Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Mangueiras travão - Opiniões etc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
m84xt

Moto: XT600E - 1997
Localidade: Lisboa

MensagemAssunto: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Jan 11, 2011 7:41 pm

Boas pessoal,

Ha dias no meio duma conversa com o mecânico perguntei-lhe se achava que a mangueira da frente da minha xt600 deveria ser mudada pois ainda deve ser a de origem e os anos que tem e aproveitava e trocava a de trás que também já não esta grande coisa blah blah blah e ele disse-me que agora ja quase so punha mangueiras de kevlar. As de kevlar, disse ele, eram melhor que as de malha de aço e que nunca dilatavam e era o que se usava nas corridas etc etc... Claro, fui pesquisar e ha, como sempre, opiniões disparas...

Ora, gostava de saber se alguém tem algum conhecimento/experiência/opinião valida sobre o assunto.
motopi22

Moto: xt600e xtz750
Localidade: portalegre

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Jan 11, 2011 8:07 pm

boas
eu na minha xt600 e na super tenere tenho tubos de malha de aço e acho que os travoes melhoram muito a nivel da sensibilidade do travao e reduz a fadiga do oleo de travoes
se deves mudar os tubos isso depende dos anos que a mota tem acho que nao se juntifica os tubos de kelvar para a utilização que a gente lhe da
abraços
Edgar

Moto: XT600Edition p/ Vadios

Localidade: Moita do Ribatejo

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Jan 11, 2011 11:19 pm

Boas

De malha de aço para kevlar não sei qual é a verdadeira diferença

mas uma coisa eu sei e tenho a certeza
não existe tubos para os travões em malha de aço embora toda a gente lhe chame malha de aço...

na verdade os tubos são de teflon, e têm uma resistência a pressões e temperatura louca, e são chamados de malha de aço porque o teflon tem que ser protegido por fora contra embates mecânicos (serem entalados, ou dobrados)...

Os tubos de teflon são muito resistentes por dentro mas por fora partem-se muito facilmente com uma pancada...
e para evitar que se partam por fora são protegidos com malha de aço...

Eu já fiz alguns tubos deste tipo que suportavam mais de 300 Bares
e é algo que conheço não nas motas mas na minha profissão...

Agora quando falam em Kevlar VS Malha de Aço...
Arrisco-me a dizer que são os dois de teflon, e por fora um é mais leve que outro...
Mas isto sou eu a especular...
e se tivesse que escolher um deles escolhia o mais barato

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
m84xt

Moto: XT600E - 1997
Localidade: Lisboa

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Jan 11, 2011 11:30 pm

Edgar escreveu:

Agora quando falam em Kevlar VS Malha de Aço...
Arrisco-me a dizer que são os dois de teflon, e por fora um é mais leve que outro...
Mas isto sou eu a especular...
e se tivesse que escolher um deles escolhia o mais barato

ABR

pois o que tenho visto na net, e normalmente em forums de motas de pista/estrada, 'e que sim são mais leves mas que não chega a justificar. Também dizem que o kevlar 'e pouco resistente aos UV e por isso tem que ser bem protegido (como os da "malha d'aço" onde em vez da malha ha um plástico qualquer resistente)... Mas nada de definitivo. O que ele (mecânico) disse 'e que sai mais barato os de kevlar porque já vem completos/feitos a medida pronto a montar enquanto os de malha d'aço tens que comprar o cabo, terminais, anilhas etc que juntando o preço das peças fica mais caro... enfim!
Edgar

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Jan 11, 2011 11:43 pm

Está aqui alguns exemplos de preços de tubos em malha de aço já feitos:

CLICA AQUI

E se comprares os bicones e a malha de aço ao metro fica em menos de metade do preço

Talvez custe uns 40€ no máximo os dois travões (5€ cada ponta e 3Metros por 20€)
Mas devemos comprar isto como se fosse para uma maquina industrial, numa loja de produtos hidráulicos...

O ultimo tubo de malha de aço já feito e parecido ao de trás da XT600
que eu comprei custou 10€ sem IVA, e foi no ano de 2009.

ABR
sergio_XT24

Moto: XT 600 E (2004)

Localidade: Entroncamento

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Qua Fev 23, 2011 10:49 pm

Eu tenho malha de aço da marca Hell na frente e recomendo. Já vem com os terminais, no caso da minha em azul, e é só montar. A sensibilidade melhora bastante, agora não esperes um aumento brutal da potencia pois o disco, bomba e pastilhas são os mesmos, mas que melhora isso não há duvida.

ps: Segundo o que li algures os tubos de travão devem ser substituidos ao fim de 4 anos ou 45 mil km (se não estou em erro).

cumps.
Edgar

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Qui Fev 24, 2011 12:14 am

sergio_XT24 escreveu:

ps: Segundo o que li algures os tubos de travão devem ser substituidos ao fim de 4 anos ou 45 mil km (se não estou em erro).

Boas...

Também já li isso num manual

Mas não tenho dado muito valor a isso...
mas vai haver o dia em que tenho que troca-los...

ABR
sergio_XT24

Moto: XT 600 E (2004)

Localidade: Entroncamento

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Qui Fev 24, 2011 12:20 am

Edgar escreveu:
sergio_XT24 escreveu:

Boas...

Também já li isso num manual

Mas não tenho dado muito valor a isso...
mas vai haver o dia em que tenho que troca-los...

ABR

Segundo dizem, um dos perigos é o de o tubo se começar a desfazer por dentro e impedir que o oleo faça o "retorno" quando se larga a manete
NJ

Moto: XT600 hibrid a 3tb de 96

Localidade: Monte - Abraão

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Maio 24, 2011 12:06 pm

alguem que ja tenha trocado que diga quanto se paga por este upgrade...

e onde pode ser feito.
zona de LX e arredores

obg
cumps
NJ
Edgar

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Ter Maio 24, 2011 3:21 pm

Boas...

Se comprares os tubos mais 0,5 de óleo dot4 ou 5 sintético...

vens ter comigo à Moita que não pagas nada pelo trabalho
e sais da Moita a saber trocar o óleo dos travões

Mas tem que ser tirar velho e por novo...
porque não tenho ferramentas para cortar tubos e montar os acessórios nos tubos...
Fortuna

Moto: XT12 - Man Edition

Localidade: Sintra

MensagemAssunto: Re: Mangueiras travão - Opiniões etc   Qua Maio 25, 2011 1:18 am

KEVLAR. period.

São mais discretos, mais finos, mais leves, não senti NUNCA esponjosidade (normal dos tubos de origem) em track days com sessões de 30m e temperatura do ar a 38º no Autodromo do Estoril (imaginem o alcatrão, os pneus e o óleo...)

E o mais importante, embelezam as motas

Mangueiras travão - Opiniões etc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Mangueiras travão - Opiniões etc
» Travões Malha Aço
» W203: Peço opiniões sobre as versões
» Bricolages - Pintura de discos de travão...
» Opinião sobre Rodas P/ W202 C280 Elegance

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: Geral :: Peças e Acessórios-