Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

XT 600 Z Ténéré '87

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
softuner

MensagemAssunto: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 2:44 pm

Cá deixo o que talvez tenha sido o meu projecto mais problemático a diversos níveis.
Felizmente as chatices relacionadas com a moto estão há muito ultrapassadas e o problema agora é meu mesmo.

Vou deixar apenas o registo fotográfico, poupando comentários para evitar ser maçador.

Como esta coisa de "registar" a evolução dos projectos não era muito comigo atá há uns 3 anos atrás, apenas tenho fotos do resultado final, mas haviam de a ver quando a encontrei num electricista. Era apenas a ciclística em estado manhoso e a mecânica que nem funcionava em condições.

Aqui está a menina.

Apenas comprei este equipamento antes de ser aconselhado a evitar trepidações bruscas...

Numa incursão num estradão de montanha.

Num passeio nas margens do rio Lima.

Esta série de fotos foi tirada com o telemóvel "do serviço", daí a menor qualidade...

Protecções das mãos polisport e aplicação de elementos decorados a película de carbono.

Guiador wildcat.

Algumas tampas do motor polidas (e a pintura descascada)

Fecho do banco e do capacete em falta (é isso e a guia plástica da corrente de transmissão).

Suporte do resguardo do disco partido. Tinha um copo da suspensão com o suporte bom, mas não era par do direito...
Tenho o resguardo pintado (e nunca montado) em casa.

Disco de travão traseiro novo.

De seguida vou tentar apresentar a listagem de reparações e "softuning".

O restauro consistiu no seguinte:
- Desmontagem total, seguida de metalização do quadro e pintura completa;
- Protecções das mãos originais posteriormente substituídas pelas actuais da polisport;
- Punhos pro-grip;
- Manetes de travão dianteiro e embraiagem com película de carbono;
- Piscas com película de carbono;
- Aplicação de braço de suspensão traseiro com travão de disco (disco novo). Pormenor de fixação do reservatório do óleo ainda a rever;
- Aplicação de travão de disco dianteiro;
- Substituição de aros originais dourados por convencionais (preferia manter os dourados mas os raios estavam calcinados e remover tudo e substituir ia ser uma trabalh€ira);
- Guiador de alumínio Wildcat;
- Conjunto de panela e ponteira de escape original novo;
- Aplicação de silencioso de um moto 4 de 250 cc "trabalhado";
- Polimento de algumas tampas do motor;
- Cilindro rectificado;
- Embraiagem completa nova;
- Válvulas rodadas;
- Substituição de kit de o-rings do carburador;
- Instalação eléctrica completa nova;
- Substituição do "sem-fim" na roda dianteira (para a bicha do conta kms);
- Banco estofado;
- kit de rolamentos do motor novo;
- Pintura das tampas do motor (agora a precisar de outra);
- Foles novos das baínhas da suspensão dianteira;
- Par de patins do pendura novo;
- Matrícula actualizada (tinha preta com letras em relevo brancas);
- Pneu de trás misto novo;
- Pedal do kick-starter aplicado, mas não é deste modelo;
- Guia da corrente de distribuição sobre o braço da suspensão traseiro nova;
- kit de transmissão novo;
- ...

Ainda houve mais umas coisitas, mas de momento não me recordo. Depois actualizo. :idea:
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 2:45 pm

Quando comprei a "carcaça" pensei estar perante este modelo.

Quando na verdade era este.

Podem ser vistos componentes de ambos os modelos na moto.

A história foi que o artista que tinha a moto comprou uma carenada na sucata e pensava montar algo a meio dos 2 modelos, mas com pouco savoir faire.

Cheguei a metalizar e pintar um quadro e todas as carenagens (que ainda tenho) até me aperceber da incompatibilidade de alguns componentes entre si e com os próprios documentos. A mota nem estava em nome dele nem o homem tinha documento algum. Foi uma aventura até poder dormir descansado por ter tudo legal.

Comparando o modelo original e a moto que tenho pode-se ver a arte do softuning no seu melhor.
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 2:48 pm

Umas fotos que tirei da última vez que lhe fui tirar a ferrugem do escape.

Dei-lhe uma lavadela com o motor a trabalhar para o caso da bateria moribunda me querer pôr a dar ao kicks.
Pmvpires

Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 2:51 pm

Bela maquina...
Parabens...

Fortios, Portalegre
As Voltinhas da XT
Voltinhas da XT de Portalegre  
http://www.xtdeportalegre.blogspot.com
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 2:59 pm

Obrigado pelo primeiro coment.

Estou á espera há imenso tempo do tal fecho do banco e capacete, mas o meu mecânico de longa data é um homem com tempo. E como hoje em dia uso a mota esporadicamente, tenho pressionado pouco.
Neste momento, para além dees fecho, aguardo a chegada de um botão do ar do modelo mais recente (XT600E), ou seja, aquele curtinho que se puxa junto ao carburador.

Falta-me ainda uma guia da corrente por baixo do braço de suspensaõ do lado esquerdo.

Tenho questionado por diversas vezes a minha decisão de vender ou não esta mota. Já a tive á venda, mas com um valor irredutível. Só o restauro ultrapassou os 2 mil euros, e mesmo pedidndo 1500€ havia pessoas a propôr na melhor das hipóteses 1000€ e um carro comercial "cansado".
Ainda não coloquei de parte a hipótese de venda, até porque , por motivos de saúde (problema na cervical) tenho que ter cuidado com os solavancos.
Mas a minha maior inclinação é voltar a desmontar, abdicar do ravão de disco atrás e devolver o máximo de estado de origem á mota, até porque tenho a maior parte dos componentes comigo (aros dourados, travões de trás originais, etc...).

Tenho ainda a carenagem completa do modelo XTZ 600 Ténéré, pintadas desta côr e nunca montadas. Tenho ainda a aranha e quadrante do mesmo modelo, e ainda uns componentes do quadro, como borrachas e o apoio do depósito grande (que também tenho pintado nesta côr).

Enfim, tenho a mota e um monte de peças do modelo XTZ contemporâneo.

Espero que gostem da mota e do meu estilo de tuning (soft, ou seja, a parecer que não foi feito), que aplico também aos meus carros.
Edgar

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 3:56 pm

Boas...

A tua motinha está um espectáculo do caraças

Eu tenho um gosto especial pela XT500...
mas essa é a verdadeira Ténéré muito parecida à de 1983

Isto é o meu sonho de Ténéré, com estas cores

No tua XT600Z está uns furinhos acima, porque já tem disco a trás... e não vai estragar o trabalho final

Gosto muito da Ténéré de 1989... mas não é a primeira...

quando vejo uma maquina dessas perco "N" tempo a admira-la
embora a XTé de 87 tem umas diferenças da de 83... mas tem tudo o que uma boa Maquina precisa...
Kick, Boas suspensões, boa autonomia, e é indestrutível...

Ai se fosse minha
Engordava-lhe o conta kms com muitos numeros

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Sab Mar 12, 2011 6:10 pm

Eu não sou profundamente conhecedor do modelo, mas sou da minha moto. Vi a ser levada ao metal do quadro e a ser reconstruída. Inicialmente estavamos convencidos tratar-se da versão carenada, até começarmos a esbarrar com incompatibilidades de peças quando as pedíamos por n.º de quadro. É que o quadro dela estava atirado para a cave da casa da pessoa a quem a comprei (que nem a tinha em nome dele apesar de a ter há anos). Ao fim de muita dor de cabeça tudo se resolveu, mas não foi a tempo de evitar o tratamento e pintura do quadro da XTZ, assim como depósito e carenagens.
Olhando para a foto da de 83, fico a pensar porque é que a minha vinha com tambor á frente. 8)
Ainda pretendo apurar a localização do reservatório do óleo do travão de disco traseiro. Para isso tenciono mandar fazer um tubo á medida em malha de aço e acomodar o reservatório num local mais adequado.
Fortuna

Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Dom Mar 13, 2011 2:30 am

Isso não foi restauração. Foi reconstrução.

Pena não ter amarelo... ou pintura em branco com a "faixa interrompida" a vermelho...

Tá ai uma coisa esperta e espero que te dê muitas alegrias.

softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 1:04 pm

Eu creio que originalmente a mota seria assim:

Mas os aros dourados que teno são de travão de tambor á frente também.
Só se o travão de disco era um extra.
Também a grade que a minha mota tem atrás não parece ser do modelo da foto acima. Como tenho 2 grades exactamente iguais, a que tenho é de certeza a de origem, mas parece-me mais similar á do modelo de '83.

Pintei nestas cores por gosto pessoal. Por acaso o azul é da Fiat (tenho a referência).
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 2:16 pm

Boas...

O travão de tambor que deves ter pode ser duma XT500 ou talvez doutra mota...
Ténéré 600 com travão de tambor na frente nunca vi, em fotos ou catálogos

Alem do travão de disco a trás, podes ter também um jante 17" na roda de trás
Original era 18" mas pelas fotos não dá para ver o que a tua tem...

ABR
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 5:07 pm

A minha penso que está equipada com os mesmos aros da XT 600 E dp início dos anos 90, mas já vinham com ela.
Posso estar enganado, mas como trouxe com a mota os aros dourados e já não olho para eles com atenção há anos, posso estar confundido com o tambor á frente...

Estive a reparar que há pessoal com tópicos de vendas. Talvez anuncie o material que tenho de XTZ do final dos anos '80.
Suponho que depósito (e aquele ferro que o suporta), aranha e carenagens frontais completas (as de trás são as que tenho na mota, ou pelo menos de um dos lados) possam dar jeito a alguém.
Recuperei e pintei o depósito e as carenagens, e agora está tudo arrumado num sótão...
softuner

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 5:19 pm

Edgar escreveu:
Boas...

O travão de tambor que deves ter pode ser duma XT500 ou talvez doutra mota...
Ténéré 600 com travão de tambor na frente nunca vi, em fotos ou catálogos
Acabo de reparar numa foto de uma XT500 que passa em cima e realmente tem aros dourados.
Será que tenho em casa um par de aros da XT500?
Edgar

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 6:30 pm

Boas

Há uns kits para por a dois faróis na tua mota...
http://www.motorhead.es/index.php?pag=catalogo2&cat=1&marca=YAMAHA&modelo=TENERE+600+83-87

mas eu acho que de origem é mais bonita

ABR
Kawazaki

Moto : Honda Deauville 650

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Seg Mar 14, 2011 7:25 pm

No ebay alemão encontras com facilidade todo o material para fazer a transformação, contudo eu não alterava nada pintava-a com as cores originais vais ver que valorizas logo a mota e começa a haver procura e interesse nela, é só pintar seis peças e colar aos autocolantes.

Setúbal
krieg

Moto : HONDA 650 XLV ex XT600E 4PT

MensagemAssunto: Re: XT 600 Z Ténéré '87   Ter Mar 15, 2011 8:57 am

Uma pergunta:

A protecção de cárter deste modelo serve na XT 600E ?

Mundo CXTP

XT 600 Z Ténéré '87
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Galeria :: As nossas Fotos-
Ir para: