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 Manutenção da XTZ 660 Ténere

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GuilhermeVCT




MensagemAssunto: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Ter Out 11, 2011 12:31 pm

Boas pessoal,

Como já viram, apesar de ser novo por aqui, também sou um leigo no mundo yamaha. Assim sendo, confesso que nesta fase sou mais chato a pedir informações do que a dar informações...lol... Prometo compensar no futuro...lol.

Assim sendo, peço que quem saiba me dê uma ajudinha.

Qual o plano de manutenções da XTZ 660 Ténere de 1998? De quantos em quantos kms trocam óleo e filtros?
Que cuidados devo ter com a bichinha? Consome muito óleo?
Digam de vossa justiça tudo o que devo saber para a ter em bom estado de conservção.

Quanto ao problema que partilhei na apresentação, só hoje o electricista a vai ver. Penso que na verdade é um problema eléctrico, talvez um fio cortado, uma vez que ao mexer nos cabos e fichas junto à bateria ela volta ao normal. Depois com o andamento fica "maluca" e sem corrente eléctrica. Pelo sim pelo não já comprei velas novas para substituir, uma vez que a "bichinha" esteve parada muito tempo.

Vamos ver se é só isso.

Abraços,

Guilherme
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: |   Ter Out 11, 2011 5:16 pm

Boas

No manual diz para mudar óleo e filtro a cada 6000km. E acho que também diz para verificar a folga das válvulas com esse intervalo .

Eu comprei uma ténéré de 97 recentemente e o que fiz foi trocar óleo e filtro, ajustar a folga das válvulas, trocar a vela, verificar\limpar o filtro de ar, verificar\lubrificar cabos e articulações.
No manual vem tudo discriminado


_________________
Leitão
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Ter Out 11, 2011 9:18 pm

Boas...

eu acho que os intervalos para o óleo e os filtros... é mais um exercício de bom senso que uma tabela...

o Javleitão disse o mais importante... embora não seja da opinião de ver as válvulas com um intervalo tão pequeno


O consumo de oleo vai da utilização que lhe deram ou vão dar... e do estado dos vedantes das válvulas...
cuidado com a verificação do nível do óleo...
deve ser visto com a mota bem quente e com boa pressão... ou seja logo a pós teres feito uns bons kms e com bom ritmo...


O oleo pode ir aos 8.000 mil porque os oleos evoluiram bastante para melhor...
mas se andares poucos kms de cada vez.... devemos reduzir para os 6000 ou 5000
basicamente tem que ser trocado todos os anos...

o meu filro de ar é limpo de 100 em 100 kms assim como é limpo de 3000 em 3000 kms
tudo depende da utilização que dou à mota...

o óleo dos travões troco de 2 em 2 anos no máximo...

a corrente é sempre spray com fartura e sempre com a tensão certa...

a vela é quando troco o óleo ou mais ou menos isso...

etc etc...


tenho aqui neste link a "tabela" que utilizei nos últimos 55 mil kms
basicamente não há um numero para fazer as coisas...
http://vadiodaxt.blogspot.com/2011/02/0-km-33568-km.html


ABR


PS: tens a tabela de manutenção?? ou o manual do proprietário??


Última edição por Edgar em Ter Out 11, 2011 11:35 pm, editado 1 vez(es)
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Ter Out 11, 2011 10:31 pm

O Edgar disse praticamente tudo .

No manual do proprietário vem marcadas todas as operações de manutenção a cada 6000km ou 6 meses, à excepção da corrente de transmissão que é de 500 em 500km e da verificação dos casquilhos de direcção que é de 12 em 12000 ou 12meses.
Mas tal como o Edgar disse isso é muito relativo e isto é apenas o que vem no plano de revisões.

@Edgar:
Desculpa-me discordar, mas pelo manual a té não é bem como a xt a medir o nível do óleo. No manual diz que o nível do óleo deve estar pelo menos na marca mínima antes de por a mota a trabalhar. Na xt600 com o óleo no nível correcto medido na temperatura e pressão correctas, quando o motor arrefece o óleo não chega ao nível mínimo.
Depois esquentar o óleo da té como na xt é uma tarefa muito difícil.


_________________
Leitão
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GuilhermeVCT




MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Ter Out 11, 2011 11:11 pm

Boas,
Antes de mais obrigado pelas respostas.
A moto era do meu primo e ele fez uma revisão, há cerca de 4 meses. Desde aí nunca mais andou nela pelo que o óleo e filtros ainda devem estar ok.
Não tenho o manual da moto e ele também já não o tem.
Já consegui resolver o problema eléctrico, dois fios com as fichas estragadas foi quanto bastou para parar a menina.
Penso já estar resolvido, contudo estes dias ainda vão ser de testes.
Há que aproveitar o bom tempo.
Obrigado e abraço,

Guilherme.
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Ter Out 11, 2011 11:32 pm

javleitao escreveu:

@Edgar:
Desculpa-me discordar, mas pelo manual a té não é bem como a xt a medir o nível do óleo. No manual diz que o nível do óleo deve estar pelo menos na marca mínima antes de por a mota a trabalhar. Na xt600 com o óleo no nível correcto medido na temperatura e pressão correctas, quando o motor arrefece o óleo não chega ao nível mínimo.
Depois esquentar o óleo da té como na xt é uma tarefa muito difícil.


Pois...

deve ser como dizes (vou editar o meu post)

a vareta da XT600E é muito diferente da XT660Z






Se eu puser a vareta da Ténéré na minha XT600E fico com o nível acima do mínimo

a vareta da Tenere é muito mais comprida... 2 cms e pouco


@Guilherme
Temos que encontrar o PDF com o manual

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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Qua Out 12, 2011 12:08 am

Ora ai está a coisa esmiuçada
O vadio arranja explicação pra tudo

Já agora no manual também diz que depois de o motor estar quente, acrescentar óleo até ao máximo.

Não sabia que o comprimento da vareta era diferente

Apesar da distancia entre o mínimo e o máximo ser a mesma, na ténéré como mede em maior profundidade, o volume de óleo correspondente entre as marcas (min e max) é capaz ser maior
O que noto de diferente entre a té e a xt é que na té a variação do nivel do oleo com o motor quente e frio não é tão grande.
Também o oleo da té não aquece tanto como o da xt. Noto isso quando limpo a vareta para medir e sinto a diferença de temperatura da vareta.
Era um truque que eu tinha na xt600 para saber se o oleo estava suficientemente quente para ser medido.

O manual do utilizador é que eu também não consigo encontrar em pdf.
Só tenho o original em papel. Mas se for preciso alguma coisa em especifico eu digitalizo sem problemas


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Leitão
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Manutenção da XTZ 660 Ténere   Qua Out 12, 2011 1:13 am



Sobre os depósitos de óleo da XT600E para a XT660Z
acho que são diferentes por isso têm varetas diferentes...

Na XT600E com o motor frio e a vareta totalmente enroscada, o óleo toca ao de-leve na vareta... mas abaixo do mínimo...


O deposito da 600 é assim:
Spoiler:
 

e o da XT660Z de 1991 a 1998 é assim
Spoiler:
 

eles são diferentes e pode originar outras diferenças na leitura do nível...
embora com o mesmo principio...

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