Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Ago 26, 2011 1:37 am

Boas...

Trocar o óleo

É daquelas coisas que influencia, e de que maneira o bom funcionamento e saúde dum motor...

Eu nisto do óleo... nunca poupo trocos...
compro o melhor óleo semi-sintetico que conheço e nunca espero por este ou aquele numero de quilómetros para trocar o óleo...
o intervalo da troca é um exercício de bom senso...
ou faço a troca antes de iniciar uma viagem de uns bons kms...
ou porque está dentro do motor à uns 10 messes...
ou porque está com uns 7, 8 mil...
aqui tudo uma questão de bom senso, e nem tanto ao mar nem tanto à terra

Eu vejo sempre a tabela de manutenção como uma linha orientadora e nunca uma regra

Esta semana troquei o óleo duma XTénéré dum bom Amigo
e tiramos uns retratos da coisa para fazer um post sobre isso...

- compramos 3 Litros de Yamalube Semi-sintetico 20/50W

3 L porque vamos precisar de 2,6L para a troca com filtro de óleo... e ficamos com 0,4L para repor...
Yamalube porque deve ser bom... mas caríssimo e até aleija 17€ e pouco por litro...
e escolhemos o 20/50W porque é para temperaturas de 5ºc até 50ºc... parece ser o melhor para o nosso clima

podem verificar nesta tabela da Yamaha, os índices de viscosidade em relação à temperatura ambiente

o ideal seria o 15/50W que serve para 0ºc até 50ºc (é este que eu uso na minha menina)

mas a Yamalube só tem 10/40W ou 20/50W (pelo menos foi isso que nos disseram)

e o 10/40W é para temperaturas de -10ºc até 45ºc ... que serve também no nosso clima...
mas com é ligeiramente mais fino quando está frio, teoricamente pode aumentar o consumo de óleo quando o motor está frio...
depois de 1 minuto ou 1 km ... eles vão comportar-se de maneira igual...
embora o 20/50W aguente mais temperatura

- Filtro de óleo

compramos de origem, e nem vale a pena procurar de outras marcas,
que a diferença de preço nem se justifica...

- Ferramenta

pouca coisa, e toda a gente habilidosa tem a ferramenta necessária...

- um martelo
- um pulsão, ou uma chave de fendas velha
- chave de 13mm (bujão do quadro ou deposito)
- chave de 17 mm (bujão do motor)
- sestavada interior de 5 mm
- chave de bocas de 8 mm (que não aparece na foto)
- recipientes para recolher 2,5 L de óleo velho

Para começar o trabalho... devemos ter o motor frio...
e dar uma marteladazita nos parafusos que vamos desapertar...
se tivermos o motor frio, o material ainda não dilatou com o calor e é mais fácil de desapertar...
a martelada serve para soltar alguma corrosão que exista e faz de cola...

A martelada é mais ou menos assim... e é pouca coisa... basta umas duas bem secas...

devemos fazer isso nos 3 parafusos da tampa do filtro de oleo
e também podemos fazer o mesmo nos dois bujões do oleo...

Depois da marteladazita com o motor frio, desapertamos os 3 parafusos do filtro...
basta desapertar um pouco e voltar a apertar...
e fazemos o mesmo aos dois bujões...

o objectivo de desapertar e voltar a apertar... é muito simples...
com o motor frio é mais fácil desapertar os parafusos sem moer as cabeças...
e depois de feito podemos aquecer o motor ou óleo durante uns minutos... e vai ser facílimo de tirar os parafusos com o motor quente

Aquecemos bem o motor... 5 minutos devem bastar
Paramos o motor e desligamos tudo
retiramos a vareta do deposito de óleo... para evitar que se crie vácuo na saída do óleo velho...
e retiramos o Bujão do motor com a chave 17mm

Temos que ter algum cuidado para não nos queimarmos
e deve sair por aqui 1 Litro ou 1Litro e pouco...

Depois é a vez do Bujão do deposito de óleo...

É muito simples... mas requer algum cuidado
por aqui vai sair quase 1,5L (não sei ao certo, e nunca medi o óleo que sai)
mas vai sair com alguma pressão, porque o furo é pequeno e o deposito está situado muito acima da saída...

Normalmente temos que colocar o recipiente junto a saída,
porque o óleo é projectado com força suficiente para chegar ao pneu

Este bujão tem uma anilha de cobre que pode ser reutilizada depois de limpa
alias... todas as anilhas e orings podem ser reutilizados, desde que não apresentem danos...

Depois de escorrer o óleo velho por esses duas saídas... ainda falta mais 0,1L que está no filtro de óleo...

tiramos estes 3 parafusos com a chave sestavada interior
a imagem mostra um martelo mas esqueçam o martelo

e sai mais um pouco de óleo e um filtro todo sujo
devemos limpar tudo com um pano limpo e fica assim...

e limpamos também a tampa

verificamos o estado dos orings... se apresentam rachas ou falta de elasticidade...
são dois, um grande da tampa propriamente dita, e um pequeno do parafuso de baixo...
banhamos os dois orings em óleo e voltamos a por-los no lugar...

Agora basta inverter o processo

Enroscamos os os 2 bujões

pomos o filtro de oleo...

apertamos tudo com cuidado...
e é preferível ter uma pequena fuga de óleo por apertarmos pouco, que moermos uma rosca
se essa fuga se manifestar, basta reapertar novamente...
se moermos uma rosca é do caraças e requer depois bons conhecimentos e ferramenta para resolver o problema

Quando tiver tudo no lugar e apertado... é altura de meter o óleo dentro do motor...

No caso da XT660Z Ténéré de 2008 em diante só conseguimos meter 2L ou 1,9L e depois começa a deitar por fora com o deposito cheio...

no final do 2ª litro temos que ter muito cuidado e dar tempo para o nível baixar...

Mas ainda falta 0.6L (porque é um total de 2,6L)
e no manual da Yamaha dizem para enroscar a vareta e dar ao start e acelerar 5 ou 6 vezes... parar o motor e repor o resto do oleo

mas aqui faço o processo da XT600E ou da XT350

meto a mota a trabalhar e purgo o ar no circuito de óleo, e aproveito para verificar a bomba de oleo...
é muito simples e podem ver isso neste video com legendas...

e agora podemos repor o resto do óleo até fazer os 2,6L

Fica aqui uma pequena explicação da coisa...
que pode e deve ser melhorada futuramente...
e se poderem acrescentar algo, ou corrigir algo errado.... seria uma ajuda para todos

No manual do proprietário também vem isto tudo explicadinho,
mas por outras palavras, que deve ser consultado antes de fazerem seja o que for...

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Ago 26, 2011 10:01 am

@Edgar, eu coloco 1 litro e 600 no "quadro" dou ao start sem ela pegar ( nas duas 1ªs X ) e depois ligo-a de seguida, espero um pouco, desligo e coloco o litro que falta !

Esse martelo..................

Edgar

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Ago 26, 2011 10:28 am

@Rui
Também é uma boa solução

M4rco

Moto : Yamaha XT660X (2004)

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Ago 26, 2011 2:47 pm

Mais um tutorial 5 *

Nuno.Cruz

Moto : Super Ténéré 750

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Ago 26, 2011 2:48 pm

excelente Edgar, é magnifico ver todos os passos feitos por ti com todo o cuidado e dedicação, Obrigado.

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Dom Ago 28, 2011 1:38 am

Boas...

Esqueci-me de falar da ultima tarefa deste pequeno trabalho...

Depositar o óleo usado num local próprio

Todos óleos usados, são entregues para serem tratados na Amarsul de Alhos Vedros , no concelho da Moita...

nunofala

Moto : Yamaha Ténéré XT 660 Z '09

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Fev 03, 2012 11:58 am

Muito bom mesmo, este sábado vou fazer na minha...

Realmente o martelo é a melhor ferramenta que existe...
lpc007

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sex Fev 03, 2012 7:02 pm

Edgar,
como sempre um tutorial à maneira. Na tua opinião devemos mudar sempre o filtro de oleo quando mudamos de oleo?

Pergunto isto porque a minha XT 660 R tem quase 4.000Km e vou agora mudar o oleo (pela segunda vez) e queria saber se é necessário estar a colocar um filtro novo. O que está na mota foi colocado aos 1.000Km.

Abraço e obrigado
LPC
Edgar

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sab Fev 04, 2012 1:50 am

lpc007 escreveu:
Edgar,
como sempre um tutorial à maneira. Na tua opinião devemos mudar sempre o filtro de oleo quando mudamos de oleo?

Pergunto isto porque a minha XT 660 R tem quase 4.000Km e vou agora mudar o oleo (pela segunda vez) e queria saber se é necessário estar a colocar um filtro novo. O que está na mota foi colocado aos 1.000Km.

Abraço e obrigado
LPC

Amigo... respondendo honestamente...

Isto é assim... o filtro dura 20.000 kms segundo o manual da Yamaha

mesmo que a gente reduzisse para metade da duração ainda seria 10 mil

o teu tem 3.000 mil e o óleo dura apenas um ano... agora o filtro dura 10 mil ou 20 mil

a única diferença é que vais trocar menos 0,1Litro de óleo

Por isso e usando um pouco de bom senso... (embora possa estar errado ou não...)

Se foi trocado aos 1000kms eu não trocava o filtro agora aos 4000...
e se lhe deste uma utilização normal, podes ficar de consciência tranquila, e ainda poupas uns 7 ou 8€

Se não trocares, estás a fazer tudo de acordo com o manual

ABR

lpc007

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Sab Fev 04, 2012 9:13 am

Obrigado!
LPC
leonardo

Moto : XT 660R

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Fev 15, 2012 1:18 pm

Exxcelente tutorial! É-me muito útil, principalmente a parte do vídeo de purgar o óleo.

E tanto serve para Teneré, como para a XT, pois o motor 660 é igual...

Muito obrigado, edgar.

Moto : XT660X 2006

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Ter Out 09, 2012 6:27 pm

Hoje estive a fazer a mudanca de oleo da minha, isto com o filtro. Tirei o oleo, mesm muito bem pois agitei a para todos os lados, apos fazer tudo meti exactamente 2,60 litros. Aqueci o motor e o oleo anda ali a pouco mais do minimo, o que e que voces acham que devo fazer!?
Edgar

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Ter Out 09, 2012 7:50 pm

Fazer nada

se puseste 2,6L tens o nível no máximo ou perto disso
não estás a ver bem o nivel (acho eu de que)

a Mota deve estar bem quente e com boa pressão...

se puseste 2,6L não há nada a recear
tiagomp91

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Ter Out 09, 2012 8:05 pm

Ok, esta noite ainda vou fazer uns 40km's com ela. Quando chegar ao destino vou deixa la arrefecer uns 5 m e depois ver o nivel.
O oleo que eu pus foi o 10w40 da yamalube, o mecanico da yamaha disse para por 2,8 l mas eu pus o que estava no manual :/
Edgar

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Ter Out 09, 2012 8:25 pm

tiagomp91 escreveu:
Quando chegar ao destino vou deixa la arrefecer uns 5 m e depois ver o nivel.
O oleo que eu pus foi o 10w40 da yamalube, o mecanico da yamaha disse para por 2,8 l mas eu pus o que estava no manual :/

Esse mecânico é
2,8L é para a XT600E

deves ver logo assim que páras a mota... nada de esperar minutos...
é parar e ver logo de seguida... ou 10 ou 20 segundos depois
tiagomp91

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Ter Out 09, 2012 9:04 pm

Mas la encima dizea que o 10w40 tb serve e pelo que percebi esta optimo para o nosso clima. Quanto ao resto tens razao...
Edgar

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 3:10 pm

tiagomp91 escreveu:
Mas la encima dizea que o 10w40 tb serve e pelo que percebi esta optimo para o nosso clima. Quanto ao resto tens razao...

no manual da tua mota vem uma tabela
e nesta tabela podemos ver qual o óleo que se deve utilizar...

por isso o ideal é o 15W50 que vai dos 0ºc aos 50ºc
na falta do 15W50 utiliza-se o 20W50 que vai dos 5ºc aos 50ºc

o oleo 10W40 é para temperaturas de -10ºc

Andre Filipe

Moto : XT660Z Tenere

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 3:45 pm

Tenho de ver se faço isto à minha ASAP.

Edgar: Se for preciso dás uma ajuda aqui ao rookie de mecanica? Em troca de minis...

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 3:52 pm

Andre Filipe escreveu:

Edgar: Se for preciso dás uma ajuda aqui ao rookie de mecanica? Em troca de minis...

Combina-se isso

tiagomp91

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 4:10 pm

Edgar escreveu:
tiagomp91 escreveu:

no manual da tua mota vem uma tabela
e nesta tabela podemos ver qual o óleo que se deve utilizar...

por isso o ideal é o 15W50 que vai dos 0ºc aos 50ºc
na falta do 15W50 utiliza-se o 20W50 que vai dos 5ºc aos 50ºc

o oleo 10W40 é para temperaturas de -10ºc

Tudo bem, ja tive a ver o óleo depois de andar uns km´s e o óleo está mais ou menos a meio da vareta, isto sem enrroscar pois é o que está no manual. Agora vou manter este óleo e para a próxima, isto antes do verão, mudo então para o 20w50. Mas tendo em conta o que vejo nessa tabela e vi também no manual este óleo pelo menos agora para o inverno também está bom.
tiagomp91

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 4:13 pm

Andre Filipe escreveu:

Eu achei a mudança muito simples, tal como no carro, mas na mota dá menos trabalho. Apenas tive que comprar um funil pois estava complicado acertar lá com o buraco para meter o óleo, lol.
Andre Filipe

Moto : XT660Z Tenere

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 4:15 pm

tiagomp91 escreveu:
Andre Filipe escreveu:

Eu achei a mudança muito simples, tal como no carro, mas na mota dá menos trabalho. Apenas tive que comprar um funil pois estava complicado acertar lá com o buraco para meter o óleo, lol.

Pelo tutorial parece simples, sim. Mas tenho sempre receio de estragar alguma coisa... E tendo o Edgar como "supervisor" da-me mais confiança. Também só preciso de fazer uma vez para aprender. :)

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 4:16 pm

Funil aquilo é lixado

Toda gente usa 10W40
e toda a gente quer usar e vender 10W40

mas não percebo porquê

o 20W50 só existe numa marca (yamalube e pouco mais) isto falando de oleos semi-sinteticos
o 15W50 é mais fácil e barato de encontrar

Motul 5100 15W50
Cláudio F

Moto : XT 600 E

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 4:25 pm

Edgar qual é o mal de meter 10w40?
É que a minha tem esse oleo e foi metido pelo stand mas como ainda esta na garantia são eles que escolhem.
Abraço
tiagomp91

MensagemAssunto: Re: Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008   Qua Out 10, 2012 5:28 pm

Andre Filipe escreveu:
tiagomp91 escreveu:
Andre Filipe escreveu:

Pelo tutorial parece simples, sim. Mas tenho sempre receio de estragar alguma coisa... E tendo o Edgar como "supervisor" da-me mais confiança. Também só preciso de fazer uma vez para aprender. :)

Sim com um supervisor dá mais confiança pois se algo de mal acontecer está la alguém para dizer que não está bem feito. A primeira vez é sempre o mais dificil, lol

Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Tutorial - Troca óleo XT660Z TÉNÉRÉ 2008
» [TUTORIAL]Troca da Iluminação do Painel da moto
» [TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine)
» TUTORIAL - TROCA ÓLEO + FILTRO + MILITEC NA ZX-14 C/ FOTOS
» [Pedido] Tutorial troca de lâmpadas Cielo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA :: Revisões e Ajustes-
Ir para: