Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Jun 25, 2011 10:34 am

Tenho a XT parada por causa da pinga de óleo da tampa direita do motor...

Alguém me pode indicar aqui para estes lados onde me posso dirigir para reparar aquilo como deve de ser?

Conheço uma casa especializada (uma rectificadora), mas levam bem caro á hora...
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Mar 08, 2012 1:59 am

3 anos depois de a ter retirado de venda, eis que sou contactado pela 6.ª vez para perguntar se a quero vender.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 12, 2012 12:11 pm

A Ténéré continua em casa. Não chegamos a acordo por 150€.
Vejo motos destas à venda pelo preço até ao qual cedi, mas para iniciar restauro. Esta já foi restaurada, apesar de ter cometido o erro de não o ter feito mantendo o look original, o que pode ser feito a todo o momento. Até tenho algumas peças de sobra e acesso a mais umas poucas.

O interessado apareceu numa destas:

(exemplo de uma à venda)
E não tinha mais 150€ para dar pela minha Ténéré?

Fica em casa. Vou mandar reparar esta semana um furo que tem na tampa do motor, provocado pela cabeça do parafuso que foi aplicado no pedal do kickstarter. Ao mesmo tempo vou pedir que averiguem porque faz um zuído bastante forte no conta-km. Antes fazia um bocado de vez em quando, mas agora faz muito e mais frequentemente (quase sempre que vai em andama«ento). Será que uma simples lubrificação dos carretos ou mesmo da bicha do conta-km não melhora o zuído?

Aproveitei que a tirei da garagem para dar umas voltas em alcatrão. Fico sempre surpreendido como "sai" bem mais rápido do que a Virago 1100. Até me ficou a doer todo o braço direito, o mesmo que foi afectado pelo problema que tiva na cervical (aliás, todo o quadrante superior direito do torso também). e pela reabilitação do qual andei em fisioterapia 6 meses.

Fica um pequeno update.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Mar 18, 2012 10:18 pm

Comecei a pesquisa pelos autocolantes.

Sábado conto ir ao pintor saber um orlamento (se tiver chegado uma junta para a tampa direita do cárter).
Jorge

Moto : Duas

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Mar 18, 2012 10:45 pm

Boas,

Encontrei este site; http://www.adesiviestampe.it/ricerca.php?tag=tenere

Talvez seja o que queres:

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Mar 18, 2012 11:07 pm

Jomatos escreveu:
Boas,

Encontrei este site; http://www.adesiviestampe.it/ricerca.php?tag=tenere

Talvez seja o que queres:

Tenho postado num tópico de autocolantes. É exactamente desse que tenho o melhor preço.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Mar 23, 2012 1:57 pm

Hoje fui levar a mota para me desmontarem a tampa do motor e pedal do kicks, para eu depois levar a tapar o furo na tampa e procurar um parafuso de aperto com chave sextavada, mas sem cabeça, para o kicks.
Aproveitei e fiz um pequeno vídeo com o zuído que me parece vir do conta-km. Cliquem sobre a imagem para ver mas antes baixem o volume.

Está ruinzinho (de pernas para o ar e tudo ), mas sem pendura para filmar e a precisar da mão esquerda foi o que deu assim no momento. Rolling Eyes

Alguém reconhece o barulho e me sabe indicar do que poderá ser? Se carretos do conta-km, se a bicha do conta-km comprida demais (disseram-me que podia ser isso)?
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Mar 29, 2012 7:45 pm

Tampa do carter reparada. Falta pintar. MAndei trabalhar o aperto do kicks num torneiro para ser feito através de um parafuso cónico. Ficou 5*.
Agora está a mota "presa" no mecânico por alegada dificuldade em arranjar a junta para a tampa do lado direito do motor.
Até acho que o homem nem está bem a ver a coisa, pois suspeito que o motor é mais recente que a mota. PElo menos assim parece pelas fotos de pormenor que tenho visto online. Isso também explicaria a mota ser bem mais veloz do que este modelo é suposto ser.
às tantas pego na tampa reparada e levo-a a um concessionário mais próximo para não haver dúvidas na junta. O pior é que se não me posso orientar pelo n.º de quadro, será que posso pelo n.º do motor?

Cheira-me a Ténéré no esaleiro por muito mais tempo do que eu gostaria...
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Mar 29, 2012 10:47 pm

softuner escreveu:
Hoje fui levar a mota para me desmontarem a tampa do motor e pedal do kicks, para eu depois levar a tapar o furo na tampa e procurar um parafuso de aperto com chave sextavada, mas sem cabeça, para o kicks.
Aproveitei e fiz um pequeno vídeo com o zuído que me parece vir do conta-km. Cliquem sobre a imagem para ver mas antes baixem o volume.

Está ruinzinho (de pernas para o ar e tudo ), mas sem pendura para filmar e a precisar da mão esquerda foi o que deu assim no momento. Rolling Eyes

Alguém reconhece o barulho e me sabe indicar do que poderá ser? Se carretos do conta-km, se a bicha do conta-km comprida demais (disseram-me que podia ser isso)?

temos que matar algumas possibilidades

devias desenroscar a bicha junto à roda... e com certeza que o barulho desaparecia...

se não desaparece-se era algo relacionado com a roda/rolamentos /travão... etc... algo a roçar no pneu

depois enroscavas em baixo e desenroscavas em cima...
o conta kms deixava de contar... mas se o barulho persisti-se... era da bicha...

e por ultimo montavas tudo... e se só com tudo montado existi-se esse barulho a causa era de certeza do conta kms

softuner escreveu:
Tampa do carter reparada. Falta pintar. MAndei trabalhar o aperto do kicks num torneiro para ser feito através de um parafuso cónico. Ficou 5*.
Agora está a mota "presa" no mecânico por alegada dificuldade em arranjar a junta para a tampa do lado direito do motor.
Até acho que o homem nem está bem a ver a coisa, pois suspeito que o motor é mais recente que a mota. PElo menos assim parece pelas fotos de pormenor que tenho visto online. Isso também explicaria a mota ser bem mais veloz do que este modelo é suposto ser.
às tantas pego na tampa reparada e levo-a a um concessionário mais próximo para não haver dúvidas na junta. O pior é que se não me posso orientar pelo n.º de quadro, será que posso pelo n.º do motor?

Cheira-me a Ténéré no esaleiro por muito mais tempo do que eu gostaria...

Acho que basta dizer que é uma junta para a XT600Z Ténéré 1VJ de 1986/87 com Kick e Electric Starter

salvo erro o código da junta é 34K 15462-01 (mas não tenho a certeza...)

Podias enviar um email para a Yamaha a por a questão...
isto se o stand onde fores não souber qual é a junta que necessitas...

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Mar 29, 2012 10:58 pm

Deve ser isto Ver aqui

ou esta Aqui em que muda o preço

mais uma

Mas posso estar enganado

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Mar 30, 2012 6:01 pm

Boas Edgar, obrigado pelo tempo dedicado.

Estive num concessionário em Braga e indiquei que se tratava da XT600Z Ténéré de 87/88, modelo 1VJ. Mas mesmo por essa info não foi fácil encontrar algumas das peças para as quais pedi orçamento.
Ainda hoje vou telefonar para o mecânico a confirmar se a junta veio ou não, se não veio, para a semana vou com a tampa que foi arranjada ao mesmo concessionãrio pois sempre dará para verificar in loco se trago a junta adequada.
Isto pela tal questão de eu ter dúvida se o motor é o original da moto ou não (creio que não).

Mais uma vez agradeço a atenção.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sex Mar 30, 2012 6:22 pm

Gostava de te dar uma certeza... mas não consigo...

Mas estou quase certo que esse motor é dessa montagem
http://www.rallye-tenere.net/Stamb_xt_600_z-1VJ.htm

A junta da embraiagem é igual para todas as motas de Kick dessa altura e anterior...

a junta do outro lado... mas esta não precisas... é igual as motas com Starter electrico...

Os motores são quase todos iguais...

Boa sorte com isso...

PS: há umas juntas liquidas ou em massa que resultam
compra-se a bisnaga (tipo pasta dos dentes) e pronto...
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 31, 2012 7:55 pm

Que filme hoje na oficina por causa da junta.
Supostamente "a junta tem que ser de origem" e não acreditam que seja possível encontrá-la na internet porque isso só num concessionári (a falar de preços).

Bem, hoje dediquei-me a tentar facilitar o árduo trabalho de me voltar a montar a tampa no sítio, pintando-a eu próprio. Feito nabo não fotografei a tampa preparada para pintar (até porque fiquei curioso com a cor que está por baixo do preto) e também porque se via melhor a zona remendade.

Enfim, deixo algumas fotos do trabalho a meio.

Tinta utilizada.

1.ª demão.

2.ª demão.

Contorno da tampa, e logo, da junta.

Interior da tampa (parte da frente fica para a esquerda).

Ainda não retirei o isolamento pois o preto é fosco e acho que é suposto ser brilhante, mas isso nem é muito importante, do meu ponto de vista.

Para a semana nem que vá propositadamente a um concessionário com a tampa pois na oficina parece um episódio da série missão impossível dos anos 80. Neutral
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Abr 02, 2012 4:51 pm

Aleluia! Temos junta!

Preço oficial na Yamaha Motor 7 de 16,95€. Enviam por correio acrescendo os portes.
Entretanto chegou uma ao mecânico e fica por 19€.

Se não antes, sábado já espero fazer um test drive para testar como ficou o "remendo" da tampa.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Abr 05, 2012 9:25 pm

Aproveitei a desmontagem da tampa para mudar o óleo do motor e filtro.
Não tenho aqui a relação da folha de serviço, mas foi algo do género:
- junta original da tampa direita do motor
- o-ring do filtro de óleo
- o-ring do kicks
- óleo do motor
- filtro de óleo
- mão-de-obra (desmontagem e montagem)

Alguém me sabe dar uma ideia do valor do acima indicado?

A reparação do furo na tampa do motor (culpa do mesmo mecânico que agora fez este serviço por ter utilizado um parafuso comprido demais) foi paga à parte por mim. Levei a tampa da oficina e devolv-a reparada e pintada. Mandei também aplicar um parafuso cónico para o kicks num torneiro, serviço que também paguei independentemente.

Digam de vossa justiça. Fico agradecido.

XT 600 Z Ténéré '87
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: