Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Abr 03, 2011 1:07 am

Na verdade desde que fui operado á cervical tenho andado muito menos de mota...
A bateria que lá está é uma Yuasa e tem uns 5 anos, mas já no último Verão não era de confiar.
Mas como com geralmente pga bem a kicks, não meti por andar pouco. Agora como está parada há m bom bocado é que já me cansou e não pegou. Tudo isto porque tenho que andar em cima dela a fazer acrobacias para segurar o botão do ar puxado e dar ao kicks ao mesmo tempo.

O preço da bateria não sei, mas posso tentar falar com o meu colega e ver se ele tem o preço disso isolado pois o refresh que deu na mota dele ainda custou uma nota das grandes e mais algumas.
j0rge

Moto : xt 600 z tenere

MensagemAssunto: tenere   Qua Abr 20, 2011 10:01 am

Boas esta e a primeira vez que entro porque acabei de concretizar um sonho antigo comprei uma xt 600 z tenere de 89!!! julgo que e a terceira geraçao, quero restaurala e preciso !!!urgentemente!!! da referencia da cor azul e autoculantes.

um abraço para todos os amantes deste modelo!!!!

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://confrariadasmotos.files.wordpress.com/2011/03/xt600-tenere-estrang-4_thumb.

Última edição por jorge em Qua Abr 20, 2011 10:20 am, editado 1 vez(es)
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qua Abr 20, 2011 10:15 am

Bem-vindo Jorge...

Devias passar pelo Bem-Vindo e Apresente-se
e aproveitar esse espaço para te apresentares, e receberes as Boas-vindas...

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qua Abr 20, 2011 3:42 pm

jorge escreveu:
Boas esta e a primeira vez que entro porque acabei de concretizar um sonho antigo comprei uma xt 600 z tenere de 89!!! julgo que e a terceira geraçao, quero restaurala e preciso !!!urgentemente!!! da referencia da cor azul e autoculantes.

um abraço para todos os amantes deste modelo!!!!

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://confrariadasmotos.files.wordpress.com/2011/03/xt600-tenere-estrang-4_thumb.
Boas.

Sinceramente não sei como posso ajudar...
Alguma referência da chapa técnica da moto permite aceder a essa informação?
É que no DUA está muuuuita coisa com "XXX"...
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Maio 16, 2011 3:35 pm

Neste sábado voltei a tirar o pó do interior do escape.

Bateria nas lonas, continua a trabalhar o kicks. Há umas semanas até caí parado ao tentar pô-la a trabalhar fria com o kicks... Rolling Eyes Estava entusiasmado a dar ao kicks conforme conseguia, engatei-a entre 2 tentativas e mahei deo alto do poleiro. Felizmente consegui pousá-la suavemente no chão antes de rebolar que nem um nabo pelo chão. Nada de estragos.

Agora depois de meses ou mesmo anos á espera de um botão do ar, eis que me diz o mecânico: "Tenho ali uns 5 ou 6."
Maravilha, pensei eu, é desta que fico com um botão do ar que se segura aberto sozinho.
Mais uma desilusão... Depois de analisar o carburador, diz-me que os que tem lá não dão.
Enfim, gota para dentro e toca a fazer unss kms sem trepidar por causa da cervical. Já deu para romper mais um bocado o penu de trás, poupar mais um bocado de pneu da frente. 8) E ainda lutar uma luta desigual com vento de frente na A27.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Maio 16, 2011 11:11 pm

Boas...

O ideal é termos as coisas a 100%
mas como estás a espera desse botão à tanto tempo
e tudo se complica quando ainda temos que dar ao kick

Acho que com uma mola de estender a roupa, era a solução para manter o botão puxado até o motor pegar e aquecer minimamente...
depois tiravas a mola da roupa e prendias num cabo qualquer até à próxima Kickalhada...

O que achas da ideia ???

ABR
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 17, 2011 4:36 pm

A sugestão da mola não é má. Talvez com 2 a par dê para segurar o botão com o curso todo puxado.

O problema é que o meu mecânico foi muito bom mecânica numa casa Yamaha em França durante uns 20 anos, mas aqui não consegue (nem está muito para se chatear, o que percebo, pois já trabalhou muito na vida) ter a garantia de fornecimento de peças que tinha lá. Ele inclusivé tem muito material que trouxe de lá. Tanto que nem sabe bem o que tem. Eu pedi-lhe há anos um fecho do banco do lado esquerdo (o que tem chave) e um botão do ar e ele sempre me disse que tinha. Uma altura cheguei a ter na mão o bendito fecho, mas a mota estava lá para substituir vedantes do carburador e entretanto ele perdeu-o... O botão do ar já era suposto estar pedio há tanto tempo que nem me lembro... Assim como aquele resguardo/guia branco da corrente, aquele que fica por baixo do braço oscilante, a uns 20cm da cremalheira.
Nem creio que sejam coisas difíceis de se arranjar, mas por aqui não está fácil e eu, como sabem, só recentemente me inscrevi neste fórum e não tenho tido tanto tempo como gostaria para procurar peças directamente.
Até gostaria de colocar muitas excedentes que tenho á venda, mas nem para isso arranjo tempo.

Enfim, nunca pior.
vitorcosta

Moto : XT600Z Ténéré

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 17, 2011 4:44 pm

Material para a mota, pelo menos até á data, aqui em lisboa arranja-se com relativa rapidez. Se necessitares de ajuda dispoe.

O botão do ar é cronico neste modelo. ao segundo que coloquei, desisiti e passei a uma alternativa com uma argola de porta-chaves.

Mais tarde vou fotografa-lo e depois envio-te fotos do mesmo.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 17, 2011 5:54 pm

vitorcosta escreveu:
Material para a mota, pelo menos até á data, aqui em lisboa arranja-se com relativa rapidez. Se necessitares de ajuda dispoe.

O botão do ar é cronico neste modelo. ao segundo que coloquei, desisiti e passei a uma alternativa com uma argola de porta-chaves.

Mais tarde vou fotografa-lo e depois envio-te fotos do mesmo.
Acho que estou a perceber, mas agradeço a foto sim.
Ainda por cima na minha mota nunca se sabe o que está de origem ou não, já que a comprei meia "híbrida" e tentei reconstruir a gosto. Sinceramente, hoje pondero em devolver-lhe a origem, dentro do possível.

Mas já que tenho diversas modificações e já, até me passou pela cabeça aplicar-lhe um botão do tipo das outras yamahas que tive, ou seja, um botão junto ao punho esquerdo, de alavanca.
Até cheguei a adaptar um numa motinha que tive. Era uma Derbi FDS 50 com cabeça de motor e carburador de Sachs.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Maio 17, 2011 11:59 pm

Boas...

Essa peça branca que falas faz muita falta para proteger a corrente e o próprio braço

deve-mos evitar circular sem isso...

Essa peça é feita de teflon (acho eu) e custa uns 70€ (muito cara)
mas é o preço dela devido ao material que é feito e também porque dura muitos anos e kms,
se tiver-mos a folga da corrente bem ajustada

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Maio 19, 2011 4:25 pm

Bem, não tendo a mota aqui ao pé, o melhor que me lembrei foi desta foto:

Que comparada com estas:

Esta especialmente;

Dão para perceber melhor.

Eu acho que tenho a peça da frente onde a corrente "pousa". A peça que me falta é esta por baixo do braço, através da qual a corrente passa.

Mas na verdade pela foto da minha mota não se vê grande coisa... Rolling Eyes
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Qui Maio 19, 2011 4:43 pm

Boas

Ahhhh

essa peça não faz falta...

mas faz falta em off road
é apenas uma protecção para evitar que objectos estranhos se entalem entre a corrente e a cremalheira...e

aquilo não guia a corrente... embora nalgumas motas também faça de guia...

Podes por uma de outra mota ou até fazer uma em alumínio desde que seja resistente e não dobre facilmente...

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Jun 06, 2011 7:11 pm

Infelizmente eu hoje em dia devo evitar fazer offroad... Por causa do problema que tive na cervical.

Agora tenho um problema antigo que foi culpa do meu mecânico e que agora voltou com as kickadas para a pôr a trabalhar...
Ele tinha-me deixado o parafuso que fixa o kicks com uma ponta muito comprida, o que o fazia roçar na tampa do carter ao dar ao kicks. Lá furou e começou a pingar óleo e o que faz o mecânico? Aplica uma espécie de resina tipo cola araldite e aquilo fia "remediado". Mas o problema de vez em quando volta, ora com a trepidação ou com o calor, não sei. O certo é que está a pingar outra vez pelo mesmo sítio.
Acho que o ideal seria desmontar a tampa e ir a algum lado soldar o furo.

Outra coisa.

Andei a espreitar pelo fórum e, não aprofundei a pesquisa, mas pareceu-me não ver modelos não-XT com projecto aberto.
Ora eu estou enferrujado na bricolage e precisava de uma ajudinha a pôr a minha primeira motinha a trabalhar. Trata-se de uma Aprilia Red Rose 50 Fifty (primeiro modelo) com motor minarelli 50cc de 4 velocidades.

Existe uma secção do fórum onde possa abrir projecto desta motinha ou nem por isso?
É que já a puz a trabalhar, mas pegou acelerada a fundo... Devo ter o carburador mal montado de certeza.

Gostava mesmo de voltar a dar umas voltinhas na velhinha. É de 89.
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Jun 06, 2011 10:17 pm

Boas...

o melhor parece ser... tirar a tampa e soldar
depois mete-se uma junta nova e óleo novo...

e o pai do parafuso comprido paga a despesa
ou devia de pagar

Acho que podias abrir o topico na Oficina... num lado qualquer...
e depois se for preciso também se pode trocar de sitio...
segundo parece vão criar um sub forum para os projectos e restauros Suspect

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Jun 06, 2011 10:40 pm

Edgar escreveu:

Acho que podias abrir o topico na Oficina... num lado qualquer...
e depois se for preciso também se pode trocar de sitio...
segundo parece vão criar um sub forum para os projectos e restauros Suspect

Em alguns fóruns auto nos quais participo existe na secção dos projectos uma subsecção para outros projectos, ou seja, a aplicar a este fórum, haveria uma subsecção tipo "Outros projectos dos utilizadores". Aí podiam colocar motas não-trail e outros veículos. Nos fóruns auto acontece o mesmo e nessa secção surgem motas, bicicletas, karts, etc...

Realmente dava-me jeito uma ajuda com o problema que tenho na aprilia. Agora até me apetece ficar em casa uma manhã a ver se resolvo o problema, só com a febre de dar uma voltinha nela e dar início ao seu restauro.

Acho que vou importar para a "Oficina" um tópico que criei no dia em que deitei mãos á obra.

XT 600 Z Ténéré '87
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: