lema é "PAGA E NÃO BUFA!" |
|  | | Marco constantino

Moto: Yamaha XT 660Z ténéré Mensagens: 1312 Data de inscrição: 18/03/2011 Idade: 29
Localidade: Caldas da Rainha
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 7:03 pm | |
| Infelizmente o nosso pais está assim, em vez de darem mais poder de compra ao portugues pra poder se desenvolver a economia, cada vez estão a fazer o inverso. No meu caso isso a mim ñ me irá afectar porque a minha motinha é velha e já ñ paga nada disso, mas por outro lado cada vez me passa mais a vontade de comprar uma montada nova |
|  | | Pmvpires

Moto: A original... XT600E 3tb... A Black... Mensagens: 4023 Data de inscrição: 20/04/2010 Idade: 36
Localidade: Fortios - Portalegre
 | |  | | NJ

Moto: XT600 hibrid a 3tb de 96 Mensagens: 298 Data de inscrição: 05/08/2010 Idade: 37
Localidade: Monte - Abraão
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 9:43 pm | |
| |
|  | | Edgar

Moto: XT600Edition p/ Vadios Mensagens: 8327 Data de inscrição: 03/04/2010 Idade: 41
Localidade: Moita do Ribatejo
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 11:07 pm | |
| A seguir vai a malta das bicicletas e do BTT e vamos lá ver se não metem o imposto para as bicicletas na factura da luz ou da agua ABR |
|  | | Marco F.

Moto: KLR 650 Tengai Mensagens: 2826 Data de inscrição: 02/04/2010 Idade: 30
Localidade: Sarilhos Grandes
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Seg Nov 07, 2011 11:12 pm | |
| |
|  | | António Martins

Moto: XTZ 660 Ténéré de 1995 Mensagens: 289 Data de inscrição: 11/08/2010 Idade: 38
Localidade: Coruche
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Ter Nov 08, 2011 8:38 am | |
| |
|  | | José

Moto: XTZ 660 '98 Mensagens: 37 Data de inscrição: 01/09/2011 Localidade: Parede
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Ter Nov 08, 2011 8:56 am | |
| Acho que não é com estes aumentos exorbitantes que a economia do pais vai melhorar! Se cortassem antes nas regalias e ordenados das altas patentes do estado, já não era preciso estas barbaridades |
|  | | mariomcarvalho

Moto: Yamaha XTZ 750 Mensagens: 670 Data de inscrição: 23/02/2011 Idade: 38
Localidade: S. Domingos Rana
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Qui Nov 10, 2011 12:12 am | |
| este cenário é mesmo para a compra de motos novas...á que optar por usadas  o que acho mesmo absurdo é terem feito tanta propaganda nas 125cc permitindo os enlatados poderem conduzi-las, tanto que até foram das 2 rodas mais vendidas até hoje e agora que o mercado tá inundado de 125cc, cobram selo que dantes era isento...isto é que é saber aproveitar o mercado...lol... |
|  | | javleitao

Moto: XTZ660 - 97 Mensagens: 1044 Data de inscrição: 15/09/2010 Idade: 25
Localidade: Cantanhede-Coimbra
 | |  | | Johnny_1056

Localidade: Guarda - Beira Interior
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Qui Nov 10, 2011 3:17 pm | |
| Boas; As 125cm³ nunca pagaram selo, o primeiro escalão surgia acima dos 180cm³. E não vejo grande problema nisso. As motos de baixa cilindrada devem ter alguns incentivos para promover a mobilidade nas zonas urbanas. Irrita-me muito mais não haver qualquer actualização do IUC desde 2006 os valores que as motos pagam!!!! Não se admite que uma moto de 1992 continue a pagar IUC.
As motos sempre foram olhadas como artigo de luxo, desde o tempo em que estavam sujeitas a 30% de IVA, como um iate ou um jacto privado, penso que isso só foi corrigido no final da década de 90. Também houve o famoso Imposto de Luxo, mas isso só os mais velhos é que se devem lembrar. Eu lembro-me por causa do meu pai.
Tal como não vejo qualquer problema em que os titulares de carta de condução de automóvel possam conduzir uma 125cm³ com menos de 13cv. Essa medida aproximou muita gente das motos, alguns até tiraram a carta posteriormente e começaram a compreender diversos problemas com que os motociclistas se deparam no seu dia-a-dia. mas isso é tema para outro tópico. |
|  | | Edgar

Moto: XT600Edition p/ Vadios Mensagens: 8327 Data de inscrição: 03/04/2010 Idade: 41
Localidade: Moita do Ribatejo
 | Assunto: Re: Quem comprar motos novas que se cuide... Qui Nov 10, 2011 4:56 pm | |
| Boas... Isto não parece ser uma medida para fazer justiça... simplesmente vêm nas 125cc aqui uma nova fonte de ganhar guita... e vira milho... toca a pagar... Tão-se a cagar bem alto, se é luxo ou não, se é bom para o transito e estacionamento... é a politica do toca a pagar, que o desgoverno tem que ser pago de alguma forma... Chiça... Esta não me toca a mim... mas por estas e por muitas outras, cada vez me apetece ser mais mauzinho... |
|  | | | | Quem comprar motos novas que se cuide... | |
|
Tópicos similares |  |
|
| | Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |
|