Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
Gil

Moto : XTZ 660 Ténéré

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Seg Out 10, 2011 12:31 am

Espero que pintes essa chapa de preto! Fica mais bonito

Continua o bom trabalho
jagyver

Moto : Suzuki XF650 Freewind / ex-XTZ750 Super Ténéré

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 3:00 am

Continuando com as hostilidades na traseira (salvo seja!!!) chegou a altura de lhe fazer uns pequenos acabamentos, como uns recortes e dobras.

Como não tenho torno, o que facilitava imenso fazer a dobra mais acentuada na ponta da chapa, decidi usar o que tinha à mão e neste caso... nas mãos! Pois... ambas as duas! Alicate universal de um lado e alicate de grifos do outro e... lá a dobra ficou feita. Não ficou um acabamento pro mas... o look "home made" também tem o seu encanto.

Já no sítio!

Ainda pensei dar-lhe cor... mas gostei de ver o efeito na cor natural da chapa, e como iria fazer a tampa também com o mesmo material, achei que o conjunto ficava bem assim para a traseira da mota não ficar demasiado escura.

E já que falo na tampa, eis o que saiu!

...está quase...

...mais uns parafusos...

...um último retoquezinho (sim, usando a mesa da cozinha)...

...e VOILÁ!!! Está feito!

E o aspecto final na mota é este!

Entretanto, quando nada o fazia supor, e após uma observação mais cuidada, uma mudança de pneus impôs-se. A borracha estava deteriorada e exigia alguns cuidados de condução.
Tendo em conta que quem me deu o casaquinho de pele já não me dá outro, vai de fazer um investimento em borracha.
Após uma pesquisa cuidada que incluiu uma visita à MotoExpo, verificação de medidas, comparativos, etc., a escolha foi tomada! A minha Ténéré iria receber uns Continental TKC80!!!

Já montados....

Entretanto vieram também uns belos duns foles amarelos para completar o conjunto!

A visita à MotoExpo foi bastante proveitosa pois tive oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre os pneus, pedir informações sobre acessórios, ver umas quantas motas que por ali estavam, sentar o rabo na V-Max ... (ai, ai... que saudades !!!) e poder admirar a XTZ World Crosser!

Na revista não me pareceu nada do outro mundo mas... uma olhadela mais de perto e... era aquilo! Aquilo era o que iria servir de inspiração para a nova decoração que pretendia!
Nunca pensar em fazer exactamente igual até porque são dois modelos bem diferentes mas a fonte de inspiração era aquela!
O conceito inicial Sonauto foi definitivamente abandonado e agora era hora de fazer uns rabiscos e planear o novo esquema de cores!

Depois de voltar apressei-me a pegar nos lápis de côr e no papel, e enquanto os rabiscos se iam amontoando, a menina, assim meio despida, foi ao Dótori fazer... umas coisitas! ehehehe

Em casa, a bricolage reinava e assim as ópticas foram limpas e as lâmpadas mudadas...

...e o primeiro teste de côr surgia!!!

Falando de bricolage e uma vez que esta era dona e senhora lá do sítio, achei melhor reparar e reforçar as carenagens. Aqui sim, a idade não perdoa, por isso há que estimar.

[CONTINUA]

http://pedrojag.daportfolio.com
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 5:39 pm

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 6:39 pm

FIXE

http://vadiodaxt.blogspot.com/
M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 9:16 pm

jagyver

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 9:27 pm

Esquema de cores feito!
Concebi também todo um conjunto de autocolantes para complementar o esquema gráfico. Lá deu o seu trabalho pois tal como tinha idealizado havia alguns que apanhavam uma ou outra curvatura mais esquisita e assim tive de os fazer mesmo "à medida". Mas gostei do aspecto geral.
Era chegada a hora de levar as pinturas mais a sério e pedir para me cortarem os autocolantes. Neste último aspecto valeu-me a sabedoria de uma amiga minha que trabalha com vinil e com quem também já tive o prazer de trabalhar.

Mas vamos às fotos.

- Carenagem das ópticas já na côr final:

- Carenagens lateral do banco já lixadas e com primário:

... e com as côres finais!

- Carenagem lateral do motor: o início de um longo trabalho! Estas meninas deram-me um trabalhão do caraças! Um dos últimos donos pintou-as e sempre que aplicava primário a côr que estava por baixo vinha sempre à superfície. Tive de as lixar completamente, inclusive comprar uma lixadora excêntrica, porque a dada altura já estava mais farto daquilo que sei lá o quê!!! Mas... lá se resolveu, e acabei por lixá-las todas até ao osso!... neste caso até ao plástico!

E como não há bela sem senão... uma incompatibilidade de formas encravou a pintura e algumas dúvidas existenciais surgiram... assim decidi ponderar e rever todo o esquema gráfico.

Entretanto para alegrar um pouco decidi-me pelo conjunto de bagagens a montar futuramente e encomendei os suportes das mesmas.

- Rack completo da Hepco&Becker, encomendados na "off-the-road.de". Vinham muito bem acondicionados e têm muito bom aspecto.

Adorei esta pequena oferta que vinha juntamente com a factura! Yup, são mesmo gomas... tipicamente alemãs e muito boas!

Não resisti e... encomendei mais uma coisita!!!

A menina voltou a casa e ei-la já com os suportes, faróis adicionais e tubos de travão em malha de aço já montados.

- O suporte direito fica um pouco afastado mas... nada a fazer! É que a ponteira da Arrow é bem mais pequena que a de origem, por isso... Talvez com a carenagem aquilo disfarce.

- Os faróis são uma maravilha! Pequenos, discretos e com boa luz! Isto porque acho que a iluminação da Ténéré (pelo menos da minha!) não é grande coisa. As ópticas já estão um pouco picadas e o espelhado já para trás deixou os seus momentos de pura glória e pujança. Assim... estes ajudam!

- Os tubos de travão ajudam a mota a ter um comportamento melhor na travagem. Não fica a travar mais como uma mota de pista mas... melhora significativamente, porque o accionamento deixa de ser tão esponjoso. Já na Max também tinha colocado e melhorou, por isso, eu aconselho! (acabei por não tirar foto especificamente dos tubos mas nestas a seguir dá para os ver... são amarelos!!!)

[CONTINUA]

frdsilva

Moto : XT 600E 2001 Azul!

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 9:32 pm

Ganda espetaculo!
Migpedro

Moto : XTZ 660 Ténere

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Sab Out 15, 2011 9:52 pm

Muito fixe parabens pelo trabalho que esta a ser feito.....

Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 12:16 am

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
jagyver

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 1:02 am

E o momento que fui adiando acabou por chegar!
Os moldes dos autocolantes tiveram de ser refeitos mas já estavam prontos para seguir, o esquema de côres também já estava alterado.... era chegada a hora de parar a mota! Deixá-la descansar pois tinha de tratar do depósito. Neutral

E assim foi!

- Armação de suporte desmontada para ser devidamente preparada.

- E o depósito propriamente dito já com os autocolantes parcialmente removidos.

A zona "interior" do depósito (junto ao quadro) pedia alguma atenção pois apresentava alguns pontos de ferrugem, daí ter decidido aplicar uma camada generosa de esmalte anti-ferrugem.

A parte visível teve de ser devidamente preparada e para evitar alturas de pinturas e acabamentos mais manhosos acabei por remover toda a pintura até à chapa, dando origem ao tipo de depósito mais conhecido por Terminator!!! (qualquer semelhança é pura coincidência! )

... e aqui já com o primário aplicado, mais conhecido por modelo Yeti!!!

A questão do primário ser branco tem importância pois desta forma o preenchimento com a tinta final é mais fácil e perceptível, uma vez que neste caso em que iria aplicar azul o branco serve como indicador neutro.

Bom, e aqui está a côr principal escolhida!

Ensaio com carenagem e moldes de autocolantes. A carenagem não está pintada na totalidade.

Enquanto esperava pelos autocolantes apliquei mais uma demão de esmalte, mas desta feita mais certinha e a envolver todo o rebordo soldado do depósito e a armação de suporte lá foi para o sítio dela.

Como estou um mãos largas (a carteira discorda ) mais um presente para a menina!

Estes alemães são uns gandas malucos! (no bom sentido claro!) Como não podia deixar de ser, adivinhem o que vinha a acompanhar a factura?

Já desembalado!

... almofadinha e tudo!

De volta ao depósito virei-me para as torneiras. Ainda tentei encontrar na net uma que tivesse sensor como já tinha visto em outro lado mas... sem sucesso. Assim, perguntei a quem de direito, neste caso ao Sr. Luciano da Iamaloures, excelente mecânico por sinal, se valeria a pena recuperar as torneiras ou se era melhor arranjar novo. A recuperação era possível inclusive os O-rings internos estavam bons, então pus mãos à obra!

Comecei pelos vedantes que fazem o contacto das torneiras com o depósito. Não conseguia encontrar em lado nenhum e a Yamaha não vende à parte. Ai não? Então está bem!

Fui à Casa das Borrachas na Av. de Berna (Lisboa) e trouxe borracha de 3mm de espessura reforçada com tela. Cortei à mão e... deu! O acabamento ficou handmade, mas mais uma vez... semre com muito encanto!

Muita paciência e perseverança e o resultado foi este.

Do lado esquerdo já depois de recuperada, a da direita ainda por recuperar.

Algumas miudezas originais (vedantes, anilhas, borrachas, etc.)

Depois de limpas e bem lubrificadas com massa, foram montadas!

O tampão do depósito também teve direito a tratamento...

... e finalmente os autocolantes chegaram! Chegaram na altura certa. O depósito já estava pintado e as torneiras montadas, agora seria aplicá-los e dar verniz!

E ainda veio este para colocar no Panda!

Autocolantes aplicados e verniz para cima!

Ensaio do conjunto com autocolantes aplicados mas aqui ainda sem verniz.

E o depósito já envernizado!!! (e o tampão também já pintado!)

Depósito acabado, hora de o montar pois queria sacar as rodas para as pintar! Como não tenho maneira de o fazer em casa, tinha de voltar à oficina.

Mota entregue, rodas em casa. Para além de as pintar pintei também os centros dos discos de travão! Quanto aos aros bem sei que a pintura não é muito definitiva e que o ideal seria lacá-los mas... isso acaba por ser bem mais caro e pelo que já tinha experimentado (sim, cheguei a fazer alguns testes antes !!!), a tinta até agarra relativamente bem.

E eis-nos chegados à actualidade! Neste preciso momento, a Ténéré está na oficina para fazer revisão, concluir reparação de bombas de travão (não o fiz na altura da instalação dos cabos de malha de aço), reparação de pequena fuga de óleo e resolver um certo engasganço. Tudo a ser resolvido, apenas está a pernoitar por lá um pouco mais do que era suposto porque as peças demoraram a chegar.

E este é o ponto da situação. A partir daqui irão saber tanto como eu, que apesar de já ter as carenagens todas prontas para as montar ainda não a vi montada!
Possivelmente algures durante a próxima semana já estará de volta a casa e encerra-se mais um capítulo já perto do final deste trabalho.

Fiquem atentos às novidades!!!

Ah... e como não podia deixar de ser, quero agradecer a todos pelos comentários e incentivos que têm feito. Nada como saber a opinião de quem também gosta (... ou não!).

Obrigado a TTodos!!!
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 1:26 am

Também estou curioso para ver o resultado final

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 11:29 am

Seguramente vai ficar espectacular e única.

Continua, estamos curiosos, queremos ver o resultado final do conjunto.

Mundo CXTP
lpc007

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 4:35 pm

Fantástico!!!

Vai ficar brutal a mota!! Parabéns!!!!
LPC
paulo

Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 8:17 pm

a cor da super está brutal, só de a ver com o deposito montado com aquele azul parece logo uma moto mais

recente, parabens...agora ficamos a espera da finalização...

rui durao

Moto : Yamaha XT660Z tenere

MensagemAssunto: Re: XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos   Dom Out 16, 2011 9:17 pm

brutalllll

clubextportugal

XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos similares
-
» XTZ 750 Worldgobbler... 20 anos
» M.C.do Porto-25 anos de emoções
» (SONORIZAÇÃO): Qual o melhor som original nas Mercedes dos anos 90?
» Vale mesmo a pena trocar de carro a cada 2 anos?
» 125 e mais de 25 anos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: