Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Figa5

Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 9:27 pm

Edgar és uma maquina a sério

vou esperimentar isso ja amanha mal saia de serviço

ArrowArrowArrowArrowArrowArrowArrowArrowArrowArrow
ArrowSuzuky RV 50    ArrowArrow
Arrow EX-Yamaha TT125R Arrow
Arrow EX-Yamaha  XT600E
Arrow
Arrow EX-Yamaha   XT350ArrowArrow
Arrow EX-Yamaha XT660Z 3YF Arrow 
Arrow EX-Yamaha XT660Z 4MY Arrow 
Arrow EX-Yamaha YZ426F Arrow 
Arrow Yamaha TT600RE     Arrow 
frdsilva

Moto : XT 600E 2001 Azul!

MensagemAssunto: Grande Mestre!!!   Dom Dez 26, 2010 9:39 pm

Marco F.

Moto : XTZ 850 STrx

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 10:18 pm

QUERO UM

Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 10:31 pm

Boas

Confesso que agora fiquei surpreendido . E com vontade de ir investigar a situação na minha xt .
Os relés de piscas que vi até agora, nessa situação teriam alterado a velocidade do pisca .
E pelo que se vê no video parece que nem altera a intensidade da luz .
Os parabéns ao mestre Edgar .

Tenho apenas uma dúvida, será que os fios que vão à lampada do painel têm diametro suficiente para poder ser lá ligado o interruptor? É que esses fios em circunstancias normais alimentavam apenas a lampada do painel, e com os 4 piscas irão alimentar mais 2 lampadas do pisca . Não será mais seguro ligar aos fios que vêm do interruptor dos piscas para evitar sobreaquecimentos . Também não sei qual o diametro dos fios que vão à lampada do painel e até pode ser suficiente .

Cumps

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 11:04 pm

javleitao escreveu:
... ...
Tenho apenas uma dúvida, será que os fios que vão à lampada do painel têm diametro suficiente para poder ser lá ligado o interruptor? É que esses fios em circunstancias normais alimentavam apenas a lampada do painel, e com os 4 piscas irão alimentar mais 2 lampadas do pisca . Não será mais seguro ligar aos fios que vêm do interruptor dos piscas para evitar sobreaquecimentos . Também não sei qual o diametro dos fios que vão à lampada do painel e até pode ser suficiente .

Boas...

andei a procura duma tabela para provar que a secção dos fios não é problema... mas não encontrei... Neutral
Só encontrei a partir de 1,5mm

Por experiência sei que 1,5mm aguenta 15 Amperes permanentes e cerca de 23A intermitentes...
Estes valores são valores que não põem a integridade dos fios ou instalação em causa...

No caso da XT temos fios de 1mm ou 0,75mm não tenho a certeza de qual secção é...
mas destas duas é uma (1mm ou 0,75mm)

Qualquer das duas podes por quase 10 Amperes sem problemas... e só vais precisar de 4 amperes intermitentes

Ou seja é impossível aquecer estes fios... ou qualquer ligação nas fixas antes deles...

Citação :
Não será mais seguro ligar aos fios que vêm do interruptor dos piscas para evitar sobreaquecimentos

A secção do resto da instalação dos piscas é igual (salvo erro), à secção da lâmpada de sinalização
mas vou confirmar isso...

Com estes aspectos eu sou muito critico e cauteloso, e não arrisco nada

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Figa5

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 11:13 pm

é bem, jogar sempre pelo seguro

Arrow EX-Yamaha  XT600E
Arrow
Edgar

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 11:17 pm

Encontrei a tabela

na realidade ultrapassa em muito os valores que citei antes
(que são valores das normas duma autoridade que não me lembra o nome...)

aqui neste link podemos ver que os tais Fios aguentam 17 ou 21 Amperes...

Pagina 10
http://www.procobre.org/pr/pdf/pdf_pr/04_dimensio.pdf

Rikardo

Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qua Dez 29, 2010 12:28 pm

Bem não tenho o jeito nem a paciência para fazer esquemas como o Edgar que é o maior a ajudar a malta mas andei há procura e encontrei um já feito aqui fica o esquema testado e em pleno funcionamento com relé de origem .
como podem reparar basta ir ao interruptor original e retirar uma puxada dos três fios necessários o que vem do relé e os dois que vão para os piscas depois montar o interruptor a seu gosto e maneira mas também deixo aqui um botão feito a partir de um tinteiro bastante original como podem reparar. desculpem o pormenor da mota ser da concorrência mas foi uma ideia original que achei piada.

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qua Dez 29, 2010 12:33 pm

Peço desculpa esqueci-me de frisar que apesar do aspecto ser diferente o resultado é igual ao do Edgar só que ele utilizou o esquema original da XT600E 3TB este é sem duvida a maneira mais simples e pratica de fazer o sistema de 4 Piscas

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qua Dez 29, 2010 1:22 pm

Rikardo escreveu:
Peço desculpa esqueci-me de frisar que apesar do aspecto ser diferente o resultado é igual ao do Edgar só que ele utilizou o esquema original da XT600E 3TB este é sem duvida a maneira mais simples e pratica de fazer o sistema de 4 Piscas

Boas

@Rikardo V

Amigo viste esta mensagem

ABR

Edgar escreveu:
Boas

Tenho boas noticias

É muito fácil por uma XT a piscar com os 4 piscas...
e quando digo XT... quero dizer XT - Z - K - E da 350 a 750cc

Fiz uma experiência e vejam o resultado

isto do video foi a teoria posta em pratica...
e o ciclo de piscadelas por minuto mantém-se igual
e para fazer o trabalho definitivo e em condições para uma utilização pratica... basta ter este material...

Um interruptor...
um pouco de fio...
e duas junções auto, para evitar cortar fios...

O esquema eléctrico para fazer isto, é este: (clicar em SPOILER)
Spoiler:

Logo que tenha possibilidade monto isto e faço um tutorial...

Sobre as consequências que pode ter no relé...
visto que em circunstancias normais ele trabalha com cerca de 4 Amperes,
e agora vai ter 8 Amperes a passar pelo contacto
Está em estudo... mas tudo indica que o relé tem um filtro que vai absorver o tal "celfo" do contacto...
e o contacto está preparado para 30 Amperes...
mas certezas ainda não há... mas vai haver

ABR
Rikardo

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qua Dez 29, 2010 1:34 pm

Não pondo em causa que a instalação aguenta sem problemas eu tenho na minha um fio de 1,5 para o isqueiro , GPS e para os faróis adicionais sem problemas mas atenção que o site de onde retiraste a tabela é brasileiro e eles não tem 220V 50Hz lá a corrente da rede é de 110V 60Hz e a tabela refere-se a corrente alterna e não a corrente continua que os valores são diferentes.
Resumindo: na corrente alterna com um fusível de 10A ligas 2200W com um cabo de secção 2,5mm e pode ter 100M
Na corrente continua para ligar a lâmpada da frente de 55/60W precisas na mesma de 10A mas a secção do cabo diminui par 1,5 quanto menor for a tenção (V) maior a Intensidade (A) a secção de cabo diminui também .
Vi claro e achei interessante mas ficas sem a lâmpada de aviso ?

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qua Dez 29, 2010 2:18 pm

Rikardo escreveu:
...site de onde retiraste a tabela é brasileiro e eles não tem 220V 50Hz lá a corrente da rede é de 110V 60Hz e a tabela refere-se a corrente alterna e não a corrente continua que os valores são diferentes...

Pois é

mas a na mota não temos 220V nem 110V... vamos trabalhar com 12V

mas a corrente continua puxa muito mais
são (21w X 2) 3,5 Amperes para aqueles fios... é pouca coisa... aguenta na boa...

mas ficamos sem sinalizador quando estão os 4 piscas ligados Neutral
porque de resto é igual

Esse circuito com interruptor duplo vai ser igual e mais complicado, (na minha opinião)
e nesse circuito não aparece a lâmpada de sinalização
Eu tinha visto isso numa Honda TA... e não me agradou...

ABR
Figa5

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 31, 2010 10:19 pm

ja ta feito, fui a ficha que vai ligar ao manometro das rotaçoes e fiz como mostra a foto

soldei os fios a ficha com estanho e já ta, agora quando ligo os 4piscas apenas nao pisca a luz do manometro, porque nao puxei os fios da luz, puxei mais atraz, na ficha.

mas ficou fixe e para traz como nao tinha piscas arranjei uns pequenos de origem duma hornet600 da frente, ficou fixe, ha e so falta meter uma luz atraz de 12v 23w porque uma tava fundida e eu meti-lhe uma 12v 5w, nota-se um pouco a diferença.

resumindo so falta meter um botao a maneira e registar a patente da coisa toda

e falta começar a ir a frente com o pessoal para abrir caminho

Arrow EX-Yamaha  XT600E
Arrow
Edgar

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 31, 2010 10:43 pm

Boas

Tenho boas noticias sobre este assunto

O relé dos piscas de origem da XT600E, vem preparado e dimensionado para esta alteração...

As outras XTs devem ser iguais mas basta ler a descrição escrita no relé para terem a certeza...

A descrição é está: 21W MAX 4 BULBS (Máximo de 4 lâmpadas de 21W)

ABR
Figa5

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 31, 2010 10:48 pm

hey, eu tenho que ir verificar isso porque já mudei o rele e na loja nao havia igual e deram-me um que era o que costumavam vender para dtr's...
tenho k ir ver isso.

Arrow EX-Yamaha  XT600E
Arrow
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   

Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Relé piscas
» Piscas com sinal sonoro
» Problemas Electricos - Piscas
» Piscas TDM 3VD
» Troca de piscas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-