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 Fotografia da saída de escape precisa-se

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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 1:24 pm

Obrigado, Johnny. Eu queria manter a Moto o mais possível de origem, e soldar a pilinha ou meter outro escape, hhmmmmm Rolling Eyes
Já guardei o link do eBay do segundo escape. Como tenho um filho a trabalhar na Alemanha, o que compro lá vai para a morada Alemã. Comprei anteontem no eBay Alemão um guarda-lamas para a frente, que na minha tinha umas entradas de ar na parte de trás para o cilindro e estava a ser difícil de encontrar, pelo menos para mim.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 4:42 pm

já tenho as medidas da ponteira

Tem que se dar cerca de 1 mm de tolerância...





as referencias para a XT600 acho que são estas


Ano Número de série Designação Modificações
Ano 84-86 43f XT 600 KW 20/33
Ano 87-892KF XT 60033 KW
Ano 87-89 2NFXT 600 begr a 20KW
Ano 90-94 3UWXT 600 E e K begr a 20KW
Ano 90-94 3TB XT 600 E e K 33 KW
Ano 95-97 3TBXT E 600 KW 25/29
Ano 97-99 VJ01XT E 600 KW 25/29
Ano 99 DJ02XT E 600 KW 25/29


Ténéré

83-84 34L XT 600 Z 20/33 KW
85 55W XT 600 Z20/33 KW
86-87 1VJXT 600 Z 20/34 KW
88-90 3AJ XT 600 Z20/25/34 KW



As diferenças entre a 2KF e a 2NF são no travão traseiro e no diâmetro das válvulas (acho eu...)

ABR
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 5:10 pm

Muito obrigado não chega para manifestar a minha gratidão. Agora digo eu: Fico sem palavras.
Ainda assim, MUITO OBRIGADO!!!

Sobre as referências "lá por fora" aparecem as T, TC, Dual Purpose, e não faço ideia sobre o que queira dizer.

Voltando ao escape, fácil fácil era se eu tivesse o cunho. Fazer aquela peça é muito trabalhoso e nunca ficará um primor. A Yamaha já não tem aquele escape. Foi descontinuado. O Johnny mandou o link para um escape que custa 129 Euros. A pilinha custou-me 59 Euros. Como posso devolver a pilinha à Yamaha, por mais 70 Euros comprava este escape, não achas? 70 Euros não paga o trabalho, é o gozo de ter sido feito por mim, mas como não ficará perfeito e em algumas coisas eu sou picuínhas...

Abraço,

Nota: enviei PM com a imagem da inserção de links

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 5:28 pm

Boas;
Só mesmo o Edgar! Mais uma vez é notável o empenho demonstrado para resolver qualquer que seja a situação.

Angelo, mesmo que mandes vir o outro escape da Alemanha, acho que deves continuar a pensar numa solução para o que actualmente possuis. Já vi escapes que foram cortados e depois levaram com uma tampa maquinada em alumínio e ficaram com muito bom aspecto, podes pensar numa solução desse tipo. Deixas de ter problemas com eventuais soldaduras menos bem conseguidas.
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 6:22 pm

Johnny, o escape é em chapa, não dá para lhe soldar uma peça em alumínio.
Eu poderia tornear o tronco de cone com as dimensõies que o Edgar mandou, mas o escape deve ser em chapa, e tornear aquela parte a partir de um chaço de aço não faz sentido. O Edgar confirmará.... Mandei uma mensagem ao vendedor a pedir-lhe outra fotografia, vou ver se responde.

Abraço,

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Ter Out 04, 2011 7:04 pm

Boas;
Angelo, bem sei que não dá para soldar alumínio à chapa de aço. Mas para fixares a eventual peça de alumínio podes usar parafusos.
Sugeri o aluminio porque é mais leve e mais fácil de maquinar. Sempre dá para maquinares a peça com uns rasgos concêntricos de modo a não dar aquele aspecto de "bolacha".
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qua Out 05, 2011 3:05 pm

Viva Johnny. Bem lembrado Fazia uma peça maciça em alumínio com as dimensões que o Edgar postou com uma extensão aí de 20 mm do diâmetro interior da panela para encaixar na dita Cortava com perfeição a sucatisse que fizeram e alargava (cavava) o interior do terminal em alumínio como quisesse Se deixasse a parede mais forte até poderia roscar o alumínio para prender este "terminal" com parafusos mas também o poderia fixar com rebites.

Mas estou cada vez com menos vontade de fazer isto depois do link para o escape no eBay Alemão que puseste. Esta Moto é uma "coisa" diferente. Foi comprada com o coração e não com a cabeça e quero-a o mais original possível. Para a minha 2ª XT que tive pouco tempo comprei um Supertrapp para ver se lhe dava algum binário jogando com as anilhas para aumentar a contrapressão dos gases de escapes. Não resultou, o motor era mesmo fraco, mas o escape ainda por cá anda. Poderia metê-lo, ...mas não era a mesma coisa

Eu dei muito cabo desta 1ª XT e quando a vendi estava um bocado gasta. Não a vendi por isto, vendi-a porque o meu grupo era de malta muito mais nova, nos primórdios das DTR125, e começavam a faltar-me braços para andar com eles ou à frente deles A XT era muito pesada e nas travagens eles tinham muita vantagem. Tive a sorte de todos os donos por quem passou a terem tratado bem Quando a vendi meti o guiador de origem e ela agora ainda trouxe os punhos de origem! Dá para ver que apenas terá caído uma vez, para a esquerda. Não vai ser Moto para estar na prateleira, mas vai ser para mim orgulho poder dizer que a pus como quando a comprei

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Johnny_1056

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Moto : Yamaha

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qui Out 06, 2011 9:59 am

Boas;

Angelo, compreendo perfeitamente a tua decisão. Também sou um dos que se apega às coisas. Obviamente que nunca se pode dissociar a paixão deste tipo de coisas. Uma máquina que te proporcionou tão bons momentos, merece toda a atenção que lhe possas dispensar.
Força!! Espero ter a oportunidade de ver essa máquina ao vivo.
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qui Out 06, 2011 11:09 am

Tenho pena que a maioria da malta do Clube seja do Sul. A Moto continua com binário para trepar e passar qualquer obstáculo, gostava de dar umas voltinhas convosco.
O próximo encontro em Cebolais não é sítio onde não se chegue nela mas vou tentar poupá-la. Se tiver a saúde com que estou hoje, vou aos Eskimós. Se aparecer um encontro até aos lados de Coimbra antes, não vou faltar.
Muito obrigado pelas ajudas que me deram, fantásticas por parte do Edgar.

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qui Out 06, 2011 11:35 am

Obrigada do quê ??
eu não fiz nada isto aqui funciona mesmo assim

mas penso que é sem pre um grande risco comprar uma ponteira de origem em segunda mão...
mas existem muitas da XT600E que por vezes aparecem no OLX por uns 50€
e outras vezes há motas inteiras às peças que têm a ponteira...
com uma ponteira da XT600E é facil com as duas fazermos uma...


A minha ainda respira saúde, e sem podres ou corrosão visível,
mas quando der o bérro, eu vou buscar uma ARROW paris Dakar(como disse o Johnny)

XT600E 3TB (1900/4)


Parece que há para todos os motores XT600 a partir de 1984

http://www.speed-sports.com/Arrow/Off_Enduro2.html

http://www.motorcycleraceparts.co.uk/section.php/660/1/xt600---tt600-86-01


Esteticamente vai ficar muito diferente...
mas mantém todas as características de origem e até trás um certificado da TUV para passar numa inspecção periódica...


Os colectores que eles vendem é que parecem ser venenosos para o motor,
porque faz o respirar muito melhor (na saída dos gases) e não faz o tal amortecimento necessário ao piston e biela...


Mas coisas de origem... tem outro valor quando a idade é outra...
com um escapo da Arrow, a mota perde todo o valor na categoria de clássica que ela é...






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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qui Out 06, 2011 11:58 am

Edgar escreveu:
Obrigada do quê ??
eu não fiz nada isto aqui funciona mesmo assim
Quando trabalhava na Masac em Cantanhede com a Polaris fazia a viagem todos os dias do Porto 126 km + 126 km.
Um dia vi uma Moto parada na autoestrada. Falta de gasolina. O irmão (claro que tinha de ser...) tinha andado na Moto, tinha passado para a reserva, e quando meteu gota esqueceu-se de tirar a torneira da reserva.
Fui buscar gasolina para o rapaz, e a partir daí passei a andar com um jerry-can de gasolina no carro. Lembro-me de o ter usado mais 3 vezes para desenrascar Motos paradas. Era giro parar, dizer que tinha gasolina, e dizerem-me que o meu carro era a diesel...

Agora os Deuses das Motos meteram no meu caminho gente boa como tu, heheh. Tenho de lhes agradecer

Edgar escreveu:
penso que é sem pre um grande risco comprar uma ponteira de origem em segunda mão...
É sim Senhor, também acho, e curiosamente é a 2ª vez que o faço. A minha ZRX1100 vinha com um Yoshimura em Carbono que berrava que se fartava. Comprei também no eBay alemão um original por 35 Euros ...e tive sorte. Espero voltar a ter. Se não tiver, ficarei com a vida facilitada, porque de 2 vou poder muito mais rápidamente fazer um

Grande abraço,


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MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qua Out 12, 2011 12:04 am


A ponteira já chegou, o Johnny e o Edgar tinham razão

No eBay o escape até nem tinha muito mau aspecto






Chegou hoje a casa do meu filho. Vai ser mais fácil, mas não vai ser pintar e pôr na Moto









Agora estou curioso para saber por que raio soldaram a flauta em vez de por exemplo soldarem uma simples porca lá dentro se é que ficou destruída ao tentarem tirar a flauta. Não sei porquê mas cheira-me que lá dentro deve estar um caos, e que se vai confirmar que de 2 vou fazer 1, mas há-de ser o escape original mais bonito do Clube, sem pilinhas cortadas nem nada


Abraço,

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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qua Out 12, 2011 12:28 am




Com um pouco de tempo fica como novo... ou não...

o importante é a panela... e normalmente são mais resistentes que a ponteira... embora seja uma peça única...


Acho que o problema destas coisas velhas e em segunda mão... tem a ver com a tal situação:
por cada litro de gasolina que queimamos... saí 0,5L de agua em forma de condensação...
(isso pode ser visto nos carros com catalisador, em que até pinga em andamento...)

se andarmos diariamente com a mota, o escapo dura uma vida (ou quase uma vida) porque o calor faz evaporar a agua...
estando parado numa parteleira... e sem o calor do motor... começa a degradar-se muito rapidamente...
segundo sei... há quem ponha oleo dentro da ponteira mas segundo ouvi dizer... de pouco ou nada vale...

Abr
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angelo_lopes

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Moto : Yamaha XT600 1987, etc...

MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qua Out 12, 2011 12:40 am

Edgar escreveu:
segundo sei... há quem ponha oleo dentro da ponteira mas segundo ouvi dizer... de pouco ou nada vale...

Ai não não vale! Quando eu corria em pista e estava lá na frente na grelha, o meu mecânico pegava na galheta e metia sempre umas boas esguichadelas de óleo para dentro da ponteira. Estás a ver os escapes das 2 tempos...

Quando era dada a partida, o pessoal que estava atrás era só óleo nas viseiras. Então se passassem a mão na viseira é que era. Ainda não havia tear-offs... A molhada ficava logo para trás, e à 10ª volta já estavamos a dobrar gajos

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MensagemAssunto: Re: Fotografia da saída de escape precisa-se   Qua Out 12, 2011 12:49 am

angelo_lopes escreveu:
Edgar escreveu:
segundo sei... há quem ponha oleo dentro da ponteira mas segundo ouvi dizer... de pouco ou nada vale...

Ai não não vale! Quando eu corria em pista e estava lá na frente na grelha, o meu mecânico pegava na galheta e metia sempre umas boas esguichadelas de óleo para dentro da ponteira. Estás a ver os escapes das 2 tempos...

Quando era dada a partida, o pessoal que estava atrás era só óleo nas viseiras. Então se passassem a mão na viseira é que era. Ainda não havia tear-offs... A molhada ficava logo para trás, e à 10ª volta já estavamos a dobrar gajos

Bincalhões os outros é que não deveriam gostar nada

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Abraços  
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