Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Abr 06, 2012 12:27 am

boas...

preços é difícil...

mas o filtro de óleo tem 2 orings
1 pequeno (2,5€) e o grande deve ser uns 3,5€ ou 4€

O kick acho que não tem oring Suspect é um retentor e pode custar uns 4 a 5€ numa casa de retentores...
e se for de origem deve ser 6€ ou 5€

Óleo do motor salvo erro essa mota leva 2,5L
mas pronto se for oleo do tambor da Yamalube S4 semi-sintetico custa uns 11 ou 12€ o litro
se for embalagens de 1L é mais caro

Filtro de óleo é 7€ e pouco

A mão de obra deve ser 1 ou 2 horas

Mas estou a falar em preços que não tenho a certeza...
e as vezes as coisas mudam...

Sabes qual era afinal o código da junta da tampa do motor ??
http://vadiodaxt.blogspot.com/
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Abr 06, 2012 12:45 pm

Boas Edgar.

A junta foi a que indicaste logo no início.
Telefonei para a Yamaha Motor 7 e indiquei essa referência e logo me confirmaram ser a certa. Eu vi no mecânico a que ele mandou vir ainda embalada (ficava +/- ao mesmo preço, se eu tivesse que somar os portes) e era a mesma.
Acho que os preços que me cobraram rondam os valores que indicaste, excepto o óleo, pelo qual me foram cobrados 35€.
O total da conta foi de 90€, mais a reparação da tampa do carter por 15€ (foi-me dito ser um preço "de amigo"). A pintura fiz com uma lata de tinta que comprei há muito para lhe pintar os colectores do escape.

Resumindo, retirando a despesa com a revisão normal (ou seja, óleo, filtro e o-rings do filtro), ainda fico com uns 50€ de despesa de reparação de algo que foi culpa de quem montou um parafuso grande demais...

Mas enfim, eu paguei e durmo sem remorsos. Espero que quem me obrigou a esta despesa (sem contar as chatices em andar a remendar o furo com uma liga e óleo a pingar a qualquer momeno) durma tão sosegado por minha causa.
Já em tempos me derramou DOT4 na pintura do depósito de uma Red Rose e tive que ser eu a assumir a pintura.

Haja saúde.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Abr 08, 2012 10:03 pm

Quando me registei neste fórum, houve pessoal que me colocou fotos de projectos impecáveis de motos iguais à minha.
Venho agora pedir ao pessoal que caso tenham passado por algum projecto de rstauro de uma moto destas que me coloque aqui o link para eu poder melhor devolver a originlidade à minha Ténéré, dentro do possível.
Estou a planear devolver a origem cromática numa primeira fase e guardar um braço de suspensão traseiro e sistema de travagem original para futuro restauro a 100% mesmo. Entretanto, mantenho o travão de disco que apliquei.

Agradeço então esses links.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 22, 2012 12:21 pm

Então pessoal, ninguém sabe onde posso conhecer algum bom projecto de restauro de uma XT600Z de 86/87?

Entretanto, tentei carregar a bateria mas morreu, não segura a carga tempo nenhum.
O meu mecânico aconselha as mais recomendadas, ou seja, as YUASA, mas ao uso que lhe tenho dado estou mais virado para a economia e ir para uma mais barata, nem que me dure apenas o verão.
Que dizem? Invisto em YUASA ou poupo uns trocos para gota e meto uma "japan standard" (made in China).? Rolling Eyes
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 22, 2012 1:14 pm

softuner escreveu:
Então pessoal, ninguém sabe onde posso conhecer algum bom projecto de restauro de uma XT600Z de 86/87?

Entretanto, tentei carregar a bateria mas morreu, não segura a carga tempo nenhum.
O meu mecânico aconselha as mais recomendadas, ou seja, as YUASA, mas ao uso que lhe tenho dado estou mais virado para a economia e ir para uma mais barata, nem que me dure apenas o verão.
Que dizem? Invisto em YUASA ou poupo uns trocos para gota e meto uma "japan standard" (made in China).? Rolling Eyes

Os restauros andam por aí... fazendo google alguma coisa deve aparecer...

falar de baterias... tem muito que se diga...
e há baterias Made In Japan baratinhas...

eu tenho acompanhado uma bateria da KATANA (salvo erro custa uns 35€)
e tem sido uma bela bateria...
anda de semana a semana... e ás vezes está parada 15 dias...
e tem sempre um boa carga

Mas eu preferia uma Yuasa... pelo sim pelo não...
mas esta KATANA tem sido muito boa nos últimos 2 anos
http://vadiodaxt.blogspot.com/
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 13, 2012 12:17 pm

Ainda não comprei bateria, mas está para breve. Até porque, por incrível que possa parecer, fui contactado por alguém - que convidei a vir ver este tópico para saber mais sobre a história da moto nas minhas mãos (e veio) - com interesse na moto.
Parece que continuam a existir anúncios online da moto. Estranhamente não parece ser burla, pelo menos o telemóvel que lá consta é meu. Mas o preço indicado tem valores que eu nunca anunciei e não fui eu quem publicou os anúncios actualmente online.
Não sei se se trataria de algum protocolo com sites onde efectivamente anunciei há anos, mas porque continuam online?
Tenho que tratar de os encontrar e contactar os responsáveis pelos respectivos sites.
webmonstro

Moto : XT 350,DR 350 ES, RM 125, HusaberG FE400E

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 13, 2012 12:54 pm

softuner escreveu:
Quando me registei neste fórum, houve pessoal que me colocou fotos de projectos impecáveis de motos iguais à minha.
Venho agora pedir ao pessoal que caso tenham passado por algum projecto de rstauro de uma moto destas que me coloque aqui o link para eu poder melhor devolver a originlidade à minha Ténéré, dentro do possível.
Estou a planear devolver a origem cromática numa primeira fase e guardar um braço de suspensão traseiro e sistema de travagem original para futuro restauro a 100% mesmo. Entretanto, mantenho o travão de disco que apliquei.

Agradeço então esses links.

Boas
tens muita informação aqui
http://www.tenere.co.uk/
embora em ingles
e claro podes fazer pesquisa no google por um tipo australiano chamado mezo que é um "guru" de restauro de teneres

http://www.tenere.co.uk/forum/viewtopic.php?f=4&t=729http://www.tenere.co.uk/forum/viewtopic.php?f=4&t=729
Parece-me que tens uma boa base para o restauro e se fosse eu tambem mantinha o disco atrás
acho que o teu maior investimento será na pintura não?

Nuno
http://www.duasantas.web.pt
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 13, 2012 3:19 pm

Desconhecia sequer a existência desse Mezo. Vou investigar.

Realmente as fotos que coloquei na terceira página deste tópico eram de uma moto britânica. O pior é que não encontro a fonte...

O investimento mais caro a partir do ponto em que est´?
Sim, talvez seja a pintura, mas a ser o mais rigoroso possível gasto uns cobres para além da pintura, a colocá-la de novo original. Por exemplo, o setup deste motor está num estado de funcionamento impecável, mas o bloco original está algures desmontado. E depois tenho mesmo que comprar coisas, como os piscas, os foles amarelos, aquele resguardo branco da corrente, o fecho em falta do banco, e creio que nada mais, salvo reparações. E tenho que dedicar tempo a procurar as protecções dos punhos originais, ou comprar umas, um guiador e um par de punhos e manetes de travão e embraiagem.
Acho que o valor do material OEM todo talvez se chegue ao da pintura, se não o ultrapassar.

Obrigdo pelos links. Não fui seguidor do modelo e realmente só dedicando bastante tempo a pesquisar é que se pode encontrar bons projectos, se não se souber onde eles estão.

Apesar de hoje chover por aqui, já tenho a bateria na mala do carro para ir comprar uma.
webmonstro

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 13, 2012 5:32 pm

softuner escreveu:
Desconhecia sequer a existência desse Mezo. Vou investigar.

Realmente as fotos que coloquei na terceira página deste tópico eram de uma moto britânica. O pior é que não encontro a fonte...

O investimento mais caro a partir do ponto em que est´?
Sim, talvez seja a pintura, mas a ser o mais rigoroso possível gasto uns cobres para além da pintura, a colocá-la de novo original. Por exemplo, o setup deste motor está num estado de funcionamento impecável, mas o bloco original está algures desmontado. E depois tenho mesmo que comprar coisas, como os piscas, os foles amarelos, aquele resguardo branco da corrente, o fecho em falta do banco, e creio que nada mais, salvo reparações. E tenho que dedicar tempo a procurar as protecções dos punhos originais, ou comprar umas, um guiador e um par de punhos e manetes de travão e embraiagem.
Acho que o valor do material OEM todo talvez se chegue ao da pintura, se não o ultrapassar.

Obrigdo pelos links. Não fui seguidor do modelo e realmente só dedicando bastante tempo a pesquisar é que se pode encontrar bons projectos, se não se souber onde eles estão.

Apesar de hoje chover por aqui, já tenho a bateria na mala do carro para ir comprar uma.

Pessoalmente não sou apologista de trocar um motor identico por outro apenas porque o outro é o bloco original
é como a situação do travão de trás de disco , neste caso melhora o comportamento do veículo sem tirar o carácter dele, detesto ver motos ou carro antigos de tal maneira imaculádas que nem se pode andar neles para não estragar , mas pronto cada qual é como cada um.

As protecções das mãos tambem eu quero uns originais para a minha xt Neutral

os foles amarelos podes comprar da suzuki dr 350 que são mais baratos e identicos na cor

O resgurado da corrente é que vais mesmo ter de desembolsar algum pois não parece haver alternativa

o fecho do banco com chave -...e poderá haver outros modelos parecidos (dt 125????)

os piscas ainda vais encontrando agora iguais nas xt (grandes xt600 pequenos xt 350 ) mas cuidado que vem aí as inspecções e muita gente vai querer comprar material desse de origem para poder passar
voltante tambem só mesmo original

Já agora e caso não queiras manter a pintura original podes ir por uma replica dos modelos dakar da epoca :

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 13, 2012 7:07 pm

Pois é. As inspecções vão ser uma coisa bonita... Acho que vem estragar muita mota por aí.

Vou dizer que concordo com o teu ponto de vista de não se manter a originalidade, mas deixo ressalva. Quando comprei esta (svi-a num electricista totalmente "despida"), parti logo para aquilo que sempre fiz com carros e motos, ou seja, alterar a meu gosto.
Utilizei-a uns tempos, por pouco tempo por motivos de saúde, e agora preferia tê-la original, mesmo que não a usasse "normalmente". Com "normalmente" quero dizer fazer trilhos, um TT mais duro, enfim, aquilo para que ela foi construída. Preferia antes rolar com ela de vez em quando para a manter funcional e considerá-la o que já é, ou seja, um clássico. O problema é que como a tenho não é um clássico. Poderia sê-lo, mas retornando ao estado original. Deste ponto de vista seria mesmo preferível perder performance na travagem, por exemplo. Assim como tem mais valor ter o bloco original, assim como todo o material que mencionei antes.

Resumindo, concordo que tem coisas que são upgrade do original, mas admito que em estado original seria uma mais valia do ponto de vista de colccionável.
webmonstro

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Jul 15, 2012 3:00 pm

Boas
Eu adoro carros e motos antigos mas detesto vê-las sem uso, se nunca foste ver aconselho-te a ir ao "Caramulo Motorfest"
os tipos organizam uma rampa "classicos" em que carros antigos, alguns de grande valor de coleccionador, fazem aquilo para o qual foram feitos .... andar !
Nunca me esquece a imagem de um Bugatti EB35 - possivelmente um dos carros mais raros e valorizados no museu- a acelerar montanha acima , o som do 8 em linha feito a partir de um bloco inteiriço é impressionante !

Um abraço

Nuno
javleitao

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Jul 15, 2012 7:36 pm

webmonstro escreveu:
Boas
Eu adoro carros e motos antigos mas detesto vê-las sem uso, se nunca foste ver aconselho-te a ir ao "Caramulo Motorfest"
os tipos organizam uma rampa "classicos" em que carros antigos, alguns de grande valor de coleccionador, fazem aquilo para o qual foram feitos .... andar !
Nunca me esquece a imagem de um Bugatti EB35 - possivelmente um dos carros mais raros e valorizados no museu- a acelerar montanha acima , o som do 8 em linha feito a partir de um bloco inteiriço é impressionante !

Um abraço

Nuno

Só é pena o Motorfestival e o Travel Event serem no mesmo fim de semana. Já o ano passado foi assim

Esse Bugatti não é o que eu e o M4rco já nos cruzamos no Caramulo?
Spoiler:

Desse também não me esqueço a imagem dele a aproximar-se tão depressa que nem sabia bem o que era

Desculpem o off topic.

Moto : XT 600E - 1995

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Jul 16, 2012 12:03 am

Existe um programa da SIC NOTICIAS (Turbo, acho) que tem o teste a esse carro com o Sande e Castro...

Vi-o há uns 3/4 meses...
https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/profile.php?id=526076497
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 27, 2012 7:22 pm

Bateria nova para o sítio. Não é YUASA, mas é GS. Foi-me vendida por bom material (aliás, por OEM actual) e em termos de preço fica mais ou menos a meio entre YUASA e as mais baratas.

PAra já está-se a portar bem. Também, mal era. MAs apresenta boa capacidade de arranque e mesmo para pôr o motor em funcionamento depois de um bom bocado de tempo parado (desde que a fui buscar ao mecânico, é só ver os posts atrás) portou-se mesmo muito bem.
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Jul 27, 2012 9:04 pm

softuner escreveu:
Bateria nova para o sítio. Não é YUASA, mas é GS. Foi-me vendida por bom material (aliás, por OEM actual) e em termos de preço fica mais ou menos a meio entre YUASA e as mais baratas.

PAra já está-se a portar bem. Também, mal era. MAs apresenta boa capacidade de arranque e mesmo para pôr o motor em funcionamento depois de um bom bocado de tempo parado (desde que a fui buscar ao mecânico, é só ver os posts atrás) portou-se mesmo muito bem.

Eu tenho uma GS à 3 anos e ainda nunca me deixou ficar mal...

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com

XT 600 Z Ténéré '87
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: